10 ideias errôneas que temos sobre a África

Publicado em 2.01.2012

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com a ignorância das pessoas com quem já conversou a respeito de seu continente natal, a África. Segundo ela, o mundo ocidental sabe muito menos do que deveria sobre o continente africano, pecando por ignorância e preconceitos. Pensando nisso, Christine elaborou uma lista com dez ideias enganosas sobre o continente. Confira:

10 – A África é um país

Pode parecer inacreditável, mas muitas pessoas, segundo ela, ainda pensam que a África inteira é um país só. Na verdade, o continente africano tem 61 países ou territórios dependentes, e população superior a um bilhão de habitantes (o que faz deles o segundo continente mais populoso, atrás apenas da Ásia).

9 – A África inteira é um deserto

Dependendo das referências (alguns filmes, por exemplo), um leigo pode imaginar que a África inteira seja um deserto escassamente povoado por beduínos e camelos. Mas apenas as porções norte e sudoeste do continente (desertos do Saara e da Namíbia, respectivamente) são assim; a África apresenta um rico ecossistema com florestas, savanas e até montanhas onde há neve no cume.

8 – Todos os africanos vivem em cabanas

A fama de continente atrasado permite, segundo Vrey, que muitas pessoas achem que a população inteira habite cabanas com paredes de terra e teto de palha. A África, no entanto, tem moderníssimos centros urbanos nos quais vive, na realidade, a maior parte da população. As pessoas que habitam tais cabanas geralmente vêm de grupos tribais que conservam suas vilas no mesmo estado há muitas décadas.

7 – Os africanos têm comidas estranhas

Uma cidade africana, de acordo com a jornalista, se assemelha a qualquer outra localidade ocidental no quesito alimentação: pode-se encontrar qualquer lanchonete de fast food, por exemplo. Christine explica que os hábitos alimentares dos africanos não diferem muito do nosso, exceto pelo que se come em algumas refeições, como o “braai” (o equivalente ao nosso churrasco).

6 – Há animais selvagens por toda parte

Em uma cidade africana, você verá o mesmo número de leões ou zebras que encontraria nas ruas de qualquer metrópole mundial: zero. Não há absolutamente nenhuma condição favorável para eles nos centros urbanos, é óbvio que vivem apenas em seus habitat naturais. Se você quiser ir à África com o intuito de observar animais selvagens, terá que fazer uma viagem específica para esse fim.

5 – A África é uma excluída digital

A jornalista Christine conta que ainda conversa com pessoas, pela internet, que ficam surpresas pelo simples fato de que ela, uma africana, tem acesso a computadores e internet! Um dos interlocutores da jornalista chegou a perguntar se ela usava um computador movido a vapor. Ela explica que a tecnologia não perde muito tempo em fazer seus produtos mais modernos chegarem até a África, e que eles estão cada vez menos atrasados em relação ao resto do mundo.

4 – Existe o “idioma africano”

Da mesma forma que ainda há gente que considera a África um único país, também existem pessoas que
imaginam todos os habitantes do continente falando a mesma língua. Christine explica que apenas na Namíbia, de onde ela veio, há mais de 20 idiomas usuais, incluindo mais de um “importado” e alguns nativos. Nenhum país do continente tem menos de cinco dialetos correntes.

3 – A África tem poucos hotéis

Não é uma missão impossível encontrar hospedaria em uma visita ao continente africano. As maiores cidades do continente dispõem de dezenas de hotéis disponíveis para turistas. Só nas oito maiores cidades da África do Sul, segundo Vrey, existem 372 hoteis.

2 – Os africanos não sabem o que é um banheiro

Há quem pense, de acordo com a jornalista, que todos os africanos sejam obrigados a fazer suas necessidades atrás do arbusto ou em latrinas a céu aberto. Isso vale, segundo ela, apenas para as áreas desérticas e vilarejos afastados. No geral, uma casa na África dispõe de um vaso sanitário muito semelhante ao seu.

1 – Todos os africanos são negros

Da mesma forma que houve miscigenação de raças na América, devido às intensas migrações de europeus, a África também recebeu essas misturas. Na Namíbia, por exemplo, há famílias africanas brancas descendentes de franceses, holandeses e portugueses. Mas não há apenas isso: o continente também abriga grandes comunidades de indianos, chineses e malaios, de modo que não se pode falar em “raça africana”.

Christine Vrey também explica que não existe uma “raça negra”. Muitas pessoas, de acordo com a jornalista, acham que todos os negros são da mesma raça ou grupo étnico. Ela conta que já ouviu pessoas descreverem a própria descendência como sendo, por exemplo, ¼ britânicos, ¼ hispânicos, ¼ russos e ¼ “negros”.

Isso é um engano: há várias características físicas dissonantes entre os povos de pele escura. As diferenças começam pela própria tonalidade: alguns povos têm a pele mais “avermelhada” ou mais marrom do que outros, e alguns são menos escuros, sem levar em conta a miscigenação. Não é possível falar, portanto, em “negros” simplesmente. [Listverse]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

298 Comentários

  1. Consegui ler mais da metade dos comentários e chego à conclusão que realmente há muito preconceito contra a população pobre, não só da África, mas de todos os continentes.
    A raça humana apareceu primeiro na África, que é o berço da civilização.
    O primeiro homem era negro, sabia?

    Thumb up 0
  2. Eh a mesma concepcao que brasileiros do sul/sudeste teem em relacao aos estados e cidades do nordeste, centrooeste e norte, dos estadounidenses , canadenses e europeus teem da America do Sul, e por ai vai… falta de conhecimento mesmo…

    Thumb up 4
  3. Bom post refrescou minha mente .
    Ate hoje eu pensava que todos os africanos viviam semelhante aos índios nativos da america ou de forma mais arcaica que isso .
    Obrigado Stephanie , valeu mesmo .

    Thumb up 1
    • a AFRICA é um continemte fascinante berço da humanidade e uma cultura rica com povos fascinante e paisagem exuberante AFRICA sempre mim fascinou

      Thumb up 1
  4. África é linda acreditem, tem de tudo um pouco sou angolano e garanto q se nos visitar terás uma Viagem maravilhosa, temos hotéis 5 estrelas, comida típica e estrangeira ótima (chefes nacionais), angola é um território, uma nação, um país, temos embaixadas dos EUA, do Brasil, da França, em temos várias embaixadas o q acham q eles comem, onde dormem!!? É um absurdo pensar q a nossa comida é ruim ou a gente dorme em cabanas, existem sim cabanas como em outras partes do mundo, mas pensar q todos africanos vivem nestas condições é um absurdo, eu estou me licenciado em engenharia civil onde acham q vou exercer as minhas funções como engenheiro civil!!? Quem acompanha desporto sabe q os grandes futebolistas Didier Drogba e Samuel E’too são africanos, Ivoriense e Camaronese respectivamente, sabem também q o ex secretário geral das nações unidas (ONU) é africano, o campeonato mundial de futebol de 2010 foi realizado na áfrica do sul (áfrica é constituído por muitos países), o existe é gente menos informada q só conhece a sua localidade e tira conclusão errada sobre realidade alheia! Por favor pesquisem mais sobre áfrica e visitem áfrica se for possível e concerteza vão adorar conhecer áfrica. Falem comigo no facebook: Lauriano Hata M ou envie um email pra mim: laurianohata@gmail.com ou lauriano_hata_m@ovi.com tenho acesso à internet! África é uma maravilha!!!

    Thumb up 17
  5. Eu acho q a muito preconceito quando se fala de África, eu sou de Moçambique e vos irei falar dos adolescentes do meu pais:

    (Sem intenção de ser muito superficial… E nem toda a gente é assim)

    1. Somos loucos por filmes em 3D (sim, temos cinema 3D)

    2. A gente usa hacks para alguns programas quando não encontramos a venda.

    3. Temos vários shoppings.

    4. Não assistimos em Tv’s convensionais apenas, usamos Tv’s HD, LED e SmartTv.

    5. Temos acesso fácil a net, e no que toca as operadoras, temos tecnologia 3.5G (HSPA)

    6. Não temos falta de material informático, so não usamos muito Macbooks pela falta de uma Appstore Nacional.

    7. Existem Geeks (eu sou CDF assumido hehehe).

    8. Usamos demasiado redes sociais

    9. Galaxy S3 e vendido nas operadoras no preço normal ou por contrato (uns 2.000mt q não chega a 100 dolares)

    10. Não usamos moedas estrangeiras para praticas comuns de compra, a nossa moeda tem uma inflação alta.

    11. Não vivemos em cabanas :P

    12. Usamos banheiros (até de hidromassagem e outros tipos)

    13. Apesar do jogo the run, a muita gente que ainda gosta de nfsmw.

    Façam questões… A numero 11 foi de propósito.

    Thumb up 16
  6. Sou Professora da rede pública estadual da Bahia e postei essa reportagem no meu blog para que os alunos discutam esses equívocos sobre a África. As discussões entre os alunos têm sido muito interessantes. Visite-nos ! Clique no link abaixo ou copie e cole. Obrigada.
    http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/

    Thumb up 2
  7. Trabalhei em Kigale no distrito de Gasabo e arredores. é uma cidade limpa moderna
    O transito disciplinado coisa que não se ve muito no Brasil
    A Ruanda é conhecida como terra das mil colinas que proporciona uma bela paisagem co maravilhosas mansões com lindos jardins

    Thumb up 1
  8. Caramba…FENOMENAL…nunca li algo tão bom sobre o que pensam e o que realmente é Africa…
    Sou Brasileira e moro em Angola a 3 anos…
    Bjo

    Thumb up 2
  9. A África é muito bonita sim, apenas existem países mais pobres que o outro, diferenças econômicas comuns de serem encontradas num continente, ainda mais num grande como a África.

    Creio que a raiz desse pensamento seja o fato das pessoas considerarem a África um país em vez de um continente com vários países distintos mesmo.

    Thumb up 5
    • Pior que consideram a Africa como um país, mesmo! Tem muitos, inclusives pessoas da mídia televisiva que não sabe distinguir o Estado de Mato Grosso com o Estado de Mato Grosso o Sul e suas respectivas capitais!… Queremos o quê com esse povinhoc dito cultos brasileiros?

      Thumb up 5
    • Creio que a maioria das imagens, são da África do Sul, pois na maioria dos países da África, a população é muito pobre, e nunca devem ter ido a um Mc Donald´s, acho que uma minoria tem acesso à internet e outros bens de consumo.

      Thumb up 2
    • Rapaz, nao eh bem assim nao. visitei a angola a trabalho e pude conhecer hoteis, em algumas cidades pequenas, muito melhores q muitos encontrados no Brasil. Comi mc donalds e tomei coca cola, fora a riqueze cultural da regiao q visitei. Tinham tribos sim, mas todas com mais de 100km da cidade e acho q eles queriam ficar assim pela tradicao q seguem.
      Visitar a Africa pode ser uma otima surpresa nas ferias.

      Thumb up 10
  10. Tudo bem… concordo que há muita ignorancia, mas de certa forma, sempre pensamos na Africa de uma forma preconceituosa, e muito disso realmente eh desinformação…
    O trabalho dessa jornalista deveria ser muito bem Divulgado, afinal ninguem fala das mansões que existem na África, ou dos carrões que circulam em alguns locais, mas todos sabem muito bem da fome e da miséria !

    Thumb up 7
    • A verdade é que, em qualquer lugar do planeta existirá desigualdade social.
      Mas, mostrar esse fato em comum parte da colocação de cada nação perante o sistema capitalista. Ou seja, é fácil encontrar um cenário de pobreza do norte da América através dos meios de comunicação? – Não.
      A África só passou a ser ista pelos olhos da massa, veja bem, da massa, após o mundial e mesmo assim é notável que ainda há uma visão preconceituosa sobre o continente que, diga-se de passagem é muito rico, principalmente em conservação de culturas.

      Thumb up 5
  11. A pessoa tem que ser bem ignorante pra achar esse monte de coisas absurdas sobre a África,mas como quase todo mundo é ignorante imagino que seja comum pessoas que acham estas babaquices sobre a África.

    Thumb up 10
  12. po, tem muita besteira ai, o pessoal deve ser leigo mesmo, pique americano com geografia.
    mas tem muita coisa ali q acontece mais na africa do sul

    Thumb up 1
  13. Lendo essa matéria me lembrei do Brasil, da america latina..Onde moramos não é tao diferente da Africa, axo que todo mundo aqui ta cansado de ver em filmes, series americanas, o que eles pensam do Brasil por exemplo, aqui tem macaco no meio da rua..so tem floresta amazonica, indio, por ai vai. Nos sabemos que não e nada disso, concerteza tem locais mais humildes no continente africano, como tem de sobra aqui no Brasil, na america latina e entre outros continentes e paises, tem gente que nao para pra enchergar nem aonde mora e fica criando falsa imagem de outros paises.

    Thumb up 3
  14. mas com um continente rico q temos vai faltar tecnologia ainda somos capases de conprar seja o q for q tever na actualidade mundialmente desde que seja enportante para nos temos quase tudo q america asia e europa tem esta confirmado boa materia nao egnore a africa se vieres nao voltas se voltares teras saudades!kkkkkk

    Thumb up 1
  15. importante matéria para esclarecer para aquelas pessoas leigas e discriminatoria que tem um conceito errado sobreo continente africano

    Thumb up 3
  16. Pena que uma matéria que poderia ajudar a evitar que determinados erros continuem sendo repetidos e que nos fazem rir de quem os profere, tenha virado papel para racistas.No mínimo, IRRITANTE!
    Parabéns pela matéria esclarecedora, sem dúvida ajudará muita gente a não proferir erros crassos que revelam sua ignorância e outras vezes seu pedantismo de 1º mundo e, nós perderemos o riso.

    Thumb up 2
  17. Africa, Africa, minha Africa.
    Normalmente os que tem esse pensamento “pequeno” acerca da nossa África são aqueles que vivem em paises do 1o mundo que não se importam com o resto do mundo, é incrível que hoje exitam pessoas que ainda pensam que os todos nos africanos vivamos em cabanas e com animais selvagens ao nosso lado kakkak isso é o cúmulo da ignorância ao meio internacional!

    Thumb up 3
  18. INFEZMENTE EXISTE UMA CULTURA DE DESINFORMAÇÃO NOS PAISES DE TERCECEIRO MUNDO E EM VIAS DE DESENVOLVIMENTO, ISSO GERA PRECONCEIITOS E FALSOS CONCEITOS NO CONTINENTE QUE TEM GRANDE PARTICIPAÇO NA NOSSA FORMAÇAO ANTROPOLOGICA.
    DEVEMO CONHECER ESSES POVOS E SUA GEOGRAFIA PARA PERCEBERMO O QUANTO SOMOS SEU SIMILARES.

    Thumb up 0
    • SOMO!

