Cirurgia plástica grátis pelo SUS, direito de todos

Publicado em 5.01.2011

plastica gratis gratuita

A cirurgia plástica inicialmente foi uma doutrina com o propósito de realizar procedimentos reparadores, mas hoje a maioria das pessoas busca fazer cirurgia plástica com objetivos estéticos. É possível fazer plástica de graça caso ela seja necessária para que a vida do paciente torne à sua normalidade.

É possível fazer este tipo de cirurgia gratuita em hospitais universitários, hospitais-escola, hospitais públicos e até clínicas particulares. Algumas vezes pela solidariedade dos profissionais e outras pela obrigação do cumprimento da lei é possível conseguir plástica grátis caso o paciente tenha sofrido ou nascido com certos tipos de deformidades.

Os casos freqüentes em que a cirurgia plástica grátis é aplicada:

  • Reconstrução mamária após remoção do seio com câncer
  • Crianças com labioleporino
  • Fendaplalatina
  • Queimaduras que levaram a deformações
  • Abdominoplastia para remoção de excesso de pele após cirurgia do estômago
  • Deficiência ou deformidades no rosto

A lei federal nº 10.223 (15/05/2001) a ser realizada plastica pelo SUS, ou seja, efetuar cirurgia plástica grátis para mulheres que realizaram mastectomia (remoção da mama devido a tumores malignos). Leis estaduais no RJ e SP garantem plásticas grátis para mulheres com seqüelas físicas de ataques sexuais.

Cirurgia plástica exclusivamente com motivos estéticos só é possível fazer na rede privada. Nem sequer planos de saúde cobrem as cirurgia plástica de graça nestes casos.

Mas se você possui alguns dos problemas listados acima deve procurar a rede de saúde do seu município e consultar a possibilidade de efetuar uma cirurgia plástica gratuita. Você também pode procurar os hospitais universitários, entidades ligadas a projetos de saúde e verificar se é elegível para efetuar o procedimento que necessita.

No site Ajuda Brasil é possível localizar as instituições que podem ajudar você no seu caso específico, na sua região, e que podem tornar realidade a sua cirurgia plástica grátis com fins corretivos. [Cirurgias Plásticas]

Leia outros artigos interessantíssimos sobre cirurgia plástica e procedimentos cosméticos

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara), repudia exercício físico, mas faz mesmo assim; talvez para ganhar alguns anos a mais com a família, talvez por masoquismo. Escreve no HypeScience desde 2008.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

524 Comentários

  1. Gostaria de esclarecer para certos homens q nunca tiveram uma gestação q às sequelas de uma problemática não se corrige só com alimentação e regime, tive uma gestação e tive problemas de líquido morfologico nos 2 últimos meses q fez com q eu triplicasse de tamanho deixando após o parto uma barriga horrorosa.
    Tem 12 anos q não vou a praia e evito sair de casa com vergonha pois geralmente a moda para mulheres usa tecidos finos e colados no corpo.
    já cheguei a 60 k e fiz 2 anos de academia q não adiantou, desisti de tenta faz anos, mas minhas esperanças retornaram a pouco tempo quando vi uma amiga q não vida a muito tempo q conseguiu a abdominoplastia, voltei a ter esperança, meu marido foi embora tem um ano e não tenho como pagar e sustentar minhas crianças, vou tentar a grátis ela conseguiu e voltou a se sentir viva

    Thumb up 26
    • ola amiga,tenho o mesmo problema que vc,bom no hospital barata ribeiro faz sim essa sirurgia de graça,pois la temos medicos que trabalha com amor ao proximo ,bom para conseguir basta vc passar por um crinico geral e pedir uma guia de referencia e contra referencia para x regue e estar no pesso legal e nao pode fumar,estou correndo atraz tambem,e gente pelo amor de Deus nao descuta com homens babacas que nao sabe lidar com mulheres que so quer o direito de ser feliz de novo esse medico nada mais

      Thumb up 3
  2. Senhor Marcio ferreira, vc não deve ter lido nenhum comentario, pois eu que os lí, não ví ninguém pedindo uma cirurgia para um problema que se resolveria com exercicios e tão pouco, que foram causados por uma má alimentação. Também tenho certeza senhor, que um cirurgião plástico não salvaria a vida de ninguém que estivesse entre a vida e a morte aguardando cirurgia.
    “O SUS não é porta da esperança”, com certeza não. Pois na porta da esperança ninguém paga para ganhar algo, e nós todos pagamos para que o sus funcione.
    Eu como muitas mulheres aqui, queria ter o direito de fazer cirurgia reparadora pois depois que tive meus 4 filhos, me sinto outra pessoa, tinha o corpo muito bonito e hoje é só pele pendurada, peitos e barriga muito flacidos. Mas não estou pedindo favor, estou pedindo o que me é de direito, afinal eu pago, o sus não é gratis.

