“Dois minutos de gostosura e o resto de gordura na cintura”: mito ou realidade?

Por , em 2.12.2013

Chega o fim do ano. Muitos aguardam essa época especialmente pelo número de guloseimas que ela representa. No entanto, deveriam mesmo é atentar para o fato de que nunca mais perderão essas guloseimas que foram parar em sua cintura.

Segundo uma nova pesquisa da Universidade Tecnológica do Texas (EUA), as pessoas ganham quase um quilo durante o período festivo do fim do ano, e nunca mais perdem essa quantia de novo. Os homens são mais propensos a ganhar peso do que as mulheres.

Pior ainda: os pesquisadores afirmaram que o exercício físico não ajuda as pessoas a se livrar desse peso extra.

A equipe estudou 48 homens e 100 mulheres com idades entre 18 e 65 anos. Metade dos voluntários disse que praticava exercícios regularmente, enquanto a outra metade admitiu não fazer atividades físicas.

Os pesquisadores descobriram que apenas durante o período festivo, os voluntários ganharam uma média de um quilo. As pessoas que estavam acima do peso no início da pesquisa ganharam mais peso e tiveram o maior aumento no percentual de gordura corporal. A quantidade de exercício que a pessoa praticou não teve impacto sobre a quantidade de peso ganhada.

De acordo com a pesquisadora Jamie Cooper, as pessoas podem pensar que um quilo não é muito, mas isso poderia ser um fator importante em causar obesidade, já que as pessoas nunca perdem essa quantia novamente. A cada 10 anos, elas terão ganhado em média 9 a 10 kg.

A equipe admite que não sabe exatamente por que o exercício não impede o ganho de peso neste caso, e afirma que, mesmo assim, a atividade física pode ter outros benefícios para a saúde.

Uma das possíveis razões para o exercício ser tão ineficaz durante o período festivo é que as pessoas podem simplesmente consumir muito mais do que conseguem queimar através da atividade física. “Se você corre por 30 minutos, você queima cerca de 300 calorias. Um pedaço de torta de abóbora tem cerca de 300 calorias. Então, é muito fácil comer mais calorias do que você pode queimar”, explica Cooper.

Ela acrescentou que fazer exercício pode aumentar o apetite das pessoas, o que significa que elas ficam inclinadas a comer mais do que fariam normalmente.

Não tem outro jeito: a pesquisa concluiu que a única maneira de evitar esse aumento de peso permanente é praticando a moderação durante o período festivo. Ou seja, nada de um segundo pedaço de torta. [DailyMail]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

Deixe seu comentário!