O elo perdido: Ancestral mais antigo do homem é encontrado

Por , em 5.10.2009

Ardipithecus ramidus Ardi
Ardi: UmaArdipithecus ramidus

Cientistas descobriram na Etiópia uma ossada do ancestral mais antigo dos humanos modernos. O Ardipithecus ramidus, apelidado de “Ardi”, viveu há aproximadamente 4,4 milhões de anos, e é 1,2 milhões de anos mais velho que “Lucy” da espécie Australopithecus afarensis, até então o hominídeo mais antigo conhecido pela ciência.

A descoberta da ossada foi feita em 1994, mas somente agora os cientistas chegaram a conclusões definitivas sobre a descoberta. Cientistas encontraram 35 ossadas da espécie, e conseguiram construir um esqueleto quase completo de Ardi, com 125 pedaços de sua ossada, constituindo um retrato bastante completo sobre a espécie. O esqueleto mostra detalhes sobre como humanos e macacos tomaram caminhos diferentes há aproximadamente 7 milhões de anos.

O antropólogo Owen Lovejoy, da Universidade de Kent State, nos Estados Unidos, afirma que o esqueleto modifica a compreensão sobre a evolução humana. “Fica claro que humanos não são uma mera modificação dos chimpanzés, apesar da similaridade genética”, afirma o pesquisador.

De acordo com os cientistas que descobriram Ardi, a espécie é mais próxima a humanos do que a chimpanzés. O esqueleto encontrado media 120 centímetros e pesava 50 quilos. Acredita-se que ela andava sem o apoio das mãos, e ainda não tinha uma arqueadura dos pés, característica apresentada pelos hominídeos modernos. Ardi tinha pés semelhantes aos de macacos, mas eles não eram flexíveis o bastante para se agarrar a galhos, como muitos macacos fazem.

Os cientistas acreditam que a espécie passava a maior parte do tempo no solo, embora pudesse fazer rápidas caminhadas sobre galhos de árvores. Os dedos de Ardi são longos e semelhantes aos de humanos, e seus pulsos são mais flexíveis que os de primatas.

Os relacionamentos da espécie eram semelhantes aos de humanos, já que Ardi não tem caninos longos, como os que gorilas e outros primatas não-monógamos têm. “O canino não é projetado nem afiado, e não serve como uma arma”, afirma Lovejoy.

Algumas partes do esqueleto não foram encontradas, como a pélvis de Ardi, que estava completamente destruída. Ainda assim o paleoantropólogo Alan Walker se mostra muito animado com a descoberta da espécie: “É uma incrível criatura darwiniana, que tem características intermediárias do último ancestral comum entre humanos e primatas”, afirma Walker.

Lovejoy também não esconde seu entusiasmo ao falar de Ardi: “Este não é apenas um esqueleto”, afirma o pesquisador. “Nós conseguimos completar um retrato fantástico e detalhado sobre um período sobre o qual não se sabia nada”, diz Lovejoy. [DailyTech]

• Leandro Luiz Eckert Miranda:

na realidade não há “elo perdido”, pois nós mesmos somos o “elo” dentro de um ciclo evolutivo muito maior que possamos imaginar.

• aaronkleina:

Os próprios cientistas afirmam que não passa de um macaco extinto e não um ancestral comum do homem.

• aaronkleina:

Duas matérias técnicas foram publicadas na revista SCIENCE 1 e 2, em 28 de Maio de 2010.

• Aldo Fernandez:

Não sei o por quê de tanta discussão sobre isso… semana que vem acham uma meia dúzia de dentes e desenham outro macaco falando o mesmo…

Verdade. E apesar da descoberta de tantos ancestrais humanos, ainda tem gente que nega a evolução. Mas quem sabe com mais um ancestral eles mudem de ideia…

• Paulo Alves:

Continuo cético, por saber que é muito fácil forjar provas…

• PhysicistJB:

Forjar provas é muito fácil mesmo, o difícil é fazer com que essas tais provas passem pelo olhar severo da ciência. Tire de tua cabeça que ciência é como uma mesa de bar onde os colegas inventam um monte de conversa fiada. Ciência é baseada em testes muito rigorosos.

• Jardel Wylamy:

^Criacionista acima.

• Otoniel Medrado:

Ardipithecus é um quadrúpede palmígrado [ou seja, apoiava-se nas plantas das quatro patas], e não um bípede. Aliás, é muito difícil dizer se

• Pedro Henrique C:

Muito interessante!

• Anderson Vieira:

ESPERO QUE O SER HUMANO SE TORNE NO FUTURO UM HOMEM MELHOR ANDE POSSAMOS ESTAR DE BEM COM A SOCIEDADE EM MODO GERAL E BEM COM A NATUREZA ONDE POSSAMOS TER O ECO SISTEMA CUIDADO LIVRE DE DESTRUIÇÕES ASSIM VAMOS TER NÃO SÓ UM HOMEM MELHOR MAIS SIM UMA PLANETA MAIS LIMPO….

• rogerio727:

eu não tenho medo do que o Homem foi, mas no que ele ser tornará.

• Floret:

Olá gente brilhante que como eu gosta de coisas mais interessantes do que televisão !
    Afora toda essa discussão acima ser muito boa para abrir mentes, gostaria que alguém me explicasse uma coisa: Se esses fósseis são somente de pequenos pedaços que ja nem tem mais DNA para comparação, como saber se não era de tão somente um primata ? Macaco, gorila, bonobo…..hominidio… tudo igual….! ??

• PhysicistJB:

Eu não sou biólogo, mas pelo que já li e estudei posso explicar com certa grosseria como funciona: os ossos humanos e de todos os animais têm características singulares, certo? Acontece que esses fósseis achados compartilham em sua estrutura óssea características humanas e de outros primatas ao mesmo tempo, dando uma indicação que eram criaturas transicionais. Obviamente existe diversas outras maneiras de detecção de como as criaturas eram, mas, eu realmente não saberia dizer como. Espero ter contribuído positivamente.

• JLKLEIN:

não existe uma evolução do macaco para o homem, ele o homem, simplesmente sempre existiu, ele é uma especie como outras qualquer so evoluiu, como todos evoluem perdeu o pelo e por ai a fora, e vamos continuar evoluindo, ate nos destruirmos e abitat mos outros planetas, na verdade a vida começou aqui, aqui é o paraiso.

Muito interessante, pena que darwin fez essa teoria, mas nao acreditava. Entao porque varias pessoas acreditam nessa teoria?

• Jean Carvalho:

Ok, Marcelo, mas, para muitos, o Ardi poderia ser classificado como uma espécie de “macaco” (ou gorila, o q. p/ muitos é a mesma coisa…). Então, p/estes, Darwin não estaria tão errado assim. Ele apenas não se expressou muito bem, “do ponto de vista científico”…

• rogerio727:

simples, o Darwin não se considerava o dono da verdade, ao contrário de muitos religiosos.

• Anônimo (que não resistiu ao ver um comentário tão absurdo oriundo de alguém tão cego e soberbo):

Bioquímico? “Tudo isso é prova inconteste da Evolução!
    Fora isso vc vê literalmente a evolução acontecer em especies de vida curta, como bactérias. Não é a toa que surgem novas doenças a todo o instante!
    Duvidar da Evolução ou do Big bang é o mesmo que duvidar da Teoria da Relatividade ou da quantica!”