      Thumb up 2
  19. “Uma só amazônia”. Que idéia vc tem da Amazônia?
    Ali há cidades com mais de milhão de habitantes!
    A floresta de Rondonia está quase toda destruída, ocupada por lavouras e gado…

    Thumb up 2
    • Para J. Andrade (And-rade-to-you)

      Se sua crítica se refere ao texto do Silvio,
      leia de novo… direito!

      Quem sabe você descubra A QUEM ele se refereriu com a afirmação
      “uma só Amazônia”

      Fui

      Thumb up 1
  20. Enquanto aguardava pelo Ônibus junto a Estação de metrô – RJ:

    GAROTA: Oiii, vc sabe se o Ônibus demora muito pra chegar?

    EU: uns 7 min garota.

    GAROTA: Noossa, seu sotaque é diferente, tu és de onde cara?

    EU: Sou de Angola?

    GAROTA: Nossa, Angola?? Que ônibus vc vai pegar pra Angola?

    EU: ?$#$%&=0&%$

    Thumb up 30
    • huahuahuahuahua!!!

      Thumb up 1
  21. O Brasil também não escapa dos estigmas

    No trem que viajávamos de Madrid para Toledo, fiz amizade com um estudande universitário e algumas trocamos impressões sobre os nossos países.

    Disse-lhe que morava em São Paulo, a maior cidade do Brasil.
    Ele perguntou-me se além de São Paulo e Rio de Janeiro, o resto do país era composto de selva.

    É essa a impressão que muitos europeus têm do nosso país. Uma só amazônia, de norte a sul.

    Outros pensam que toda mulher brasileira veste fio dental e samba na avenida.

    Outros acham que todo homem brasileiro é bom de bola.

    Abs:
    Silvio

    Thumb up 26
    • Ter semelhantes idèias a respeito de determinados países é falta de informação (para não dizer Ignorância)quanto a os mesmos!!!!

      Thumb up 2
  22. parabens pela materia, sou de Moçambique(pra kem n sabe é um PAIS)e concordo com tudo k disseram na materia, ate acrescentaria k temos grandes drs. aki,temos tudo o k existe pelo mundo a fora, diria mto mais mas não vai haver espaço suficiente pra descrever. mais uma vez PARABENS.

    Thumb up 10
  23. Gostei do artigo!
    Eu sou de Cabo Verde e, embora seja um país pequeno (dez ilhas com 4033 km2 no total), muitas pessoas imaginam que a gente veste saia de palha e para almoçar a gente colhe fruta das arvores. Ridiculo!!!
    No MNS até me disseram que falo portugues muito bem.

    Thumb up 10
  24. Essas impressões incertas de que um povo é isso e outro povo é aquilo é um velho hábito humano de generalizar, ou na forma de brincadeira ou em níveis maiores, o que leva a más impressões e falsas verdades: todo o cearense é cabeça-chata, todo o nordestino é preguiçoso, e por aí vai. Isso nõ é só coisa de brasileiro não. Na Europa, que tem aquela imagem de povo culto, é comum generalizações como “todo alemão é bebum”, “todo inglês é maniático com horários”, “todo sueco é metido”, ‘todo francês é delicado”.

    Thumb up 10
    • Falou e disse. Na verdade as pessoas que generalizam coisas são pessoas com uma certa preguiça mental, e algumas mesmo por falta de informação.

      Thumb up 6
  25. rsrsrs, Eu nasci em Angola, um país africano, que não obstante ter sofrido 30 anos de guerra civil, + já não vivemos em cabanas, e temos acesso a tecnologia, por ex. em angola já n se usam telfones fixos, apenas telemóveis, inclusive nas zonas rurais, tem TV a cabo, temos Fibra óptica, temos 4 operadores nacionais de TV Satélite (por isso q todo mundo lá vê novelas da globo), em breve o satélite angolano, ANGOSAT estará pronto, a internet Wi-Max é uma das + utilizadas, já está projectada a construção do Metrô de Luanda, o nosso novo aeroporto será dos maiores de Africa, tão moderno como dos países ocidentais, os Filmes em cartaz na europa são lançados semanas depois em angola, temos representações oficiais da Microsoft, google, Apple, etc, a nossa rede de hotéis aumentou e muito, + noutros países africanos estão bem melhor. Portanto, africa não é o q a gente vê na TV, claro que muita coisa ainda tem de evoluir na generalidade, mas estamos tão distantes assim do mundo.

    Vou deixar alguns links pra terem uma melhor noção da africa:

    http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1489
    http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1491

    Thumb up 14
  26. Pois eu do que menos gostei foi essa falácia de dizer que a África é toda miscigenada. Mentira deslavada! Apenas na parte norte do continente pode-se falar de miscigenação como regra. Na parte central e sul, esse fenômeno é raríssimo.

    Eu sou branco e apenas namoro mulheres da minha raça, isto porque quero difundir o meu povo e tradição, e não os desintegrar. A miscigenação, conforme a história nos conta, nunca foi um fator natural: sempre ocorria através da imposição. Nas invasões, um povo matava grande parte dos homens de uma tribo/clã e depois estuprava as mulheres, pois assim humilhava aquele povo e lhe destruía toda a cultura. Contudo, esse tipo de invasão era incomum, uma vez que se dava preferência a subjugações político-administrativas.

    No caso do Brasil, a miscigenação também foi imposta, fosse pela Coroa ou pela Igreja Católica, em que tribos indígenas tinham suas mulheres estupradas, ou, à época da escravidão, em que mulheres negras eram violentadas sexualmente. Porém, no Brasil, a miscigenação também acontecia quando homens brancos pobres (ladrões, fugitivos, mendigos, camponeses sem-terras etc.) tinham relações de concubinato com negras e índias, já que era raro haver uma mulher branca e pobre àquela época.

    Atualmente, entretanto, a miscigenação – ou o inter-racialismo – está mais bem difundida devido a ideologias de esquerda, como o Marxismo Cultural, ou por causa de ideologias advindas do Capitalismo, como o multiculturalismo ou a globalização. Tais ideias, frequentemente em livros, jornais revistas, propagandas televisivas, indústria pornográfica etc., têm sido tratadas como um tipo de relação boa ou positiva, em detrimento do que seja natural, isto é, a relação sexual entre pessoas de mesma etnia-raça.

    Para mim, o que é da Natureza o homem não tem o direito de destruir/acabar. Sem mais.

    Thumb up 7
    • Talvez você não, mas espero que seus filhos se casem com negros e quero ver se você não vai amar e respeitar seus netos.

      Thumb up 13
    • Não. Eles amarão o que são.

      Thumb up 0
    • Não deseje isso para os filhos dele, pois esse tipo de pessoa renega até o próprio sangue e arranja história para os esconder

      Thumb up 0
    • Meu próprio sangue? O que você sabe do meu sangue?

      Thumb up 0
    • ai, livre-me de o interpretar mal!
      O seu sangue no minimo deve ser “nobre”!
      Embora eu desconheça o significado de “sangue nobre”, ou será “alma nobre”, que no minimo deverá ser “branca” também, não?

      Pare lá de me responder, “homem”, ou ainda não se apercebeu que é o alvo perfeito para quem não consegue alcançar esse tipo de sentimento, ou lá o que seja o racismo? ou para quem não tem nada que fazer, como eu nestes dias? Sabe, é que aqui nem a cultura do consumo, ainda chegou! Resta-me consumir Internet e divertir-me à sua custa. Vá lá consumir cultura para nos esclarecer melhor, porque tradição é impossivel, não se consome, tem-se!

      Thumb up 2
    • Bom! Tens uma certa razão quando à miscigenação forçada em certos contextos, mas África sofreu vários tipos de miscigenação, em varias épocas diferentes. Hoje em dia podemos dizer que existem etnias “puras” apenas em tribos rurais que pela sua natureza não se misturam. Africa é muito mais cosmopolita que a Asia. Sem dúvida!

      Thumb up 3
    • Bom, fiquei curioso: quais são as outras formas de miscigenação que a África sofreu? Não as conheço.

      Thumb up 0
    • Herr Alexandre Söldann ao ler seu comentário
      fiquei muito orgulhoso em saber que minha filosofia
      e diretrizes continuam vivas em muitas mentes privilegiadas
      como a sua. Somos o puro sangue da humanidade
      e não devemos nos misturar com essa ralé que
      nos rodeia. De pé e com o braço direito esticado à minha
      frente lhe saúdo.

      Heil Hitler.

      Seu NAZISTA.

      p.s.: Caro moderador, se o meu co-escrevente tem o direito
      de manifestar suas opiniões, deve estar pronto para ler
      a opinião de outros a respeito do que publicou. A retirada
      da minha resposta a seu comentário me pareceu que o supra-citado
      está sendo tratado com parcialidade.
      Não é ofensa chamar de cão o animal que late; porco, o suino
      que é criado em um chiqueiro; santo, o homem sem pecado. O termo
      usado cabe muito bem ao referido comentarista, por acaso você leu
      o comentário?

      Thumb up 15
    • Adolf, vc tem razão: Esse camarada é um nazista ( e sem formação ainda por cima ). Igual o amigo dele que comparou a Africa e o Norte/Nordeste brasileiro como um todo. Quanta ignorância!!!!!!!!!

      Thumb up 4
    • Obrigado pelo apoio Junior.

      Thumb up 3
    • Ui, ele me chamou de nazista! Dê-se início a caça às bruxas!

      Vou lhe ser direto: não gostou do meu comentário? Argumenta.

      Ah, não valem argumentos falaciosos, sobretudo os do tipo “ad hominem”.

      Thumb up 0
    • Não há o que argumentar a respeito do seu comentário racista e insano, apesar de revelar eloquência a pessoa por trás dele é que tem de ser criticada, são SEUS pensamentos.

      Thumb up 4
    • Pelo que se vê, ainda adota os ataques pessoais.

      Se quer criticar-me os pensamentos, o que está esperando?

      Thumb up 0
    • Argumentar? Há argumento que justifique o racismo?
      Defenda apenas que é racista e ponto.
      Não venha nos explicar termos como “etnia” “raça” “miscegenias” Quer se valer de história para justificar seu racismo?

      Thumb up 2
    • É tão fácil, não é? Se alguém falar algo com o que não concorde, basta qualificá-lo – e da pior maneira possível -, assim ele perderá seu tempo tentando mostrar a inviabilidade dos julgamentos em vez de explicar/debater os seus argumentos. Por conseguinte, nem ratificará suas ideias nem terá condições de mostrar que não é a encarnação do próprio diabo.

      Parabéns, senhores e senhoras. É assim que se debate!

      Thumb up 0
    • Caro Alexandre,

      Informe-se e experiencie antes de apontar certas afirmações como sendo mentira.

      Por exemplo, você diz que “Apenas na parte norte do continente pode-se falar de miscigenação como regra. Na parte central e sul, esse fenômeno é raríssimo.”. Ora você está bem enganado quanto a isso, eu vivi durante alguns anos na parte Sul, em Moçambique, e a miscigenação lá é bem grande, como é também nos países vizinhos. Além disso, a miscigenação não ocorre apenas entre indivíduos de raça branca e “negra”, mas também entre outros povos, como árabes, indianos, etc. E não existe uma raça negra, que é exatamente um dos pontos da autora do artigo, visto que em África existem várias etnias diferentes e tem havido também misturas entre essas etnias. Tive um amigo (que é apenas um exemplo mais próximo, não uma excepção) cujos avós paternos eram de origem chinesa e paquistanesa, e avós maternos de origem portuguesa e indiana, bem como locais de Moçambique mesmo!

      Outra coisa – você diz que “Eu sou branco e apenas namoro mulheres da minha raça, isto porque quero difundir o meu povo e tradição, e não os desintegrar.”. Muito bem, explique então que povo é esse, e que tradição é essa?! Que eu saiba, não existe um povo branco e uma tradição branca… Existem vários povos e várias tradições, espalhados por todo mundo e diferentes de região para região, independentes de raças. Aliás, mesmo entre brancos existe miscigenação: esta provém de misturas entre bárbaros e anglo-saxões, celtas e visigodos, etc. etc. Acho que nunca vi um comentário racista tão ignorante como o seu, defendendo um “povo e tradição” que não existem, é triste…

      Thumb up 7
    • Primeiramente, quero deixar-te claro uma coisa: etnia é algo diferente de raça: esta é um termo estritamente biológico; aquele, sociológico. Na Europa, existem várias etnias. Estás certo. Mas há apenas uma raça, a branca (de origem). Dá-se o mesmo para a África.

      Se discordas que existam raças, não vou me inteirar no assunto, já que não viso a convencer-te disso – e nem acho que o poderia.

      Quanto à miscigenação na África, mantenho o que disse. Baseio-me em livros/sites que já li a respeito e não em experiências pessoais (empirismo), como a tua. No Brasil, diz-se que todos são misturados porque “tu vês”. Porém, em termos históricos, não todo o país sofreu o fenômeno da miscigenação na mesma quantidade (O Nordeste brasileiro é muito miscigenado, o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, não).

      Dizer “a África toda é miscigenada” não passa de falácia, como se quisesse demonstrar sua importância por uma suposta onipresença disso.

      Quanto ao fato de apenas me envolver com pessoas da minha raça, refiro-me ao povo de raça branca e sua cultura milenar. Se tu a desconheces/ignoras, estude.

      Thumb up 0
    • Sou Mocambicana branca, casada com um Sul Africano negro e com filho mulato como deve imaginar. Sim a miscigenacao existe em Mocambique, na Africa do Sul, em Angola, na Namibia e outros paises da parte sul de Africa.
      Seus comentarios sao absurdos. Defender o que leu em livros e sites em detrimento dos comentarios das pessoas que vivem nestes paises me parece de uma ignorancia terrivel.
      Acredito em karma e acho que o que eh seu esta para vir. Se prepare para amar muito um neto/a mulatinho/a

      Thumb up 5
    • Pois meus pêsames para a senhora.

      Acho que devo ser mais claro: quando declarei que, à parte central e sul da África, não se podia falar de miscigenação como regra, mas como exceção, eu não estava dizendo que não havia relacionamentos inter-raciais. Há-os, mas não são regra.

      Conseguem entender isso?

      Não, senhora: meus filhos serão brancos e também os filhos dos filhos dos netos deles… Sabe por quê? Porque minha mulher e eu amamos a Tradição de nosso Povo e queremos que ela se perpetue pela eternidade, e não que seja destruída, como tu fizeste.

      Eis o meu karma.

      Thumb up 0
    • Herr alexandre
      já que tanto quer esclarecer-nos, explicar-nos, partilhe connosco esse seu karma e algumas dessas suas tradições. Serão…anglo-saxónicas, hitlerianas, ou apenas finura brasileira, ou luso-americana, portuguesa. Porque eu na minha ignorância nunca ouvi falar de tradição dos brancos?

      Thumb up 0
    • o karma dele será acabar só, pois esta gente não sabe amar nem a si nem aos seus. Só sabem sobreviver em função de matilhas, grupos que escondem a sua verdadeira natureza, sentimentos e emoções. Nem assumem que são rácicos e passam por nós engolindo seu ar de desdém!Se por acaso cair em desgraça, descobrindo que seu ancestral até era negro ou lhe vier um neto não branco, renegarão até á morte seus laços. o que eu desejaria mesmo, nem era neto, era que a pupita de neve de sua mulher desse à luz um negro retinto! Oh XANDINHO, Você tem mesmo certeza que sua mulher partilha de coração, alma e rata seus preconceitos??????????????

      Thumb up 2
    • “Sim, eu sei: muitos sucumbirão, hão-de sobrar bem poucos… Mas estes que permanecerem de pé entre as ruínas, estes sim!, povoarão a Terra.”

      Este discurso, não é o mesmo do “Povo Eleito”?

      “A tradição de que falo é a forma como (fazemos “?”) arte, como (fazemos “?”) filosofia, ciência, como (construímos “?”) (nossos “?”) paredões arquitetônicos…”

      Credo “homem”, você quase consegue retirar o encanto de como se olha para a arte, ciência, filosofia e paredões arquitetônicos…quase consegue anular o tributo que tudo isso presta à humanidade,à mente, à inteligência e à emotividade do Homem, rotulando-os “do meu povo”!

      Thumb up 0
    • É o mesmo discurso do povo eleito? É? Não sabia. E no que é parecido?

      Tanto as construções físicas quanta as de caráter intelectual são obra, majoritariamente, da Raça Branca.

      Penso não ser necessário discorrer muito a respeito, já que isso é óbvio.

      Thumb up 0
    • Cultura milenar branca?!

      que eu saiba existe uma cultura milenar chinesa, por exemplo – branca nunca ouvi falar.

      Terei muito prazer em estudar essa cultura, se fizer o favor de indicar links, fontes, etc. que fundamentem a existência dessa cultura – sem base em argumentos racistas.

      compreendo pelos seus outros comentários que você defende um determinado orgulho racial, independente da raça. porém, essa própria noção é falaciosa – não existem feitos que se apliquem como um manto a uma raça inteira propriamente dita (dê-me exemplos concretos caso discorde, em vez de apontar sempre a generalidades como a “Raça Branca e a sua cultura milenar” e de espiritualidade – a própria espiritualidade difere de região para região, podendo no entanto agrupar-se no máximo em continentes diferentes pela proximidade geográfica).

      Os grandes feitos, as grandes obras, os grandes estudos, a cultura, a filosofia, aplicam-se a povos em particular, que não seriam necessariamente representativos de toda uma raça. Logo, falar de uma cultura e povo branco do qual ter orgulho não faz sentido algum. Além disso, muita da cultura de diferentes povos ocidentais é “emprestada” pelos povos orientais, e vice-versa. Noto que você se intitula de politeísta e emprega muito a expressão “por zeus” – pois bem, então pesquise você e descobrirá que mesmo o panteão de deuses gregos se baseia em vários credos ainda mais antigos, influenciados por diferentes povos.

      Acredito que esteja a querer agarrar-se a algo que acredita ser lógico e que dá um sentido à sua vida, mas está apenas a justificar (e mal) o racismo que não parece querer admitir – independentemente de ser algo politicamente correcto ou não.

      Thumb up 0
    • Já agora, um bom esclarecimento sobre a diferença entre etnia e raça: http://www.diffen.com/difference/Ethnicity_vs_Race

      a raça, que você tanto defende, é um conceito baseado puramente em tratos físicos e mesmo assim não existe uma base científica sólida que suporte a diferenciação radical entre raças – sendo assim, você próprio está confuso sobre o que defende, pois fala num povo, tradição e cultura ligados a uma raça, enquanto que essas 3 coisas podem estar ligadas a uma etnia, ou um país ou região ligados por uma história e acontecimentos em comum.

      Se quer argumentar e debater, força, eu também tenho muito prazer em fazê-lo e sei que aprendo sempre mais com isso – mas faça-o com base em coisas reais, e não apenas com base naquilo que você acredita cegamente, fazendo uso de demagogia e retórica, desvalorizando e desrespeitando o resto.

      Thumb up 0
    • Shyaam,

      Vamos a ver: etnia é um termo sociológico. Raça, um termo biológico.

      Quando me refiro ao “orgulho branco”, faço-o pensando no orgulho de cada país europeu – ou mesmo onde haja brancos espalhados por este mundo afora- possa ter com relação ao seu povo, à sua cultura, ao seu sangue (hereditariedade) e ao seu próprio futuro. Daí, pode-se falar no orgulho que o povo lusitano ou galês possa ter por si (o mesmo aplicar-se-ia às demais raças).

      O povo branco – ou caucasoide – é oriundo dos povos indo-europeus e, estes, dos proto indo-europeus. Agrupavam-se na Europa há milhares de anos.

      Sei que deixo de citar muitas coisas aqui, inclusive as tais fontes das quais fala. Porém, creio na inteligência de vocês e na sua capacidade de pesquisar as coisas por si mesmos, pois devem ser curiosos, minimamente, para estarem aqui. Também, não gosto de apresentar fontes porque assim seria muito fácil e cairia eu no risco de lhes aplicar uma falácia, como se lhes dissesse: “vejam, fulano, que é conhecido e assaz inteligente, disse isto, pois creiamos” (falácia do tipo “apelo à autoridade, ou Argumentum ad Verecundiam). Acho que não se trata de demagogia, mas de sinceridade e honestidade; e não ofendo ninguém (senão quando mo fazem).

      Mas se quer tantos as fontes do que falo, poderia apresentar-lhe centenas. Mas não acho sensato. Prefiro que use você sua inteligência e sua capacidade de pensar e, portanto, de argumentar. Creio que as deva ter.

      Quanto à tal base científica que dê suporte à veracidade de existirem raças, devo lembrar que há cientistas – e não são poucos – que não aboliram o termo. Há ainda profissionais que trabalham com o termo “raça”, embora não o digam. Como exemplo, temos os médicos e os peritos criminais: estes podem saber a que raça pertencia um indivíduo apenas com os ossos de sua mão; aqueles, por seu turno, sabem que as distintas raças humanas têm diferentes arranjos ósseos e de músculos, distintas produções de hormônios, força muscular diferente etc.

      Diz-se que os 0,01% de distinção genética entre uma raça e outra é desprezível e, logo, não se pode falar que há raças. Mas está patente que essa “pequena” diferença é, em verdade, abismal.

      Não, não creio em raças – e as quero preservadas, já que o patrimônio genético é algo importante a qualquer povo – só porque isso “me faz sentir-me bem”. Não. Acredito porque seria o melhor para a humanidade.

      Thumb up 0
    • Não existem mesmo, nem de cultura, tradição podem falar a não ser a dos DRUIDAS, povos CELTAS, VIkings, extinguidas há muito.
      Esta gente, racistas brancos e racistas negros, só o são porque perderam os laços que nós africanos brancos e negros ainda os temos com tradições ancestrais e a maioria das vezes a cultura deles resulta de se terem abocanhado com valores que não lhes pertencem e passam pela história como sendo de suas autorias, até o dia em que nós africanos os acusarmos de plagiadores.
      Exemplo disso é também o afro-americano, afro-brasileiro, os muito “afros” que por aí se intitulam e cometem os erros que a nossa amiga jornalista retrata e bem, de àfrica e suas micegenações não sabem nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Thumb up 0
    • o racismo é a maior manifestação de burrice,ignorância, intolerância que atrasa o desenvolvimento da humanidade.
      Você tem certeza que é mesmo branco? que não resultou das “imposições” de que fala? Pois vou lhe dizer, se nos encontrarmos de certeza que você não é mais branco que eu. Sou de tez “branca”, ruiva e até sardenta mas minha avó era negra. De que lhe adianta essa postura de anti……………….
      IRRITA TANTA BURRICE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Thumb up 0
    • Ele deve ter pedigree…

      Thumb up 0
    • o racismo é a maior manifestação de burrice,ignorância, intolerância que atrasa o desenvolvimento da humanidade.
      Você tem certeza que é mesmo branco? que não resultou das “imposições” de que fala? Pois vou lhe dizer, se nos encontrarmos de certeza que você não é mais branco que eu. Sou de tez “branca”, ruiva e até sardenta mas minha avó era negra. De que lhe adianta essa postura de anti……………….
      IRRITA TANTA BURRICE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Thumb up 0
    • Pelo que posso ver, essa senhora “Sandra Carla” deve ter-se ferido bastante com as minhas palavras. Como toda mulher, quer vencer um debate através de chantagem psicológica.

      Ah, não existe cultura branca? Já sei, só existe uma cultura: a da coca-cola e do Mac Donald´s, ou seja, a “cultura de Tv”.

      Ocorre, senhora Sandra Carla, que você está já tão entorpecida por essa cultura vil e doentia, que já nem mesmo sabe o que é, no que concerne à História e ao Espírito do seu povo. Uma criatura disforme, moldada por uma sociedade viciada, sem contato com a História e sem perspectiva de futuro.

      É uma pena, realmente, que pense assim. Mais uma que se vai – e vai tarde. Pode crer-me, de pessoas como você, meu povo não precisa.

      A tradição de que falo é a forma como fazemos arte, como fazemos filosofia, ciência, como construímos nossos paredões arquitetônicos, como erigimos nossos valores de Honra e Morte, como lidamos com nossos filhos e mulher, nossa lealdade… enfim, todo esse espírito que, como o dos outros povos da Terra, está a perder-se progressivamente, seja através da arrogância do pensamento único (politicamente correto), seja pela intensificação do materialismo imposto pela Globalização.

      Sim, eu sei: muitos sucumbirão, hão-de sobrar bem poucos… Mas estes que permanecerem de pé entre as ruínas, estes sim!, povoarão a Terra.

      Quando me refiro ao “ser branco”, não estou referindo-me à cor de pele. Isso seria mediocridade. Sou mais profundo: falo em termos espirituais. Dessa forma, senhora Sandra Carla, sou infinitamente mais branco que você – se é que me entende, embora me mantenha pessimista quanto a isso.

      Um bom fim de semana para a senhora, e espero que, pelo menos, não arraste para o fundo do poço muitos com você.

      Thumb up 0
    • ahahhahah, deu-se ao trabalho de me responder?
      Ah, caro alexandre, como a “civilização” entorpece a análise.
      Acontece que em Angola, desconhecemos a cultura da Coca-cola e do Mac Donalds, infelizmente há-de cá chegar!
      Quanto á tradição dos brancos de que fala, já agora acrescente a invenção da roda.

      Thumb up 0
    • Mas como és simplória. Que importa se não há em Angola essas marcas? Com certeza, há outras. Quando me refiro à cultura de que tu fazes parte, falo-te da cultura do consumo.

      A invenção da roda? Por Zeus, és de fato simplória!

      Thumb up 0
    • “Mais uma que se vai – e vai tarde. Pode crer-me, de pessoas como você, meu povo não precisa.”

      São pessoas radicais como o caro Alexandre que me mostram que não há caminho para ir a lado algum!

      Qual é mesmo o seu povo? Ah, vai para além da cor da pele, é espiritual.

      Realmente, tenho que admitir que há coisas que ainda me surpreendem e me fazem rir.

      Obrigado por me ter posto um riso nesta minha cara de branca e na minha alma negra.

      Thumb up 0
    • Nada me encanta mais, do que me saberem fazer rir.Tenho que admitir que me divertiu;ao ponto de verificar mais respostas! Vai ver que até dariamos em amigos,não fosse o facto de eu ser …o quê mesmo?…miscigenada?;

      Foi o inicio de uma bela amizade, mas como tudo que é bom sempre acaba.

      Não se dê ao trabalho de me responder, porque o meu tempo livre acabou, não paro muito pela net senão durante as férias.

      Bem haja, herr Alexandre!

      Thumb up 0
    • Ah, pois é uma mestiça. Isso explica por que se fez tão sensível aos meus comentários.

      Sou amigo tanto de pessoas mestiças como de negras, e com elas vou-me bem. Eu as respeito tal como elas me respeitam. Mas não quero amizades com pessoas de cujo pensamento ou modo de viver eu tenha asco. Entende?

      Sabe, Sandra Carla, dizer-se ocupada ou querer escarnecer o que eu digo não vai ajudá-la. Quando você age dessa maneira pedante e falaciosa, só me deixa claro que, além de não ter capacidade de contra-argumentar, apenas se utiliza de seus subterfúgios femininos para conseguir impor-se. Isso, senhora, é deprimente – ah, e nem um pouco risível.

      Thumb up 0
    • Ah quase me esquecia!

      ” Mas estes que permanecerem de pé entre as ruínas, …”

      é melhor ver o prognóstico dos Maias, já estamos em 2012… e você está a anos luz da humanidade, ainda está atracado ao “povo eleito,branco, pelo seu discurso.

      Até mais, vemo-nos do outro lado isto se você passar, é claro!

      Thumb up 0
    • Sim, 2012! Tenho maus-augúrios para esse ano de descalabros – e o quão isso me felicita! Já estava na hora de se ver mudarem algumas coisas por entre estas pessoas tão doentes.

      Thumb up 0
    • Até um certo ponto, vc acertou dizendo que a miscigenação foi forçada durante um certo tempo, mas dizer que o natural é só se relacionar com pessoas das “suas pessoas etnias” é totalmente arbitrário. Se acontece na natureza a miscigenção de cães, gatos e outros animais é porque é próprio da natureza. Vc pode não querer namorar pessoas de outras etnias, mas dizer que não é natural… parece aqueles pastores de igrejas reacionárias, que acham que falam sobre o que é ‘natural” e usam Deus como pretexto!

      Thumb up 1
    • Não, Andy, não falo aqui de arbitrariedades.

      Na natureza, o animal híbrido só nasce mediante algum desequilíbrio na natureza, geralmente por intervenção humana.

      Se você for investigar, verá que o que digo é verdade.

      Para nós humanos é válida também essa regra. O inter-racialismo ocorre mediante a violência ou por via de ideologias maquiavélicas.

      Thumb up 0
    • “Pelo que se vê, ainda adota os ataques pessoais.”

      “É tão fácil, não é? Se alguém falar algo com o que não concorde, basta qualificá-lo – e da pior maneira possível -, assim ele perderá seu tempo tentando mostrar a inviabilidade dos julgamentos em vez de explicar/debater os seus argumentos. Por conseguinte, nem ratificará suas ideias nem terá condições de mostrar que não é a encarnação do próprio diabo.
      Parabéns, senhores e senhoras. É assim que se debate!”

      Simplória, qualificação da melhor maneira possível. Thanks, herr Alexandre!

      Thumb up 0
    • Além de ser simplória, é pedante. Vá lá, então! Viva sua vida tão significante e ocupada!

      E consuma muito também para preencher esse abismal vazio que há em ti.

      Bom, jaz a perda de tempo.

      Vi nesta postagem muitos defenderem: “ó, os africanos e nós somos todos iguais, vivemos igualzinho”; “é uma ignorância racista achar que eles vivem com leões”; “eles são tão consumistas como nós, têm Ipods, smartphones, PlayStation 3, o diabo!”.

