Má notícia para tomadores de café

Por , em 17.08.2009

Beber café é bom ou ruim para a dor de cabeça? A resposta para a pergunta não é nada simples, mas uma pesquisa recente afirma que pessoas que consomem grandes quantidades de cafeína diariamente têm maiores chances de sofrer dores de cabeça ocasionais do que as que não consomem a substância.

Por outro lado, a pesquisa mostrou que um baixo consumo de cafeína pode ser ligado a uma maior probabilidade de dores de cabeça crônicas – definidas no estudo como aquelas que duram mais de 14 dias por mês. Além disso, a cafeína é um ingrediente comum em analgésicos para dor de cabeça.

» Café pode dar alucinações

Knut Hagen, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, realizou a pesquisa com 50.483 pessoas que responderam a um questionário entre 1995 a 1997. Apesar da abrangência da pesquisa, os estudiosos ainda não sabem exatamente o porquê da associação entre a cafeína e a prevenção ou a causa das dores em algumas pessoas.

Beber ou não beber?

As pesquisas que relacionam o consumo de cafeína a dores de cabeça, entretanto, não oferecem alívio àqueles que sofrem do problema. Afinal, é melhor continuar tomando o cafezinho ou não?

A verdade é que ninguém sabe. Alguns estudos mostram uma relação forte entre o consumo de cafeína e dores de cabeça crônicas e enxaquecas, enquanto outros não encontram tal relação. O estudo norueguês é importante pois foi feito em larga escala, com uma população variada – o problema é que a dor de cabeça não escolhe suas “vítimas” assim.

Por exemplo, a frequência da dor de cabeça comum foi 18% maior nas pessoas que consumiam mais de 500mg de cafeína por dia, quando comparadas com aquelas que consomem apenas 125mg. Porém, será que isso significa que a cafeína causa as dores de cabeça ou simplesmente que as pessoas que têm mais tendências para sofrer disso bebem cafeína para melhorar? Os próprios pesquisadores afirmam que não é possível descobrir isso.

» Tomar café leva a seios pequenos e menores

Mais difícil ainda, para eles, é explicar por que a dor de cabeça crônica é menos comum entre os indivíduos com consumo moderado ou alto. Uma possibilidade é que a substância ajude a tornar a dor crônica em uma dor menos frequente.

Embora ainda seja impossível determinar ao certo qual é o melhor caminho para aqueles que sofrem de dores de cabeça, Knut Hagen disse que as pessoas deveriam considerar a possibilidade de diminuir o consumo de café e outras bebidas cafeínadas se elas sofrem de dores de cabeça, pois isso pode ser parte da causa do problema. [Science Daily]

31 comentários

  • Karina Fabio Meireles:

    Olá, quando parei de tomar café só ganhei em saúde, eu sofri por uma semana com os efeitos colaterais mas valeu muito a pena. Recomendo

  • Diego Olimpio:

    Trabalho com café e consumo café quase o dia todo, no minimo 5 xicaras por dia e nunca fiquei com dor de cabeça e nem viciado por causa da cafeina. Acho que tudo oque dizem sobre café varia de pessoa para pessoa.

  • Caroline Denadai:

    Bom, tenho 19 anos, não tomo leite (na verdade, não gosto do sabor do leite) e por isso no café da manhã onde é comum as pessoas tomarem leite, eu tomo o café. Não lembro a última vez que tomei leite, parei de tomar desde pequena mesmo.
    A partir dos 14/13 anos, criei o hábito de tomar café todos os dias e há 3/2 anos estou sofrendo com dores de cabeça (que até se assemelham com enxaqueca). As pessoas dizem que é por conta do café, mas o que eu não entendo é: se eu não tomo café, a dor de cabeça vem com muita intensidade e nos dias que eu tomo café as vezes a dor de cabeça nem aparece ou aparece com dores fracas. Então não sei se o café, para mim, é algo negativo ou positivo. :/
    O melhor é procurar um neuro… (y)

  • Caroline Denadai:

