Falar em público: essa habilidade pode aumentar seu valor profissional

Por , em 26.05.2014

Se você quiser aumentar substancialmente o seu valor como um profissional de negócios ainda neste ano, o bilionário Warren Buffett tem um conselho: dominar a arte de falar em público. Buffett, que é considerado o investidor mais bem-sucedido do século XX, disse uma vez a uma classe de estudantes de business que ele iria pagar a qualquer um da sala US$ 100 mil por 10% de seus ganhos futuros. Se eles fossem bons comunicadores, ele elevaria sua oferta em 50%, porque falar em público tornaria seu “investimento” mais valioso.

Carmine Gallo é o coach de comunicação das marcas mais admiradas do mundo e colaborador da revista “Forbes”. Gallo conta que lembrou desta história durante uma conversa com um recém-formado. Embora o novo profissional tenha se formado em uma universidade altamente renomada no lugar de onde veio, ela não tem o nome de Harvard ou Yale. Ele também, aparentemente, não recebeu o memorando informando que é difícil para os jovens encontrarem emprego.

O jovem conseguiu um boa posição em sua terceira entrevista. Ele acha que sua boa capacidade de comunicação foi o grande diferencial para o seu sucesso. Ele estudou os produtos da empresa e desenvolveu seu próprio “discurso de elevador”. A conversa foi tão convincente que seu novo chefe ainda lhe pediu para gravá-la para que a empresa pudesse mostrá-la para seus vendedores. Não é nenhuma surpresa que o novato tenha sido contratado.

Porém, não ache que o norte-americano recém-formado que conversou com Gallo é um tipo de gênio. Qualquer um que tenha acesso à internet e um pouco de disposição pode usar ferramentas disponíveis online para melhorar suas habilidades de comunicação.

Aqui vão algumas dicas para falar em público:

Slideshare

Este site é a maior comunidade de compartilhamento de apresentações. A qualidade de alguns dos melhores projetos é impressionante e vai mudar completamente a forma como você olha para o PowerPoint. Enquanto qualquer um pode fazer o upload e compartilhar uma apresentação, a página inicial do site destaca alguns dos melhores exemplos diariamente.

Por exemplo, a empresa de design Empowered Presentations postou uma apresentação no Slideshare de comemoração às festas de final de ano. Os slides fazem uma brincadeira inteligente com a canção “12 Days of Christmas”, criando os “12 Dias de PowerPoint” para destacar tudo de errado que as pessoas fazem com o software. Fontes diferentes, combinações de cores e word arts bregas são apenas alguns dos problemas que você vai ver.

Livros de Nancy Duarte e Garr Reynolds

Os designers são renomados internacionalmente e “Apresentação Zen”, de Reynolds, e “Ressonância”, de Nancy, estão disponíveis em português. “Slide:ology”, também da especialista em apresentações, é outro ótimo guia.

TED.com

Garr Reynolds também dá ótimas palestras sobre design de apresentação. Esta apresentação que Reynolds deu no TEDx Kyoto é engraçada, informativa e visualmente intrigante. Pode te inspirar a pensar de forma diferente sobre suas próprias apresentações.

TED Talks estão por toda parte. Essas palestras podem ser vistas no YouTube, Netflix, aviões, televisão e no TED.com. É possível habilitar legendas em várias línguas para as palestras, inclusive em português. A conferência nacional TED e seus eventos irmãos menores (TEDx) reúnem algumas das pessoas mais brilhantes do mundo para falar sobre uma variedade de tópicos.

Você pode já ter visto uma palestra do TED e há uma boa chance de que as pessoas da sua audiência também tenham visto. Isso significa que, gostemos ou não, a sua apresentação pode ser comparada com uma do TED, que só trazem palestrantes que dominam a arte de contar histórias. Como os vídeos têm apenas até 18 minutos de duração, é um tempo bem gasto para quem quer melhorar suas habilidades de falar em público.

Em resumo, para se dar bem, seja persuasivo. Domine a capacidade de falar em público e saia na frente. [Forbes]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!