      Quisera eu ser um africano bem africanizado, com o espírito de meus ancestrais latente, como o pulsar de minhas veias! Muito melhor que ser um piolho, uma sanguessuga, a cuja vida inútil tentar enlouquecidamente encontrar algum sentido.

      Vão dizer-me que não entendi, que trata esta postagem de mostrar que na África não se vive cercado de animais selvagens. Porém, quem desses ignorantes há-de negar que não se sentiu bem por saber que até lá – do outro lado do Atlântico – se vive como cá.

      Vocês são doentes – e nem sequer o sabem.

      Thumb up 0
    • Ola Sr Alexandre Söldann

      Lendo aqui os seus comentarios nao poderia ficar sem responder, pelo orgulho que realmente tenho da minha raça. Mas deixe-me dizer-lhe q existem sim varias etnias tanto dentro da minha como da sua raça pois raºas so existem tres no mundo: a caucasiana ( que tanto se orgulha mas q prefere chamar de “branca”, ve-se q o senhor nao conhece tanto assim a sua muito menos ira saber q a sua raça nao e tao pura como diz, e cuidado para nao se surpreender e desiludir), a mongoloide e a negra. Eu pertenço a raça negra e como tal estou muito bedm informada (nao so pelos sites da net, q muitas vezes nao nos dao informaçoes correctas – cuidado em quais sites o sr anda a pesquisar; mas tambem pelos estudos feitos a documentos, livros, entrevistas, testemunhos, etc etc. O movimento da RAÇA NEGRA esta a caminho e somos a unica soluçao para aquilo q voces “OS BRANCOS” lutam tanto por destruir. Mas vai algumas dicas q certamente irao baixar esta sua altivez.
      Deviam se envergonhar sim pelos abusos causados por voces neste continente q tanto sofreu e q nunca procurou se vingar: porque se formos vingar de todo o tempo de escravatura por vos imposto, nao restaria nenhum de voces para contar historia. Mas porque somos mais nobres deixemos q voces se autodestruam, e so ver o q esta a acontecer na vossa querida EUROPA. Como ja tinha dito antes: nos somos a vossa SOLUÇAO. Mas e facil entender q queiram q nos sejamos exterminados da face da terra, afinal so assim poderam abocanhar as nossas reiquezas.
      Mais ainda, va o senhor estudar e ver q AFRICA e o berço da civilizacao, porque quer a ciencia ou mesmo a vossa Igreja Catolica reconhecem isso. Ou pensas q Adao e Eva vierao de onde. Entao vai ver se la no fundo os teus antepassados nao sejam “PRETOS” como voces gostam de nos chamar.
      Informe-se melhor e depois venha com discursos racistas. Quanto a si e a sua mulher so resta-me desejar-vos BOA SORTE nesta luta, que nem HITLER conseguiu. Porque senao resta-vos a frustraçao de serem simplismente SERES HUMANOS.

      Thumb up 1
    • Eu saúdo-te, africana! Como é bom saber que tu te orgulhas da tua Raça. Quisera todos os teus irmãos africanos ao redor do mundo e na própria África orgulhassem-se de sua Cultura, Povo (raça) e Tradição.

      Dizes-me que não sei muito sobre a minha própria Raça. Pois digo que te enganas. Sei que o termo mais apropriado não é Raça Branca, mas sim Caucasiana ou Caucasoide. Porém, se o digo dessa forma é apenas por convenção, porque se é comum dizer assim. Da mesma forma que tu te referes à tua Raça como negra, quando, em verdade, tu deverias chamá-la negroide. Mas isso são futilidades e prefiro não me ater a isso. O que mais me interessou foi o seu ranço, sobre o qual vou falar com tento aqui.

      Primeiro: sei que a minha Raça não é pura há pelo menos 10.000 anos. Houve diversas invasões árabes e mongóis à Europa, as quais, minimamente, alteraram o código genético europeu. Contudo, tal fato não escusa que não se possa fazer um defesa dos Valores, Cultura, Tradição e Povo Branco. O Orgulho Racial é importante na medida em que preserva o que há de importante para uma Nação: o Sangue e o Espírito. Sem eles, cai-se em decadência, aceitam-se valores alógenos os quais não condizem com a moral daquele povo, além do que, a miscigenação (a depredação do Sangue) impede que as pessoas queiram amar tanto suas Tradições quanto seu Povo. Tudo está relacionado.

      Tua Raça Africana também não é pura. Não te esqueças das invasões árabes e europeias e de que hoje muito poucos são os lugares da África nos quais se vive a verdadeira Tradição Negra (longe dos valores árabes ou cristãos). Contudo, como já supracitei, dar-se à defesa de sua Raça não é errado apenas porque minimamente houve miscigenação.

      Aliás, o conceito de raça pura é obsoleto e já não se o defende desde os idos do século XIX. Diz-se que o Führer o fazia, porém em nenhum discurso dele ou em qualquer de seus escritos verifica-se a defesa desse conceito. Se sabes de algum, apresenta-mo.

      Comentaste que nós, os Brancos, lutamos para destruir o tal Movimento Raça Negra. Poderías dizer-me como?

      Vejo que estás muito confusa, talvez pelo torpor da raiva com que escrevestes. Por isso, vou te esclarecer algumas coisas. Dizes-me que nós brancos deveríamos nos envergonhar pelos abusos que sofreu a África? Ah, isso sim é burlesco! Todos os povos do mundo foram pilhados, assassinados, estuprados e escravizados em algum momento. Nós brancos fomos escravizados por vós também. Nunca ouviste falar dessa história? Os árabes investiram contra nós muitas guerras e também nos escravizaram por três séculos. Nós brancos deveríamos nos vingar?

      Não se trata de vingança, senhora “seja lá quem for”. Não fundamentes o teu orgulho no ódio e no ranço, mas sim nos feitos de sua raça, pelos quais possas honrar-te. Queres que nos envergonhemos? Vós mesmos vos escravizastes! Sim, o homem branco escravizou o negro, mas o próprio negro o ajudou nessa empreitada. Que tal, então, cometeres suicídio por isso? Por que não culpas também os judeus – estes que foram os maiores traficantes de escravos, um mercado que muito os favorecia? Ah, já sei, os judeus são intocáveis, são inimputáveis.

      Deveria eu pedir-te para ter vergonha também? Desde que os africanos têm migrado à África, os índices de assalto, assassinato e sobretudo estupro cresceram vertiginosamente. E quanto à escravidão branca? Peço também para te envergonhares? Teu discurso fede à hipocrisia.

      O homem não veio de Adão e Eva, nem tampouco da África. Só para constar. Ah, também não sou cristão: sou pagão, sou politeísta. A tese de que o homem veio da África é só mais uma dentre muitas, e há muitos fatos que a contradizem. Só é mais aceita porque é a mais politicamente correta.

      Se eu tiver um antepassado preto, a como tu mesma te referiste, isso não me importa muito. Pelo que sei, até onde pude pesquisar, nenhum de meus tataravós era de raça negroide. Ter um 1/16, 1/32, 1/64… de sangue negro não me torna negro. Assim como é possível que eu tenha tido um antepassado psicopata ou homossexual, entretanto isso não me faz um doente mental.

      E obrigado pelo “boa sorte”. Minha mulher e eu temos consciência etno-racial (politicamente incorretos) e logo nosso filhos e seus descendentes também o terão.

      Quanto ao Fürer, esteja certa: ela não era contra a tua Raça. Nem eu. Quem precisar melhor se informar aqui és tu.

      Thumb up 1
  27. GOSTEI BASTANTE, REALMENTE SÓ SABEMOS SOBRE ÁFRICA QUANDO ASSISTIMOS OS FILMES AMERICANOS, QUE SEMPRE NOS MOSTRA UMA ÁFRICA SELVAGEM,INFELISMENTE É ASSIM QUE A CONHECEMOS,

    Thumb up 4
  28. O que mais gostei na reportagem foi o olhar dela sobre a questão da miscigenação. Sou branca e sei que no meu genoma está cheio de DNA indígena e negro, mas sei que muitos brancos negam isso dizendo que são 100% brancos. O que não é verdade!!! O interessante é que ela tem essa visão sobre os negros, tanto que diz: ‘não existe uma “raça negra”’. Muito bacana. E viva a miscigenação!!!

    Thumb up 19
  29. Confesso, muitas dessas coisas eu já sabia, mas nunca imaginei que em África existissem tantos hoteis, que grande parte da população vivia em grandes metrópoles e pensava que, tecnologicamente, África estava mais atrasada do que está realmente… essa reportagem está muito boa, acho que muitas pessoas deviam lê-la.

    Thumb up 8
  30. Não é só na África, nós brasileiros tbm somos tratatados como sub desenvolvidos pela maior parte das pessoas de outros países principalmente europeus, agora c\a internet é q estamos sendo conhecidos como provavel potencia futura mundial, q é o q acontece c\ a India , china Africa e outros grandes países q estamos conhecendo agora.Oq faz a grande diferença em qualquer país é a “Desigualdade social”.Quem tem muito ,quer sempre mais, tirar tudo q quem tem pouco, e quem ñ tem nada q continue sem nada,pois acham q isso ñ os afetam, grande engano!

    Thumb up 13
    • Gloria…mesmo sendo uns dos itens o fato de que muitos confundem o continente africano com se tratando de um país vc comete, novamente, a mesma gafe!

      Thumb up 0
    • E é a mesma coisa que muitas pessoas da região SUL e SUDESTE DO BRASIL pensam que existe na região NORTE. Eu que moro no Pará sei muito bem disso. Cada um com suas ignorancias rsrs…

      Thumb up 8
  31. EU sou africana, e NUNCA vi um leao de perto. Aqui na cidade onde moro tem MuitOs portugueses e brasileiros aqui. Tenho twitter,msn,facebook,etc. O grande problema e’ q a percentagem de pessoas necessitadas e’ maior que a de pessoas de classe media q vivem nas areas urbanas. A gente assiste Record,Globo,Mtv,Disney e outros! Ja agora sigam me no twitter @leon_girl95 :)

    Thumb up 12
  32. a africa não é grande coisa, mas é mais desenvolvida que o norte e nordeste brasileiro.

    Thumb up 10
    • PÉSSIMO SEU COMENTÁRIO!

      Thumb up 41
    • e o seu comentário completamente desnecessário e inútil, E NÃO USE CAPS LOCK, seu anônimo.

      Thumb up 5
    • O caps lock foi sem querer, desculpe-me. É que esqueço de desativar. Foi sem querer mesmo :)

      Thumb up 7
    • Parece que o Diego não percebeu a complexidade do que quis dizer a jornalista africana. A realidade da Africa, bem como do norte/nordeste brasileiro e outras partes do mundo, não são bem contextualizadas pelas pessoas. À grosso modo, só “enxergamos” o que queremos e através de fina camada de compreensão. Lamentável.

      Thumb up 10
    • A desinformação é a situação mais triste de um ser humano, sou paraense, sou nortista, já viajei pelo costa brasileira e só se fala de uma região, cidade, país ou de um povo quando se conheçe e tem conhecimento de causa. Meus pesames pra vç.

      Thumb up 4
    • Thany desculpe a intromissão mas eu é que fico pesaroso quando vejo alguém escrever “conhece” e “vc” com “Ç” isto é realmente muito triste.

      Thumb up 8
    • a reportagem fala justamente o contrário… que não é possível falar da África como um todo… e tu me fazes um comentário como este? é possível comparar todo um continente, com diferentes países com diferentes formações culturais e econômicas com uma região do país?

      Thumb up 4
    • africa é africa, essa jornalísta é que ficou dodoi, com a visão dos outros. temos é que param de achar que tudo é maravilhoso, se a coisa tá ruim tá ruim.

      Thumb up 0
    • Nos moramos na América. Tomamos tererê e se quiser dar um cheiro no pó ou queimar uma marijuana é bem aqui mesmo nesta América.

      Thumb up 2
    • Meu querido… (só assim pra passar pelo filtro do que eu estou me segurando para não dizer) A coisa tá ruim? TÁ! Mas o que a jornalista e eu estamos tentando dizer para você é que não somos um bando de selvagens, temos notebooks, smartphones, e volta e meia, um Tablet, ou qualquer geringonça tecnológica que você tenha, temos ricos e pobres, temos até preconceito com vocês (que coincidência!), somos todos iguais, irmãos! Você fala da África como uma pobreza massiva, do Nordeste e Norte como um bando de selvagens, espero que um dia realize estar ERRADO…

      Thumb up 6
    • Africa é Africa isso quer dizer o quê??Que eu saiba existem pobres em todas as partes do mundo e a diferença em Africa é que ha mais pobres do que ricos.Diego,vc ja veio para Africa?Eu estou em Africa,nasci e cresci aqui e sou muito feliz,obrigada!!!

      Thumb up 1
    • Nordeste subdesenvolvido? THIS IS ESPARTAAAAA!!!!!!
      (kkkkkkkkk)

      Tá achando o que? Que aqui somos um bando de cangaceiros saqueando pequenas vilas locais? (eu sabia que a ideia de Cordel Encantado não era boa)… E que no Norte as pessoas andam peladas pelas ruas e moram em ocas? Saiba que boa parte dos seus equipamentos eletrônicos vêm do pólo industrial de Manaus! (era só o que me faltava…)

      Tudo bem! aqui eu tinha o estereótipo de que todo o sudeste era uma grande amálgama de fumaça e muitos carros, mas eu fui até aí e me vi errado, que tal uma viagem de férias até uma praia daqui?

      Thumb up 3
    • “africa nao é grande coisa”….voçe nao sabe do que esta a falar :).
      Mas aproveote a oportunidade e va ao google e pesquise:)

      Thumb up 4
    • Eis alguém que precisa se informar bastante, antes sair por aí comentando sobre o que certamente não conhece. O Nordeste é uma das regiões mais ricas do Brasil, o que acentua a desigualdade é a péssima administração de recursos que historicamente tem sendo feita. No mais, nem todos aqui morrem de fome ou passam sede, para conhecer nossa realidade basta estudar um pouco, coisa que nem dói, viu Sr. Diego? :)

      Thumb up 1
  33. Vou comentar a parte racial da África.

    Mas é óbvio que na África não existe apenas um tipo de negro: existem variadas sub-raças africanas (salvo engano, são em torno de 25).

    Quanto à miscigenação racial naquele continente, há que se dizer que apenas a parte norte da África é miscigenada, principalmente com árabes, como o é no Marrocos ou no Egito.

    Quanto às demais partes, não se pode falar de miscigenação como uma regra, mas sim como exceção. Posso citar o caso do Zimbábue ou da África do Sul, em que a convivência de brancos e negros é cheia de animosidade e truculência – que o digam os fazendeiros brancos nesses países.

    O que contrasta com a foto acima, em que mulheres brancas e negras estão unidos: a apartheid ainda existe até hoje e abarca boa parte da população (ele não desapareceu do dia para a noite nem depois da música “we are the world”). Lá, o racismo é tanto de negro para com brancos, como de brancos para com negros.

