Vídeo: as gotas de água que rolam para cima

Por , em 18.03.2014

O que você viu acima não é uma ilusão de ótica. As gotas de água realmente estão rolando para cima. Mas como?

Graça ao efeito de Leidenfrost. Nomeado em homenagem ao médico alemão do século 18 Johann Gottlob Leidenfrost, o fenômeno ocorre quando algum líquido entra em contato com uma superfície muito, muito mais quente do que seu ponto de ebulição.

Sob tais condições, uma camada isolante de vapor é criada entre a gota e a superfície. No caso da água e de uma frigideira, por exemplo, a gota pode realmente flutuar sobre a camada de vapor.

ocpcqbn9fq90wkm3li5h

Pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido, demonstraram recentemente que, se a água cair sobre uma superfície enrugada muito quente, a gota não só flutua, bem como sobe ao longo de uma superfície inclinada como se estivesse subindo um lance de escadas.
Os cientistas também descobriram que podem controlar a subida das gotas fazendo ajustes cuidadosos nas características da superfície, bem como na sua temperatura. Assista ao vídeo:

O efeito de Leidenfrost também é responsável pelo comportamento bizarro de uma bola incandescente de níquel caindo na água. O som que você ouve no final da filmagem é resultado do desaparecimento da camada de vapor isolante. [io9]

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

2 comentários

Deixe seu comentário!