Dentista: para aliviar dor no dente, açúcar é a resposta

Tem gente que não senta em uma cadeira de dentista sem anestesia, e tem gente que fica pedindo mais anestesia. E talvez não seja frescura: eles podem até ter um bom motivo, afinal, a anestesia para procedimentos odontológicos básicos falha em amortecer a boca em até 40% dos casos.
Agora, os médicos descobriram que a anestesia dental misturada com manitol, um açúcar simples, melhora o efeito amortecedor que o paciente anseia tanto.
O manitol aparentemente ajuda a abrir a membrana que protege as fibras nervosas sob o dente, permitindo que a anestesia infiltre-se.
Em um estudo, o açúcar ajudou a reduzir a dor de 40 indivíduos que precisaram de três consultas dentárias para corrigir seus dentes.
O melhor de tudo é que o manitol é quase idêntico ao adoçante sorbitol, um produto químico natural e seguro encontrado em frutas e vegetais que é rapidamente absorvido pelo corpo.
A injeção anestésica mais comum no consultório odontológico é o bloqueio do nervo alveolar inferior (IAN, na sigla em inglês). Essa injeção padrão nos Estados Unidos contém lidocaína e epinefrina.
Lidocaína é parte da anestesia; epinefrina é um vasoconstritor, que diminui a absorção de lidocaína na corrente sanguínea, permitindo que ela fique em torno dos nervos do dente por mais tempo. Novocaína é um termo frequentemente usado genericamente para anestésicos dentários.
No novo estudo, 40 pacientes receberam aleatoriamente três tipos de bloqueio IAN diferentes durante três visitas relacionadas ao dentista.
O primeiro era a mistura padrão de lidocaína e epinefrina, o outro continha a mesma coisa, mais cerca de um mililitro de manitol, e o último tinha um maior volume da mistura de lidocaína com epinefrina, com o mesmo mililitro de manitol.
As injeções com manitol foram as que diminuíram mais a sensação de dor entre os pacientes. A mistura com um volume maior de lidocaína e adrenalina funcionou melhor, embora o alívio da dor não tenha sido uniforme entre os dentes, o que os pesquisadores pretendem estudar melhor no futuro.
A lidocaína pode causar tonturas, dores de cabeça, visão embaçada e outros efeitos adversos em concentrações mais elevadas do que a que foi usada neste estudo. No entanto, o manitol pode permitir que os dentistas usem menos lidocaína e tenham resultados ainda melhores.[LiveScience]
6 comentários
A dor de dente é realmente uma das piores dores que existem! Só não podem usar de forma indiscriminada qualquer substância que pode trazer problema aos pacientes.
Como que os “MÉDICOS DESCOBRIRAM”?
Médicos não descobrem nada! Ainda mais na área da odontologia.
Quem descobre são os pesquisadores, os cientistas e os engenheiros, normalmente os mecânicos, e afins.
Só tenho visto médico fazer * no Brasil.
Quando faz bem, o faz como um operador de equipamentos de engenharia ou vendedor de produtos de pesquisadores.
Saudações e Feliz 2012 para todos da Edição e leitores.
Fernando Pegorer
Exatamente, o manitol como qualquer medicamento possui contra indicações. Creio, porém, que a maioria dos dentistas não o usarão de forma indiscriminada.
Só esqueceram de dizer que o manitol é um fármaco e tem contra indicações e efeitos colaterais.
fui a primeira a postar o coments
agora sim ficou mais fácil de ir ao dentista!!!kkkk
bjão galera
Começou a invasão dos “first’s”