O elo perdido: Ancestral mais antigo do homem é encontrado

Publicado em 5.10.2009

Ardipithecus ramidus Ardi
Ardi: UmaArdipithecus ramidus

Cientistas descobriram na Etiópia uma ossada do ancestral mais antigo dos humanos modernos. O Ardipithecus ramidus, apelidado de “Ardi”, viveu há aproximadamente 4,4 milhões de anos, e é 1,2 milhões de anos mais velho que “Lucy” da espécie Australopithecus afarensis, até então o hominídeo mais antigo conhecido pela ciência.

A descoberta da ossada foi feita em 1994, mas somente agora os cientistas chegaram a conclusões definitivas sobre a descoberta. Cientistas encontraram 35 ossadas da espécie, e conseguiram construir um esqueleto quase completo de Ardi, com 125 pedaços de sua ossada, constituindo um retrato bastante completo sobre a espécie. O esqueleto mostra detalhes sobre como humanos e macacos tomaram caminhos diferentes há aproximadamente 7 milhões de anos.

O antropólogo Owen Lovejoy, da Universidade de Kent State, nos Estados Unidos, afirma que o esqueleto modifica a compreensão sobre a evolução humana. “Fica claro que humanos não são uma mera modificação dos chimpanzés, apesar da similaridade genética”, afirma o pesquisador.

De acordo com os cientistas que descobriram Ardi, a espécie é mais próxima a humanos do que a chimpanzés. O esqueleto encontrado media 120 centímetros e pesava 50 quilos. Acredita-se que ela andava sem o apoio das mãos, e ainda não tinha uma arqueadura dos pés, característica apresentada pelos hominídeos modernos. Ardi tinha pés semelhantes aos de macacos, mas eles não eram flexíveis o bastante para se agarrar a galhos, como muitos macacos fazem.

Os cientistas acreditam que a espécie passava a maior parte do tempo no solo, embora pudesse fazer rápidas caminhadas sobre galhos de árvores. Os dedos de Ardi são longos e semelhantes aos de humanos, e seus pulsos são mais flexíveis que os de primatas.

Os relacionamentos da espécie eram semelhantes aos de humanos, já que Ardi não tem caninos longos, como os que gorilas e outros primatas não-monógamos têm. “O canino não é projetado nem afiado, e não serve como uma arma”, afirma Lovejoy.

Algumas partes do esqueleto não foram encontradas, como a pélvis de Ardi, que estava completamente destruída. Ainda assim o paleoantropólogo Alan Walker se mostra muito animado com a descoberta da espécie: “É uma incrível criatura darwiniana, que tem características intermediárias do último ancestral comum entre humanos e primatas”, afirma Walker.

Lovejoy também não esconde seu entusiasmo ao falar de Ardi: “Este não é apenas um esqueleto”, afirma o pesquisador. “Nós conseguimos completar um retrato fantástico e detalhado sobre um período sobre o qual não se sabia nada”, diz Lovejoy. [DailyTech]

Autor: Sergio de Souza

• Forjar provas é muito fácil mesmo, o difícil é fazer com que essas tais provas passem pelo olhar severo da ciência. Tire de tua cabeça que ciência é como uma mesa de bar onde os colegas inventam um monte de conversa fiada. Ciência é baseada em testes muito rigorosos.

1. ESPERO QUE O SER HUMANO SE TORNE NO FUTURO UM HOMEM MELHOR ANDE POSSAMOS ESTAR DE BEM COM A SOCIEDADE EM MODO GERAL E BEM COM A NATUREZA ONDE POSSAMOS TER O ECO SISTEMA CUIDADO LIVRE DE DESTRUIÇÕES ASSIM VAMOS TER NÃO SÓ UM HOMEM MELHOR MAIS SIM UMA PLANETA MAIS LIMPO….

2. Olá gente brilhante que como eu gosta de coisas mais interessantes do que televisão !
    Afora toda essa discussão acima ser muito boa para abrir mentes, gostaria que alguém me explicasse uma coisa: Se esses fósseis são somente de pequenos pedaços que ja nem tem mais DNA para comparação, como saber se não era de tão somente um primata ? Macaco, gorila, bonobo…..hominidio… tudo igual….! ??