Outra coisa: a teoria do Big Bang trata-se apenas de um modelo que, segundo a Ciência, é o que melhor descreve a origem do universo atualmente. Existiram muitos outros modelos científicos anteriores a esses que descreviam a origem do universo. Eles foram considerados como coerentes e verdadeiros em outras épocas pelas comunidades científicas. Por que isso não pode acontecer com a teoria do Big Bang futuramente? Até com as leis de newton aconteceu algo parecido! Pensava-se que elas descreviam todos os movimentos existentes na natureza, mas depois verificou-se que elas não conseguem explicar certos fenômenos descritos através da RELATIVIDADE de Einstein.

• Bioquímico:

Como parece que vc não acredita na Evolução, que teoria vc propõe devidamente embasada em dados experimentais?

E já que pra vc bactérias por mais que evoluam continuam sendo bactérias, então pela sua lógica o Elo Perdido – um primata – pode muito bem ter dado origem ao homem – tb um primata – e ao macaco – outro primata!

Ou seja, à luz do seu raciocínio, a evolução do homem a partir do Elo Perdido é perfeitamente possível!
      Exatamente o que fala o artigo acima.

• Bioquímico:

“Evolução exige mudança de “espécie”. Isso não ocorre com o caso das bactérias citadas por você. Ocorrem variações dentro da própria “espécie”, pois elas continuam sendo bactérias.”

Vc confunde espécies com filos, mas tudo bem.

O homem e o macaco são PRIMATAS , que por sua vez descendem de um outro PIRMATA – o tal Elo Perdido.
      Oras, segundo a sua lógica, os 3 são da mesma “espécie” (a dos primatas), logo não há pq rejeitar a evolução ou a existencia do Elo Perdido à luz do seu raciocínio.

• PhysicistJB:

Vou explicar o porquê do modelo do Big Bang ter poucas chances de ser totalmente rejeitado: porque diferentemente do que você acredita a a mecânica de Newton não estava errada e nem foi rejeitada, pois, até hoje para se colocar um robô em marte se usa a mecânica dele. O que ocorre é que se descobriu que essa mecânica não pode ser usada em todos os casos, ou seja, existe limites extremos que apenas uma teoria mais geral pode descrever, que no caso é a relatividade de Einstein. Portanto, não temos erros excludentes, e sim teorias mais abrangentes. No caos do big bang e evolução, por exemplo, são teorias que vão sendo refinadas e lapidadas e não excluídas como enganos titânicos. Geralmente um erro excludente a esse ponto são cometidos pela religião que é bem diferente da ciência.

Bioquímico? “Tudo isso é prova inconteste da Evolução!

Não fala besteira! Destaquei apenas essa por ser a mais absurda.Ora, Evolução exige mudança de “espécie”. Isso não ocorre com o caso das bactérias citadas por você. Ocorrem variações dentro da própria “espécie”, pois elas continuam sendo bactérias.
    Outra coisa: a teoria do Big Bang trata-se apenas de um modelo que, segundo a Ciência, é o que melhor descreve a origem do universo atualmente. Existiram muitos outros modelos científicos anteriores a esses. Eles foram considerados como coerentes e verdadeiros em outras épocas. Por que isso não pode acontecer com a teoria do Big Bang? Até com as leis de newton aconteceu algo parecido! Pensava-se que elas descreviam todos os movimentos existentes na natureza, mas depois verificou-se que elas não conseguem explicar certos fenômenos descritos através da RELATIVIDADE de Einstein.

• Bioquímico:

Respondendo ao seu questionamento, eu NUNCA falei que o big bang, a quantica, a relatividade ou mesmo a evolução não podem ser questionadas ou mesmo mudadas. Pelo contrário! É devido ao fato de terem sido tão questionadas e sem ser encontrados furos nas teorias (até o momento) que elas são universalmente aceitas.
      Mas nada impede que no futuro surjam outras teorias. Foi assim com Newton, suplantado pela relatividade e pela quantica. Foi assim com o universo estacionário suplantado pelo big bang e por ai vai…

Sobre as bacterias elas podem continuar sendo bacterias sim, mas NOVAS especies de bacterias. E idem pra virus, protozoários e por ai vai…
      Mas se vc tiver um tempo muito grande vc começa a ver SIM uma transição entre especies realmente diferentes…

Mais uma coisa, NÃO EXISTE esse negócio de micro e macro evolução como querem os criacionistas. TODA a macroevolução nada mais é que uma SOMA de microevoluções que com o tempo dá origem a uma nova espécie totalmente nova! Como Darwin disse, a natureza não dá saltos!

Da mesma forma, pra vc chegar noutra cidade ou mesmo outro país tem que ser passo após passo! Ninguém, a não ser o Hulk ou o super-homem, podem num único passo realizar tal façanha!
      Com a natureza acontece a mesma coisa.

E pra finalizar, se hoje a evolução é aceita no mundo inteiro e até pela igreja católica, é pq ela é comprovada por todos os dados experimentais existentes.

Agora eu te pergunto: Quais são os dados experimentais que comprovam o criacionismo? Pode postar UM único só que seja!

Oras, se não existe NENHUMA prova que comprove o criacionismo, pq raios então rejeitar a evolução e a hipótese de Oparin que corrobam tão bem com milhões de evidências?

Vc pode me explicar a razão de tal atitute tão absurda, pra não dizer cega?

• Bioquimico:

Respondendo ao seu questionamento sobre cegueira e soberba, eu nunca disse que a teoria da Evolução está acima de críticas ou é imutável.

A descoberta do DNA e da TRANSMISSÃO HORIZONTAL DE GENES, coisas que nem o genial Darwin imaginava, modificaram a teoria da evolução, no caso comprovando ela mais ainda. Mas podiam muito bem ter derrubado, caso estivesse em desacordo com as novas descobertas.

O que eu falei, é que contestar a evolução está no mesmo nível que contestar o Big Bang, a quantica ou a relatividade, só isso!

• Mariana:

Alguém sabe me falar sobre o fóssil Luisa? Procuro,procuro mais não acho em nenhum lugar…Podem me ajudar?

• Jefferson Abreu:

A Ciencia já comprovou que o Evolucionismo não existe, a MACRO evolução que é a transferencia de uma espécie para outras, formando novas espécies não existem, nem nos registros fósseis, que são bilhões descobertos no ultimo século, não existe UM sequer transicional. Outra prova cientifica é a COMPLEXIDADE IRREDUTIVEL, que é uma PROVA e nao uma teoria apenas. Pesquisem o que é Complexidade Irredutivel. Outra evidencia é a matriz do GENOMA, o codigo genetico da matriz, que não permite que nada que não tenha no codigo seja mutável, todas as mutações, como raças, doenças etc estão no código de cada espécie não passando para outras. Cada espécie é como um programa especifico, voce pode criar infinitas opções, mas não pode passar a fazer e produzir caracteristicas de uma espécie para outra. Voce pode até cruzar raças distintas, mas só dentro da mesma origem matricial de cada espécie.
    Quem mantém o MITO de Darwin são os poderosos, porque nesta idéia se apoiam outras idéias, racistas, espriritas, paganistas, nazistas, socialistas, eugenia, controle de natalidade, redução da população mundial etc. pesquisem as conexões e verão. O cientista que disser a verdade não recebe mais verbas e é boicotado, a Ciencia não pode ter censura, mas tem. Pelos que a financiam e controlam os povos.

ARGHHH!!!
      Nunca vi tanta bobagem junta, Jeferson!

As suas afirmações são um completo absurdo!
      Primeiro que a Evolução é MAIS que provada, segundo que existem inumeros fosseis de transição. Alias, um dos grande méritos da teoria da evolução é justamente a capacidade de previsão. E Já foram previstos várias lacunas entre as especies e mais tarde essa especie prevista vem a ser encontrada.

Complexidade irredutivel é outro mito que NÃO EXISTE! Só criacionistas defendem isso!

Mutações existem e podem SIM transformar uma especie em outra completamente nova!
      Se vc trabalhasse com espectrometria de massa veria que qto mais proxima uma especia da outra, maior a homologia entre o proteoma de cada uma delas. Sugiro que vc pesquise sobre fingerprint.

Pra tudo isso existem MILHÕES DE PROVAS!

Agora me dá UMA prova sequer do criacionismo! Achou? É pq não existe!!!

Me responde só umas coisinhas:

– Os 6 dias que a Biblia fala são os nossos 6 dias ou os 6 dias de deus? E se o mundo foi criando em 6 dias em qto tempo foi criado o universo?

– Que deus é esse que teve que ver a luz pra ver que ela era boa. Alias, como ele criou a luz se não sabia o que era?

– Se o homem foi criado no 6o dia, como vc sabe o que aconteceu antes?
      Pra quem deus passou o Genesis? Me mostre o nome do AUTOR na biblia! Achou? Não, deve ser pq a biblia NÃO MENCIONA! E mesmo assim vc acredita nessa bobagem toda :0(

• Jefferson Abreu:

E voce se denomina “bioquimico’? O ensino no Brasil tá uma merddd@@@ mesmo!!!
      Quem tá falando de Biblia, cara? Se toca. Argumento de darwinista é ser ateu. Isso não é CIENCIA.
      Se Darwin fosse vivo não seria mais evolucionista. Voces só confundem ainda os leigos, porque eles pensam que evolucionismo é MICRO EVOLUÇÃO. Eles nem sabem qual é a TEORIA DE DARWIN, a MACRO EVOLUÇÃO.
      Agora, fala sério. Não envergonha as universidades brasileiras e confesse que voce não é bioquímico…

• Nuno:

O ” Argumento de darwinista é ser ateu. Isso não é CIENCIA.”???

Quem disse que evolução tem ou não a ver com ateísmo, vc pode dizer? A evolução apenas CONTESTA o criacionismo biblico, nada mais!
      Outra coisa, evolução NÃO TRATA da origem da vida! Quem fala nisso é a hipótese de Oparin.

Sobre a evolução, se vc estudasse um pouco mais saberia que Wallace chegou ás mesmas conclusões de Darwin.

Complexidade irredutível, digo e repíto, NÃO EXISTE! Isso é um mito criado por criacionistas!
      Tb não existe essa tal micro e macro evolução. Isso novamente é um MITO criado por criacionistas pra tentar desclassificar Darwin e salvar o criacionismo.

Vc leu alguma coisa sobre fingerprint ou anatomia comparada por acaso? Não, vc prefere viver no seu mundinho de ilusao, não é mesmo?

Olha só as bobagens que vc falou!

“A Ciencia já comprovou que o Evolucionismo não existe” – MENTIRA!

“a MACRO evolução que é a transferencia de uma espécie para outras, formando novas espécies não existem, nem nos registros fósseis, que são bilhões descobertos no ultimo século, não existe UM sequer transicional.” – MENTIRA TB!

Preciso dizer mais alguma coisa?

• Nuno:

Sugiro que vc leia sites sérios como estes abaixo:

“Creationists have created another category for which they use the word “macroevolution.” They have NO technical definition of it”.

“Dentro da escola de pensamento da síntese evolutiva moderna, a macroevolução é considerada o resultado de um conjunto de eventos de microevolução. Assim, a distinção entre micro- e macroevolução seria apenas de grau. A única diferença entre elas é a escala e o tempo considerados.”

• Bioquímico:

“Se Darwin fosse vivo não seria mais evolucionista. “???

Darwin seria o quê, então vc pode me dizer?

“Eles nem sabem qual é a TEORIA DE DARWIN, a MACRO EVOLUÇÃO”.

Macroevolução NÃO existe!
      Vc não vê uma espécie mudando de repente pra outra, adquirindo asas ou barbatanas, por ex!
      O que existe são micromudanças – a tal microevolução – que ao longo de milhares de gerações dáo origem a uma espécie totalment nova! A tal “macroevolução”!

O proprio Darwin sabia disso!

“Em sete oportunidades, Darwin escreveu que “natura non facit saltum” (a natureza não dá saltos). Os seres vivos passariam por pequenas mudanças. Se elas conferissem alguma vantagem adaptativa, seriam acumuladas ao longo do tempo, e o processo eventualmente levaria ao surgimento de novas espécies.”

Vc já ouviu falar em transmissão HORIZONTAL de genes? Aposto que não!
      “Com certeza, no primeiro bilhão de anos após o surgimento da vida, a transferência horizontal de genes era algo muito frequente entre os seres vivos”, explica Aldo Mellender, geneticista e professor de História das Ideias sobre Evolução Biológica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “E mesmo hoje continua havendo grande troca de material por essa via”, diz.”

Sugiro que vc estude um pouco sobre genomica e proteômica!
      Depois nós conversamos!

• Emerson Macedo:

Muito feio argumentar atacando a fé dos outros. Uma pena. Seria mais interessante discutir idéias ao invés de atacar pessoas.

• Nuno:

Eu não estou atacando a fé de ninguém, estou atacando conceitos criacionistas, o que é bem diferente!

• Emerson Macedo:

Parece que você não leu nem o que escreveu então. O cara nem falou de bíblia ou algo parecido e você atacou bíblia, Deus, etc. Uma pena

Emerson,

vc acha que criacionismo nas suas várias vertentes, como o Design Inteligente, é ciencia? Claro que não!
      O nome já diz tudo, CRIACIONISMO! Alguém que criou a vida na Terra. Logo, não dá pra atacar o criacionismo sem criticar indiretamente a biblia! Ou vc já viu um criacionista ateu, por acaso?

Emerson,

Uma prova que evolução NÃO exclui deus é que a Igreja católica ACEITA a Evolução de Darwin. Ela nunca proibiu o livro A Origem das Espécies de Charles Darwin.
      Ciencia não tem religião. E nem a evolução!

Já TODO o criacionista é necessáriamente um crente! Por que outra razão ele iria acreditar no criacionismo se não acreditasse num Ente superior, num Criador? Seria até um contrasenso!

E a grande maioria dos criacionistas acredita não só num Criador mas obviamente no Genesis, tb!

E foi por esse motivo que DEPOIS de responder a TODOS os questionamentos postados pelo Jefferson que resolvi questioná-lo sobre ao Genesis, que quase certamente ele acredita!