    Bom, tenho 19 anos, não tomo leite (na verdade, não gosto do sabor do leite) e por isso no café da manhã onde é comum as pessoas tomarem leite, eu tomo o café. Não lembro a última vez que tomei leite, parei de tomar desde pequena mesmo.
    A partir dos 14/13 anos, criei o hábito de tomar café todos os dias e há 3/2 anos estou sofrendo com dores de cabeça (que até se assemelham com enxaqueca). As pessoas dizem que é por conta do café, mas o q

  • enegreiros:

    Ninguem sabe mais no que acreditar, esse mesmo site afirma que tomar café faz bem. Procure: “café pode reduzir cancer em mulhreres” ou “café faz voce viver mais tempo” e agora essa má noticia do café! Porque nao publicam um estudo sério sobre tal ao invés de ficar colhendo estorinhas na internet? Mesma coisa vi sobre ovos, que ovos fazia mal, já outro estudo diz que faz bem, e o coitado do leitor nao sabe em quem mais acreditar! Pois eu digo então! Acredite em você mesmo! Elas por Elas!

    • Ana Suzuki:

      Acho que cada caso é um caso, cada corpo é um corpo. Por isto endoidamos com tantas informações disparatadas. Por exemplo, uma pesquisa sobre osteoporose em Minas, onde se bebe tanto leite desde a infância, não vai dar o mesmo resultado que em São Paulo, onde se bebe tanto café, mesmo que o número de participantes seja igual.

    • enegreiros:

      Filha se cada caso é um caso e cada corpo é um corpo, então não se publique uma matéria como sendo verdade de fato para todos!

  • helena:

    pois o café com cafeína é como uma droga.
    ñ consumia café, foi depois de um certo tempo q comecei a tomar
    2 xícaras de café x dia.
    devido ao calor parei com o café e fiquei uma semana com dor de cabeça, enxaquecas e mal estar. ou seja, consequencia da falta da cafeína no meu organismo.
    essa bebida negra e quente vicia mesmo, como uma droga.
    a parte desse sintoma, sempre depois de tomar o café notava uma alteraçao de animo, uma certa inquietaçao.
    me surpreende ler artigos onde dizem que desconhecem os efeitos nocivos a saúde provocados pelo café.
    agora só tomo café se for descafeínado.

  • Alex:

    Com migo e assim que funciona como tenho muito sono e preciso ficar atento na facu tomo guarana pó pela caféina se eu tomar por mais de 5 dias e ficar um proxímo dia sem tomar vem a dor de cabeça porem se eu ficar dois dias seguidos sem tomar acaba a dependencia o mesmo ocorre com café minha mae tem o mesmo dilema.

  • Rafael:

    Olha nao sei se existe algum tipo de estudo sobre oque o cafe causa em uma determinada pessoa, eu sofro muito com dores de cabeça tomei muito cafe durante minha infancia e juventude, agora com 32 anos tenho muitos problemas relacionados ao consumo excessivo do cafe, dores de cabeça problemas no figado.
    Gostaria de saber ao certo se realmente foi o cafe ou nao.
    A um certo tempo se eu nao o tomasse tinha muita dor de cabeça, agora que diminui a quantidade (uma vez no dia pela manha) se eu tomo em excesso tenho dor de cabeça e nauseas.
    Vai entender.

    • enegreiros:

      Nao é o café. Você está grávida!

  • samia:

    eu queria saber,se para quem e viciado em cafe,se parar de tomar de uma vez causa alucinaçoes de medo tipo,que estar sem ar,e com medo de morrer?e oque venho sentindo quando parei de tomar cafe de uns dias para ca….

    • enegreiros:

      Sim e segundo estudos a pessoa pode estar andando na rua e cair durinha!

  • Luan:

    Nossa nada a ver … eu tenho 15 anos sou viciado em cafe tomo 1l por dia , se eu ficar sem eu passo mal , com muita dor de cabeca .. putz NADA A VER!

  • natalia:

    Eu tomo muito cafè e acho que isso ta me preujudicando muito pois tenho sò 15 anos

    • enegreiros:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada uma!

