Você se lembra com frequência dos seus sonhos? Leia isto

Por , em 24.02.2014

De acordo com um novo estudo do Centro de Pesquisa de Neurociência em Lyon (França), pessoas que se lembram com frequência dos seus sonhos têm altos níveis de atividade em determinadas áreas do cérebro.

Os pesquisadores liderados por Perrine Ruby realizaram exames cerebrais em 41 pessoas, enquanto elas estavam acordadas e enquanto dormiam. Dos participantes, 21 se lembraram dos seus sonhos uma média de cinco manhãs por semana, e 20 lembraram apenas duas manhãs por mês.

As pessoas que lembram mais de seus sonhos apresentaram níveis mais altos de atividade no córtex pré-frontal medial do cérebro, tanto acordadas quanto dormindo, e na junção temporomandibular, que é um centro de processamento de informações.

Uma pesquisa anterior da mesma equipe descobriu que essas pessoas também têm duas vezes mais períodos de vigília durante a noite (acordam mais) e que seus cérebros reagem mais aos sons enquanto elas estão dormindo e acordadas em comparação com os que não se lembram de seus sonhos.

Muita gente deve ter sonhos parecidos com os do Pluto

Muita gente deve ter sonhos parecidos com os do Pluto

Sendo assim, os cientistas sugerem que a atividade cerebral aumentada pode levar as pessoas a acordar mais vezes durante o sono e, assim, melhorar a sua lembrança dos sonhos. Os pesquisadores especulam que essas pessoas percebem ruídos ambientais durante a noite, acordam momentaneamente e, no processo, armazenam memórias dos sonhos para mais tarde recordá-las.

“O cérebro dormente não é capaz de memorizar novas informações; precisa despertar para ser capaz de fazer isso”, explica Ruby.

Os cientistas também disseram que os que se lembram mais podem ter mais sonhos do que os que se lembram menos – é uma relação simples: eles sonham mais, portanto lembram de mais sonhos. [WebMD, WP]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

8 comentários

  • Fobias Fobos:

    Li a respeito de uma teoria muito estranha sobre os sonhos: que o nosso corpo vive a fase consciente, para tratar da sobrevivência, apenas para que o nosso cérebro possa produzir os sonhos, e que seria este o verdadeiro sentido da vida (?)… teoria estranha, se não me engano, de psiquiatras americanos.
    Bem, se temos sonhos recorrentes, as vezes no mesmo lugar e também com os mesmos personagens, conhecidos apenas no sonho, isso não estaria relacionado com a dita teoria?
    Mais estranho ainda.

  • Jessica Mapo:

    Eu lembro muito dos meus sonhos e tenho pelo menos uns 4 sonhos por noite, número que aumenta quando tenho algum estímulo externo, como tv ligada, barulho da rua ou pessoas conversando. E também tenho muitos sonhos conscientes, onde eu sei que estou sonhando e tenho certa autonomia para fazer o que eu quero dentro do cenário criado inconscientemente. Tenho um sono bem picotado, acordo muitas vezes durante a noite.

  • Francisco Bruno Ribas Rabelo:

    Existe um gadget de $199 que te ajuda a lembrar dos sonhos.
    É um dos muitos projetos do site: kickstarter.com
    Eu achei muito interessante e parece que realmente funciona, mas comprei para testar.
    Caso alguém adquira responda este comentário.
    https://www.kickstarter.com/projects/iwinks/the-aurora-dream-enhancing-headband

  • Thiago Corrêa:

    Eu não lembro de muitos sonhos, quando lembro as vezes não consigo lembrar do sonho por completo. O mais legal é quando tenho sonhos Deja-vus, que são sonhos geralmente nada a ver mas que aparentemente ja teria vivido, uma sensação bem gostosa kkkkkkkkkk. Geralmente deja-vu acontece quando estou muito sobrecarregado, e meu cérebro da um curto. A ciência geralmente diz que isso ocorre quando memória de longo prazo se confunde com memória de curto prazo. No meu caso além dos deja-vus normais de confusão de memória, tb pode ser que por estar envolvido muito com algo no meu dia a dia, então eu acabo sonhando com algo parecido, mas não me lembro do sonho, e quando meu lembro do sonho no dia seguinte eu digo: “Opa eu já vi isso!”

  • Jess James:

    É eu sou um desses, lembro sempre dos meu sonhos

  • Ivan Monticelli:

    Nossa, eu sonho muito. Se dormir o numero suficiente de horas tenho uma verdadeira sessão de cinema. Costumo sonhar em capítulos, saber que estou sonhando, acordar e voltar no mesmo sonho, acordar e mudar o final do sonho. Sonhos repetidos e recorrentes. Sempre sei de manhã porque tive aqueles sonhos e consigo interpretar e aprender com eles! Me parece que tem a ver cm o lóbulo frontal? Pois não? rs Em tempo, eu sou TDAH!

  • Michel Kanemaru:

    Relacionado matéria talvez, quando eu acordo, e volto a dormir mas já está de manhã cedo e tem muitos barulhos externos, normalmente os sonhos que ocorrem nesse período são mais fáceis de se lembrar e de se voltar quando acordo e volto a dormir.
    Talvez por causa do mesmo fator descrito na matéria, mas de forma induzida!

  • Bruno Mocellin:

    Estou na onda de Sonhador Lúcido e uma das coisas que seria bom fazer, seria um diário com anotações do sonho, como não tenho isso, quando acordo fico realmente imóvel, lembrando e estruturando o sonho em ordem. Ajuda bastante.

Deixe seu comentário!