• Emerson Macedo:

Agora melhorou o nível da discussão. Sem ofensas e com argumentos. Assim é muito melhor.

O meu ponto sobre essa história é que o que se fala sobre evolucionismo no que diz respeito a formação do homem é uma teoria. Não existe comprovação inquestionável. Existe também a versão bíblica do assunto. Cada um tem o direito de acreditar no que quiser.

• Itapuan de V. Sobral:

Aqiui no sul do Ceará existem muitos fósseis(a maioria de peixes: piabas, traíras etc) com mais de 100 milhões de anos. Comparando tais fósseis com os mesmos peixes da atualidade, não existe qualquer diferença. Não seria uma prova da NÃO existência da evolução? Para DEUS NÃO EXISTEM ONTEM OU AMANHÃ. Sendo Ele onipotente, onipresente e oniciente, a ideia de tempo não existe. Tude se fez segundo uma simples manifestdação de Sua vontade.

• Bioquimico:

Comparando tais fósseis com os mesmos peixes da atualidade, não existe qualquer diferença???

Legal, então vc é paleontólogo? rs…

E muitos animais continuam basicamente iguais. É um ERRO pensar que a evolução faz desaparecer a especie original.

Olhe aqui alguns tipos de peixes pré-históricos e me diga se parecem com os atuais.

Outra prova da EVOLUÇÃO é que estratos mais antigos contem fosseis mais SIMPLES.
      Fora isso vc encontra muitas semelhanças a nivel anatomico,genomico e proteomico entre as especies.
      Mais uma prova da evolução.

Agora eu te pergunto: pq com tantas provas a FAVOR da evolução vc teima em acreditar no criacionismo?

• Bioquimico:

SE vc acredita no criacionismo, vc deve acreditar em um deus, correto?
      Agora qual é a prova que esse deus criou a vida de uma tacada só no lugar de deixar ele evoluir naturalmente segundo regras que ele mesmo criou?
      Seria por acaso essa prova o livro do Gênesis?
      Pois bem, então eu te pergunto: QUAL é o AUTOR do livro do Genesis? Não sabe? Então se vc não sabe qual é o autor e se o que está lá é verdadeiro. O autor podira muito bem ser um lunático, por ex. Então pq vc teima em acreditar nele no lugar da ciencia que pode PROVAR que a evolução realmente aconteceu?

• Emerson Macedo:

Para de falar de Deus e Bíblia. Estamos discutindo ciência. Você está atacando religião e fé de uma forma insana. Pare com isso por favor.

Nossos argumentos são que a ciência nunca comprovou evolução da forma que você descreve. Eu respeito seu ponto de vista, por favor respeite o meu sem ofender. Eu acredito que o homem sempre foi do jeito que é hoje e a ciência nunca provou o contrário. O que existem são teorias e não comprovações. Se você quer tomar essas teorias por verdade eu respeito, agora isso não te dá o direito de ofender as pessoas nem fé, nem religião.

Abraços,

• wert:

peixes com mais de 100 milhões de anos??? hahahahahaha… foi vc quem fez as medições?
      hahahahaha… comédia…

• Bioquímico:

“A Ciencia já comprovou que o Evolucionismo não existe”

Legal, então todos os MILHARES de cursos de biologia do mundo que ensinam EVOLUÇÃO no seu currículo estão errados!

Das duas uma, ou vc é um tremendo cara de pau ou é louco!

Jeferson e Emerson,

Me expliquem só uma coisa:
      Pq todo o criacionista, nos milhares de ramos da ciencia com monte de leis e teorias, a única coisa que sabem criticar é o Big Bang e a Evolução? Justamente os únicos pontos da ciencia que chocam diretamente com a Biblia.

Nunca vi um criacionista que seja criticar a quantica, relatividade ou as leis da biologia, nas quais se apoiam a teoria do Big Bang e a Evolução!
      E se vc quer contestar a evolução ou o Big bang, vc tem que fazer isso!!!

Caro Emerson,

VC pode ver que da minha parte não existem ofensas! Questionar o criacionismo e por tabela a bíblia não é uma ofensa! A fé não pode ser cega, senão vira fanatismo!

Pra ciencia a palavra teoria não tem o mesmo significado que é usada em sentido lato.

Teoria pra ciencia é uma ideia que explica de forma coerente um conjunto de evidencias. Somado a isso uma teoria tem a capacidacde de fazer previsões.

Isso é MUITO diferente de uma crença, como o caso do criacionismo biblico! Crença é uma questão de fé, uma teoria NÃO!

Pra evolução vc tem milhões de provas, literalmente, já o criacionismo…

Uma das provas da evolução, a comparação do proteoma das especies por fingerprint

• Emerson Macedo:

Exato, por isso que não estamos discutindo crença e não acho que devemos ataca-la. Nossa discussão aqui nesse forum deve se concentrar em fatos concretos. Não existe comprovação sobre o evolucionismo. Existe teoria e pesquisas. Esse é o meu ponto.

• Bioquímico:

Não existe comprovação sobre o evolucionismo???

Emerson, existem MILHÔES de provas em todos os sentidos!

Anatomia comparada entre a especies que são tão mais similares qto mais perto está uma especie da outra. Semelhança esta tb a nivel de proteoma e genoma.
      Alias, a busca por homologia em espectromentria de massa por fingerprint se baseia exatamente nisso. O proteoma é tão mais similar qto mais perto está uma espécie da outra. Idem pra buscas por genoma.
      No NCBi, MSDB e Swiss Prot, que são os bancos de dados mais conhecidos, vc tem literalmente trilhões de proteinas sequenciadas nas mais variadas especies.

Prova incontestável da evolução entre as espécies!
      Fora isso, especies previstas pela evolução pra prencher lacunas entre 2 especies tem sido encontradas com frequencia, prova do acerto da teoria.

Estudo de camadas de fosseis demonstra uma complexidade crescente, prova inconteste da evolução!

Resto anatomicos inuteis mostram tb que especies descendem de outras.

Tudo isso é prova inconteste da Evolução!
      Fora isso vc vê literalmente a evolução acontecer em especies de vida curta, como bacterias. Não é a toa que surgem novas doenças a todo o instante!

Concluindo: A evolução é um FATO! Não uma questão de acreditar ou não!

Já o criacionismo é uma questão de fé. E fé não exige provas, ao contrário da ciencia!

• Emerson Macedo:

Você acabou de usar o Chewbacca defense – http://en.wikipedia.org/wiki/Chewbacca_defense

• Bioquimico:

Eu acabei de usar o Chewbacca defense?!?

Me mostre UM argumento meu sem sentido só pra confundir.

Uma coisa é VC NAO ENTENDER o que é fingerprint, proteomica, genomica, anatomia comparada e paleontologia. A outra, bem diferente, é dizer que estou tentando confundir com falsos argumentos usando palavras dificeis só pra confundir.

Quer um conselho? ESTUDE evolução, leia algo sobre fingerprint e depois a gente conversa!
      Leia tb este site que é muito bom e deve tirar boa parte das suas duvidas!

Emerson,

vc confunde o conceito cientifico de TEORIA com a mesma no sentido leigo. Teoria NÃO É algo duvidoso, hipotetico!

Teoria pra ciencia é um conjunto de ideias, muitas vezes apoiada por formulas, que explica de forma coerente um determinado conjunto de dados experimentais. E, como toda a boa teoria, ela tb pode ser usada pra PREVER novos fenomenos. Um bom exemplo disso é a teoria da Gravitação Universal de Newton onde vc pode usar pra prever um eclipse, por ex.

Sobre a Biblia, foi o Sobral que falou de deus, não eu!
      Agora por definição é quase impossivel falar em criacionismo sem falar em deus, afinal a palavra criacionismo está implicito que houve um CRIADOR.

Mas vc quer outro tipo de argumentação? Vamos lá, então!

Os criacionistas falam que cada especie foi criada separadamente.
      Pois bem, me explica por essa teoria como TODOS os animais tem algum tipo de parentesco a nivel de DNA, por ex? Até bacterias tem!
      E esse parentesco é tão maior qto mais proxima está uma espécie da outra.

Me explique pelo criacionismo como os fosseis apresentam uma complexidade CRESCENTE qto mais nova é o estrato geológico.

Me explique a formação de fosseis, incluindo o petróleo, que demora milhões de anos, num mundo feito em 6 dias?

Me explique tudo isso pelo criacionismo!
      E já agora me explique pq vc crê no criacionismo. Qual é base CIENTIFICA da sua crença? Ou vc apenas “acha” que os animais foram criados?

Fico aguardando os seus argumentos

• Bioquimico:

Só completando o raciocínio anterior…

Se vc vê a evolução acontecer em bactérias, pq ela não pode ocorrer em outras especies?

A evolução se baseia em MUTAÇÃO+SELEÇÃO NATURAL.
      Oras, TODOS os animais, incluindo o homem, sofrem mutações no seu DNA e seleção natural, logo os mais aptos – ou evoluidos – tem mais chance de sobreviver e deixar descendentes.
      E vc vê isso acontecer nas doenças onde cada nova geração de bacterias é mais resistente que a anterior.
      Mais uma prova da EVOLUÇÃO!

“Eu acredito que o homem sempre foi do jeito que é hoje e a ciência nunca provou o contrário.”

NÃO?!?
      Te provo que SIM! Vc lembra das aulas de colegio sobre a pré-história e um tal de Neandertal e Cro-Magnon?

Você tem que estudar mais, muito mais. Só digo isso, a quem fale tanta besteira. Evolução é um fato, diretamente observado.

E mais, todas as espécies, do passado e do futuro, são transicionais.

• CHIMPAS « Alfalante:

[…] Cientistas descobrem cada vez mais antigos hominídeos, bípedes que eram nossos primos, com os quais tínhamos um ascendente em comum, e nossos ancestrais diretos. A tentativa de encontrar o mais antigo é frequente pois a descoberta poderia ajudar a responder questões fundamentais sobre a evolução humana, como quais adaptações aconteceram no corpo humano e em que ordem elas ocorreram. Atualmente, a ossada mais antiga encontrada pelos cientistas é a de um Ardipithecus ramidus, que tem 4,4 milhões de anos de idade. […]

• breno:

todos atravem-se a falar da ciência, mal ou bem, ñ interessa esse seu ponto de vista primitivo,esperimente ser um ciêntista tal como Werner Karl Heisenberg, ele sem sombra de dúvidas foi um químico brilhante, a ciência trousse para humanidade curas para duenças e remédios, eu digo q é tão dificil realizar tal proeza q eu até dúvido q um ñ cientista possa realizar é através de procedimentos evolucionários q sabemos oq estamos realizando, o cerebro humano é tão poderoso q é capaz de abrangir todo o espaço se quiser.ñ rebaixe a ciência ou tente umilha-la, eu menosprezo tais pessoas, pense q se ñ fosse a ciência vc ñ teria um bom alimento ou sua bela casa seriamos ainda nomades, veja q vc usurfrui da ciência e nem percebe, então pense 2 vezes antes de falar da ciência!!

• breno:

A evolução ñ deve ser tratada como lixo ou adorada, ela faz parte de nós. se nasce uma criança com uma abilidade em particular dizem q é só talento, as pesoas recusam-se a acreditar q pode ocorrer mudanças químicas ou físicas nos humanos ou animais até mesmo nas plantas. se não acreditam é só olhar para o espaço, veja as estrelas elas se formão de gases isso é prova absoluta da existência da evolução, gases se transformando em estrelas. evolução= mutação= transformação.e como tmb acredito em DEUS, minha teoria é que ele pode ter usado a ciência para criar oq existe, assim como nós fazemos robôs, eles não se montam só, as peças estão alí a espera de alguém para montar a maquína.

• Fabio Gomes:

todo o debate- todo questionamento- tudo é valido para tentarmos chegar a uma tese ou conceitos perfeitos. o fato é que a anti matéria criou a matéria, que por sua vez, após entrar em colapso(big beng) no universo, devido ao acumulo de energia, criaram-se os planetas e tudo que nós conhecemos. tivemos a sorte de existir. após uma série de eventos naturais aida longe de serem explicados, nosso planeta adquiriu condições necessarias de desenvolver vida, atavés da manipulação natural dos nossos compostos quimicos. portanto, começamos como bacterias há 06 bilhões de anos atrás e hoje somos o que somos, as pergunta são: o que será de nós? qual a nossa missão no universo? evoluiremos pra quê? se deus existe quem o criou? ele surgiu do nada? como? é possivel? tivemos a sorte de existir…

• Papalfa:

Macaco é macaco, e homem é homem, Deus criou primeiro os animais irracionais como o macaco, e depois o Homem para reinar sobre estes e ponto final. Absurdos do evolucionismo que não existe…A igreja é atacada por cometer arbitrariedades na idade média, mas indivíduos blasfemos como Darwin, tem mais é que queimar na fogueira mesmo, apesar deste herege a Igreja não ter queimado.

• Lucifer:

Acho engraçado, com provas claras que existe um elo entre os homens e o macaco tem gente ainda acredita que deus crio tudo porque não tinha coisa melhor pra fazer… E oque o outro carinha ali falo que não tem explicação para a criação do universo se você não sabe existe uma coisa chamada BIGBANG 😉
    E quem acha que darwin foi um ganancioso que queria fama e sucesso pensa no pastor Edir Macedo que ficou milhionário só com dizimo dos troxas ;*

• Andre-Motor:

A palavra de Deus è clara:Deus crio o homem a sua imagem.

• Pablo Moreno:

A ignorância humana realmente não tem limites, da até tristeza ler certos comentários aqui…
    A educação em nosso país não é das melhores, mas tem gente que parece fazer questão de mostrar que tem orgulho de não ter prestado atenção nas aulas de biologia.

