Benefícios da barba, lugares estranhos (mas reais), Nicolau Copérnico, o lado ruim do elogio… E mais

Por , em 22.02.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 18/02/13:

Por que barba faz bem aos homens

Muitas mulheres não gostam de arranhar seus rostos nos pelos duros das barbas de seus parceiros. Mas, se você quer o melhor para seu amado, pense duas vezes antes de pedir que ele pegue a navalha. De acordo com novas pesquisas, barbas e bigodes podem ser benéficos para a saúde dos homens. Apesar de ser um campo de pensamento original na ciência, as possíveis vantagens da barba são tão variadas quanto proteção ao câncer e alívio aos sintomas da asma.

10 lugares reais que parecem saídos de um sonho (ou pesadelo)

Existem construções e paisagens que fazem você se perguntar se realmente está acordado ou se o que está vendo é fruto da sua imaginação. De paisagens geométricas a formações naturais assustadoras, confira lugares reais que são surpreendentes.

Pit Bulls são realmente perigosos?

Embora muitas pessoas fiquem indignadas com a acusação de que seus cachorros são “violentos por natureza”, estudos mostram que, de fato, cães da raça Pit Bull tendem a ser mais agressivos que outros cães. No entanto, por mais que o Pit Bull tenha a tendência de desenvolver um comportamento mais hostil, muitas vezes o problema está no dono.

A inacreditável história da família que ficou 40 anos sem qualquer contato humano

Grandes áreas da Sibéria, no interminável leste da Rússia, são extremamente isoladas. Em 1978, uma equipe de geólogos sobrevoava montanhas em determinada região que o governo soviético sabia nunca ter explorado (a ocupação humana mais próxima estava a 240 quilômetros dali) e, acima de um vale, avistaram uma clareira, um jardim e uma cabana. Havia uma família morando lá – a família de Karp Lykov, que havia fugido da perseguição por conta de sua religião, e só foi encontrado 42 anos depois.

Nicolau Copérnico é homenageado pelo Google

Nicolau Copérnico foi um matemático e astrônomo renacentista polonês que formulou um completo modelo heliocêntrico colocando o sol, ao invés da Terra, no centro do universo. Em 19 de fevereiro, completaram-se 540 anos desde o nascimento deste homem, que foi protagonista de um dos eventos mais importantes da história da ciência.

Medicamento nanoencapsulado cura seu porre em segundos

Pesquisadores da Califórnia (EUA) conseguiram reduzir níveis alcoólicos em ratos usando nanocápsulas com enzimas fundamentais para o metabolismo da substância. Esse passo foi importante porque bioquímicos têm tentado fabricar compostos enzimáticos há muito tempo, mas sua instabilidade torna difícil controlar seu tamanho e arranjo de forma precisa. Além de antídoto para o álcool, outros tratamentos baseados na técnica devem aparecer, como a aplicação de enzimas que quebram a dihidrotestosterona (popularmente chamada de DHT), que causa a calvície masculina.

Por que todos os macacos não evoluíram para humanos?

Uma das perguntas que mais se ouve sobre a evolução humana é: “se o homem evoluiu do macaco, por que os macacos não evoluíram para humanos?”. Essa questão não tem lógica para os biólogos – é o equivalente a perguntar “por que todas as bananas não evoluíram para maçãs?”. Segundo eles, as espécies modernas seguiram diferentes caminhos evolutivos, apesar de terem compartilhado um ancestral comum. Mais: dizer que somos mais “evoluídos” que nossos primos peludos é um erro do ponto de vista biológico – experimente ver quanto tempo você dura pelado no coração do Congo sem sequer uma faca, e então volte para dizer quem é que está em vantagem evolutiva.

Quanta cafeína é suficiente para matar?

Em 2010, um britânico de 23 anos morreu por overdose de cafeína. Michael Lee Bedford consumiu o equivalente a 70 latas de energético ingerindo colheradas de pó de cafeína, que comprou pela internet. Não tenha medo de morrer acidentalmente, no entanto: são precisas altas doses desse estimulante encontrado no café, alguns tipos de chás, energéticos e refrigerantes para causar overdose – uma dose letal de cafeína equivale a 10 gramas ou quase 5 litros de café consumidos em um curto período de tempo.

Por que seus elogios vazios prejudicam as crianças?

Muitos pais caem na tentação de comemorar cada pequeno feito de seus filhos e, mesmo com a melhor das intenções, podem acabar prejudicando sua confiança e autoestima. “Elogios vazios são tão ruins quanto críticas pesadas – expressam indiferença em relação aos sentimentos e pensamentos da criança”, opina o psicanalista Stephen Grosz. Um estudo da Universidade Columbia (EUA), por exemplo, mostrou que crianças que foram elogiadas por serem “inteligentes” se saíram pior em testes do que as que foram elogiadas por seu esforço.

10 descobertas arqueológicas em locais estranhos

Arqueólogos normalmente sabem o que pode ser encontrado e onde pode ser encontrado. Se você está no Egito, por exemplo, deve poder encontrar uma pirâmide ou duas. Mas encontrar os restos do Rei Ricardo em um estacionamento, em Leicester? Não é o tipo de coisa que você ouve com frequência, com certeza. Conheça essa e outras descobertas feitas em locais incomuns.

Veja outras matérias populares da semana: