Reciclagem contra o meio ambiente, armazenamento digital em DNA, surpreendentes equações e fatos matemáticos… E mais

Por , em 1.02.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 28/01/13:

10 maneiras como a reciclagem está acabando com o meio ambiente

1

As pessoas pensam que a reciclagem é um tipo de panaceia para todos os males causados pela humanidade ao meio ambiente, e que separar o lixo vai reverter séculos de baboseiras não biodegradáveis acumuladas nos lixões. De fato, reutilizar materiais é uma boa forma de reduzir o impacto imposto ao ambiente – quando funciona. Algumas vezes, a teoria e a prática estão em desacordo. Conheça algumas formas com as quais estamos prejudicando o meio ambiente através da reciclagem.

Cientistas gravam 2,2 petabytes de dados em um grama de DNA

2

A possibilidade de usar o DNA como um pendrive mais espaçoso do que qualquer dispositivo já criado ganhou força recentemente, quando dois cientistas britânicos conseguiram armazenar uma quantidade inédita de arquivos em DNA sintético. Em média, foram 2,2 petabytes (2,2 milhões de gigabytes) por grama. A descoberta pode promover o DNA, em longo prazo, a principal método de armazenamento de arquivos digitais.

Por que cortar o rabo de seu cachorro é uma péssima ideia

3

Existem várias maneiras dos seres humanos compreenderem as intenções e sentimentos dos cães: através de seu latido, da maneira como inclinam a cabeça, do movimento de suas patas dianteiras, e, é claro, da abanação frenética de sua cauda. Não é nenhuma surpresa, portanto, que a prática de cortar a cauda de cães (caudotomia) tenha um efeito profundo sobre sua capacidade de se comunicar – não só conosco, mas também (e principalmente) com outros cães. Estudo recente publicado na revista PLOS concluiu que a falta de uma cauda longa pode afetar seriamente a vida social de um cão.

As 11 mais belas equações matemáticas

4

Equações matemáticas não são apenas úteis – também podem ter uma beleza própria. Muitos cientistas admitem ter preferência por uma ou outra fórmula não só por causa da sua função, mas pela sua forma, e as verdades simples que contém. Algumas equações, como E=mc² de Einstein, roubam as luzes dos holofotes, mas existem equações menos famosas que têm mais apelo entre cientistas. Confira 11 equações belas escolhidas por físicos, astrônomos e matemáticos como suas favoritas.

5 surpreendentes fatos matemáticos

5

A matemática é uma das únicas áreas do conhecimento que pode ser objetivamente descrita como “verdade”, porque seus teoremas são derivados de lógica pura. No entanto, ao mesmo tempo, estes teoremas são extremamente estranhos e contraintuitivos. Mesmo que você não tenha muita habilidade para trabalhar com matemática, certamente se surpreenderá com alguns fenômenos bizarros trazidos à luz por ela.

Resistência a antibióticos pode causar desastre “apocalíptico”

6

O aumento de bactérias resistentes a antibióticos não é nenhuma novidade – só no ano passado, diversos alertas foram feitos por médicos e especialistas, e até pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre a iminente crise de infecções resistentes a drogas que pode acabar com a medicina moderna. Agora, a diretora-médica da Inglaterra, Dame Sally Davies, afirmou que essa crise é comparável à ameaça do aquecimento global para nossa sociedade. Como existem poucos antibióticos para substituir os remédios que estão ficando comprometidos, no futuro, uma cirurgia de rotina pode se tornar mortal devido à ameaça de infecção.

Por que temos vontade de amassar coisas fofas

7

É uma reação estranha: vemos uma coisa fofa – um bicho fofo, um bebê fofo – e cresce dentro de nós uma vontade de morder, beliscar, fazer em pedaços aquela coisinha indefesa e inocente. Por que queremos “amassar” coisas que achamos tããão bonitinhas? Esta reação paradoxal recebeu o nome de “agressão fofa” pela estudante de psicologia Rebecca Dyer, da Universidade Yale (EUA). Confira as hipóteses que tentam explicar essa nossa atitude estranha.

Os gatos estão destruindo o meio ambiente?

8

Pássaros e pequenos mamíferos que se cuidem: estudo recente apontou que gatos (selvagens ou domésticos) são responsáveis por matar anualmente bilhões desses animais nos Estados Unidos (1,4 a 3,7 bilhões de pássaros e 6,9 a 20,7 bilhões de mamíferos, segundo dados coletados). Cientistas concluem que os gatos são a maior ameaça para a vida selvagem do país, e que os proprietários destes animais poderiam tomar mais atitudes de prevenção para evitar que eles matem outros bichos.

10 coisas que você talvez não saiba sobre o amor

9

Ao escrever o livro “Love 2.0: How Our Supreme Emotion Affects Everything We Feel, Think, Do, and Become” (em português, “Amor 2.0: Como nossas emoções supremas afetam tudo o que sentimos, pensamos, fazemos e nos tornamos”), a autora Barbara Fredrickson, professora de psicologia e diretora do Laboratório de Emoções Positivas e Psicofisiologia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), aprendeu algumas coisas sobre o amor que ela julga importante compartilhar. Confira fatos que podem mudar sua visão deste sentimento tão comum no nosso dia-a-dia.

Como queimar mais gordura fazendo os mesmos exercícios?

10

Segundo uma pesquisa da Universidade Northumbria (Reino Unido), é possível queimar 20% mais gordura corporal se exercitando de manhã com o estômago vazio. Os cientistas explicam que, a fim de perder gordura corporal, precisamos gastar mais gordura do que consumimos, e o exercício de manhã após uma noite de jejum gasta energia principalmente a partir da queima de gordura existente, maximizando a perda de massa gorda.

Veja também outras matérias populares da semana, como “Aplicativo ‘transar com amigos’ do Facebook não é tão discreto quanto parece”, “Depilações à brasileira podem estar colocando os chatos em extinção” e “A única habilidade matemática necessária para ter sucesso na vida profissional”.

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

Deixe seu comentário!