• Yuicki:

Na buena! Darwin foi o maior imbecil ao dizer que os homens vieram do macaco! Nunca conseguiu provar a sua teoria e outros idiotas para conseguir ganhar dinheiro continuam com essa baboseira! Já repararam que na Inglaterra aparecem cada vez mais estudos ridículos sobre os fatos mais ridículos ainda?! Pois bem, esses loucos não conseguem nem provar a evolução de outros animais, então quem dirá sobre a raça humana… O desenvolvimento genético se deve por alguma razão que não a evolução natural, senão os carinhas que fazem sexo com as vaquinhas, cabritinhas e outros já teriam várias famílias, não?! Então, se não tem como cruzar as espécies de forma direta, TEVE sim que haver alguma intromição genética aplicada aos seres em questão, sejam cetáceos, peixes, mamíferos ou unicelulares…

• paulo:

o amigo acima que disse que o criacionismo caiu por terra esta enganadissimo, ja foi compravado pela ciencia que o dito elo perdido “Ardi” nao é ancestral do homem, e ai como é que fica meus amigos?

• Bruna:

No dia em que o homem abandonar essa crença idiota de que somos superiores aos demais seres vivos, aí sim agente poderá dizer que evoluímos (no sentido espiritual da palavra)

Eu sou darwinista, e isso não me impede de crer em Deus.

• Tiago:

Do macaco para o homem ou uma evolução de uma espécie nós o homo sapiens evoluíram com o decorrer do tempo é só analisar a estrutura óssea de qualquer indivíduo com uns 600 anos e um indivíduo actual notaremos uma certa evolução com as características da vida.
    Assim tudo indica que existe a mão de um criador.
    Em relação ao universo qual é o seu tamanho?

• Fernando Guillen Fernandez:

De uma coisa estou certo: O homem é um macaco que enloqueceu…

• Que pena!:

Esses Pastores se aproveitam da ignorância desses coitados!

• Fala serio:

Como pode ter tanta gente burra, cegos pelos pastores, falando que Darwin criou a teoria da evolução pra ganhar dinheiro e nos

• Fabiano Duarte:

Sou um apaixonado pela evolução humana e pela extraordinária capacidade do ser humano de se construir e mesmo de se destruir e a maior máquina de destruição criada pelo homem recebeu o nome de CAPITALISMO. Basta observar o que acontece no mundo de hoje e se não dermos cabo dessa estrutura econômica, ela, certamente acabará com o Planeta, uma vez que o capitalismo é expansionista e não tem limites. Mas, já consegui perceber claramente que não existem deuses ou deus (basta ver as civilizações gregas e romanas). Tudo é construção e produto do ser humano. Portanto, tudo o que existe é matéria ou reações materiais. As relações entre os homens são na maior parte, relações enganosas. No entanto, para mim, não consigo entender o significado de palavras como: espírito, alma, inteligência como algo imaterial. Alguns filósofos afirmam que existe matéria e não-matéria. O que seria esta não-matéria? Os animais também possuem esta “não matéria” ou a não-materia é uma palavra vazia, na qual pode-se colocar tudo o que quisermos. Por exemplo, “coisa” é uma palavra vazia, como também “deus” pois nelas pode-se colocar centenas de significados. Gostsaria de uma explicação, se possível.

• Pablo Moreno:

Não é precipitado é obvio mesmo… vide seu questionamento estapafúrdio sobre chimpanzés.

O interessante é que você não é profissional para dizer que isso é constação lógica, enquanto leigos dizem que somos diferentes profissionais comprovam as similaridades.

Além do mais não existe seres superiores a outros na biologia, isso é básico de um bom ensino médio.

Pablo Moreno

Acho um pouco precipitado você assumir que eu não pesquiso ou não pesquisei sobre o assunto. Seria o mesmo que eu dizer que você não tem escolaridade sem te conhecer. Portanto, vamos nos ater ao debate, sem ataques pessoais. Obrigado.

Quanto ao assunto, não existe provas suficientes e incontestáveis sobre essa teoria do evolucionismo, nem tão pouco do criacionismo. O que existe são estórias muito desconexas e mau explicadas, pelo menos no meu ponto de vista.

Quanto a crer que foi Deus que criou, isso sim faz parte da fé e não invalida o debate, sendo apenas uma possibilidade, que eu acredito ser verdadeira.

Quanto ao homem ter vindo do macaco a minha argumentação é apenas lógica e nada tem a ver com uma resposta fácil. Basta perceber como somos seres infinitamente superiores a esses, em quase todos os aspectos.

Pra mim, nenhuma dessas teorias sobre o evolucionismo me faz sequer refletir sobre essa possibilidade existir, pois são muito furadas.

Emerson Macedo

“Se o homem e o macaco tem ancestrais comuns porque um fala e o outro não? Por acaso filho de mudo é mudo?”

Chimpanzés possuem sistemas de linguagem bem complexos, mas eles não tem por que falarem com você! Eles só precisam se fazerem entender entre eles mesmos e nisso eles são muito bons!
    Além do mais eles também possuem o gene foxp2 que é um dos fatores para permitir a fala como nós a utilizamos.

E no mais evolução não é pokemon!
    Escrevi um artigo exatamente sobre isso no meu blog.
    É só clicar no meu nome para ser redirecionado a ele…

Quem procura respostas faceis são pessoas que utilizam de conhecimento de nômades que viveram a 3000 mil anos atrás ou que preferem o “Porque Deus quis” em vez de abrir um livro ou ir pesquisar um tema antes de dar palpite!

• Emerson Macedo:

Infelizmente as pessoas procuram respostas fáceis para as questões. A ciência nunca conseguiu provar esse evolucionismo nem nunca conseguirá provar, pois a criação foi uma obra de Deus. Isso se aceita por fé. Depois o próprio Deus prova pra você que aquilo que você creu é realmente verdade. Não é ver pra crer, é crer pra ver.

• Francisco Jose:

O homem é preparado pra defender aquilo que desde pequeno lhe foi encinado.Eu particularmente, engrosso o grupo de pessoas que defende a criação. Acredito que viemos de outro ser humano, como o casal biblico Adão e Eva. Muito embora eu não precise de muito estudo pra entender que o nosso corpo sofreu modificações ao longo dos anos. Dado a mudanças no clima,na alimentação, na evolução intelectual, na poluição e em outros aspectos da natureza. A natureza é viva nos serca e influencia em cada momento das nossas vidas. .e muda sempre. Não precisamos complicar muito, se todas as respostas que procuramos estar com o criador do universo. Tambem sería ignorancia,acreditar que o “achado”, seja negativo a teoria de uma crença ou de uma religião.Precisamos ter a mente aberta pra aceitarmos as modificações que a natureza nos consede. Só dessa maneira a umanidade vai evoluir juntos.

• Silvia R. Michel:

Oi, Jeison! Segue o e-mail que comentamos hoje.Um abração.Silvinha.

• Unidentified Flying:

Olá a todos.

Antes de mais, saúdo aqueles que, instintivamente usam da pouca cultura ou nenhuma, para pronunciar-se, municiado de toda a poluíção sofrida ao longo da curta vida que tem, baseada em instruções religiosas e derivados de assuntos divinos. Aceitem um conselho: vão estudar.

Aos que empregam o conhecimento adquirido, utilizam palavras inteligentes e defedem a ciência num todo, meus parabéns.

•   10 mistérios sobre a evolução humana by brothers:

[…] que ordem elas ocorreram. Atualmente, a ossada mais antiga encontrada pelos cientistas é a de um Ardipithecus ramidus, que tem 4,4 milhões de anos de idade. 8. Os humanos procriaram com os […]

• Pablo Moreno:

A ignorância humana realmente é surpreendente.