    Thumb up 105
    • Cara Leidiane Ferreira,

      ve-se bem que tem uma visão bem deturpada de qual a finalidade do poder público. O SUS se chama sistema único de SAÚDE caso vc não saiba, a função dele é ajudar pessoas então que tem problema de saúde e não problemas estéticos.

      De fato, o cirurgião plástico não trabalha salvando vidas, porém ele precisará de DINHEIRO para fazer isso, sim, eles cobram e cobram muito bem pelo seu trabalho, e a miséria que vc paga de imposto, não pagaria nem uma fração desse valor, então minha cara, agradeça de ainda viver em um país que em caso de problema de saúde vc terá algo de de graça.

      Não vivemos em um país comunista… aqui se quisermos algo que não é de extrema urgência, temos que trabalhar e pegar. Trabalhe, junte dinheiro e pague a cirurgia, é assim que o mundo funciona.

      No nosso país temos PRIORIDADES, sabe sabe o que é isso? Tenha a santa paciência, daqui a pouco a mulherada vai estar pedindo limpeza de pele, lipoaspiração. Vá trabalhar mulher!!

      Thumb up 18
    • Lidiane vc tem td a razão temos direitos sim ,e o imposto q sai dos nosso bolsos,valores q não tem nada ver com miséria ,como disse em uma resposta infeliz esse idiota q estudou pra burro ,q eu não vou nem chamar d doutor,uma merda dessa estuda pra que?Não sabe como é os orgaos públicos ,porq td q pagamos em imposto o Brasil deveria ter um atendimento funcional ,não teria poq ter filas de espera ,e se isso acontece é por q esse dinheiro vai parar nos bolsos de politicos ladrões,SUS é sim sistema único de SAÚDE, tbm esta incluído problemas de ondem pscologica não apenas fisíca mais tbm metal ,baixa auto estima ,pode trazer muitos transtonos na vida de uma pessoa .Eu estou indignada como é esse tipo de gente existe q gosta de maltratar mulheres vc Marcio Ferreira é um jumento q gosta de dar coice ,seu comentario infeliz vai parar em muitos lugares pois tenho muito amigos jornalista q gostaria muito de saber a sua opinião,isso pra q vc venha pensar antes de sair falando merda .A gente colhe td q planta.

      Thumb up 17
  3. Eu fico pasmo como as pessoas pensam que o SUS é a porta da esperança. Gente a saúde pública no Brasil tem prioridades, tem gente morrendo em corredor, tem gente esperando uma cirurgia que vai salvar a VIDA dele, e vcs aí querendo ocupar um médico, mesa de cirurgia, etc pra consertar a barriga flácida enquanto tem gente morrendo? Faça-me o favor.

    E outra coisa, cirurgia plástica não faz milagre, vc não faz exercícios, come um monte de porcaria e acha que um bisturi vai te deixar linda? Comece a se mexer, cuide de vc e aproveite a vida como vc é, a maioria aqui está chorando por causa de bobagem

    Thumb up 35
    • Quem fica pasma sou eu, com gente relapsa!
      Só mesmo um burguesinho de m… com ideiazinhas capitalista de trabalhe e compre. aff… tanta gente trabalha anos e anos e não consegue juntar devido porque gasta tudo com pra sobreviver.
      Bom melhor ler porcaria do que ser cega!

      Thumb up 24
    • Senhor Márcio, suas palavras dizem muito sobre você. Menosprezar mulheres publicamente que nada mais querem que o retorno da auto-estima perdida por processos complexos como gestações complicadas, é realmente digno de pena.
      Além disso, você despreza o povo que paga o seu salário!
      Muito ou pouco, todas nós pagamos.
      Eu sou do judiciário federal e este ano recolhi para o imposto de renda mais de R$ 35.000,00, e para o plano de seguridade social do governo quase o mesmo valor. Se pudesse optar, reservaria esse dinheiro para pagar minhas abdomino e mamoplastia. Em vez disso, meu dinheiro, ganho dignamente, paga as farras do Governo Federal e enriquece os políticos corruptos. E paga seu salário também!
      Então não venha com essa “a miséria que você paga de imposto”!
      Muitas de nós são arrimos de família, trabalhadoras, dignas, excelentes mães! Assumimos as funções de provedoras porque muitos homens vivem de luz, esperando a fortuna cair do céu. Assim não conseguimos pagar uma plástica para nos sentirmos melhores.
      Os seios grandes e flácidos e as barrigas pelancudas e proeminentes também causam problemas de coluna, de joelho, além dos problemas emocionais.
      Ah! E, lembre-se!
      Você só colhe aquilo que planta! O plantio é opcional mas a colheita é obrigatória. Nas poucas vezes que se manifestou você plantou. Espera colher o quê?