• Eu não sou biólogo, mas pelo que já li e estudei posso explicar com certa grosseria como funciona: os ossos humanos e de todos os animais têm características singulares, certo? Acontece que esses fósseis achados compartilham em sua estrutura óssea características humanas e de outros primatas ao mesmo tempo, dando uma indicação que eram criaturas transicionais. Obviamente existe diversas outras maneiras de detecção de como as criaturas eram, mas, eu realmente não saberia dizer como. Espero ter contribuído positivamente.

3. não existe uma evolução do macaco para o homem, ele o homem, simplesmente sempre existiu, ele é uma especie como outras qualquer so evoluiu, como todos evoluem perdeu o pelo e por ai a fora, e vamos continuar evoluindo, ate nos destruirmos e abitat mos outros planetas, na verdade a vida começou aqui, aqui é o paraiso.

4. Muito interessante, pena que darwin fez essa teoria, mas nao acreditava. Entao porque varias pessoas acreditam nessa teoria?

• Ok, Marcelo, mas, para muitos, o Ardi poderia ser classificado como uma espécie de “macaco” (ou gorila, o q. p/ muitos é a mesma coisa…). Então, p/estes, Darwin não estaria tão errado assim. Ele apenas não se expressou muito bem, “do ponto de vista científico”…

• simples, o Darwin não se considerava o dono da verdade, ao contrário de muitos religiosos.

5. Bioquímico? “Tudo isso é prova inconteste da Evolução!
    Fora isso vc vê literalmente a evolução acontecer em especies de vida curta, como bactérias. Não é a toa que surgem novas doenças a todo o instante!
    Duvidar da Evolução ou do Big bang é o mesmo que duvidar da Teoria da Relatividade ou da quantica!”

Outra coisa: a teoria do Big Bang trata-se apenas de um modelo que, segundo a Ciência, é o que melhor descreve a origem do universo atualmente. Existiram muitos outros modelos científicos anteriores a esses que descreviam a origem do universo. Eles foram considerados como coerentes e verdadeiros em outras épocas pelas comunidades científicas. Por que isso não pode acontecer com a teoria do Big Bang futuramente? Até com as leis de newton aconteceu algo parecido! Pensava-se que elas descreviam todos os movimentos existentes na natureza, mas depois verificou-se que elas não conseguem explicar certos fenômenos descritos através da RELATIVIDADE de Einstein.

• Como parece que vc não acredita na Evolução, que teoria vc propõe devidamente embasada em dados experimentais?

E já que pra vc bactérias por mais que evoluam continuam sendo bactérias, então pela sua lógica o Elo Perdido – um primata – pode muito bem ter dado origem ao homem – tb um primata – e ao macaco – outro primata!

Ou seja, à luz do seu raciocínio, a evolução do homem a partir do Elo Perdido é perfeitamente possível!
      Exatamente o que fala o artigo acima.

• “Evolução exige mudança de “espécie”. Isso não ocorre com o caso das bactérias citadas por você. Ocorrem variações dentro da própria “espécie”, pois elas continuam sendo bactérias.”

Vc confunde espécies com filos, mas tudo bem.

O homem e o macaco são PRIMATAS , que por sua vez descendem de um outro PIRMATA – o tal Elo Perdido.
      Oras, segundo a sua lógica, os 3 são da mesma “espécie” (a dos primatas), logo não há pq rejeitar a evolução ou a existencia do Elo Perdido à luz do seu raciocínio.

6. Bioquímico? “Tudo isso é prova inconteste da Evolução!

Não fala besteira! Destaquei apenas essa por ser a mais absurda.Ora, Evolução exige mudança de “espécie”. Isso não ocorre com o caso das bactérias citadas por você. Ocorrem variações dentro da própria “espécie”, pois elas continuam sendo bactérias.
    Outra coisa: a teoria do Big Bang trata-se apenas de um modelo que, segundo a Ciência, é o que melhor descreve a origem do universo atualmente. Existiram muitos outros modelos científicos anteriores a esses. Eles foram considerados como coerentes e verdadeiros em outras épocas. Por que isso não pode acontecer com a teoria do Big Bang? Até com as leis de newton aconteceu algo parecido! Pensava-se que elas descreviam todos os movimentos existentes na natureza, mas depois verificou-se que elas não conseguem explicar certos fenômenos descritos através da RELATIVIDADE de Einstein.

