7 fatos incríveis sobre cobras

Publicado em 6.08.2011

As serpentes não têm orelhas, mas a maioria tem uma visão melhor que a do Super Homem. Elas não têm narizes, mas podem sentir cheiros com muita habilidade. As presas das serpentes venenosas, que evoluíram a partir dos dentes, estão entre os mais avançados sistemas de armas biológicas do mundo natural: não há uma estrutura comparativamente tão avançada, tão sofisticada, como a presa e a glândula venenosa de uma cobra cascavel. E se essas histórias interessantes nem estão nessa lista, imagine as que estão! Confira:

1 – Cobras comem seus filhotes

Cientistas descobriram em fevereiro de 2009 que muitas mães cascavéis comem alguns de seus filhotes não sobreviventes; é o chamado “canibalismo pós-parto”. As mães do estudo comeram até 11% de seus ovos e filhotes mortos. Por quê? Assim ela pode recuperar boa parte da energia perdida na reprodução sem ter que caçar para se alimentar, uma atividade perigosa que requer tempo e muito trabalho. Pelo menos eles já estavam mortos.

2 – Uma serpente pode comer outra serpente ainda maior do que ela

Para resolver um mistério de longa data sobre como uma “King Snake” (gênero Lampropeltis) consegue comer outra cobra ainda maior do que ela, pesquisadores gravaram e assistiram a coisa toda acontecer. A King desliza suas mandíbulas sobre a presa como uma esteira, depois comprime sua própria coluna vertebral como uma sanfona para fazer a cobra descer pelo seu interior. Só então, quando tudo está dito e feito, a King vomita um pouco de volta. E quem é que vai culpá-la?

3 – Cobras podem “voar” mais de 15 metros

Se as cobras do gênero Chrysopelea – o gênero das “cobras voadoras” – quiserem passar de uma árvore para a outra sem descer, elas voam. Bem, na verdade elas planam. Para decolar, elas caem ou ativamente saltam de um galho para chegar mais alto e planar mais longe. Em seguida, elas achatam o corpo e fazem ondas em formato de S para terem estabilidade no “voo”.

4 – Pítons comem presas inteiras, com ossos e tudo

Cobras como as sucuris podem passar meses sem uma refeição. Porém, quando elas comem, não desperdiçam nada. Essas serpentes desenvolveram um sistema para extrair o cálcio do esqueleto de suas presas, contribuindo para uma refeição mais nutritiva. Elas são, portanto, fisicamente adaptadas para lidar com jejuns prolongados, realimentando-se com grandes refeições e intensa digestão e absorção de nutrientes.

5 – As cobras miram os seus olhos

As “cobras cuspidoras” (Najas) na verdade não cospem. Em vez disso, contrações musculares espremem a glândula de veneno da cobra, forçando o veneno a sair das presas da serpente alcançando até quase 2 metros de distância. Se elas acertarem os olhos da presa, a neurotoxina pode cegá-la. E, em 2005, os cientistas descobriram que elas realmente apontam para os olhos. E tem mais: o veneno não é lançado num fluxo, mas num borrifo com um padrão geométrico que é bastante adequado para atingir os olhos, o que os cientistas descobriram em janeiro de 2009.

6 – A menor serpente do mundo poderia se enrolar em uma moeda

A menor serpente conhecida, descoberta em 2008 em Barbados, é pouco menor do que 10 centímetros de comprimento e tão fina quanto um espaguete. A Leptotyphlops carlae provavelmente manterá tal título para sempre. Serpentes devem ser prevenidas pela seleção natural de se tornarem tão pequenas porque, abaixo de um certo tamanho, pode não haver nada para seus filhotes comerem.

7 – Serpentes passam meses sem se alimentar. E crescem!

Imagine se você pudesse pudesse parar de comer por meses, queimar gordura, ficar mais alto, e ainda ficar bem! Pesquisadores retiveram a comida de 62 cobras – cascavéis, jibóias e pítons – por cerca de seis meses, o período típico que serpentes ficam sem comer na natureza. Elas reduziram suas taxas de metabolismo para sobreviver, algumas em mais de 72%. Surpreendentemente, elas também levaram mais tempo para queimar suas reservas de gordura.[LiveScience]

Autor: Patricia Herman

é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

42 Comentários

  1. NASCI EM AFRICA ATE AOS 16 ANOSE JA FUI ATACADO POR UMA NAJA CUSPIDEIRA NA QUAL ASSUSTOU ME E CAI PRA O CHAO DAI ELA VEIO ELARGOU UM JACTO DUM LIQUIDO FORTEMENTE AMARGO NA MINHA CARA BOCA E OLHOS MAS MUITO PROXIMO DE MIM. FUI CURADO IMEDIATAMENTE PELO MEU AVO COM REMEDIO CASEIRO.HOJE MORO NA EUROPA (PORTUGAL) E CONSIGO VER DE NOITE.

    Thumb up 37
    • Todos nós conseguimos ver de noite, depende qual o grau de escuridão!!!

      Thumb up 2
  2. É uma pesquisa profunda e muito proveitosa para os que são amantes da natureza,ao depararmos com situações como estas devemos de estarmos atentos,em Julho deste ano,estive em Teresina no estado de PI,e deparei-me com uma cobra cascavél,a menos de um braço esticado,ao pé de uma árvore,eu estava procurando uma coroa de frade pequena(cacto redondo),que caiu de minha mão fiquei olhando,estiive perto e não a vi devido a sua camuflagem perfeita,minha sorte é que ela devia estar de barriga cheia,pois a mesma ficou imóvel e muito menos balançou o rado com seu chocalho,isto para mim foi um Milagre.

    Thumb up 5
  3. Caro Radeir,

    Desculpe minha ignorancia no assunto, mas… as cobras tiram produtos do ar para torna-los veneno? a maioria das cobras portadoras de venenos letrais estão na amazonia, Eu sou amazônida e nunca ouvi falar sobre tal. Quero gentilmente solicitar aos caros internautas que frequentam esse espaço para ajudar, opinem por favor, tirem as duvidas de um velho indio ignorante. Um abraço a todos.

    Thumb up 6
    • Olá Danorton! As serpentes não tiram seu veneno de nenhum produto do ar. Na verdade, o veneno é gerado mais ou menos como nossa saliva, através de glandulas especializadas. A diferença é que o veneno é muito complexo e a serpente gasta tempo e energia para sua produção. Por isso que, em alguns casos, a serpente da o bote sem injetar veneno, pois ela prefere não gastar naquele momento e guardar o precioso veneno para caçar ou se defender de uma ameaça mais perigosa. Espero ter ajudado!
      Um abraço!

      Thumb up 0
  4. gostei da matéria algumas coisas ai eu mesmo não sabia a respeito das cobras

    Thumb up 3
  5. “mas a maioria tem uma visão melhor que a do Super Homem” cobras como a cascavel e a jararaca não olhos capazes de fornecer uma visão boa e nítida, mas para compensar essa deficiencia elas possuem fossetas nasais equipadas com sensores de calor muito apurados dando a elas uma visão infravermelha.

    Thumb up 3
  6. O site deveria filtrar comentarios em tons de brincadeiras…Os textos deveriam ser revisados para vedarem aos sem ocupação comentários infelizes.

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
13
6 Bizarros experimentos com animais

Recentemente, pesqui...

Fechar