Novo exoesqueleto permite paraplégicos andarem novamente [vídeo]

Por , em 14.08.2012

A cada ano, novas tecnologias dão maior esperança a pessoas com paralisia. Uma delas é o exoesqueleto, verdadeira armadura moderna que faz com que as pessoas não precisem ficar presas a cadeiras de roda, ganhando um pouco mais de autonomia.

Lançado recentemente, um novo aparelho da Ekso Bionics não só permite que o paciente caminhe sozinho, como o auxilia em sua reabilitação.

“Com esta nova versão, médicos podem ensinar seus pacientes a controlar a armadura de forma autônoma, dando a eles maior independência”, destaca Eythor Bender, CEO da Ekso Bionics. O Ekso pode ser usado por pessoas que pesam até 100 kg, tenham até 1,90 m de altura e que ainda possuam alguma força na parte superior do corpo.

Por meio de um controle ligado ao aparelho, o fisioterapeuta responsável pode programar os parâmetros de caminhada (como velocidade e comprimento dos passos) e acioná-los quando o paciente estiver pronto – este é o primeiro modo. No segundo (ActiveStep), o controle fica nas mãos do paciente, que pode fazer as configurações que quiser e controlar seus passos. Já no terceiro modo (ProStep), a ativação é feita logo que o paciente se coloca na posição correta (após uma calibração, o Ekso passa a reconhecer quando a pessoa está pronta para dar o passo).

Além disso, o novo exoesqueleto compila informações de uso e os envia para um banco de dados online, que pode ser acessado pelo fisioterapeuta para acompanhar mais detalhadamente o progresso do paciente. Atualmente, o Ekso já é usado em 14 centros de reabilitação (13 nos Estados Unidos e um na Itália).[Science 2.0]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Derlaine Novaes:

    Fico feliz com resultados onde parte sofrida da humanidade possa receber com risos as chamadas tecnologias do bem. É a ficção científica saindo dos quadrinhos e das telas cinematográficas para a realidade da vida . Com certeza enquanto ainda não se desvenda por completo o quadro das pesquisas das células tronco muitos paraplégicos podem andarem e muitos cegos enxergarem com as novas tecnologias que vão surgindo. Tecnologia a favor da vida e que chegue ao alcance de todos independente de suas condições financeiras é possível se tirarem partes de recursos investidos em tecnologias bélicas e nas mortíferas armas letais. Sistema sombrio e nefasto presságio de um apocalipse sombrio e de morte onde a própria maldade humana se afasta da luz. Tenho certeza dentro da probabilidade do bem que no dia em que a ciência investir na totalidade e na essência humana luzes do alto estarão no nosso meio ora capacitando cada vez mais a ciência a favor da vida. Serão cegos enxergando, mutilados recebendo as partes perdidas e coxos andando e enganam muitos que acham que a ciência não tem Deus , pois é lógico e racional a SUA presença em toda área de pesquisa em favor da vida . No dia em que a humanidade se renderem e amar cada um de seus irmãos como a si mesmo a evolução será indiscutível em todo o campo de pesquisa a favor da vida. Por enquanto visto a maldade da maioria da Raça Humana estamos no ora descrito no que diz o sábio Rei Salomão no seu livro de Eclesiastes : O que é já foi e o que já foi é o que será !!! Acredito ainda na evolução humana e ai está um exemplo da inteligência humana e coisas maiores ainda se farão se colocarem uma pitada de amor juntos aos cálculos e projetos que muitas vezes já estavam prontos á um ponto bem distante do universo e o homem só está recebendo a virtude da lembrança de um passado distante para o vislumbrar de um futuro provavelmente cheio de esperança ………….

  • Dinho01:

    Mais uma vez a ficção-científica prevê o futuro.Explico:Eu me lembro de ter lido lá pelos anos 90,quadrinhos do X-Men aonde o Prof.Xavier usava algo assim.Sem falar na Ten.Ripley em Alien.

  • Alberto Campos:

    Sou mais pelos testes medicinais com celulas tronco. Este caso de robos é perfeitamente válido enquanto não chegarmos a resultados satisfatório com a medicina.

  • Jonatas:

    No layout do site do hypesciense, geralmente ao lado dos comentários, há uma listagem das reportagens relacionadas, e quem veio aqui atraído pelo assunto dos exoesqueletos terá nelas um monte de reportagens a mais para ler. O interessante é notar a quantidade de assuntos muito relacionados postados em outras vezes, um sinal de que a tecnologia dos exoesqueletos é uma das tendências mais visíveis ao futuro próximo, e as aplicações são inúmeras, assim como os benefícios. 🙂

  • jodeja:

    Concordo plenamente com vocês. Ciência é conhecimento que nos libertará se soubermos usá-lo. Agora, futuro que nos permitirá usufruir tudo isso, ih, está ainda bem distante. Para os mais ricos, talvez nem tanto, mas para aqueles que dependem do SUS, vai demorar muito. Vamos torcer pelo avanço da tecnologia e mais ainda pela solidariedade humana.

  • Harley Eugênio Moura:

    Ciência 1 x Religião 0.

    E conhecereis a ciência e a ciência vos libertará.
    Versículo 2 Corinthians 0

    • Sócrates Fernando Dos Santos:

      sempre tem um para querer por ciência contra religião ou vice-versa…
      seja feliz com o que tem de conhecimento e não se incomode com a fé de outros, ou vc precisa se auto-afirmar ???

  • Helton Gutzeit:

    E por isso que eu amo a Ciencia !
    Imagina um futuro onde pessoas nao vao mas precisar cadeiras de rodas.
    E mesmo pessoas saudaveis vao usar essa technologia para fazer coisas incriveis !

Deixe seu comentário!