‘Vidência’ humana explica ilusões de ótica

Por , em 3.06.2008

Explicando as ilusões

Esta mesma habilidade vidente pode explicar uma grande quantidade de ilusões de ótica. “Ilusões ocorrem quando nossos cérebros tentam perceber o futuro e estas percepções não se encaixam com a realidade”, disse Mark.

Revista HypeScience
A ilusão de Hering

Mais 10 incríveis ilusões de ótica

Aqui é como a teoria da previsão pode explicar as ilusões óticas mais comuns — ilusões geométricas que envolvem formas: Uma delas chamada ilusão de Hering, por exemplo, tenta nos enganar para pensarmos que estamos nos movendo para frente e dessa forma liga a nossa habilidade de visão futura. Como nós não estamos realmente nos movendo e a imagem é estática, nós percebemos erroneamente as linhas retas como se fossem curvas.

“A evolução fez com que desenhos geométricos extraiam nos nós as premonições do futuro próximo”, disse Mark. “As linhas convergentes em um centro comum (os aros) são pistas que enganam nossos cérebros a pensar que estamos no movendo para frente, assim como faríamos no mundo real, onde o caixilho da porta (um par de linhas verticais) parece se curvar à medida que nos movemos através dele — e nós tentamos perceber o como aquele mundo irá se parecer no instante seguinte.”

As 10 ilusões sonoras mais incríveis do mundo

Na vida real, quando nos movemos para frente, não é apenas a forma dos objetos que muda, ele explicou. Outras variáveis, como o tamanho angular (o quanto de nosso campo visual o objeto toma), velocidade e contraste entre o objeto e o fundo, também irá mudar.

Por exemplo, se dois objetos estão à aproximadamente a mesma distância na sua frente, e você se move em direção a um deles, aquele objeto ficará mais rápido no instante seguinte, aparentará ser maior, terá um contraste menor (porque algo que está se movendo mais rápido fica mais embaçado), e literalmente fica mais próximo de você comparado com o outro objeto.

Mark percebeu que este mesmo processo de visão futura poderia explicar diversos outros tipos de ilusões. No que ele se refere como “grande teoria unificada” pode prever como certas variedades de ilusões como proximidade ao ponto central ou tamanho serão percebidos.
Ele disse que descobriu que a teoria funciona para tantas classes diferentes de ilusões que é “o sonho de qualquer teorista”.

A maior parte das outras idéias criadas para explicar as ilusões explicam apenas uma ou apenas algumas ilusões, ele disse. A nova teoria é “um forte competidor no debate sobre a origem das ilusões”. [Fonte]

5 comentários

  • Vander Port:

    A ilusão de ótica é fantástica e se percebe que o homem aind não conhece totalmente o cérebro humano. Abraços…

  • Trikaya:

    Tema interessante sem dúvida. Entretanto é importante entender como só uma teoria mesmo.
    Outras investigações demonstram que também é possível prever um acidente antes que ele aconteça. Mais que isso, não é possível explicar porque nosso cérebro pode processar informação do passado e não ter a mesma dinâmica em direção ao futuro, considerando o tempo como o que ele parece ser.
    A física quântica está fazendo rever várias “teorias” que foram e são consideradas “vacas sagradas” entretanto na verdade não temos uma idéia concreta sobre nem mesmo o que é a matéria ou a gravidade. Elementos como tempo, espaço, dimensões, mente, sistema cognitivo, campos eletromagnéticos e sus interpretação, envelhecimento celular, e um longo etc. ao parecer estão inter conectados e devem ser reunidos para uma compreensão mais plena do decidimos chamar de “realidade”.
    Tomara que possamos ver um futuro mais iluminado pela nossa própria vontade que por reações de fatores externos que definitivamente parecem ser somente teorias mesmo. Construamos uma realidade plena de PAZ? Eu estou tratando, querem ajudar? Visitem aquí: http://www.trikaya.org
    Felicidade

  • Danilo Moraes:

    Isso não se chama “prever o futuro” e sim imaginar o resultado final. Quando você ve alguem arremessar uma bola em sua direção, antes mesmo que essa pessoa largue a bola, você já irá tomar posição defensiva. E porque? Porque você já está tão acostumado em ver alguem tomando aquela posição e você sentindo dor depois que já vai reagir para tentar evitar a dor. Não quer dizer necessariamente que você prevê o futuro e sim que você, ou melhor, seu cérebro faz milhões de cálculos em uma fração de segundo para saber no que vai dar aquela reação de erguer o braço.

  • Douglas Miranda:

    Muito interessante! Entretanto eu prefiro chamar essas pequenas previsões simplesmente de ‘reflexo’. E realmente são reflexos, como deu a entender…
    Ficou tudo muito bem esclarecido. Só não me entra na cabeça uma coisa, mesmo eu já sabendo que são retas e tendo visto várias vezes a ilusão de Hering, continuo vendo as linhas em curva! Será que é bug cerebral? rsrs… Não é possível que depois de algum tempo o cérebro se acostume com essas situações? Caramba, vou parar de ler esses artigos, tô ficando paranóico! o.O

  • Neto:

    Então eu previa o futuro e nem sabia….puxa vida que legal!

Deixe seu comentário!