• Respondendo ao seu questionamento, eu NUNCA falei que o big bang, a quantica, a relatividade ou mesmo a evolução não podem ser questionadas ou mesmo mudadas. Pelo contrário! É devido ao fato de terem sido tão questionadas e sem ser encontrados furos nas teorias (até o momento) que elas são universalmente aceitas.
      Mas nada impede que no futuro surjam outras teorias. Foi assim com Newton, suplantado pela relatividade e pela quantica. Foi assim com o universo estacionário suplantado pelo big bang e por ai vai…

Sobre as bacterias elas podem continuar sendo bacterias sim, mas NOVAS especies de bacterias. E idem pra virus, protozoários e por ai vai…
      Mas se vc tiver um tempo muito grande vc começa a ver SIM uma transição entre especies realmente diferentes…

Mais uma coisa, NÃO EXISTE esse negócio de micro e macro evolução como querem os criacionistas. TODA a macroevolução nada mais é que uma SOMA de microevoluções que com o tempo dá origem a uma nova espécie totalmente nova! Como Darwin disse, a natureza não dá saltos!

Da mesma forma, pra vc chegar noutra cidade ou mesmo outro país tem que ser passo após passo! Ninguém, a não ser o Hulk ou o super-homem, podem num único passo realizar tal façanha!
      Com a natureza acontece a mesma coisa.

E pra finalizar, se hoje a evolução é aceita no mundo inteiro e até pela igreja católica, é pq ela é comprovada por todos os dados experimentais existentes.

Agora eu te pergunto: Quais são os dados experimentais que comprovam o criacionismo? Pode postar UM único só que seja!

Oras, se não existe NENHUMA prova que comprove o criacionismo, pq raios então rejeitar a evolução e a hipótese de Oparin que corrobam tão bem com milhões de evidências?

Vc pode me explicar a razão de tal atitute tão absurda, pra não dizer cega?

• Respondendo ao seu questionamento sobre cegueira e soberba, eu nunca disse que a teoria da Evolução está acima de críticas ou é imutável.

A descoberta do DNA e da TRANSMISSÃO HORIZONTAL DE GENES, coisas que nem o genial Darwin imaginava, modificaram a teoria da evolução, no caso comprovando ela mais ainda. Mas podiam muito bem ter derrubado, caso estivesse em desacordo com as novas descobertas.

O que eu falei, é que contestar a evolução está no mesmo nível que contestar o Big Bang, a quantica ou a relatividade, só isso!

7. A Ciencia já comprovou que o Evolucionismo não existe, a MACRO evolução que é a transferencia de uma espécie para outras, formando novas espécies não existem, nem nos registros fósseis, que são bilhões descobertos no ultimo século, não existe UM sequer transicional. Outra prova cientifica é a COMPLEXIDADE IRREDUTIVEL, que é uma PROVA e nao uma teoria apenas. Pesquisem o que é Complexidade Irredutivel. Outra evidencia é a matriz do GENOMA, o codigo genetico da matriz, que não permite que nada que não tenha no codigo seja mutável, todas as mutações, como raças, doenças etc estão no código de cada espécie não passando para outras. Cada espécie é como um programa especifico, voce pode criar infinitas opções, mas não pode passar a fazer e produzir caracteristicas de uma espécie para outra. Voce pode até cruzar raças distintas, mas só dentro da mesma origem matricial de cada espécie.
    Quem mantém o MITO de Darwin são os poderosos, porque nesta idéia se apoiam outras idéias, racistas, espriritas, paganistas, nazistas, socialistas, eugenia, controle de natalidade, redução da população mundial etc. pesquisem as conexões e verão. O cientista que disser a verdade não recebe mais verbas e é boicotado, a Ciencia não pode ter censura, mas tem. Pelos que a financiam e controlam os povos.

• ARGHHH!!!
      Nunca vi tanta bobagem junta, Jeferson!

As suas afirmações são um completo absurdo!
      Primeiro que a Evolução é MAIS que provada, segundo que existem inumeros fosseis de transição. Alias, um dos grande méritos da teoria da evolução é justamente a capacidade de previsão. E Já foram previstos várias lacunas entre as especies e mais tarde essa especie prevista vem a ser encontrada.

Complexidade irredutivel é outro mito que NÃO EXISTE! Só criacionistas defendem isso!

Mutações existem e podem SIM transformar uma especie em outra completamente nova!
      Se vc trabalhasse com espectrometria de massa veria que qto mais proxima uma especia da outra, maior a homologia entre o proteoma de cada uma delas. Sugiro que vc pesquise sobre fingerprint.

Pra tudo isso existem MILHÕES DE PROVAS!

Agora me dá UMA prova sequer do criacionismo! Achou? É pq não existe!!!

Me responde só umas coisinhas:

- Os 6 dias que a Biblia fala são os nossos 6 dias ou os 6 dias de deus? E se o mundo foi criando em 6 dias em qto tempo foi criado o universo?

- Que deus é esse que teve que ver a luz pra ver que ela era boa. Alias, como ele criou a luz se não sabia o que era?

- Se o homem foi criado no 6o dia, como vc sabe o que aconteceu antes?
      Pra quem deus passou o Genesis? Me mostre o nome do AUTOR na biblia! Achou? Não, deve ser pq a biblia NÃO MENCIONA! E mesmo assim vc acredita nessa bobagem toda :0(

• E voce se denomina “bioquimico’? O ensino no Brasil tá uma merddd@@@ mesmo!!!
      Quem tá falando de Biblia, cara? Se toca. Argumento de darwinista é ser ateu. Isso não é CIENCIA.
      Se Darwin fosse vivo não seria mais evolucionista. Voces só confundem ainda os leigos, porque eles pensam que evolucionismo é MICRO EVOLUÇÃO. Eles nem sabem qual é a TEORIA DE DARWIN, a MACRO EVOLUÇÃO.
      Agora, fala sério. Não envergonha as universidades brasileiras e confesse que voce não é bioquímico…

• O ” Argumento de darwinista é ser ateu. Isso não é CIENCIA.”???

Quem disse que evolução tem ou não a ver com ateísmo, vc pode dizer? A evolução apenas CONTESTA o criacionismo biblico, nada mais!
      Outra coisa, evolução NÃO TRATA da origem da vida! Quem fala nisso é a hipótese de Oparin.

Sobre a evolução, se vc estudasse um pouco mais saberia que Wallace chegou ás mesmas conclusões de Darwin.

Complexidade irredutível, digo e repíto, NÃO EXISTE! Isso é um mito criado por criacionistas!
      Tb não existe essa tal micro e macro evolução. Isso novamente é um MITO criado por criacionistas pra tentar desclassificar Darwin e salvar o criacionismo.

Vc leu alguma coisa sobre fingerprint ou anatomia comparada por acaso? Não, vc prefere viver no seu mundinho de ilusao, não é mesmo?

Olha só as bobagens que vc falou!

“A Ciencia já comprovou que o Evolucionismo não existe” – MENTIRA!

“a MACRO evolução que é a transferencia de uma espécie para outras, formando novas espécies não existem, nem nos registros fósseis, que são bilhões descobertos no ultimo século, não existe UM sequer transicional.” – MENTIRA TB!

Preciso dizer mais alguma coisa?

• Sugiro que vc leia sites sérios como estes abaixo:

“Creationists have created another category for which they use the word “macroevolution.” They have NO technical definition of it”.

“Dentro da escola de pensamento da síntese evolutiva moderna, a macroevolução é considerada o resultado de um conjunto de eventos de microevolução. Assim, a distinção entre micro- e macroevolução seria apenas de grau. A única diferença entre elas é a escala e o tempo considerados.”

• “Se Darwin fosse vivo não seria mais evolucionista. “???

Darwin seria o quê, então vc pode me dizer?

“Eles nem sabem qual é a TEORIA DE DARWIN, a MACRO EVOLUÇÃO”.

Macroevolução NÃO existe!
      Vc não vê uma espécie mudando de repente pra outra, adquirindo asas ou barbatanas, por ex!
      O que existe são micromudanças – a tal microevolução – que ao longo de milhares de gerações dáo origem a uma espécie totalment nova! A tal “macroevolução”!

O proprio Darwin sabia disso!

“Em sete oportunidades, Darwin escreveu que “natura non facit saltum” (a natureza não dá saltos). Os seres vivos passariam por pequenas mudanças. Se elas conferissem alguma vantagem adaptativa, seriam acumuladas ao longo do tempo, e o processo eventualmente levaria ao surgimento de novas espécies.”

Vc já ouviu falar em transmissão HORIZONTAL de genes? Aposto que não!
      “Com certeza, no primeiro bilhão de anos após o surgimento da vida, a transferência horizontal de genes era algo muito frequente entre os seres vivos”, explica Aldo Mellender, geneticista e professor de História das Ideias sobre Evolução Biológica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “E mesmo hoje continua havendo grande troca de material por essa via”, diz.”

Sugiro que vc estude um pouco sobre genomica e proteômica!
      Depois nós conversamos!

• Muito feio argumentar atacando a fé dos outros. Uma pena. Seria mais interessante discutir idéias ao invés de atacar pessoas.

• Eu não estou atacando a fé de ninguém, estou atacando conceitos criacionistas, o que é bem diferente!

• Parece que você não leu nem o que escreveu então. O cara nem falou de bíblia ou algo parecido e você atacou bíblia, Deus, etc. Uma pena

• Emerson,

vc acha que criacionismo nas suas várias vertentes, como o Design Inteligente, é ciencia? Claro que não!
      O nome já diz tudo, CRIACIONISMO! Alguém que criou a vida na Terra. Logo, não dá pra atacar o criacionismo sem criticar indiretamente a biblia! Ou vc já viu um criacionista ateu, por acaso?

• Emerson,

Uma prova que evolução NÃO exclui deus é que a Igreja católica ACEITA a Evolução de Darwin. Ela nunca proibiu o livro A Origem das Espécies de Charles Darwin.
      Ciencia não tem religião. E nem a evolução!

Já TODO o criacionista é necessáriamente um crente! Por que outra razão ele iria acreditar no criacionismo se não acreditasse num Ente superior, num Criador? Seria até um contrasenso!

E a grande maioria dos criacionistas acredita não só num Criador mas obviamente no Genesis, tb!

E foi por esse motivo que DEPOIS de responder a TODOS os questionamentos postados pelo Jefferson que resolvi questioná-lo sobre ao Genesis, que quase certamente ele acredita!

• Agora melhorou o nível da discussão. Sem ofensas e com argumentos. Assim é muito melhor.

O meu ponto sobre essa história é que o que se fala sobre evolucionismo no que diz respeito a formação do homem é uma teoria. Não existe comprovação inquestionável. Existe também a versão bíblica do assunto. Cada um tem o direito de acreditar no que quiser.

[]s

• Aqiui no sul do Ceará existem muitos fósseis(a maioria de peixes: piabas, traíras etc) com mais de 100 milhões de anos. Comparando tais fósseis com os mesmos peixes da atualidade, não existe qualquer diferença. Não seria uma prova da NÃO existência da evolução? Para DEUS NÃO EXISTEM ONTEM OU AMANHÃ. Sendo Ele onipotente, onipresente e oniciente, a ideia de tempo não existe. Tude se fez segundo uma simples manifestdação de Sua vontade.

• Comparando tais fósseis com os mesmos peixes da atualidade, não existe qualquer diferença???

Legal, então vc é paleontólogo? rs…

E muitos animais continuam basicamente iguais. É um ERRO pensar que a evolução faz desaparecer a especie original.

Olhe aqui alguns tipos de peixes pré-históricos e me diga se parecem com os atuais.

Outra prova da EVOLUÇÃO é que estratos mais antigos contem fosseis mais SIMPLES.
      Fora isso vc encontra muitas semelhanças a nivel anatomico,genomico e proteomico entre as especies.
      Mais uma prova da evolução.

Agora eu te pergunto: pq com tantas provas a FAVOR da evolução vc teima em acreditar no criacionismo?

• SE vc acredita no criacionismo, vc deve acreditar em um deus, correto?
      Agora qual é a prova que esse deus criou a vida de uma tacada só no lugar de deixar ele evoluir naturalmente segundo regras que ele mesmo criou?
      Seria por acaso essa prova o livro do Gênesis?
      Pois bem, então eu te pergunto: QUAL é o AUTOR do livro do Genesis? Não sabe? Então se vc não sabe qual é o autor e se o que está lá é verdadeiro. O autor podira muito bem ser um lunático, por ex. Então pq vc teima em acreditar nele no lugar da ciencia que pode PROVAR que a evolução realmente aconteceu?

• Para de falar de Deus e Bíblia. Estamos discutindo ciência. Você está atacando religião e fé de uma forma insana. Pare com isso por favor.

Nossos argumentos são que a ciência nunca comprovou evolução da forma que você descreve. Eu respeito seu ponto de vista, por favor respeite o meu sem ofender. Eu acredito que o homem sempre foi do jeito que é hoje e a ciência nunca provou o contrário. O que existem são teorias e não comprovações. Se você quer tomar essas teorias por verdade eu respeito, agora isso não te dá o direito de ofender as pessoas nem fé, nem religião.

Abraços,

• peixes com mais de 100 milhões de anos??? hahahahahaha… foi vc quem fez as medições?
      hahahahaha… comédia…

• “A Ciencia já comprovou que o Evolucionismo não existe”

Legal, então todos os MILHARES de cursos de biologia do mundo que ensinam EVOLUÇÃO no seu currículo estão errados!

Das duas uma, ou vc é um tremendo cara de pau ou é louco!

• Jeferson e Emerson,

Me expliquem só uma coisa:
      Pq todo o criacionista, nos milhares de ramos da ciencia com monte de leis e teorias, a única coisa que sabem criticar é o Big Bang e a Evolução? Justamente os únicos pontos da ciencia que chocam diretamente com a Biblia.

Nunca vi um criacionista que seja criticar a quantica, relatividade ou as leis da biologia, nas quais se apoiam a teoria do Big Bang e a Evolução!
      E se vc quer contestar a evolução ou o Big bang, vc tem que fazer isso!!!

• Caro Emerson,

VC pode ver que da minha parte não existem ofensas! Questionar o criacionismo e por tabela a bíblia não é uma ofensa! A fé não pode ser cega, senão vira fanatismo!

Pra ciencia a palavra teoria não tem o mesmo significado que é usada em sentido lato.

Teoria pra ciencia é uma ideia que explica de forma coerente um conjunto de evidencias. Somado a isso uma teoria tem a capacidacde de fazer previsões.

Isso é MUITO diferente de uma crença, como o caso do criacionismo biblico! Crença é uma questão de fé, uma teoria NÃO!

Pra evolução vc tem milhões de provas, literalmente, já o criacionismo…

Uma das provas da evolução, a comparação do proteoma das especies por fingerprint

• Exato, por isso que não estamos discutindo crença e não acho que devemos ataca-la. Nossa discussão aqui nesse forum deve se concentrar em fatos concretos. Não existe comprovação sobre o evolucionismo. Existe teoria e pesquisas. Esse é o meu ponto.

[]s

• Não existe comprovação sobre o evolucionismo???

Emerson, existem MILHÔES de provas em todos os sentidos!

Anatomia comparada entre a especies que são tão mais similares qto mais perto está uma especie da outra. Semelhança esta tb a nivel de proteoma e genoma.
      Alias, a busca por homologia em espectromentria de massa por fingerprint se baseia exatamente nisso. O proteoma é tão mais similar qto mais perto está uma espécie da outra. Idem pra buscas por genoma.
      No NCBi, MSDB e Swiss Prot, que são os bancos de dados mais conhecidos, vc tem literalmente trilhões de proteinas sequenciadas nas mais variadas especies.

