Dekotora – os incríveis caminhões decorados do Japão

Publicado em 23.11.2010

Conhecidos como Dekotora, Decotora ou, simplesmente, como os caminhões decorados do Japão, essas verdadeiras obras de arte, e de extravagância, estão se tornando verdadeiros símbolos do país.

Dekotora é uma abreviação de “caminhões decorados” em japonês. E, como você pode ver, eles são realmente decorados. O que define um caminhão como dekotora é o exagero na decoração. Os proprietários precisam adicionar a maior quantidade de objetos ao seu caminhão para decorá-lo, mas precisam manter a máquina ainda funcionando.

O movimento dekotora iniciou-se na metade dos anos 70, quando uma série de filmes chamada “Trucker” (que pode ser traduzido como “caminhoneiro”) foi lançada no Japão. Basicamente, a série falava sobre um caminhoneiro que passeava pelo Japão em seu caminhão extremamente chamativo. Os filmes fizeram tanto sucesso que as pessoas começaram a imitar seu protagonista.

Os donos dos dekotora são realmente apaixonados por suas obras de arte e não pensam duas vezes em gastar muito dinheiro para incrementar seus veículos. Eles normalmente se reúnem em grupos onde mostram suas criações. Há alguns que exageram tanto que seu veículo perde a licença para circular nas ruas japonesas – estes são vistos apenas em exibições. Mas a maioria dos “caminhoneiros artistas” tenta manter seus caminhões dentro dos limites para poder circular.

Há três estilos principais de dekotora – Kansai, Kant e Retrô. Mas até mesmo a série Gundam, de Animê, que fala sobre robôs gigantescos, influenciou o design dos dekotora. Confira mais fotos:

[OddityCentral]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

29 Comentários

    • art battle truck 1-2-3
      os melhores jogos de caminhoes dekotora!
      eu era viciadao nesse jogo e ainda mais pela trilha sonora
      pena que era todo em japones

      Thumb up 0
  1. Considerando o avanço tecnológico dos japoneses, daqui a uns tempos vão começar a dançar, falar, se transformar rm robôs gigantes…

    Thumb up 1
  2. BELEZA PURA!!!! JÁ PENSOU NO BRASIL UM DESTE.COMO TRIELÉTRICO PARA O CARNVAL?

    Thumb up 0
  3. e eu achava que os Tuning aki do Brail era brega, aki em PE, carros com motor mil, estilo Ligueiros e Arretados. esses passaram do limite

    Thumb up 0
  4. Meu essa geringonsa no Pará, naquelas festas tecno seria de arrebentar.

    Thumb up 7
  5. Estes camihões são o sonho de Antonio Fagundes e Stenio Garcia (Pedro e Bino; Carga Pesada)

    Thumb up 6
  6. Tive a oportunidade de assistir um documentário sobre esses caminhoneiros. Eles realmente têm orgulho das suas “máquinas”. Têm orgulho tb da profissão que exercem… Povo que leva sério o trabalho… e dá valor à arte… tô com invejinha… :(

    Thumb up 10
  7. Efeitos colaterais de uma geração que cresceu assistindo “Transformers” e outros seriados do gênero.

    Thumb up 3
  8. são realmente fascinantes…esses japoneses sempre estão tentanto compensar……
    por falar nisso ..tenho saudades do caminhão da Coca-Cola..
    era lindo….

    Thumb up 6
  9. Sempre gostei desses caminhões, aqui no Brasil seria estranho, é como dança Havaiana só tem graça quando você tá no Havai, cada pais tem suas peculiaridades…
    Eu tb jogava ART TRUCK, dahorinha

    Thumb up 5
  10. Vcs não tem noção do que eles fazem coa as vans [bestas] por lá… Uma verdadeira customização em som e acessórios… Umas parecem verdadeiras salas de estar ambulantes, outras, um quarto de motel e por aí vai… Agora imagina você estar rodando em Tokyo numa Astro Van toda customizada….

    Thumb up 6
  11. Bem loko,eu me lembro que eu jogava um game de corrida pra paystation one que se chamava Art truck batle que era só com esses caminhões e ainda tinha umas musiquinhas tradicionais que tocavam ao longo da corrida, saudades :)

    Thumb up 23

Envie um comentário

Leia o post anterior:
perolalum
Conheça a maior “pérola luminosa” do mundo

“Pérolas luminosas” ...

Fechar