10 vídeos de 10 minutos que vão expandir sua mente

Você conhece as TED Talks, palestras sobre diversos temas, incluindo tecnologia, negócios e design, oferecidas por grandes mentes do mundo todo?

Algumas das mais perspicazes delas ocupam menos de 10 minutos do tempo do espectador – e podem ter um efeito incrível em sua vida.

Confira 10 delas que vão expandir sua mente:

“Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir”, por Julian Treasure

Neste vídeo, o consultor empresarial Julian Treasure faz observações sobre as desvantagens de fofocas, negatividade e desculpas, e destaca os valores de falar honestamente e sem julgamento.

Ele também descreve seis ferramentas que devemos considerar ao falar, incluindo ritmo, volume e timbre. A palestra lembra as pessoas que qualquer um pode utilizar o poder das palavras, desde que o faça intencionalmente.

“Preparem-se para o pensamento híbrido”, por Ray Kurzweil

O futurista e inventor Ray Kurzweil argumenta que, em duas décadas, o pensamento humano será composto de uma mistura de processos biológicos e não biológicos.

De acordo com ele, o cérebro operará do mesmo que faz hoje, mas se precisar de algum impulso extra, será capaz de se conectar a nuvens neurais externas – tudo graças a nanobots (robôs em nanoescala) vivendo dentro dele, conectados a essa nuvem.

“Eu escuto as cores”, por Neil Harbisson

Em 2003, Neil Harbisson, um artista nascido daltônico, teve uma antena implantada na base de seu crânio. Um sensor na extremidade dessa antena absorve luz e a traduz em ondas sonoras.

Isso coloca Harbisson na categoria única de pessoas conhecidas como ciborgues – parte humanas, parte tecnológicas. Sua palestra oferece um vislumbre estranho de sua vida futurista.

“Gever Tulley sobre 5 coisas perigosas para crianças”, por Gever Tulley

Gever Tulley, fundador da Brightworks, uma escola inovadora sediada em San Francisco, nos EUA, acredita na importância de deixar as crianças cometerem erros por si próprias, brincando e experimentando.

Sua palestra exalta as virtudes de mexer com fogo e desmontar coisas, tudo em nome de descobrir como o mundo funciona.

“A próxima epidemia? Não estamos preparados”, por Bill Gates

O bilionário filantropo já deu várias TED Talks, sendo que esta adverte de uma pandemia viral em grande escala. Gates crê que patógenos que viajam pelo ar podem – e vão – matar milhões de pessoas.

Ele argumenta que a vacinação é mais importante do que nunca e que todos devem incentiva-lá para proteger suas famílias.

“O poder oculto do sorriso”, por Ron Gutman

Um sorriso é muito mais do que apenas um sorriso, advoga o empresário Ron Gutman nesta palestra. A exibição dos dentes pode potencializar a longevidade e desencadear emoções positivas.

Gutman apresenta vários estudos que explicam os benefícios do sorriso. Por exemplo, um da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, descobriu que sorrir faz as pessoas parecerem mais simpáticas e competentes.

“A chave para o sucesso? A determinação”, por Angela Duckworth

Angela Duckworth, psicóloga da Universidade Estadual da Pensilvânia, apresenta pesquisas que dizem que o QI e o talento não são os segredos de sucesso. Em vez disso, é a capacidade de perseverar após o fracasso. Duckworth chama essa característica de “grit” (ou “determinação”).

Sua pesquisa sobre o assunto transformou a forma como os psicólogos e as empresas pensam o sucesso.

“Vamos tentar ser emocionalmente corretos”, por Sally Kohn

A política progressista Sally Kohn afirma que correção política não é o mecanismo pelo qual as pessoas devem se relacionar.
A persuasão não começa com a política, e sim com as emoções. Logo, Kohn defende uma escuta ativa e compassiva para começar “os tipos de conversas que realmente levam à mudança”.

“Esqueça multitarefa, tente monotarefa”, por Paolo Cardini

O designer e professor Paolo Cardini incentiva as pessoas a reconsiderarem o valor da multitarefa. Ele diz que realizar várias tarefas ao mesmo tempo é sobrestimado do ponto de vista da produtividade – e muita pesquisa concorda.

Em vez disso, Cardini sugere que as pessoas tentem fazer uma coisa de cada vez até terminar, antes de iniciar a próxima tarefa. Isso poderia tornar a vida um pouco mais fácil.

“A maneira que pensamos sobre trabalho está falida”, por Barry Schwartz

O que torna o trabalho satisfatório? Além de um salário, existem valores intangíveis que, de acordo com Barry Schwartz, que estuda a ligação entre economia e psicologia, nossa maneira de pensar sobre o trabalho simplesmente ignora.

É hora de parar de pensar nos trabalhadores como engrenagens em uma roda. [BusinessInsider]

Por: Natasha RomanzotiEm: 9.05.2017 | Em Principal, Super listas  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,90 de 5)
Curta no Facebook:

Uma resposta para “10 vídeos de 10 minutos que vão expandir sua mente”

Deixe uma resposta