Prova incontestável da evolução entre as espécies!
      Fora isso, especies previstas pela evolução pra prencher lacunas entre 2 especies tem sido encontradas com frequencia, prova do acerto da teoria.

Estudo de camadas de fosseis demonstra uma complexidade crescente, prova inconteste da evolução!

Resto anatomicos inuteis mostram tb que especies descendem de outras.

Tudo isso é prova inconteste da Evolução!
      Fora isso vc vê literalmente a evolução acontecer em especies de vida curta, como bacterias. Não é a toa que surgem novas doenças a todo o instante!

Concluindo: A evolução é um FATO! Não uma questão de acreditar ou não!

Já o criacionismo é uma questão de fé. E fé não exige provas, ao contrário da ciencia!

• Eu acabei de usar o Chewbacca defense?!?

Me mostre UM argumento meu sem sentido só pra confundir.

Uma coisa é VC NAO ENTENDER o que é fingerprint, proteomica, genomica, anatomia comparada e paleontologia. A outra, bem diferente, é dizer que estou tentando confundir com falsos argumentos usando palavras dificeis só pra confundir.

Quer um conselho? ESTUDE evolução, leia algo sobre fingerprint e depois a gente conversa!
      Leia tb este site que é muito bom e deve tirar boa parte das suas duvidas!

• Emerson,

vc confunde o conceito cientifico de TEORIA com a mesma no sentido leigo. Teoria NÃO É algo duvidoso, hipotetico!

Teoria pra ciencia é um conjunto de ideias, muitas vezes apoiada por formulas, que explica de forma coerente um determinado conjunto de dados experimentais. E, como toda a boa teoria, ela tb pode ser usada pra PREVER novos fenomenos. Um bom exemplo disso é a teoria da Gravitação Universal de Newton onde vc pode usar pra prever um eclipse, por ex.

Sobre a Biblia, foi o Sobral que falou de deus, não eu!
      Agora por definição é quase impossivel falar em criacionismo sem falar em deus, afinal a palavra criacionismo está implicito que houve um CRIADOR.

Mas vc quer outro tipo de argumentação? Vamos lá, então!

Os criacionistas falam que cada especie foi criada separadamente.
      Pois bem, me explica por essa teoria como TODOS os animais tem algum tipo de parentesco a nivel de DNA, por ex? Até bacterias tem!
      E esse parentesco é tão maior qto mais proxima está uma espécie da outra.

Me explique pelo criacionismo como os fosseis apresentam uma complexidade CRESCENTE qto mais nova é o estrato geológico.

Me explique a formação de fosseis, incluindo o petróleo, que demora milhões de anos, num mundo feito em 6 dias?

Me explique tudo isso pelo criacionismo!
      E já agora me explique pq vc crê no criacionismo. Qual é base CIENTIFICA da sua crença? Ou vc apenas “acha” que os animais foram criados?

Fico aguardando os seus argumentos

• Só completando o raciocínio anterior…

Se vc vê a evolução acontecer em bactérias, pq ela não pode ocorrer em outras especies?

A evolução se baseia em MUTAÇÃO+SELEÇÃO NATURAL.
      Oras, TODOS os animais, incluindo o homem, sofrem mutações no seu DNA e seleção natural, logo os mais aptos – ou evoluidos – tem mais chance de sobreviver e deixar descendentes.
      E vc vê isso acontecer nas doenças onde cada nova geração de bacterias é mais resistente que a anterior.
      Mais uma prova da EVOLUÇÃO!

“Eu acredito que o homem sempre foi do jeito que é hoje e a ciência nunca provou o contrário.”

NÃO?!?
      Te provo que SIM! Vc lembra das aulas de colegio sobre a pré-história e um tal de Neandertal e Cro-Magnon?

• Você tem que estudar mais, muito mais. Só digo isso, a quem fale tanta besteira. Evolução é um fato, diretamente observado.

• E mais, todas as espécies, do passado e do futuro, são transicionais.

