10 ideias errôneas que temos sobre a África

Publicado em 2.01.2012

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com a ignorância das pessoas com quem já conversou a respeito de seu continente natal, a África. Segundo ela, o mundo ocidental sabe muito menos do que deveria sobre o continente africano, pecando por ignorância e preconceitos. Pensando nisso, Christine elaborou uma lista com dez ideias enganosas sobre o continente. Confira:

10 – A África é um país

Pode parecer inacreditável, mas muitas pessoas, segundo ela, ainda pensam que a África inteira é um país só. Na verdade, o continente africano tem 61 países ou territórios dependentes, e população superior a um bilhão de habitantes (o que faz deles o segundo continente mais populoso, atrás apenas da Ásia).

9 – A África inteira é um deserto

Dependendo das referências (alguns filmes, por exemplo), um leigo pode imaginar que a África inteira seja um deserto escassamente povoado por beduínos e camelos. Mas apenas as porções norte e sudoeste do continente (desertos do Saara e da Namíbia, respectivamente) são assim; a África apresenta um rico ecossistema com florestas, savanas e até montanhas onde há neve no cume.

8 – Todos os africanos vivem em cabanas

A fama de continente atrasado permite, segundo Vrey, que muitas pessoas achem que a população inteira habite cabanas com paredes de terra e teto de palha. A África, no entanto, tem moderníssimos centros urbanos nos quais vive, na realidade, a maior parte da população. As pessoas que habitam tais cabanas geralmente vêm de grupos tribais que conservam suas vilas no mesmo estado há muitas décadas.

7 – Os africanos têm comidas estranhas

Uma cidade africana, de acordo com a jornalista, se assemelha a qualquer outra localidade ocidental no quesito alimentação: pode-se encontrar qualquer lanchonete de fast food, por exemplo. Christine explica que os hábitos alimentares dos africanos não diferem muito do nosso, exceto pelo que se come em algumas refeições, como o “braai” (o equivalente ao nosso churrasco).

6 – Há animais selvagens por toda parte

Em uma cidade africana, você verá o mesmo número de leões ou zebras que encontraria nas ruas de qualquer metrópole mundial: zero. Não há absolutamente nenhuma condição favorável para eles nos centros urbanos, é óbvio que vivem apenas em seus habitat naturais. Se você quiser ir à África com o intuito de observar animais selvagens, terá que fazer uma viagem específica para esse fim.

5 – A África é uma excluída digital

A jornalista Christine conta que ainda conversa com pessoas, pela internet, que ficam surpresas pelo simples fato de que ela, uma africana, tem acesso a computadores e internet! Um dos interlocutores da jornalista chegou a perguntar se ela usava um computador movido a vapor. Ela explica que a tecnologia não perde muito tempo em fazer seus produtos mais modernos chegarem até a África, e que eles estão cada vez menos atrasados em relação ao resto do mundo.

4 – Existe o “idioma africano”

Da mesma forma que ainda há gente que considera a África um único país, também existem pessoas que
imaginam todos os habitantes do continente falando a mesma língua. Christine explica que apenas na Namíbia, de onde ela veio, há mais de 20 idiomas usuais, incluindo mais de um “importado” e alguns nativos. Nenhum país do continente tem menos de cinco dialetos correntes.

3 – A África tem poucos hotéis

Não é uma missão impossível encontrar hospedaria em uma visita ao continente africano. As maiores cidades do continente dispõem de dezenas de hotéis disponíveis para turistas. Só nas oito maiores cidades da África do Sul, segundo Vrey, existem 372 hoteis.

2 – Os africanos não sabem o que é um banheiro

Há quem pense, de acordo com a jornalista, que todos os africanos sejam obrigados a fazer suas necessidades atrás do arbusto ou em latrinas a céu aberto. Isso vale, segundo ela, apenas para as áreas desérticas e vilarejos afastados. No geral, uma casa na África dispõe de um vaso sanitário muito semelhante ao seu.

