,

Dentista: para aliviar dor no dente, açúcar é a resposta

Por , em 21.12.2011

Tem gente que não senta em uma cadeira de dentista sem anestesia, e tem gente que fica pedindo mais anestesia. E talvez não seja frescura: eles podem até ter um bom motivo, afinal, a anestesia para procedimentos odontológicos básicos falha em amortecer a boca em até 40% dos casos.

Agora, os médicos descobriram que a anestesia dental misturada com manitol, um açúcar simples, melhora o efeito amortecedor que o paciente anseia tanto.

O manitol aparentemente ajuda a abrir a membrana que protege as fibras nervosas sob o dente, permitindo que a anestesia infiltre-se.

Em um estudo, o açúcar ajudou a reduzir a dor de 40 indivíduos que precisaram de três consultas dentárias para corrigir seus dentes.

O melhor de tudo é que o manitol é quase idêntico ao adoçante sorbitol, um produto químico natural e seguro encontrado em frutas e vegetais que é rapidamente absorvido pelo corpo.

A injeção anestésica mais comum no consultório odontológico é o bloqueio do nervo alveolar inferior (IAN, na sigla em inglês). Essa injeção padrão nos Estados Unidos contém lidocaína e epinefrina.

Lidocaína é parte da anestesia; epinefrina é um vasoconstritor, que diminui a absorção de lidocaína na corrente sanguínea, permitindo que ela fique em torno dos nervos do dente por mais tempo. Novocaína é um termo frequentemente usado genericamente para anestésicos dentários.

No novo estudo, 40 pacientes receberam aleatoriamente três tipos de bloqueio IAN diferentes durante três visitas relacionadas ao dentista.

O primeiro era a mistura padrão de lidocaína e epinefrina, o outro continha a mesma coisa, mais cerca de um mililitro de manitol, e o último tinha um maior volume da mistura de lidocaína com epinefrina, com o mesmo mililitro de manitol.

As injeções com manitol foram as que diminuíram mais a sensação de dor entre os pacientes. A mistura com um volume maior de lidocaína e adrenalina funcionou melhor, embora o alívio da dor não tenha sido uniforme entre os dentes, o que os pesquisadores pretendem estudar melhor no futuro.

A lidocaína pode causar tonturas, dores de cabeça, visão embaçada e outros efeitos adversos em concentrações mais elevadas do que a que foi usada neste estudo. No entanto, o manitol pode permitir que os dentistas usem menos lidocaína e tenham resultados ainda melhores.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Mariana Oliveira:

    A dor de dente é realmente uma das piores dores que existem! Só não podem usar de forma indiscriminada qualquer substância que pode trazer problema aos pacientes.

  • Fernando Pegorer:

    Como que os “MÉDICOS DESCOBRIRAM”?
    Médicos não descobrem nada! Ainda mais na área da odontologia.
    Quem descobre são os pesquisadores, os cientistas e os engenheiros, normalmente os mecânicos, e afins.
    Só tenho visto médico fazer * no Brasil.
    Quando faz bem, o faz como um operador de equipamentos de engenharia ou vendedor de produtos de pesquisadores.
    Saudações e Feliz 2012 para todos da Edição e leitores.
    Fernando Pegorer

  • comprar herbalife:

    Exatamente, o manitol como qualquer medicamento possui contra indicações. Creio, porém, que a maioria dos dentistas não o usarão de forma indiscriminada.

  • Elizabeth:

    Só esqueceram de dizer que o manitol é um fármaco e tem contra indicações e efeitos colaterais.

  • kayane porto alegre RS:

    fui a primeira a postar o coments
    agora sim ficou mais fácil de ir ao dentista!!!kkkk
    bjão galera

    • curioso:

      Começou a invasão dos “first’s”

Deixe seu comentário!