      Thumb up 50
    • Eu fico abismada com a ignorância deste comentário. A autoestima é tão importante que afeta a saúde da pessoa. Tem mulheres que se recuperam bem da gravidez. Mas estas ou tem uma ótima genética ou tem dinheiro mesmo. Mas a grande maioria fica com a barriga completamente mudada depois da gravidez. Estas mulheres deveriam ter o direito sim a esta cirurgia, pois acabam se isolando da sociedade, ficam frustradas, algumas a ponto de não sair de casa mesmo.

      Thumb up 6
    • Eu fico pasma com uma pessoa que é capaz de achar normal um bêbado que bate o carro e desfigura o rosto, ter direito a uma cirurgia reparadora. Uma mãe que passou por uma gravidez que lhe deixou marcas tem muiito direito sim a querer abdominoplastia paga pelo SUS.

      Thumb up 4
    • espero que vc nunca precise de uma reparação por ter o corpo queimado … e com toda certeza, não é casado, pois não tem a minima ideia o que é para uma mulher perder a mama, e nem um obeso sofrer com ulcerações per excesso de pele!

      Thumb up 2
  4. Meu nome é Luka tenho problemas e preciso urgente de uma cirurgia de redução de mama, como posso conseguir isso pelo SUS?

    Thumb up 22
  5. bom dia meu nome é lenilda tenho 41 ano tenho um filho de 19 anos,eu uso a píla a dezenove anos,não quero mas ter filho e não condiçoes de pagar uma cirugia eu gostaria de saber como eu faço para consergui de graça.

    Thumb up 7
  6. no ultimo dia 19, eu sofri uma agressâo muito violenta e covarde… fui agredido por dois rapazes com paus e pedras, tenho ferimentos na boca e na testa e terei de tirar raio x de um dente, eu nâo sei se posso superar isso… nâo sei a quem recorrer… eu só tinha separado uma briga e acharam que eu estava tomando partido, cheguei a ficar desacordado alguns instantes, mas não foi suficiênte para para-los…eu já os perdoei, mas gostaria que alguem me ajudasse…

    Thumb up 7
  7. Oie tenho 23 anos, sempre tive os seios muito grande, depois de uma gravidez eles ficaram caidos e flacidos, sofro de depressão por causa disso, nao consigo usar biquine e eh muito complicados achar algum sutiã que de sustentação a eles, gostaria que voces mi ajuda-sem a arrumar uma mastopexia pra reparar os danos dos meus seios, estou totalmente desesperada e frustada. Mi ajudeeeem por favoor

    Thumb up 53
  8. Olá tenho 15 anos meus pais são separados e com isso moro com meu pai e tenho duas irmã! Aos 10 anos eu ja não queria usar maais cabelo preso por causa das minhas orelhas, e com isso tento esconder com o cabelo um defeito que não me faz bein pois pessoas zoam comigo com apelidos que cada vez mas vai me machucando e isso me faz sentir feia. Então queria muito mesmo fazer uma cirurgia so que não tenho condições assim como milhares de pessoas também não tem, e sofrem com preconceito e apelido.
    Desde já agradecida!!

    Thumb up 52
    • engraçado…tantas perguntas foram feitas mas onde estão as respostas?Como saber?Quem vai responder?

      Thumb up 68
    • marque uma consulta com um medico clinico do SUS,este vai esclarecer todas as suas duvidas.
      sugiro que marque uma consulta com um psicólogo,assim vc terá um amparo emocional!
      Boa sorte com a cirurgia!

      Thumb up 12
    • Oii samara infelizmente tambem sofro do mesmo que você ,nao consigo mais prender o cabelo , tenho que aguentar as pessoas falando mau de mim , rindo da minha cara toda hora e eu acho que estou ficando depressiva pq eu nao aguento mais ficar escondendo minhas orelhas com o cabelo e ela aparecer e isso cada vez mais me deixando pra baixo alem disso meus pai sao separados tbm e estao desempregados tenho uma irma e um irmao e tbm nao tenho condiçoes de pagar uma cirurgia :/

      Thumb up 10
    • Esta cirurgia é paga pelo SUS. Marque uma consulta no posto de saúde que eles te encaminharão.

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
soapman1
Conheça o bizarro homem-sabão

Uma infiltração de á...

Fechar