  • natalia:

    Eu sinto mitas dores de cabeça acho que pode ser a grade quantidade de café que eu consumo

  • NELSON RIBEIRO:

    TOMAR CAFE E MUITO BOM E IMPORTANTE PARA A SAUDE DESDE QUE SEJA COM MODERACAO FAZ MUITO BEM

  • thiago ecker:

    Marcos Tadeu
    Da mesma forma que pessoas estao com vontade de fumar, fumam e passa, depois volta, cafeina vicia, ontem a noite tomei 5 xicaras de cafe(das grandes sem leite)quando fui deitar não conseguia dormir, meus olhos doiam e eu não sentia nada de sono, imaginava coisas, só consegui dormir quando cobri a cabeça, quando acordei em meu quarto(que é escuro)tirei a coberta da cabeça e via como se tivesse uma luz forte machucando meus olhos, ouvi dizer que isso é culpa do cafe, mesmo assim vou continuar tomando só que agora apenas uma ou duas xicaras por dia porque a final de contas eu amo cafe 🙂

    • enegreiros:

      Beba mais café e pare de fumar maconha.

  • erica:

    Fazem 5 dias que não tomo neosaldina(o unico remedio que resolvia para a minha enxaqueca), pois resolvi tomar café apesar de não gostar. Tomo 1 gole as 7:00 hs e outro gole as 14:00 horas.Parece mentira ,mas para mim está fazendo muito bem, alem de não sentir as fortes dores na cabeça, estou mais disposta e ativa no trabalho bem como nas atividades em casa.

  • kemi:

    Odeio café… Só sentir o cheiro já começa a me dar enjoo… Pois bem, decidi que iria começar a tomar café para me acostumar com o sabor. Bom, descobri que foi um erro… Estou há quase 24h com fortes dores de cabeça e com “luzes” atrapalhando a visão (a mesma coisa de quando te prendem em um quarto escuro, você olha em direção à lâmpada e acendem bem nessa hora)… Minha mãe é enfermeira e disse que era por causa da cafeína, sendo que nem tomei grandes quantidades. Nunca mais quero ter essa dor novamente… Não vou mais beber café.

    • enegreiros:

      Isso foi maconha nao?

  • fabiana gama:

    quando acordo vou logo tomando cafe tomo muito cafe e quando o dia vai passando vou tendo sintomas de dores de cabeça meu medico disse que e enchaqueca que tenho que diminuir o cafe como façose nao consigo e minhas dores sao insuportaveis

  • Elias Tinoco:

    Eu bebo bastante café e fumo também, será que é poor cauda disso que sinto dores de cabeça de manhã, assim que acordo?

  • Norma:

    Possuo os seios muitos grandes e, de acordo com a matéria acima, poderei reduzi-los. Portanto, fico feliz de poder se livrra das minhas moxibas.

  • Flavio da Silva Martha:

    Tomar 3 xicaras de cafe causa dor de cabeça?

  • Silva:

    Tenho dores de cabeça e qndo bebo café se agravam, outras veses só por beber café sinto dores de cabeça e insônia.

  • Anderson J. de O. Nascimento:

    Eu sempre sinto dores de cabeça quando não tomo café cedo, quando é lá pelas 14:00 a cabeça tá explodindo, as vez trabalho até mais tarde, chegando em casa de madrugada, o que faz eu não tomar café, durmo e quando acordo a tarde, já sinto que falta café no corpo, corro para tomar um pouco senão o bicho pega depois, dores muito fortes, já pensei em parar de tomar café, mas a dor de cabeça fica mais forte

  • Jeremias:

    Se eu estou com inicio de dor de cabeça e tomo café ela se torna mais forte. Juntamente a isso minha pressão cardíaca sobe, sendo que sofro de pressão baixa.

  • Marcos Tadeu:

    Não sei se isso tem algum explicação mas quando estou com dor de cabeça eu tomo café e passa e olha que eu nem gosto muito, tomo raramente somente mesmo para aliviar a dor de cabeça

Deixe seu comentário!