O mais engraçado é que os mais críticos a teoria da evolução são os que menos entendem alguma coisa de biologia.
    Mas da até para entender essa revolta, a pessoa tem medo de não ser tão especial só porque é um animal como qualquer outro do planeta e por isso se ofende quando dizem que ele tem parentesco com outros animais.

Infelizmente para esses nós ainda somos primatas querendo ou não.

Para quem quiser entender um pouquinho melhor o que tenta criticar indico este artigo do meu blog:

• Ana Beatriz Carvalho:

Ainda bem que se está a descobrir mais coisas historicas! (E nao so)

• Anônimo:

Talvez pudesse ser algum humano comum, que sofreu alteração genética, como por exemplo alguém que tem a cabeça maior do que outras pessoas.

Gostaria de saber se eles fizeram a comparação de genes humanos com a do ardipithecus.

• Não sou macaco!:

Juka… não precisa soltar a “macaca”!!!! Tô falando, neguin fuma um baseado e fica viajando que o cerebelo evolui… para com essas cachaça maluko… crack destrói o cérebro figura… para de viajar… até parece que tem cérebro de mosquito… mas daí vc evoluiu de pulga para mosquito… já é alguma coisa… evolução né JÚ-KA? É um juca mesmo…. kkkkk que comédia…

• benq:

nossa como existe pessoas extramamente antropocentricas

todo ser vivo na terra sejam plantas ou animais tiveram um unico ancestral em comum

todos sao feitos de atomos , eletrons , protons …. que formam suas composiçoes quimicas tais como hidrogenio , oxigenio , carbono , fosforo , calcio , ferro , silicio , enxofre etc….

“infelizmente” para os antropocentricos o homem nao tem posiçao nenhuma de previlegio
    somos apenas uma cecula viva que convive com varias outras no organismo chamada planeta terra

o homem e tao mais foda que os outros seres vivos que sao os unicos que destroem seu lar (terra) e odeiam uns aos outros

terra sem humanos = alivio para nosso planeta

terra sem bacterias = terra iqual a marte

recomendo esses videos

• Juka:

Ao cara do comentário “Não sou macaco!”: voçê não veio mesmo do jumento, voçê É um jumento… (dúvida: como ele conseguiu digitar??).

• Lombardi:

Os cara que acreditam na teoria da evolução são os mesmos seguidores do Raul Seixas… fumam um baseado, viajam e acham que são uma metamorfose ambulante… cambada de demente! Acorda ae macacada e comecem a pensar como humano!!!

• Je:

OK. viemos do macaco e tudo surgiu através de uma explosão de partículas e bla bla bla……. mas e quem fez as partículas?? Sempre ficará a dúvida: e o início do início??
    Deus é a única resposta.

A ciencia tem apenas teorias. Nunca conseguiu provas NADA.
    No fim, todos verao quem é O Criador e Salvador do mundo.

• Albanese:

Os macacos… os “macacos” que tiveram a sorte de não conhecer um homem nem se quer sabem que existimos.. não teriam condiçao alguma de analizar ou entender nossa realidade, que dirá julgar alguma “graça” nela. por não serem carnivoros passam o dia mastigando folhas e raizes (trabalhando).

Já o Homem ingere proteínas, é capaz de fazer apenas uma refeição diaria se preciso.. (os anorexicos que o digam!) Não necessitando mastigar folhas/raizes/sementes o dia inteiro como macacos..

Um “macaco carnivoro” não precisaria mastigar o dia todo. teria tempo para outras atividades… Quem sabe por este motivo perderia mandibula e ganharia cerebro?(se fosse deus assim o faria!)

Mas me sinto um macaco mais evoluido mastigando pouco e rindo(chorando, compondo, tocando, construindo, modificando, corrigindo, etc..) o resto do dia todo.

A Religião sem Ciência é manca, a Ciência sem Religião é cega.
    – Albert Einstein

• Albanese:

Marcus: Eu e Eu somos ateus graças a deus… ainda n afirmei nada. estava apenas sendo retórico…

Minha critica não foi em relação ao livro e sim ao leitor…

Adoro a “Biblia Sagrada” apesar de não crer nem em onisciencia, nem em anjos e deuses! (não seria tão boa se fosse realmente “Deus” quem inspirara sua escrita…) e recomendo outras obras do genero: “O Corão Sagrado (Al’Qur’an)”, “As Iliadas”, “A Odisséia” (em prosa), “A Eneida”, “O Baghavad Gita”, ou mesmo “O Livro dos Mortos do Antigo Egito”!.

• Marcus:

Albanese: de onde você tirou que Deus é onisciente, do mesmo livro que você tá criticando? De onde você tirou que anjos existem, do mesmo livro que você tá criticando? De onde vocÊ tirou que Deus existe, do mesmo livro que você tá criticando?

• Marcus:

Pra mim os macacos que seguiram o lado certo e por isso eles que são os inteligentes, enquanto nos preocupados em constituir uma sociedade, cidades, trabalho, tempo(dias da semana, fins de semana). o macaco decidiu se tornar o palhaço da natureza,um coringa da evolução, apenas se divertindo, para eles todos os dias são fins de semana, não precisam trabalhar, e riem eternamente de nós e da escolha que tomamos

• Não sou macaco!:

Se querem ser parente do macaco que sejam! Meus ancestrais de trocentos anos atrás foram e sempre serão seres-humanos com exatamente a mesma genética de quando o primeiro homem foi criado! Outro dia falaram que viemos do rato! Quem quiser ser parente do rato, que seja! Ô saco! Teoria de evolução o caramba! Se fosse realidade, se tivéssemos vindo do chimpanzé, teríamos nos dias de hoje o chimpanzé e todas os outros diversos sub-tipos humanos do homem ao mesmo tempo! Mas não! Temos o chimpanzé e o homem! Cadê as 50 espécies evolutivas do homem??? Será que não sobrou ninguém caramba??!!! Que povo cientificamente dotado de burrice cerebral! Imagine a borboleta. É um verme rastejante e no seu fim uma linda borboleta, conseguimos ver toda a sua etapa, toda a sua micro evolução. E detalhe, a lagarta não é um “feto” é um animal que evolui. Mas isto é um exemplo do óbvio “evolutivo” que foi utilizado por Darwin para ganhar notoriedade em um momento de total fracasso, “invente algo polêmico e ganhe dinheiro!”, só um cego não vê que esta estratégia é utilizada durante séculos até os dias de hoje… Por fim, eu vim de Deus que criou TUDO e TODOS! Se você é parente do macaco, do rato ou do jumento, que seja e espero que fique feliz com isso… apesar de pensar como “jumento” ou “jumenta”…

• Esdras:

Para os que estão dispostos a questionar a racionalidade ou lógica do Evolucionismo, recomendo os livros de Vincent Cheung e o livro Darwin no Banco dos Réus.

depende da religião…

“Religião vs. Ciência”
    Não creio que sejam conflitantes, tão pouco excludentes. A Ciência só é fustigante perante crenças primitivas, primitivistas, degradantes e depreciativas à natureza do Homem.. tal como o “cristianismo”.