1 – Todos os africanos são negros

Da mesma forma que houve miscigenação de raças na América, devido às intensas migrações de europeus, a África também recebeu essas misturas. Na Namíbia, por exemplo, há famílias africanas brancas descendentes de franceses, holandeses e portugueses. Mas não há apenas isso: o continente também abriga grandes comunidades de indianos, chineses e malaios, de modo que não se pode falar em “raça africana”.

Christine Vrey também explica que não existe uma “raça negra”. Muitas pessoas, de acordo com a jornalista, acham que todos os negros são da mesma raça ou grupo étnico. Ela conta que já ouviu pessoas descreverem a própria descendência como sendo, por exemplo, ¼ britânicos, ¼ hispânicos, ¼ russos e ¼ “negros”.

Isso é um engano: há várias características físicas dissonantes entre os povos de pele escura. As diferenças começam pela própria tonalidade: alguns povos têm a pele mais “avermelhada” ou mais marrom do que outros, e alguns são menos escuros, sem levar em conta a miscigenação. Não é possível falar, portanto, em “negros” simplesmente. [Listverse]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

296 Comentários

  1. Eh a mesma concepcao que brasileiros do sul/sudeste teem em relacao aos estados e cidades do nordeste, centrooeste e norte, dos estadounidenses , canadenses e europeus teem da America do Sul, e por ai vai… falta de conhecimento mesmo…

    Thumb up 0
  2. Bom post refrescou minha mente .
    Ate hoje eu pensava que todos os africanos viviam semelhante aos índios nativos da america ou de forma mais arcaica que isso .
    Obrigado Stephanie , valeu mesmo .

    Thumb up 1
    • a AFRICA é um continemte fascinante berço da humanidade e uma cultura rica com povos fascinante e paisagem exuberante AFRICA sempre mim fascinou

      Thumb up 0
  3. África é linda acreditem, tem de tudo um pouco sou angolano e garanto q se nos visitar terás uma Viagem maravilhosa, temos hotéis 5 estrelas, comida típica e estrangeira ótima (chefes nacionais), angola é um território, uma nação, um país, temos embaixadas dos EUA, do Brasil, da França, em temos várias embaixadas o q acham q eles comem, onde dormem!!? É um absurdo pensar q a nossa comida é ruim ou a gente dorme em cabanas, existem sim cabanas como em outras partes do mundo, mas pensar q todos africanos vivem nestas condições é um absurdo, eu estou me licenciado em engenharia civil onde acham q vou exercer as minhas funções como engenheiro civil!!? Quem acompanha desporto sabe q os grandes futebolistas Didier Drogba e Samuel E’too são africanos, Ivoriense e Camaronese respectivamente, sabem também q o ex secretário geral das nações unidas (ONU) é africano, o campeonato mundial de futebol de 2010 foi realizado na áfrica do sul (áfrica é constituído por muitos países), o existe é gente menos informada q só conhece a sua localidade e tira conclusão errada sobre realidade alheia! Por favor pesquisem mais sobre áfrica e visitem áfrica se for possível e concerteza vão adorar conhecer áfrica. Falem comigo no facebook: Lauriano Hata M ou envie um email pra mim: laurianohata@gmail.com ou lauriano_hata_m@ovi.com tenho acesso à internet! África é uma maravilha!!!

    Thumb up 13
  4. Eu acho q a muito preconceito quando se fala de África, eu sou de Moçambique e vos irei falar dos adolescentes do meu pais:

    (Sem intenção de ser muito superficial… E nem toda a gente é assim)

    1. Somos loucos por filmes em 3D (sim, temos cinema 3D)

    2. A gente usa hacks para alguns programas quando não encontramos a venda.

    3. Temos vários shoppings.

    4. Não assistimos em Tv’s convensionais apenas, usamos Tv’s HD, LED e SmartTv.

    5. Temos acesso fácil a net, e no que toca as operadoras, temos tecnologia 3.5G (HSPA)

    6. Não temos falta de material informático, so não usamos muito Macbooks pela falta de uma Appstore Nacional.

    7. Existem Geeks (eu sou CDF assumido hehehe).

    8. Usamos demasiado redes sociais

    9. Galaxy S3 e vendido nas operadoras no preço normal ou por contrato (uns 2.000mt q não chega a 100 dolares)

    10. Não usamos moedas estrangeiras para praticas comuns de compra, a nossa moeda tem uma inflação alta.

    11. Não vivemos em cabanas :P

    12. Usamos banheiros (até de hidromassagem e outros tipos)

    13. Apesar do jogo the run, a muita gente que ainda gosta de nfsmw.

    Façam questões… A numero 11 foi de propósito.