8. todos atravem-se a falar da ciência, mal ou bem, ñ interessa esse seu ponto de vista primitivo,esperimente ser um ciêntista tal como Werner Karl Heisenberg, ele sem sombra de dúvidas foi um químico brilhante, a ciência trousse para humanidade curas para duenças e remédios, eu digo q é tão dificil realizar tal proeza q eu até dúvido q um ñ cientista possa realizar é através de procedimentos evolucionários q sabemos oq estamos realizando, o cerebro humano é tão poderoso q é capaz de abrangir todo o espaço se quiser.ñ rebaixe a ciência ou tente umilha-la, eu menosprezo tais pessoas, pense q se ñ fosse a ciência vc ñ teria um bom alimento ou sua bela casa seriamos ainda nomades, veja q vc usurfrui da ciência e nem percebe, então pense 2 vezes antes de falar da ciência!!

9. A evolução ñ deve ser tratada como lixo ou adorada, ela faz parte de nós. se nasce uma criança com uma abilidade em particular dizem q é só talento, as pesoas recusam-se a acreditar q pode ocorrer mudanças químicas ou físicas nos humanos ou animais até mesmo nas plantas. se não acreditam é só olhar para o espaço, veja as estrelas elas se formão de gases isso é prova absoluta da existência da evolução, gases se transformando em estrelas. evolução= mutação= transformação.e como tmb acredito em DEUS, minha teoria é que ele pode ter usado a ciência para criar oq existe, assim como nós fazemos robôs, eles não se montam só, as peças estão alí a espera de alguém para montar a maquína.

10. todo o debate- todo questionamento- tudo é valido para tentarmos chegar a uma tese ou conceitos perfeitos. o fato é que a anti matéria criou a matéria, que por sua vez, após entrar em colapso(big beng) no universo, devido ao acumulo de energia, criaram-se os planetas e tudo que nós conhecemos. tivemos a sorte de existir. após uma série de eventos naturais aida longe de serem explicados, nosso planeta adquiriu condições necessarias de desenvolver vida, atavés da manipulação natural dos nossos compostos quimicos. portanto, começamos como bacterias há 06 bilhões de anos atrás e hoje somos o que somos, as pergunta são: o que será de nós? qual a nossa missão no universo? evoluiremos pra quê? se deus existe quem o criou? ele surgiu do nada? como? é possivel? tivemos a sorte de existir…

11. Macaco é macaco, e homem é homem, Deus criou primeiro os animais irracionais como o macaco, e depois o Homem para reinar sobre estes e ponto final. Absurdos do evolucionismo que não existe…A igreja é atacada por cometer arbitrariedades na idade média, mas indivíduos blasfemos como Darwin, tem mais é que queimar na fogueira mesmo, apesar deste herege a Igreja não ter queimado.

12. Acho engraçado, com provas claras que existe um elo entre os homens e o macaco tem gente ainda acredita que deus crio tudo porque não tinha coisa melhor pra fazer… E oque o outro carinha ali falo que não tem explicação para a criação do universo se você não sabe existe uma coisa chamada BIGBANG ;)
    E quem acha que darwin foi um ganancioso que queria fama e sucesso pensa no pastor Edir Macedo que ficou milhionário só com dizimo dos troxas ;*

13. A ignorância humana realmente não tem limites, da até tristeza ler certos comentários aqui…
    A educação em nosso país não é das melhores, mas tem gente que parece fazer questão de mostrar que tem orgulho de não ter prestado atenção nas aulas de biologia.

14. Na buena! Darwin foi o maior imbecil ao dizer que os homens vieram do macaco! Nunca conseguiu provar a sua teoria e outros idiotas para conseguir ganhar dinheiro continuam com essa baboseira! Já repararam que na Inglaterra aparecem cada vez mais estudos ridículos sobre os fatos mais ridículos ainda?! Pois bem, esses loucos não conseguem nem provar a evolução de outros animais, então quem dirá sobre a raça humana… O desenvolvimento genético se deve por alguma razão que não a evolução natural, senão os carinhas que fazem sexo com as vaquinhas, cabritinhas e outros já teriam várias famílias, não?! Então, se não tem como cruzar as espécies de forma direta, TEVE sim que haver alguma intromição genética aplicada aos seres em questão, sejam cetáceos, peixes, mamíferos ou unicelulares…