    Thumb up 7
    • você devia ir para lá é o seu meio!

      Thumb up 0
  34. Sou estudante da universidade eduardo mondlane, gosto muito de me divirtir, jogar bilhares baskeboll, estudar muito com amigos.

    Thumb up 0
    • Os extremos se atraem.
      Prefiro uma mulatinha achocolatada ao leite. Essas são, sem dúvidas, as melhores mulheres que não se envolvem em contrastes.

      Thumb up 2
    • Boa!

      Thumb up 0
  35. Pior é como o mundo imagina os brasileiros: um bando de favellados, hispânicos, vivendo da venda de banana e futebol, prostituindo seus filhos para comprar crack.

    Thumb up 0
  36. IDIOTA – “voce é da onde?”
    EU – “Africa do Sul”
    IDIOTA – “que bacana! Qual pais?”

    OMFG !!! quantas vezes ja ouvi disso !!

    Thumb up 20
    • Enquanto aguardava pelo Ônibus junto a Estação de metrô – RJ:

      GAROTA: Oiii, vc sabe se o Ônibus demora muito pra chegar?

      EU: uns 7 min garota.

      GAROTA: Noossa, seu sotaque é diferente, tu és de onde cara?

      EU: Sou de Angola?

      GAROTA: Nossa, Angola?? Que ônibus vc vai pegar pra Angola?

      EU: ?$#$%&=0&%$#”

      Thumb up 0
    • Sua resposta deveria ter sido: o mesmo ônibus que deveria ter pego no dia da sua aula de geografia!

      kkkkkkkkk

      Thumb up 3
  37. Gostei muito dessa materia pois esclarece dúvidas que a
    maioria das pessoas possuem em relação a Africa.Esse mesmo
    equivoco existe em relção ao Brasil já mostrado várias vezes
    nos nossos meios de comunicação .

    Thumb up 5
  38. pessima reportagem . . . em geito de explicação sobre o velho continente…mas parece que a jornalista esta mais preocupada em mostrar que ja possuimos alguma herança do ocidente (como fast foods, banheiros de luxo, etc), enquanto que se deveria focar na nossa historia….os primeiros humanos a habitar o planeta, os primeiros a dar reais avanços na matematica, astrologia, mecanica e muito mais . . . deveria falar de como o continente foi pilhado (não so de bens materiais, mas tb dos conhecimentos e sabedorias adquiridas ao longos dos seculos)….deveria falar por exemplo do constante interesse do resto do mundo (gds potencias) em nos ver -nos africanos- se escolaridade, sem autonomia propria, de forma a que as nossas riquezas sejam constantemente saqueadas . . . ha tanta coisa para se dizer em relação ao continente africano que sinto pena da pessoa que escreveu esta materia . . . cultivem-se . . . Africa foi a primeira e a unica grande potentcia mundial, com honra de un Nobre . . . mas a escumalha envenenou o meu povo . . . povo este que teem em mente que o que é bom e melhor é o k vem de forma….depois de anos de lavagem cerebral o meu povo continua pensando que se existe raça superior, entao ela é a raça ariana ou seja la o nome . . . valores essenciais e realmente nobres e importante ja nao existem . . . o Ze povinho tem que ficar BURRO, para que as riquezas permaneçam na posse da multinacionais, para que elas permaneçam do lado dos menos ue 10% da população mundial . . . CULTIVEM-SE E LIVREM-SE DESSA PRISÃO MENTAL . . . QUEBRE ESSAS CORRENTES MENTAIS E DESCUBRA O QUE REALMENTE É IMPORTANTE . . . TENHA VERGONHA EM PENSAR PEQUENO

    Thumb up 13
    • deveria ser a matéria a seguir, devagar se vai ao longe

      Thumb up 0
  39. Aí pessoal do HS, eu não tenho nem tinha essas idéias ou conceitos sobre o continente Africano, creio que vossos textos e manchetes principalmente deveriam ser mais adequados a realidade cultural individual, temos gente e gente, gente que sabe e gente que não sabe, daí a discrepância da erronea manchete. Obrigado.

    Thumb up 2
  40. Os brancos (occidentais) só pensam de mal sobre a África. Esquecem das nossas riquezas que eles tanto desejam. Mas, nunca falam destes bens, só falam do que está mal. Se a África continua atrasada em algumas partes, são eles é que fomentam as divisões, as doenças, as misérias e as guerras para retardar o desenvolvimento da África. Sinto-me muito orgulhoso de ser Africano, porque os meus antepassados, todos nasceram aqui. Sou negro e sinto bonita a minha pele. Eu penteio o meu cabelo e assim fica penteado durante muito tempo. Mas, quantas vezes um branco pentea o cabelo por dia? Cada vento que passa lhe desfaz o cabelo. O meu é forte e firme, significa que tem vitamina.
    Eeeehhh! Isso é só para rir. Desculpem senhores brancos, não se irritem só. Brancos e negros somos pessoas feitas por Deus, o Nzambi a Mpungu. Abraço de Ano 2012.

    Thumb up 7
    • Que droga de comentário o da senhora.

      Culpar os brancos pela pobreza/desgraça atual em que a África se encontra é, no mínimo, falta de vergonha na cara. A África é miserável porque seus políticos preferem ditaduras sangrentas, com guerras étnicas intermináveis, corrupção e lavagem de dinheiro. A África ainda tem muitas riquezas.

      A Europa, os brancos em si foram pilhados, escravizados, assassinados por árabes e asiáticos – desde antes de Gengis Khan. Mesmo assim, não se veem os brancos culpando os invasores do passado por suas desgraças.

      Esta sem-vergonhice de “a África foi colonizada por muito tempo, por isso é pobre e violenta” segue a mesma linha de raciocínio de que “o Brasil tem uma dívida com os negros”. Dívida é o caramba! É o mesmo que dizer que o Brasil é um país de abismais desigualdades por causa da colonização. Mentira! O Brasil está assim porque o povo em si é corrupto (“jeitinho brasileiro”) e, dessa forma, elege gente igual a ele: Jader Barbalho e Collor de Mello que o digam!

      Outra coisa estúpida e pueril: “meu cabelo não se desarruma com o vento”. Sabe, não vale a pena comentar. Por Zeus!

      Querer justificar a inépcia ou a incompetência devido a fatores externos é covardia e coitadismo, querer que outrem tenha pena. Isso é doentio. É esquecer quem está no poder na África e dizer que eles não têm culpa pela fome, doenças e mortes que assolam o verdadeiro povo africano.

      Thumb up 7
    • Nem tanto ao mar e nem tanto à terra Alexandre Söldann, concordo que que quem se coloca na posição de eterna vítima, não contribui para se tornar protagonista da História. Entretanto, é muita ignorância ou má fé, desconhecer a responsabilidade da elite européia e seus governantes no processo de colonização, rapinagem e escravização dos povos africanos. Quanto a a afirmar que todos os brasileiros são corruptos, só revela sua incapacidade de análise de nossa sociedade e revela sua falta de identidade com esse imenso e rico Brasil, que também foi pilhado, mas seu povo hoje é admirado por todos os povos e serve de paradigma para estudiosos de outros países. Abra os olhos e veja a crise doe país países ricos da Europa e EUA, deixe de ser colonizado. Abraços, sem mágoas.

      Thumb up 5
    • Não, meu senhor, nem ignorância nem má-fé. Não me impute tais ignomínias.

      Vamos a ver: a África era pobre antes de ser repartida. Continuou do mesmo jeito depois.

      Vejamos outros povos: o japonês, por exemplo. Um povo guerreiro e honrado, mesmo estando seu país em destroços e o povo às traças e passando fome, pôde reconstruir-se.

      Daí, o senhor poderia me retrucar: “sim, é verdade, mas ele tiveram uma grande ajuda externa”.

      Eu lhe diria: sim, mas os países africanos, até hoje, recebem milhões em ajuda e, em muitos casos, para ajudá-los a se desenvolver, perdoam-se-lhes dívidas externas e, contudo, não conseguem retirar-se da desgraça que os assola. Sabe por quê, meu senhor? Porque têm governantes corruptos e sanguinários, que só pensam em acumular riquezas e massacrar seu próprio povo. Não precisaria me delongar ainda mais, pois eu me arriscaria a afrontar a sua inteligência, mas o senhor deve estar ciente das inúmeras ditaduras que pululam na África.

      Quanto ao Brasil, eu não admito que o senhor seja complacente ou solícito com esse povo. Eu sei bem o que é o Brasil. Diz-se: “ah, o brasileiro é um povo guerreiro, veja nossa história”. Pois bem que país, eu lhe pergunto, vive do passado (e olhe que a maioria o desconhece) e esquece-se do presente, deixando-o às moscas, ou melhor, aos ratos? Ou seja, de que adianta, se o povo tem medo ou indiferença à própria desgraça? Que orgulho há nisso?

      O Brasil merece os governantes que tem, e acho que o senhor pode compreender-me bem quando me refiro a isso.

      Thumb up 2
    • Parece que o sr não conhece a historia, nossa!! falar de África é falar de um continente virgem, continente mãe, embora África foi pilhada saqueada pelos piratas do mar europeus,
      África vai atempo de fazer frente e ser a maior potência do mundo, o africano não esta parado não, filho da África esta sempre a criar e se formar, se o senhor compara com o Japão ou outros países, revela a sua ignorância a relação África, o continente teve a sua liberdade, das independência há 50 anos, e não todos países. Vejamos Europa como continente com os países já lá vão quase 1000 anos hehe por favor!
      Tenho esperança e certeza, nos não estamos parados não,
      Falar dos políticos, sim é questão de tempo, o politico africano ta na fase de mudança de mentalidade
      Na história da humanidade não há nenhuma outra parte do mundo que houve tanto tanto genocídio, massacres, guerras, assassinos, ditadores como Europa, não há”
      Mas mesmo assim em pleno sec XXI na Europa ainda não ultrapassou todos problemas da sociedade
      Agora a disputa da riqueza do continente é muito grande mas o filho africano esta com olhas abertos para ver o regresso dos mesmo, agora é a nossa vez, well come to África
      Informe-se bem a relação o continente mãe
      Abraço a todos, ninguém é superior a outro

      Thumb up 3
    • Ja que sabe tanto assim pk não vem para Africa para instruir os africanos???

      Thumb up 0
    • Em suma, todo povo já teve seu momento de glória e seu momento de desgraça…

      África, colonizou o resto do mundo no começo da espécie humana e agora vive o seu momento de “pobreza”;

      Europa dominou o mundo durante a época chamada Idade Média e está decaindo;

      América, Desconhecida, dominou o mundo do século XX, ainda domina, mas teve boa parte de seus nativos massacrados…;

      Ásia: Sempre afastada dos demais, está emergindo depois de muita escravização e guerrinhas…;

      Oceania: Vive bem na sua, mas está sendo influenciada pelos costumes americanos, perdendo sua cultura…

      Thumb up 0
    • Origem do Homem – Africa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_sapiens#Origem)
      Os humanos anatomicamente modernos têm seu primeiro registro fóssil na África, há cerca de 195 000 anos, e os estudos de biologia molecular dão provas de que o tempo aproximado da divergência ancestral comum de todas as populações humanas modernas é de 200 000 anos atrás.Um estudo da diversidade genética Africana chefiado pelo Dr. Sarah Tishkoff encontrou no povo San a maior expressão de diversidade genética entre as 113 populações distintas da amostra, tornando-os um de 14 “grupos ancestrais da população”. A pesquisa também localizou a origem das migrações humanas modernas no sudeste da África ocidental, perto da orla costeira da Namíbia e de Angola. A raça humana teria colonizado a Eurásia e a Oceania há 40 000 anos e as as Américas apenas há cerca de 10 000 anos. A recente (2003) descoberta de outra subespécie diferente da atual Homo sapiens sapiens, o Homo sapiens idaltu, na África, reforça esta teoria, por representar um dos elos perdidos no conhecimento da nossa evolução…
      Conclusão: Todo mundo descende de negro.
      Algumas questões:
      1. Se o DNA mais forte sobrevive (Darwin?) quem tem mais chances, o não miscigenado ou o miscigenado (tema para tese)?
      2. Quem é mais inteligente, um vira-lata ou um dobberman?
      3. As mulheres mais lindas do mundo (maioria das misses universo) são de origem missigenada?
      Constatação: A média de população brasileira já é mais alta do que a americana. O que torna uma pessoa mais ou menos inteligente é o aprendizado. Todos são iguais e depende de cada um se desenvolver. Todos países do mundo devem agradecer aos africanos. São nossa origem.

      Thumb up 0
    • Olha, suas assertivas foram uma das coisas mais idiotas que eu já li na internet nos últimos 10 anos. Por Zeus!

      Primeiro: a tese de que todos descendem da África é só uma dentre outras a respeito da origem do homem. O problema é que ela é posta em livros e é repetida ad nauseam por professores de orientação esquerdista. Aliás, quem se dispuser, hoje, a estudar em qualquer universidade do Brasil – quiçá do Mundo – se verá cercado por pensamentos politicamente corretos (marxistas), contra os quais se proíbem quaisquer questionamentos ou críticas.

      Sabe, é tão – para ser-lhe educado – pueril o tipo de questionamento que você fez, que não vale a pena comentá-los. Imagino que alguém assim ou só pode estar brincando ou não tem juízo saudável.

      Thumb up 1
    • Não entendo a moderação neste caso do nazista com uma pseudo capa de cultura. Dar tanto espaço para a propagação das imbecilidades desse sujeito é algo insensato e infrutífero. Ele poderia fazer o favor de pegar a família e ir embora do país. Na sua amada Europa pode se juntar à outros imbecis do seu nível raso de pensamento e reverenciar a memória do afetado frescalhão do hitler ( com h minúsculo, como merece bestas assassinas e sexualmente reprimidas ), e tentar escrever idiotas teses em defesa do assassino nórdico que repudiou seu próprio país, álias muito civilizado e muito agredido no passado pelas tropas nazi. Enfim, chega de espaço em um site de proposições científicas para ataques a povos e nações. CHEGA DE INSULTOS! Isso sim, merece ser moderado e impedido de publicar.

      Thumb up 0
    • O Alexandre conseguiu em um post dizer 90% do que pensei quando vi este comentário, só faltou dizer parte dele foi totalmente racista.

      Por que raios alguém ainda pensa em Orgulho Negro quando fica eufórica só de pensar em Orgulho Branco?

      A África inteira tem total capacidade de se alavancar economica e socialmente, tanto quanto o Brasil, mas o problema são cidadãos que pensam dessa forma sempre querendo colocar a culpa nos outros e esquecendoassumir as próprias responsabilidades.

      Thumb up 1
    • Em que sentido fui racista?