No caso, a Biblia Sagrada (real geradora do conflito), ja erra afirmando logo de inicio, que o Homem seria o epicentro da “Grande Criação” por ser o unico Ser dotado de “livre-arbitrariedade”.
    1° – Se os anjos são dotados de razão, porem não de livre-arbitrio, como “Lucifer” poderia ter se rebelado?
    2° – Sendo Deus “onisciente”, então sabia ja no principio de cada escolha que fariamos e cada rumo que tomariamos… ou seja, se deus sabe tudo, saberia preveamente que decisão tomariamos independentemente do numero de opções que teriamos.

Isso se chama livre-arbitrio? Esta descoberta tem tudo a ver com a minha religião povo de Deus! simplesmente não houveram conflitos.. apenhas esclarecimento… ja não diria o mesmo se Deus realmente tivesse 12 anos de idade como afirma o antigo testamento (e a idade mental de seus leitores).

“Deus está morto.”
    – Friedrich Nietzsche

“Nietzsche está morto.”
    – Deus

• Juka:

Putz!!!! Não tem nada a ver uma coisa com a outra, Erich, além do que o Darwiniano ja falou, tenho a acrescentar que existem outros animais inteligentes (o conceito de inteligência não é apenas fazer cálculos matemáticos ou usar o computador, é bem mais amplo), como gatos, cachorros, chimpanzés, lobos e até golfinhos e baleias. Da forma como voçê fala, parece que de um macaco nasceu um humano, o que é totalmente errado, ja que ocorreu uma evolução à parte dos “macacos comuns”, se é que me entende. E nossa inteligência é realmente maior que a dos outros animais, mas ela não nos foi dada, como quem dá um picolé para alguém, nosso cérebro é que evoluiu ao longo dos milênios.

• Chapolim:

Pois é Erich…
    Respeito suas opiniões, cada um tem o direito de acreditar no que bem entender, mas que fique claro que realmente o homem não veio do macaco.
    Há muito tempo nossas espécies “se separaram” -tentando um jeito mais simples de explicar a evolução- o que há, na verdade, como bem destacou “Darwiniano” são os ancestrais em comum. Aqui vai uma dica. Assista a “Ida – O elo perdido”, um documentário produzido pelo History Channel e você irá entender essa história toda de macacos.
    Boa noite

• Amanda:

Até que enfim. O engraçado vai ser a teoria dos cristãos sobre isso…

• Liuz Scalco:

Olha com tanta coisa pra se descobrir, iventar e criar, ainda ficamos encalhado nesse assunto,
    uma coisa é certa quanto mais se fala nisso mais a RELIGIÃO E A CIÊNCIA se atacam, dificilmente voce ira tirar da cabeça das pessoas que DEUS não existe.

acho que deixar as coisas como estão ta bom demais, aliais, nós vamos descobrir isso quando morrermos,

se investissimos em pesquisas que ajudem na cura do cancer, da aids, entre outras bilhoes de coisas a se fazer concerteza iriamos viver num planeta melhor

• BossGrave:

“que possui uma mente diferenciada, capaz de pensar, refletir, raciocionar, sofrer, amar, perdoar, consentir, etc..?”

Isso é característico de nossa espécie, embora em maior ou menor grau algumas outras espécies também manifestem características semelhantes.

Ora, achar que isso significa que temos alguma descendência divina eu tenho que supor que existe um deus ornitorrinco, é de se espantar como essa espécie de animal também é única em suas características, de réptil, mamífero e ave.

Erich, se Deus existisse e tivesse criado o homem “direto”, sem “ascendentes”, então por quê o nosso código genético é 99% similar ao do chipanzé? Por quê temos um corpo com simetria bilateral, uma coluna vertebral deslocada do centro de gravidade, dois pulmões, um coração com quatro cavidades, apêndice vermiforme, ouvido com três partes distintas, dente do siso, cinco dedos em cada mão, polegar opositor, cóccix, etc. Em outras palavras, se somos tão diferentes, por que somos tão iguais? A sua argumentação de que somos capazes de todos estes sentimentos e do raciocínio não demonstra que não somos macacos. Pelo contrário, muito do nosso comportamento pode ser observado em nossos primos e mesmo em outros animais. Afeto, senso de justiça, ódio, raiva, frustração, noção de hierarquia social, e mesmo tabus são comportamentos que aparecem no reino animal também. O único detalhe é que nós parecemos ser autoconscientes (há quem pense que não temos o famoso “livre arbítrio”, e o argumento é perturbadoramente correto, com consequências tremendas para nossa maneira de pensar sobre nós mesmos).

A verdade é que o homem se acha a última latinha de coca-cola do deserto, e trata de fechar os próprios olhos para as enormes e tremendas semelhanças que guardamos com os outros animais, semelhanças que começam com a nossa bioquímica, passam pelas estruturas morfológicas, e pelo DNA. Nos somos muito mais animais do que a maioria gostaria de admitir, por que somos animais. Mesmo.

Se quiser se aprofundar, há um livro já meio antigo mas bastante interessante sobre o assunto, chama “O Macaco Nu”, do Desmond Morris. Acho que encontra-se em parte desatualizado, mas ainda assim é um bom ponto de partida.

• Leandro:

Ainda acho pouco convincente, pois essa parece ser mais uma criatura bizara, só que essa ja não existe mais.

• Stingray:

Sem querer que vc perca a fé, dá uma lida na A grande história de Evolução de Richard Dawkins …….vc verá que é impossível atualmente com o avanço da genética, negar que todos temos os mesmos ancestrais, todos que eu digo são todos os seres vivos……..

• Erich:

Desde que nasci sempre ouvi dizer que viemos do macaco.

Era estranho pensar isso, em vista que se viemos do macaco, porque ainda haviam macacos entre nós? E haviam várias espécies de macacos.

Acreditando por um breve momento nesta história, minha inteligência me acusa um fato perturbador: se originamos fisicamente do macaco, como é que dentro do reino animal somos os únicos seres inteligentes, que possui uma mente diferenciada, capaz de pensar, refletir, raciocionar, sofrer, amar, perdoar, consentir, etc..?

Se viemos do macaco, não poderíamos ter isso, não é? Já que ninguém dá a outro o que não possui. Se o macaco não tem esta mente como a nossa, como é que a tivemos?

Apenas uma reflexão: será que Deus, em sua infinita sabedoria e criador do universo, não seria capaz de criar o homem direto, sem projetos anteriores?

Boa noite,
    Erich

• Darwiniano:

Erich, quem falou para você que viemos do macaco está mal informado. É algo como dizer que seu irmão é sei pai. Não faz sentido. O que acontece é que nós temos ancestrais em comum com os macacos. Também temos semelhança genética com outros seres vivos como a mosca da fruta, por exemplo, mas não significa que viemos das moscas.

• chico lobo:

Cai por terra agora qualquer tentativa dos criacionistas de se manifestarem a favor de suas absurdas teorias.

Uma coisa é a fé que as pessoas tem em um Deus, outra coisa são as especulações que se atribuem a ele.

O homem idealizou Deus segundo seus interesses, e Deus por sua vez nem tem nada a ver com isso.

• aaronkleina:

Já foi provado pelos mesmos cientistas que não se trata de um elo entre o homem e macaco e sim a uma espécie extinta de primata.