Depressão e suicídio estão entre as principais causas de morte entre adolescentes

A depressão é a principal causa mundial de doenças e invalidez para adolescentes, com o suicídio sendo a terceira maior causa de morte nessa faixa etária, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A constatação está em um novo relatório que reuniu uma grande quantidade de evidências publicadas com consultas diretas de jovens entre 10 e 19 anos em todo o mundo para avaliar os problemas de saúde que os afetam.

“O mundo não tem dado atenção suficiente para a saúde dos adolescentes”, diz Flavia Bustreo, chefe da divisão de saúde da família, mulheres e crianças da OMS. Alguns estudos mostram que metade de todas as pessoas que desenvolvem transtornos mentais têm seus primeiros sintomas antes dos 14 anos, de acordo com o relatório.

“Se os adolescentes com problemas de saúde mental recebem os cuidados de que necessitam, mortes e sofrimentos ao longo da vida podem ser evitados”, diz o texto. O estudo analisou uma ampla gama de questões, incluindo o tabaco, o álcool e o uso de drogas, HIV, lesões corporais, saúde mental, nutrição, saúde sexual e reprodutiva e violência.

Perigo no trânsito

Acidentes de trânsito foram a segunda causa de doença e invalidez, atrás somente da depressão. Nesse caso, os meninos possuem três vezes mais chances de morrer do que as meninas.

A OMS afirma que é crucial que, para reduzir este risco, os países aumentem o acesso a um transporte público confiável e seguro, melhorem as leis de segurança rodoviária, como os limites de álcool e de velocidade, estabeleçam áreas seguras para pedestres ao redor de escolas e formem regimes de licenciamento em que os privilégios dos motoristas são integrados progressivamente ao longo tempo.

Causas de morte

No mundo todo, cerca de 1,3 milhões de adolescentes morreram em 2012, afirma o relatório. As três principais causas de morte a nível mundial foram acidentes de trânsito, AIDS e suicídio.

Estimativas sugerem que as mortes por HIV em adolescentes aumentaram. Isso ocorreu predominantemente na África, num momento em que as mortes relacionadas com o HIV diminuíam em todos os outros grupos populacionais.

“Nós não devemos deixar de lado os esforços para promover e salvaguardar a saúde sexual e reprodutiva de adolescentes, incluindo o HIV”, pondera a cientista da OMS Jane Ferguson, principal autora do relatório.

Considerando somente as meninas, a segunda maior causa de morte após o suicídio são as complicações durante o parto.

Isso ocorreu apesar de grandes progressos nessa frente, afirma a OMS, com a taxa de mortalidade em queda livre desde 2000, em 57% na Ásia, 50% no Oriente Médio e 37% na África.

Outras doenças infecciosas também mantêm-se como grandes assassinas, apesar de sucessos como o declínio de 90% na morte e invalidez por sarampo na África na última década, graças à vacinação infantil.

Doenças infecciosas mais comuns, com foco de ação em crianças pequenas, estão entre as mais difíceis de serem superadas.

Por exemplo, diarreia e infecções do trato respiratório inferior ficaram em segundo e quarto lugar, respectivamente, entre as causas de morte em jovens de 10 a 14 anos. Combinadas com a meningite, foram responsáveis ​​por 18% de todas as mortes nessa faixa etária, com quase nenhuma mudança neste quadro desde 2000, afirma a OMS. [Medical Xpress]

Descubra aqui neste teste de depressão gratuito se você tem este problema

Por: Jéssica MaesEm: 18.05.2014 | Em Bem-estar, Principal  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)
Curta no Facebook:

2 respostas para “Depressão e suicídio estão entre as principais causas de morte entre adolescentes”

    • Bom, quem disse isto é uma especialista na área. Eu não sou tão rápido para questionar a afirmação dos especialistas quando eles estão falando da área de conhecimento deles… Eu procuraria a opinião de outros especialistas, e ver se eles concordam ou não.

Deixe uma resposta