      Thumb up 0
  41. Eu sou Africana cm mto orgulho. E infelizmente ja fui abordada tbm cm gent k perguntou komo eu uso a net,como aprendi a usar o cmptador,etc. O mundo ocidental tem essa ideia erada da Africa,acham que Africa é so floresta,e nao é nao,venham conhecer alguns países e voces vao enlouquecer com tanto requinte e modernidade. Abraços

    Thumb up 24
    • É mesmo? Essa gente é no mínimo mal informada, porque aqui mesmo no ocidente tem grande parcela da população sem acesso digital.

      Thumb up 22
  42. Ola, isso tambem ocorre conosco que moramos na Região Amazonica, quando falamos que moramos em Manaus, as pessoas pensam que moramos em malocas, que animais selvagens andam pela rua e que indios atacam pessoas. Coisas como esta são pensadas por hipocritas, atrasados historicos e pessoas que não tem a logica do tempo na sua vida, pessoas que tem a mente cauterizada e retrograda. Um integrante da banda Reestart comentou publicamente que ia achar legal cantar na Floresta Amazonica, onde pensava ele não haver civilização, e por conta deste comentario, tiveram que cancelar o show por que causaram um constrangimento tão grande que não conseguiram reverter a tempo de fazer o show, uns idiotas que cantam ruim demais e que usam calças tão coladas que parecem não ter nem testiculos, uns idiotas e hipocritas!!!!!

    Thumb up 6
    • Vocês devem estar furos de raiva deles… rsrsrs

      Falar em Manaus para mim é falar da minha fonte de tecnologias avançadas, só tenho que agradecer a vocês, não estaria comentando se não tivesse um computador, muito bom, aproveitando a ocasião!

      Thumb up 0
  43. Precisamos com urgência de uma lista igual para o Brasil. Fazer o mundo ver que nao somos apenas uma imensa floresta onde todos dao importância apenas para futebol e carnaval. Ou somos?

    Thumb up 43
    • ichi…

      Thumb up 0
    • vi na faculdade um filme sobre o Brasil, produzido pelos EUA… Bizarro… mostrava praias do Rio de Janeiro com macacos, carnaval durante o ano todo em todos os espaços…
      realmente é bastante interessante que se amplie essas discussões pois há muito preconceito sobre as culturas de diferentes paises, nações e territórios…

      Thumb up 6
  44. Bem explicadinha a reportagem. A África é isso aí: Demais. Chega de preconceitos! Ou melhor, ignorância.

    Thumb up 25
  45. “Um dos interlocutores da jornalista chegou a perguntar se ela usava um computador movido a vapor”.

    Se eles usam a vapor, nós usamos a manivela, vergonha de internet!!!
    Se a GVT é a melhor internet do brazil zil zil(que eu já tenho dó de mim), coitado de quem tem a pior…

    Thumb up 16
    • Elton,
      no interior do Brasil, onde minha familia mora, só tem acesso à internet via radio. O aliás é recente, há até pouco tempo o acesso era somente pela net discada…

      Thumb up 8
    • Sim. Não sei em que lugar sua família mora, mas em vários lugares de Minas Gerais, por exemplo, era exatamente assim, faz pouco tempo. Nem mesmo rede celular existia até uma operadora fazer uma parceria com o governo mineiro. Quando viajava pra lá ficava fora do ar pra valer.

      Thumb up 5
    • E que tal citar a internet Sul Coreana? Uma só palavra: “formidável”

      Thumb up 5
    • Japonesa também. 100Mbps e 1Gbps.

      Thumb up 5
    • Tem muita gente dentro do Brasil, até artistas da Rede Bobo de Teleganação que diz que Campo Grande é capital de Mato Grosso. Que Cuiabá também é. Que quando pergunta-se sobre Mato Grosso do Sul ficam embananados e daí dizem que a capital é Cuiabá. E veja bem que esse povinho ainda fazem campanha para criar novos Estados na região Norte do Brasil onde só tem florestas que serão devastadas para dar lucros e pagar altos salários aos novos e velhos políticos que entrarão em cena no teatro da corrupção.

      Thumb up 2
    • Ezio

      Se você se refere ao plebiscito que ocorreu para a divisão do Pará, claro que tudo isso que você citou viria “de brinde”, mas a divisão para a população que não mora na região metropolina (Belém) faz-se mais do que necessário.
      A região Sudeste do estado arrecada altíssimos impostos e trouxe uma explosão demográfica para a região porém o investimento público não é capaz de acompanhar, grande parte dos investimentos é aplicado (além da corrupção que é praticamente um fator inerente ao governo no Brasil) na região da capital e aí, nessas condições, é um muito fácil para um Belenense bater no peito e repetir “quero o Pará grande” mas te garanto que esse indivíduo nunca se dispos à conhecer as mazelas do interior do seu grande estado, que infelizmente é digno de pena.

      Thumb up 0
  46. É sabido que existe na Africa cidades modernas, costumes ocidentais, tecnologias etc…
    Ainda assim, prefiro aquelas paisagens africanas que se perdem no horizonte com aquele por do sol avermelhado, salpicado de manadas de animais selvagens pastando ou correndo assustados, vegetação rasteira enviesada por gramíneas verdejantes… é um privilégio daquele povo.

    Thumb up 12
  47. Nossa alguns comentarios de baixa sabedoria.. se assim pode -se classificar. a Africa é uma benção.. merecem o reespeito… afinal Deus é o criador da humanidade.. bjs no coração dos Africanos de todos os paises e deste continente.. os amo .. Deus os abençoe muito.. feliz 2012. a todos.

    Thumb up 8
  48. Uma mentira pode correr 6 vezes pelo mundo antes de que a verdade tenha tido tempo para pôr-se as calças.

    Thumb up 17
  49. Se mandar juntar um monte de mulheres na Bahia, acho que ia ficar bem parecido com essa foto da mulherada, mudaria só um pouquinho, nossas mulheres são melhores.

    Thumb up 4
    • A verdade é que os “europeus” continuam tirando os negros da África e enviando para as Américas, aqui eles tem abrigo e regalias que aí não tem, a África é mais racista que qualquer lugar do Mundo. Toneladas de comida são jogadas ao lixo diariamente no Brasil, o Brasil produz grãos e alimentos para alimentar o mundo inteiro mas isso não é vantajoso é vantagem vender a produção e o que perece o lixo leva sem grandes cobranças, vergonha dizer que há falta de alimentos no mundo, quando 30% da produçãó ou mais é jogada ao lixo. Só a pouco tempo o Estado de Páraná se organizou para destinar algumas tonelas de alimentos recolhidas no sul para benificiamento produzindo ração de animais, adubos e materia para produção de energia. Antes tarde do que nunca parabéns Estado do Paraná. E desculpem não achei os indices de desperdício nem o montante de milhares de tonelas diárias “recolhidas e as descartadas” foi uma reportagem da Record News, mas encontrar os sites não é fácil prá minha pessoa ocupada, q recolhe dois carrinhos de super de alimentos descartados toda quinta-feira de uma feira ambulante e uso para adubar os canteiros da rua que adotei.

      Thumb up 6
    • Parabéns pela iniciativa! Se toda população pensasse (e agisse) como você, teremos uma cidade bonita e diminuição de desperdício…

      Thumb up 3
    • Tem suas qualidades com certeza^^

      Thumb up 3
    • sendo ou não sendo, eu é que não vou discordar de Chuck Norris!

      Thumb up 5
    • mulatas são tudo-de-bom

      Thumb up 3
    • Pra mim tanto faz, o que vier tá bom.

      Thumb up 1
  50. Num sei não, onde há fumaça , há fogo, estes dias estava vendo na tv que cada 3 pessoas mulheres 2 são estupradas, sem contar que algumas pessoas são sacrificadas para trabalhos religiosos, o que a gente vê aqui nas imagens é tudo muito bonitinho e daí será bom mesmo quanto parece, é que nem o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, vem o turista, e volta encaixotado, quando morre de bueiro, então vamos ficar quiétinhos, a gente sabe que o time aqui não é bom, mas tá ganhando.

    Thumb up 2
  51. Morei em Africa 14 anos, congo Brazzaville, Rep dos camaroes, Angola, Congo democratico, e Moçambique, A africa em termos de tecnologia muitas xx la chega primeiro q aqui no brasil, o povo sao simpaticos, amigos, educados, La os brancos sao natural de lá ou decendentes,os africanos sao inteligentes falam os dialetos ,o ingles, frances,tem facilidade em aprender outros idiomas,amo a AFRICA é bonita a fauna flora, onde tem o metro quadrado com mais gente bonita , felicidades ao POVO AFRICANO………

    Thumb up 18
    • Muito legal, nem havia percebido. É que a foto do item número 1 me chamou mais a atenção. Ah! As mulheres! De todas as cores!

      Thumb up 7
    • Eu também tive a mesma observação. Já da idéias de se fazer um safari entre essas belas africanas…

      Thumb up 5
    • … a carne é fraca…

      Thumb up 6
    • Han?

      Thumb up 5
    • achei muito lindo!!! Os animais tem muito a nos ensinar!

      Thumb up 7
    • Racismo declarado implicitamente! Cuidado!

      Thumb up 2
    • COMENTÁRIO INICIAL: “Notaram que na foto seis há dois suricatesinhos abraçados?”

      MINHA RESPOSTA AO COMENTÁRIO INICIAL: “achei muito lindo!!! Os animais tem muito a nos ensinar!”

      QUE RACISMO IMPLÍCITO ENCONTRA-SE NO MEU COMENTÁRIO?? FALEI EM RELAÇÃO AOS ANIMAIS NÃO ESTAREM NEM AÍ PARA A IGNORÂNCIA HUMANA.

      Thumb up 3
  52. Trabalhei cinco anos na África (Moçambique, Angola, Liberia). Embora fosse um jornalista experiente, trabalhando para a ONU, tinha muitos preconceitos. Viajei pelas várias regiões do continente e conheci uma diversidade bem maior do que na América Latina.

    Como brasileiro, aprendi muitas coisas que ignorava. Foi como encontrar minha outra metade lá, o meu lado não europeu, que todos os brasileiros possuímos. Lá, como aqui, há gente de todo tipo.

    Os preconceitos e as fantasias foram criados pelos europeus e outro colonizadores para facilitar o seu domínio. Como o de que o negro era menos humano e, portanto, poderia ser feito escravo, selm qualquer preocupação ética.

    Thumb up 21
    • Que legal, me diz uma coisa: Como é o português falado em Angola e Moçambique? é muito diferente daqui?

      Thumb up 5
    • nunca estive lá, mas creio que a língua portuguesa de lá esteja mais proximo do de Portugal.

      Thumb up 6
    • ops…”esteja mais próxima da de Portugal”

      Thumb up 4
    • ops… corrigindo: esteja mais próxima da de Portugal.

      Thumb up 4
    • Eles falam com sotaque de Portugal.
      Todos os habitantes de ex colônias portuguesas, com exceção do Brasil, que eu já conheci falam com o sotaque e utilizam expressões do português falado em Portugal.

      Thumb up 7
    • Hum… Imaginei que seria diferente do nosso português, devido à influência das línguas nativas africanas. E o brasileiro tem muita influência dos castelhanos e alemães, aqui no sul, e dos italianos em São Paulo. Até no idioma somos uma mistura de povos.

      Thumb up 6
    • É isso mesmo. Falamos o PT-PT.

      Thumb up 4
    • Estive em Portugal, Jonatas. Lá tem muitos negros africanos e falam o portugues tal como é falado em portugal. Nós que vamos passear por lá ficamos perdidos com nossa língua brasileira e nem com os africanos conseguimos entender bem, coisa que eles não têm dificuldades.

      Thumb up 2
  53. Li muito comentário aqui. Eu sou africano e tenho que reconhecer: a África é muito mal vista. É verdade temos sérios problemas em alguns países (fome, guerra, políticos corrupto, ditadura), mas nem toda a África é assim. Por exemplo meu país (Cabo Verde) é considerado mais democrático que pais como Portugal e mesmo o Brasil. E só temos 36 anos de independência. Não temos ouro, nem diamante, nem petróleo, não chove, importamos tudo o que consumimos (excepto os peixes) e mesmo assim somos referência a nível mundial. É claro que temos nossos problemas. E temos outros países africanos que são referencia em outras áreas. O que quero dizer é que todos os continentes (e países) têm seus problemas, mas também tem coisas boas.

    Thumb up 26
    • Gostei muito da sua resposta. Concordo plenamente que em todas as regiões tem os seu problemas, mas acredito que as coisas boas ainda prevalecem e estas é que deveriam ser valorizadas.

      Thumb up 11
    • Tem, eu mesmo me supreendi com o imprecionante nível cinematográfico da Nigéria, e ainda mais com um filme dirigido por um sul-africano; District-9, muito bom mesmo, eu recomendo.

      Thumb up 5
    • Oi Rolando gostei do sei comentário,mas lamento ter que discordar contigo em alguns pontos, quando diz que o nosso pais não chove. Chove pouco e é primordial para o sustento das nossas familias e quando diz que importamos tudo o que consumimos não é verdade. temos produtos nacionais muito solicitados pelos turistas, só para dar um exemplo temos o famoso vinho da ilha do fogo, e muito mais que não dá para especificar agora.

      Thumb up 3
    • hahaha Claro. Mas me referia a produtos de primeira necessidade. E quanto a chuva e ao ano agrícola varia de ano para ano, mas mesmo num ano muito bom não conseguimos satisfazer toda a necessidade alimentar. Agora vamos ver se as 17 (acho que é esse o número) novas barragens vão mudar esse cenário. Quanto a exportação tirando o peixe, o vinho e os produtos artesanais fica apenas o turismo.

      Thumb up 0
    • tenho que admitir acho que fui muito ingênuo pensando que África era um único país, e o pior pensando que la era tudo bagunçado.
      mas e culpa desse filmes americanos, eles fazem esse markentig maligno.

      me desculpe, agora sei como e o continente africano.

      Thumb up 3
  54. Deveria fazer um post como esse sobre o Nordeste brasileiro, pois TODO O MUNDO pensa que só temos miséria, pobresa e seca por aqui…temos isso TAMBÉM!! Temos belas praias, bela arquitetura, pessoas bonitas, temos o carnaval (frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco…). Temos belas cachoeiras, temos as dunas, temos nascentes de rios lindas…eu não entendo por que só passa na tv a seca…A seca é sim um problema eterno, pois não podemos “obrigar” cair chuva dos céus…podemos sim exigir do Governo que faça serviços que levem água até onde se precisa. Mas por que acabar a seca, se é uma FONTE de votos? Então a imprensa mostra apenas isto. Espero que conheçam mais e melhor essa regão do país onde somos discriminados apenas por termos nascido nesta nela. SOU PERNAMBUCANA COM MUITO ORGULHO E BRASILEIRA COM MAIS ORGULHO AINDA.

    Thumb up 19
    • O Nordeste, eu pensava mesmo que só havia pobresa, desde “Morte e Vida Severina” que líamos na dissiplina de Literatura. Ou então aquelas piadas de que nordestino é preguiçoso. Tudo isso cria uma imagem incerta de um povo, hoje sei disso. Grande é o povo nordestino, tem um lugar aí que ainda quero conhecer, Maceió, beira mar, deve ser inesquecível.

      Thumb up 16
    • Pois é…o povo nordestino é muito batalhador e muito receptivo. Venha conhecer maceió e quantas outras sentir vontade, seja sempre muito bem vindo. :)

      Thumb up 4
    • Tenha certeza que será mesmo inesquecível! Essa música é de um grande cantor Flávio José, ela fala bem sobre o Nordeste:

      Orgulho de Ser Nordestino Flávio José

      ALÉM DA SECA FERRENHA
      DO CHÃO BATIDO E DA BRENHA
      O MEU NORDESTE TEM BRIO
      QUER CONHECER ENTÃO VENHA
      QUE EU VOU TE MOSTRAR A SENHA
      DO CORAÇÃO DO BRASIL
      SÃO NOVE ESTADOS NA RAIVA
      TODOS COM BANHO DE PRAIA
      NUM CÉU DE ANIL E CALOR
      SÃO NOVE ESTADOS UNIDOS
      CRESCRENTES FORTALECIDOS
      ONDE O BRASIL COMEÇOU
      E HOJE NO CALCANHAR DA CIÊNCIA
      FORMAM UMA GRANDE POTÊNCIA
      IRRIGANDO O CHÃO QUE SECOU
      É VERDADE QUE A SECA INDA DEIXA SEQUELA
      MAS FOI APRENDENDO COM ELA
      QUE O NOSSO NORDESTE GANHOU
      DEIXOU DE VIVER DE UAM VEZ DE ESMOLA
      E FOI DESCOBRINDO NA ESCOLA
      A GRANDEZA DO NOSSO VALOR

      EU QUERO É CANTAR O NORDESTE
      QUE É GRANDE E QUE CRESCE
      E VOCÊ NÃO CONHECE DOUTOR
      DE UM POVO GUERREIRO, FESTIVO E ORDEIRO.
      DE UM POVO TÃO TRABALHADOR
      POR ISSO NÃO PISE, VIAJE E PESQUISE.
      CONHEÇA DE PERTO ESSE CHÃO
      SÓ PRA VER QUE O NORDESTE
      AGORA É QUEM VESTE
      É QUEM VESTE DE ORGULHO A NAÇÃO

      http://www.vagalume.com.br/flavio-jose/orgulho-de-ser-nordestino.html#ixzz1iPmKh5qi

      OBS: todos os estados vestem de orgulho a nossa nação.

      Thumb up 5
  55. O que acontece é que pegam uma característica de um país pra mostrar na mídia: ou uma característica mais forte, ou uma mais interessante, ou algo que o país foi no passado. O que mostram do Brasil? Favelas e samba é claro, não chama atenção mostrar algo igual a Europa ou EUA. Como retratam a India? Segundo a ex-novela da Globo, todos usam roupas típicas, todas mulheres usam “Sari”, todos pertencem a uma “casta” e todos pertencem a mesma religião. Acontece que falta tomar cuidado ao retratar um país lá fora, pois pode passa a imagem de que 100% da população segue a mesma cultura.

    Thumb up 1
  56. Essa reportagem é mais do que suficiente pra fazer o mundo dos inocentes conhecer o qué é Africa, mais ninguem procura saber dessas informações só entedem da Africa as imagens que as mídias gostam e sentem muito praser de transmitir. “TODU MUNDO JA ESQUECEU DA COPA QUE PASSOU NA AFRICA NINGUEM COMENTA MAIS NISSO”.

    Espero que esta reportagem faça os inocentes refletirem melhor sobre como definir a Africa..

    Thumb up 0
  57. A Africa realmente surpreende por sua diversidade e – principalmente – por suas desigualdades. O conglomerado de tribos africanas, por um lado anseia às margens do progresso enquanto o outro ainda vive entre o desenvolvimento e o nú, às vezes briga por comida e às vezes por rituais nativos, ou por Jesus e Alá. Também fico com dó dos animais, que não têm como se defender e seguem sendo exterminados pelo homo sapiens de todo o mundo. O berço da humanidade encontra-se em situação lamentável e o homo sapiens não dará conta de transformar essa realidade transcendente.

    Thumb up 0
  58. Achei super interessante a matéria, pois realmente existe preconceito, como também existe no Brasil. Para alguns estrangeiros o Brasil = Amazônia, aqui só tem índios e nossa capital é Buenos Aires. Os que se acham espertos ainda falam que Brasil = Carnaval e Futebol.

    #Brasilmostrasuacara

    Thumb up 0
    • Conheci um aluno de intercâmbio, la pelo inicio dos anos 90, ele veio dos EUA, era um cara legal, meio inocente. Ele achou q no interior de Minas onde vivo ele iria morar numa oca, com índios. Qdo chegou aqui e viu uma cidade com mais recursos q a dele, q no caso era uma daquelas cidades “jogo da velha” q vemos nos filmes, ele ficou admirado.

      Thumb up 1
  59. rsrsrs, Eu nasci em Angola, um país afrino, que não obstante ter sofrido 30 anos de guerra civil, + já não vivemos em cabanas, e temos acesso a tecnologia, por ex. em angola já n se usam telfones fixos, apenas telemóveis, inclusive nas zonas rurais, tem TV a cabo, temos Fibra óptica, temos 4 operadores nacionais de TV Satélite (por isso q todo mundo lá vê novelas da globo), em breve o satélite angolano, ANGOSAT estará pronto, a internet Wi-Max é uma das + utilizadas, já está projectada a construção do Metrô de Luanda, o nosso novo aeroporto será dos maiores de Africa, tão moderno como dos países ocidentais, os Filmes em cartaz na europa são lançados semanas depois em angola, temos representações oficiais da Microsoft, google, Apple, etc, a nossa rede de hotéis aumentou e muito, + noutros países africanos estão bem melhor. Portanto, africa não é o q a gente vê na TV, claro que muita coisa ainda tem de evoluir na generalidade, mas estamos tão distantes assim do mundo.

    Vou deixar alguns links pra terem uma melhor noção da africa:

    http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1489
    http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1491

    Thumb up 2
  60. Aposto q essa pesquisa foi feita nos EUA, e se fizerem uma semelhante em relação ao Brasil e America latina em geral, as barbaridades serão iguais. Outro dia vi um absurdo, um filme desses horríveis do The Rock q supostamente se passa na Amazônia, onde índios jogam capoeira e pasmem, existem babuínos lá! Pra todos os efeitos falamos castelhano e nossa capital e Buenos Aires, isso é, se e q eles sabem o q é capital.

    Thumb up 26
  61. Que matéria espectacular. Com muita humildade essa jornalista cumpriu duas obras da misericórdia: Corrigir os que erram; ensinar os Ignorantes.

    Thumb up 0
    • gostei da forma como a jornalista abordou o tema

      Thumb up 5
  62. pronto gente, é igual ao Piaui, só pensam que aqui tem gente pobre e burra, dizem isso do Nordeste todo.

    Thumb up 28
    • Você está enganada, em SP por exemplo pensamos que no Nordeste só tem ladrão safado, político que se aproveita dos recursos do Sudeste, gente pobre e burra fora os coronéis e grandes bandidos e latifundiários de fazendas e do ramo hoteleiro e, aliás, o nordeste todo é a Bahia, claro….

      Thumb up 0
    • Verdade. Moro no Rio de Janeiro e as pessoas pensam isso. Sinto pena destes.

      Thumb up 3
  63. Olá pessoal !
    Excelente reportagem, parabéns, Stephanie !
    O fato de grande parte das pessoas pensarem assim sobre a África, tem a mesma origem dos que pensam que macacos andam nas ruas do Rio de Janeiro, que cobras infestam as cidades da Amazônia e que a capital do Brasil é Buenos Aires, ou seja, é ignorância !
    Hoje em dia, a Internet nos dá a informação que quisermos, é só buscar, então, não justifica estas idéias absurdas sobre o continente africano nem sobre o resto do mundo.
    É certo que alguma coisa é verdade, mas também o é em milhares de cidades do mundo, inclusive em países dito desenvolvidos. Aldeias não são o equivalente a favelas ? Preconceito racial não existe na Europa, EUA e no Brasil ? Má ou péssima distribuição de renda idem ? Então, o que existe na África existe no resto do mundo, porque, em todos estes lugares, existe o bicho homem e este sim, é o causador de tudo isso dito acima …
    Abraços a todos !

    Thumb up 28
    • O problema não é a ignorância em si, mas sim não querer sair dela.
      Se somos ignorantes em relação à algum assunto é preferível que permaneçamos em silêncio e que procuremos nos informar. Afinal, quase todas as ideias errôneas que temos à respeito de um tema são frutos de informações passadas por ignorantes (aqueles que apenas leem manchetes).
      Creio que muitas pessoas acreditam que a África é um país porque não são raras as vezes que escutamos notícias do tipo: “Líder de uma região do norte da África é morto”. Ou seja, a “individualidade” de cada país é deixada de lado, pois presumem que o povo pense que a África é realmente um país, por isso preferem deixá-los na ignorância.

      Thumb up 0
    • Ratifico o comentário do Marcos-df.
      Nada e desnecessário é acrescentar algo mais.
      O que é razão,razão é !!!
      No final de seu comentário ele diz ;

      existe o bicho homem e este sim, é o causador de tudo isso dito acima …

      PRONTO,precisa algo mais ???

      Thumb up 0
    • Perdão, eu moro no Rio de Janeiro, e, tecnicamente, macacos andam por aí sim, mas só nas áreas próximas a floresta da tijuca

      Thumb up 1
  64. Continuemos assistindo Faustão e achando que a África é um país onde só tem mato. \o\

    Thumb up 29
  65. Brilhante matéria!penso que devíamos respeitar o assunto em PAUTA e não colocar comentários maldosos,pois assim mostram que o preconceito ainda está por toda parte,quando queremos que seja contrário…

    Thumb up 22
  66. Eu adoro os africanos, ano passado participei de uma convenção mundial aqui em Curitiba, e todos os africanos que eu conheci foram muito legais, inteligentes, educados e extremamente gentis! Não vi povo mais querido naquele dia…que saudades! Parabéns Hypescience, a matéria está show!

    Thumb up 29
    • Como insiste a reportagem, não existe um povo africano. Aliás, a reportagem não deixa claro que os bérberes, e outros povos ao norte, são tão africanos quanto os bantos e suas diversas etnias sub-saharianas.

      Thumb up 9
    • Ricardo
      Com o devido respeito, existe povo africano sim, assim como existe povo latino americano, povo norte americano, ou povo asiático, etc. O que a autora da matéria frisa acertadamente, é que a África não é um país como muitos pensam, mas sim um continente, e todos os que nascem no continente africano fazem parte do povo africano, assim como nós brasileiros fazemos parte do povo latino americano. Então, Angélica M está também certa quando menciona ter se simpatizado bastante com as pessoas africanas que conheceu em uma convenção da qual ela participou.
      Tudo de bom.

      Thumb up 2
    • Ricardo, eu me referi ao “povo africano” como um todo. Encontrei pessoas da Angola, Quênia, Rep. Dem Congo, Nigéria e Camarões, e eles não deixam de ser integrantes do povo africano não é? ^^

      Thumb up 0
    • Também estive nessa Convenção que você citou (RC). Haviam representantes de mais de 50 países. Conhecí muitas pessoas do continente africano, do Asiático, Europeu e da nossas Américas. Obtive endereços eletrônicos de muitos deles já que estava registrando imagens (fotografando) de tudo e de todos. Mas alí fica difícil fazer uma avaliação imediata porque são pessoas de uma cultura diferente que vão nessas Convenções. Depois trocas de e-mails e outras interações virtuais, ví que lá não difere muito de outros lugares. Têms seus problemas, porém, têm suas valiosas benesses.
      Devo participar da próxima que será nos EUA. Provavelmete os encontrarei por lá.

      Thumb up 0
  67. Olá adorei a matéria fiquei sabendo de muitas coisas que não sabia, agora quero até fazer uma visita à Africa!!

    Thumb up 0
  68. O Ubuntu, o sistema operacional de código aberto mais popular do mundo, tem seu nome oriundo da África:

    O nome “Ubuntu” AFI: [u'buntu] deriva do conceito sul africano de mesmo nome, diretamente traduzido como “humanidade com os outros” ou “sou o que sou pelo que nós somos”.

    Fonte: ubuntu-br.org/

    Thumb up 2
  69. Que materia zuada.
    O único que me surpreendeu foi o dos hotéis, mas faltam informações que justifiquem o tópico.
    Sério…esse post foi bem fraquinhno. Poderia colocar mais números e estatísticas.

    Anseio por melhores posts!

    Att

    Thumb up 0
  70. A Africa com em muitos outros paises do mundo tem suas coisas boas e suas coisas más, é dificil convencer as pessoas a tirarem o racismo da cabeça e com isso esta passando a existir o racismo nao so do branco contra o negro mas do negro contra o branco tbm, como certa vez que eu quase cai num golpe de um nigeriano, no final quando eu consegui desmascarar ele o mesmo me disse que eu nao passava e um branco nojento e merecia mesmo morrer ou ser enganado…
    As pessoas devia ler mais e ver a igualdade de todos, e com isso essas ideias malucas sobre a Africa naturalmente desapareceriam…

    Thumb up 4
    • Conforme informado na matéria, ÁFRICA NÃO É UM PAÍS…

      Thumb up 12
    • A África é um Continente e não um país –’

      Thumb up 3
  71. Olha, trabalhei numa empresa nos anos 80, onde o meu patrão ia contantemente à Africa. Ele dizia que o continente é um dos mais belos no mundo e, o pôr do Sol nas savanas, é algo fantástico. Gostaria que os governos de todo o mundo, prestassem mais atenção nesse continente.

    Thumb up 23
    • Nota: Concordo que todos os países do mundo deveriam sim prestar atenção a Afica, mas com exceção dos EUA. Porque se eles fizerem isso, vão invadir o Continente, estuprar as mulheres, matar as criancinhas, torturar os homens e matar o presidente de um ou mais países de lá, alegando que são terroristas e que escondem armas químicas, querendo na verdade, roubar seus tesouros naturais.

      Thumb up 3
  72. Os americanos também acham que o Brasil é uma imensa floresta amazônica. Sensacional a matéria.

    Thumb up 37
    • isso é mentira, eles não acham q aqui só tem mato, também acham q aqui só tem favela

      Thumb up 4
    • e tbm acham que aqui só tem bunda.

      Thumb up 4
    • huahuahuha
      É. Tenho que dar o braço a torcer para você.
      :)

      Thumb up 2
    • Americanos e Europeus pensam isso de todo o resto do mundo.