    Thumb up 13
  5. Sou Professora da rede pública estadual da Bahia e postei essa reportagem no meu blog para que os alunos discutam esses equívocos sobre a África. As discussões entre os alunos têm sido muito interessantes. Visite-nos ! Clique no link abaixo ou copie e cole. Obrigada.
    http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/

    Thumb up 2
  6. Trabalhei em Kigale no distrito de Gasabo e arredores. é uma cidade limpa moderna
    O transito disciplinado coisa que não se ve muito no Brasil
    A Ruanda é conhecida como terra das mil colinas que proporciona uma bela paisagem co maravilhosas mansões com lindos jardins

    Thumb up 0
  7. Caramba…FENOMENAL…nunca li algo tão bom sobre o que pensam e o que realmente é Africa…
    Sou Brasileira e moro em Angola a 3 anos…
    Bjo

    Thumb up 2
  8. A África é muito bonita sim, apenas existem países mais pobres que o outro, diferenças econômicas comuns de serem encontradas num continente, ainda mais num grande como a África.

    Creio que a raiz desse pensamento seja o fato das pessoas considerarem a África um país em vez de um continente com vários países distintos mesmo.

    Thumb up 5
    • Pior que consideram a Africa como um país, mesmo! Tem muitos, inclusives pessoas da mídia televisiva que não sabe distinguir o Estado de Mato Grosso com o Estado de Mato Grosso o Sul e suas respectivas capitais!… Queremos o quê com esse povinhoc dito cultos brasileiros?

      Thumb up 5
    • Creio que a maioria das imagens, são da África do Sul, pois na maioria dos países da África, a população é muito pobre, e nunca devem ter ido a um Mc Donald´s, acho que uma minoria tem acesso à internet e outros bens de consumo.

      Thumb up 1
    • Rapaz, nao eh bem assim nao. visitei a angola a trabalho e pude conhecer hoteis, em algumas cidades pequenas, muito melhores q muitos encontrados no Brasil. Comi mc donalds e tomei coca cola, fora a riqueze cultural da regiao q visitei. Tinham tribos sim, mas todas com mais de 100km da cidade e acho q eles queriam ficar assim pela tradicao q seguem.
      Visitar a Africa pode ser uma otima surpresa nas ferias.

      Thumb up 8
  9. Tudo bem… concordo que há muita ignorancia, mas de certa forma, sempre pensamos na Africa de uma forma preconceituosa, e muito disso realmente eh desinformação…
    O trabalho dessa jornalista deveria ser muito bem Divulgado, afinal ninguem fala das mansões que existem na África, ou dos carrões que circulam em alguns locais, mas todos sabem muito bem da fome e da miséria !

    Thumb up 6
    • A verdade é que, em qualquer lugar do planeta existirá desigualdade social.
      Mas, mostrar esse fato em comum parte da colocação de cada nação perante o sistema capitalista. Ou seja, é fácil encontrar um cenário de pobreza do norte da América através dos meios de comunicação? – Não.
      A África só passou a ser ista pelos olhos da massa, veja bem, da massa, após o mundial e mesmo assim é notável que ainda há uma visão preconceituosa sobre o continente que, diga-se de passagem é muito rico, principalmente em conservação de culturas.

      Thumb up 4
  10. A pessoa tem que ser bem ignorante pra achar esse monte de coisas absurdas sobre a África,mas como quase todo mundo é ignorante imagino que seja comum pessoas que acham estas babaquices sobre a África.

    Thumb up 10
  11. po, tem muita besteira ai, o pessoal deve ser leigo mesmo, pique americano com geografia.
    mas tem muita coisa ali q acontece mais na africa do sul

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
_57143197_facebooklikelarge
Como o Facebook mudou nossas vidas?

Você já reparou que ...

Fechar