15 Fatos curiosos e pouco conhecidos da ciência

Publicado em 10.08.2009

Essa é mais uma lista de fatos na ciência, mas hoje vamos focar especialmente em trívias pouco conhecidas. Há esperança que você encontre pelo menos alguns itens que sejam completamente novos. E é claro, fique à vontade de adicionar algum fato fascinante nos comentários. (Se você quiser ler outras listas de fatos, aqui estão os 28 Fatos incríveis sobre o beijo e 10 Fatos extraordinários sobre os sonhos.

1. Um iceberg contém mais calor do que um palito de fósforo acesso. A razão é o tamanho da inclinação do iceberg.

2. Respiração das cavernas. Elas inspiram e expiram uma grande quantidade de ar quando a pressão barométrica da superfície muda, e o ar avança dentro ou fora procurando equilíbrio.

3. Apesar das chances de ser atingido por um meteorito serem bem pequenas, existem de alguns casos documentados: Em 21 de junho de 1994, Jose Martin, da Espanha, estava dirigindo com sua esposa perto de Madrid, quando um meteoro de 1,4 quilogramas bateu em seu pára-brisa, inclinando a roda dianteira e parando no assento traseiro. Martin teve um dedo quebrado enquanto sua esposa saiu ilesa. E recentemente ocorreu este caso com um menino de 14 anos.

4. Quando uma nova abelha rainha aparece na colméia, ela “pia” (cantando repetidamente um SOL sustenido ou nota LÁ) para incitar suas abelhas subordinadas a brigarem por ela, caso uma outra rainha da colméia queira matá-la. Você pode escutar o pio da abelha no vídeo do youtube acima. Todas as abelhas piam em uma mesma nota – mas as abelhas africanas piam frequentemente e mais alto.

5. Existe uma hipótese de que o sol tem uma companheira que está a 1 e 1.5 anos luz de distância. Acredita-se que tem uma órbita elíptica que, a cada 26 milhões de anos, envia matéria em direção à Terra causando extinção em massa. A estrela, se existir, é possivelmente uma anã vermelha ou marrom. Seu o nome seria Nemesis ou “Estrela da Morte”.

fulgurito

6. Fulgurito é o nome para um fóssil de relâmpago. Eles são tubos de vidros naturais e côncavos formados de quartzo de areia, ou sílica, e são formadas quando um relâmpago, com a temperatura de pelo menos 1.800°C, derrete instantaneamente a sílica em uma superfície condutiva e gruda os grãos entre si. A imagem acima é um fulgurito.

7. Quando Anders Celsius (1701 – 1744) criou a escala de Celsius, inventou de forma contrária que, o 0°C seria o ponto de ebulição da água e 100°C seria o ponto de congelamento. Isso foi revertido no ano de sua morte por Carolus Linnaeus.

8.Quando derruba-se bolas de vidro e aço em uma superfície muito dura e rígida, elas irão pular mais alto que bolas de borracha. A razão é que bolas de borracha se deformam no impacto, achatando na superfície e voltando.

9. A 65 milhões de anos, um meteoro colidiu em Chicxulub, no México, causando megatsunamis a milhares de metros de altura. Especula-se que este impacto seria a primeira causa da extinção de dinossauros.

10. O som viaja muito mais rápido no aço do que do ar: O som percorre em 5100 m/s direto do aço, 1480 m/s da água e 330 m/s do ar.

iceberg

11. A maioria dos icerbergs é de água doce causados pelas geleiras do continente. Alguns icebergs da água do mar existem – e são verdes. Quando um iceberg pega água do mar, cria listras verdes. A água normal congela mais rápido em um iceberg podendo causar listras azuis. É muito bonito ver e a foto acima é um bom exemplo desse efeito.

12. O som do estalo de um chicote é na realidade um estrondo supersônico – é porque a ponta do chicote fica mais rápido do que a velocidade do som. O chicote foi o primeiro invento do homem capaz de ultrapassar a barreira do som.

13. Atualmente a Terra está no meio de uma ‘idade do gelo’ que começou por volta de 2,58 milhões de anos atrás. Nós estamos no período interglacial que começou entre 10,000 e 15,000 anos atrás e pode durar mais de 50,000 anos, antes da glaciação global começar novamente.

14. A companhia de software para vídeo game Nintendo começou seus negócios em 1889 como “Nintendo Koppai”. Sua primeira produção? Baralhos.

15. O primeiro reator nuclear do mundo foi construído em uma quadra de squash/tênis debaixo de um estádio de futebol em Chicago, em 2 de dezembro de 1942. Embora só gerasse força suficiente para a acender um holofote, foi provado que a energia nuclear era possível.

[Listverse]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. Não apenas a pressão barométrica faz as cavernas “respirarem”. A principal razão desta “respiração” é a diferença da temperatura dentro e fora da caverna. No inverno o ar é mais frio e mais denso (mais pesado) penetra na caverna expulsando ar mais quente e úmido lá existente e criando um fluxo renovador. Isto também ocorre em minas subterrâneas e é conhecido como ventilação natural.

    Thumb up 0
  2. Fulgurito não é causado por relâmpago e sim pela passagem da corrente elétrica do raio através da areia. O calor gerado nessa passagem funde o quartzo e forma o fulgurito, que nada mais é que um tubo-testemunha do fenômeno. Então esqueçam o termo fóssil para fulgurito. Relâmpago é o clarão causado pela descarga elétrica (raio). Clarão não forma fulgurito algum, quem forma é o raio.

    Thumb up 1
  3. Essa tal pedra de corisco deve ser algum meteorito não é?
    E como vc prova que é um objeto desses?

    Thumb up 0
  4. olha eu queria saber se pedra de corisco tem algum valor pois tenho uma ela gruda no ima e pesada cheira ferro tempartes escuras pois estou disposta a vende la filmei e coloquei no youtube link pedra presente se puder de uma olhada 013 97814658 013 9640 8716 ju…

    Thumb up 0
  5. GOSTARIA QUE ALGUM ME RESPONDESSE SE A PEDRA DE CURISCO TEM ALGUM VALOR?

    Thumb up 0
  6. Essa matéria tem algumas coisas interessantes, mas tem algumas informações esquisitas: que negócio é aquele da inclinação do iceberg, e sobre a Nintendo: tá, ela começou em 1889… e qual é o fato científico disso? Pelo que me parece isso são NEGÓCIOS!!

    Thumb up 9
  7. eu sabia que o iceberg tinha mais calor por ser muito grande, e por isso fiquei meio encucada quando falaram da inclinação. porque diabos o motivo seria a inclinação? O.O

    Thumb up 2
  8. eu achei estranho, mesmo, o iceberg ter mais calor por causa da inclinação… aliás, onde deveria ficar a base dele?

    Thumb up 3

Envie um comentário