      Thumb up 9
  73. A maior ignorancia e viver sem saber k e ignorante. Tambem ja deparei me cm situacoes identicas as da christine. Acho um pouco estranho que o ocidente k se acha tao desenvolvido e com o mundo aos seus pes nao consiga ver aquilo que e o continente africano. Sera que os ocidentais usam oculos de madeira???? Ou entao veem o k lhes interessa ver…..macacos, desertos, cabanas e seja la o k for???? Senhores ocidentais acordem do sono profundo em k estao mergulhados…..africa nao e nenhum pais, nao tem so cabanas e alias temos grandes e melhores cidades que algumas do ocidente… E digo mais desfrutem do mundo tecnologico k poderao saber mais ou conhecer o continente africano sem precisarem de se deslocar

    Thumb up 0
  74. Uma reportagem mesmo muito boa.
    Tenho que dizer que infelizmente essas coisas sao mesmo verdadeiras, eu sou estudante em Macau(China) e por mais incrivel que pareca eles pensam k os africanos de pele negra tem um cheiro caracteristico e que se chegarem perto deles a pele pode mudar. Uma das primeiras perguntas que eles fazem e’ de querer saber como sao os animais selvagens porque para eles africa e’ apenas selva, admiram-se quando ouvem-nos falar de coisas que eles pensam que existem apenas na Europa………O que vou dizer agora pode parecer engracado mas nao tem nada de engracado, uma vez dessas no meio de uma conversa uma das minhas colegas macaenses perguntou-me como nos obtinhamos a electricidade, eu respondi pra ela k a nossa electricidade vinha de arvores e ela acreditou, ve se pode!

    Thumb up 28
    • Realmente,ignorar alguma coisa não é parte deste continente ou daquele,isso é próprio de HUMANO,nem o dito animal tambem dito como irracional consegue superar o ser humano em matéria de educação,(chega ao ponto de ser ABISMAL)
      É de se pensar,e muito.

      Thumb up 0
  75. não me expantaria se algum estrangeiro chegasse aqui no brasil e se surpreende-se pelo fatop de jacarés não andarem livrementes pelas ruas.

    Não só estrangeiros, eu moro no Mato Grosso (q aproposito NÃO é o mesmo que Mato Grosso do Sul!) e ja enfrentei muito preconceito por pessoas de outros estado, eu não tenho criação de gado e sei tanto ou mais sobre tecnologia e modernidade do que qualquer outra pessoa de qualquer outro estado.
    não só mato grosso como diversos outros enfrentam esse tipo de preconceito.

    Thumb up 12
  76. Mais um exemplo de como a ignorância cega as pessoas. A África é um país com uma rica cultura e tantas áreas pobres ou ricas como qualquer continente no resto do mundo. Qualquer um que se surpreenda com essas informações corre o reico de ser taxado se ignorante pelo resto da vida. E quanto a África ser apenas um único país, bem, só posso dizer que a Rússia teria que lutar pelo título de país mais extenso do globo>

    Thumb up 0
  77. Isto acontece em todos os continentes do globo,as culturas criam seus conceitos baseados naquilo que chegam até elas através da mídia,colegas,informantes etc.Mas digo a todos: nada substitui a sua própria experiência pessoal.Viva uma experiência sobre qualquer aspecto da vida e ninguém conseguirá mudar os seus conceitos e posicionamentos.

    Thumb up 5
  78. Parabéns pela matéria.

    A África do Sul é o mais rico país do continente. É triste saber que o continente tão grande, bonito e com um potencial tão grande, tem uma parcela de apenas 1% do PIB mundial, e com muitos países na miséria, o povo morrendo de fome e sede.

    Na África do Sul tem muitos brancos. Mas eles não se misturam com os negros, não é como aqui. Se vocês acham que o racismo no Brasil é grande, vocês não fazem ideia do que é na África do Sul. Vi uma reportagem dos brancos dizendo que os negros não podem comandar o país porque não tem capacidade, iriam quebrar o país e detonar tudo. Eles não estão nem aí, se acham superiores mesmo.

    Conheço muitas pessoas que dizem que a África é um único país. E não é só gente mais velha, jovens também.

    Thumb up 23
    • pessoas que acreditam nisso são as pessoas que compraram a imagem da miseria da sensacionalista globo, pelo menos no brasil.

      Thumb up 0
  79. É fácil ter uma opinião, uma ideia formada do que não se conhece. Ideia errônea do desconhecido.

    Thumb up 11
  80. Quando eu vim morar na Europa também encontrei gente que pensava que o Brasil era so amazonia e indio..e outros ainda acreditam que eu por ser branca branca , de olhos claros nao posso ser brasileira , ja que todos os brasileiros seriam negros …acho que essas informaçoes erradas acontecem com muita frequencia e em varios paises , eu mesma quando fui p Marrocos pensei que ia ver camelos pela cidade ,mercados arabes (medina) pela cidade toda , td mundo coberto dos pés a cabeça e a realidade foi o oposto , o que me frustou , falar a verdade , preferia a cena do camelo pelas cidades..rsrs

    Thumb up 20
  81. 8 – Todos os africanos vivem em cabanas

    E não é?
    Shakazulu! Shakazulu!
    Uga buga! Uga buga!

    6 – Há animais selvagens por toda parte

    Os vídeos que dão na national geographic, dá essa ideia, África é um selva, com alguns humanos em cabanas de palha.

    1 – Todos os africanos são negros

    O norte de África não, são os mulçumanos.
    Em áfrica do sul, existe lá muita inglesada, e portugueses também. Mas estes estão a diminuir a olhos vistos, uma vez que os que resistem são assassinados todos os dias, estripados, os comerciantes portugueses são roubados e mortos.
    http://www.ionline.pt/portugal/africa-sul-familia-portuguesa-assassinada-pelo-filho-da-empregada
    Em 2001 já 388 assassinados:
    http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/388-portugueses-mortos-na-africa-do-sul-em-quatro-anos_23920
    Em poucos dias subia para 399.
    http://jeroalcoa.blogspot.com/2010/06/m-268-portugueses-na-africa-do-sul.html
    Por esta altura já devem superar os milhares.
    África do Sul e Indonésia, são dos poucos lugares em que os portugueses são personas non-gratas. Por todo o resto do mundo, onde deixaram a sua cultura e povos descendentes com a sua pacificidade, são sempre bem-vindos.

    Thumb up 9
  82. A mesma coisa acontece em outros lugares inclusive aqui no nosso país, quando as pessoas pensam no Oriente médio imaginam que lá só existe guerras e atentados, quando imaginam a região Norte do Brasil pensam em apenas mato, quando imaginam a região Nordeste pensam pobreza, pessoas montadas em jegues, etc. Na minha opinião isso é culpa daquilo que nos é passado através dos filmes, novelas e a mídia em si.

    Thumb up 12
    • O filme do Brasil no exterior tem sido “Cidade de Deus”, pobresa, favela, drogas e corrupção. Nada contra o filme, mas será que o Brasil só tem essa cara a apresentar ao mundo? Quem acha que o Amazonas é só mato nunca viu Manaus, nem ao menos soube que foi chamada de “Paris do hemisfério Sul”. Quem acha que São Paulo é só poluição não se da conta que está numa das maiores metrópoles do mundo. Quem acha que o Rio Grande do Sul é só campos e gado nunca viu a beleza de Caxias do Sul, dos vinheiros, das Missões, ou a terra do Chocolate, Gramado.

      Thumb up 33
    • Essas idéias errôneas são geradas pela mídia, e acabam nos deixando com a impressão que tudo é exatamente como é nos é mostrado. Apresenta-se o que é ruim (o que não é exatamente um erro), mas o que é bom também precisa ser mostrado. Se não virmos o outro lado da moeda, então não dá pra formar opinião. Abraços pra vc, Jonatas.

      Thumb up 2
    • Sempre sabe a hora e o que falar e o diz muito bem.

      É assim mesmo Jonatas

      Thumb up 2
    • Desculpem ter citado mais as maravilhas do RGS mas são as que mais conheci, mas todo o Brasil é cheio de maravilhas, somos uma grandiosa nação.

      Thumb up 2
    • Tem o desenho RIO, com o Blue. rs

      Thumb up 5
    • Está tudo certo, mas não se pode negar o fato de que muitos africanos vivem abaixo da linha de pobreza em condições subhumanas. Talves digam que isso há também na América Latina e na Ásia, até nos EUA, mas na Africa ainda é mais crítica a situação. O triste é saber que existe recursos na Terra o suficiente pra erradicar a fome, mas a concentração de renda impede isso.

      Thumb up 20
  83. Devo lembrar que os BRIC, os quatro países que lideraram junto aos USA a economia global (Brasil, Rússia, Índia e China) têm sido citado também como BRICS, incluindo a África do Sul como a quinta potência emergente.

    Thumb up 7
    • Meu português cometeu grave gafe: em “quatro países que lideraram junto aos USA” era pra ser “quatro países que LIDERARÃO” junto aos USA. Sorry.

      Thumb up 6
    • Se é pra ser português acho que seria EUA ao invés de USA, não?

      Thumb up 2
    • Me acostumei com USA. Mas entendo, seria como se eu chamasse Alemanha de Germany.

      Thumb up 2
    • *liderarão

      Thumb up 5
    • Ufaaaaaaa,bem a tempo.

      Thumb up 0
    • Que gente pouco patriota que não acredita no BRIC. Ser a sexta potência do mundo em 2011 superando Inglaterra e Itália não basta pra acreditar no futuro do Brasil? Ainda falta um bocado pra termos o padrão de vida europeu mas somos um país de 200 milhões de cabeças sobre um território riquíssimo. Será que não da pra melhorar?

      Thumb up 23
    • Dá pra melhorar… colocando metade dos deputados e senadores na cadeia.

      Thumb up 2
    • “Mas se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta.”
      vamos ver…

      Thumb up 2
    • Excelente Artigo. Muito instrutivo… Daria uma verdadeira palestra, em local de destaque. É importante que as pessoas tenham as reais informações acerca do mundo em que vivemos. A articulista está de parabéns!!! Continue…

      Thumb up 1
    • o Brasil vai levar cerca de 20 anos pra chegar ao padrão de vida europeu segundo o ministro da Fazenda Guido Mantega,mas pra isso não basta uma economia crescente,é preciso investir em educação,veja o exemplo da Coréia do Sul!!

      Thumb up 8
    • Isso mesmo. Mas não é caminho fácil como eu disse, são 200 milhões.

      Thumb up 3
    • Muitos estudos indicam que em alguns anos, talvez décadas, os países africanos serão os novos “BRICS”

      Thumb up 7
    • Egípcios, Romanos, Ingleses, Americanos… Todo o grande império tem seu apogeu, mas não fica pra sempre no trono. Agora será a vez dos Chineses.

      Thumb up 5
  84. Essa reportagem me faz lembrar as ignorâncias que escuto sobre meu Estado – Acre.

    É inacreditável que existam pessoas que pensam abusrdos como a que a jornalista disse, eu também presencio muita coisa assim com relação ao meu Estado. Mas é fazer que nem a brilhante jornalista fez: desconstituir ponto a ponto esses pensamentos idiotas.

    Abaixo a ignorância e ao preconceito!

    Thumb up 12
    • Acre? Isso non ecziste!

      Thumb up 13
    • E o Acre existe mesmo?

      Thumb up 8
    • Nao, nao existe nao…

      A Marina Silva nasceu na Bolivia

      Thumb up 0
    • “Nasce gente lá?” (José Vasconcelos)

      Thumb up 0
    • Cara! Meu pai nasceu em Xapuri (em 1918, e meu avô (Tenente Joaquim de Castro) juntamente com seu comandante-chefe, Major Plácido de Castro, foram, com grande quantidade de brasileiros oriundos do Ceará, tanto que o Acre era apelidado, em 1900-1930, de “Grande Ceará”, os artífices da anexação dessa região(pertencia à Bolívia) ao Brasil. Somemte da cidade de Xapuri sairam Jarbas Gonçalves Passarinho (Ministro da Educação na década de 60-70), Sahid Faraht (Ministro da Saude na década de 80), Chico Mendes (ambientalista famoso mundialmente), Adib Jatene (Ministro da Saúde de FHC), Glória Peres (novelista da Globo). Sim, o Acre existe, e tenho muito orgulho do meu pai, um acreano autêntico.

      Thumb up 8
    • Quando uma reportagem é boa, atrai comentarios como esse, vim aqui pra aprender mais sobre a Africa e acabo descobrindo mais do Brasil também. Isso é muito bacana.

      Thumb up 5
    • Muitos acreditam ser o Acre um pedaço de terra a oeste do Brasil com capital em Rio Branco. uma certa pessoa diz que houve um show da banda Pink Floyd no Acre, onde varias pessoas afirmam o mesmo, tentando assim comprovar sua existência. FONTE: Desciclopédia.

      Thumb up 4
  85. Realmente, reportagem muito boa.

    Mas isso vale pra muitos outros lugares: Imaginamos o oriente médio como um monte de kamikaze, a China e a Índia apenas como países desumanos e um formigueiro, assim como muitos europeus e americanos imaginam o Brasil como um monte de símios morando em árvores. Os menos alienados nos imaginam como o páis do futebol, samba e das bundas…

    Thumb up 13
  86. Não me surpreendo com isso! Existem estereótipos relacionados a todas as grandes regiões terrestres, e até mesmo entre estados de um mesmmo país! Já escutei de sulistas e sudestinos a seguinte pergunta: como é possível que lá no Amazonas vocês acessam a Internet, hein? De onde?
    Pura ignorância e/ou falta de estudo. Isso precisa mudar!

    Thumb up 5
    • Até mesmo amazonenses, quando me encontram, perguntam-me se sou daqui mesmo, porque o meu tipo físico não é de um amazonense. As pessoas deveriam saber que o Brasil é um dos países que mais recebeu e recebe imigrantes de todas as partes do mundo!
      No Amazonas não existem só índios! Aliás, índios apenas na reserva, distante quilômetros da capital Manaus!

      Thumb up 3
    • Você fala Tupi-Guarani?

      Thumb up 10
    • Não, mas se falasse, teria muito orgulho das minhas origens indígenas! Não existe superioridade de uma raça em relação a outra. Desculpe-me pela grosseria, mas o mesmo estrume que é expelido do seu corpo também o é do meu, a não ser que você sofra de distúrbios gastroenterológicos.
      Respeito, paz e amor!

      Thumb up 1
    • Deco,

      Os tupis e guaranis habitaram somente a porção costeira do país.
      Nunca viveram na região amazônica.

      Thumb up 2
  87. Desculpe, não quero parecer um arrogante intelectual, mesmo por que não sou mesmo, mas essa confusão que fazem parece coisa de gente que fugiu da escola.

    Thumb up 23
    • Se esse tipo de conceito fosse formado apenas entre países seria até compreensível.
      Mas se você mora no sul, sudeste ou centro-oeste, pergunte a algumas pessoas o que acham do norte e nordeste.
      Vai perceber que esse tipo de erro é cometido principalmente entre pessoas cultas e estudadas, motivadas pelo preconceito.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
_57143197_facebooklikelarge
Como o Facebook mudou nossas vidas?

Você já reparou que ...

Fechar