É possível transformar humanos em zumbis? Talvez.

Publicado em 20.02.2011

O cenário é sempre o mesmo. Ruas desertas, lixo espalhado, prédios abandonados e um grupo de humanos tenta sobreviver ao extermínio zumbi. Lembrou filmes como A madrugada dos mortos, Extermínio, Resident evil ou a série Walking Dead, certo? Mas, será que é possível criar um vírus maligno que dará início ao Apocalispe Zumbi? Talvez, mas não será fácil para os cientistas.

Um professor assistente de psiquiatria da Universidade de Harvard, Steven C. Schlozman, já andou pensando nisso e até escreveu um livro “A autópsia Zumbi” (The Zombie Autopsies), uma série de excertos de ficção retirados do caderno de anotações do “último cientista mandado ao Santuário das Nações Unidas para estudar uma praga zumbi”. O livro deve dar medo até naqueles acostumados em assistir filmes de seres meio humanos, meio cadáveres, devorando membros arrancados.

Segundo Schlozman, um agente eficiente poderia mirar e desconectar partes do cérebro humano. Desta maneira, o indivíduo manteria algumas capacidades motoras intactas como andar (em câmera lenta) e comer (humanos). Contudo, seu lóbulo frontal, que é responsável pela moralidade, pelo planejamento e por inibir ações impulsivas deixaria de existir.

Para criar estes seres ambulantes que andam por aí grunhindo atrás da próxima refeição seria preciso apenas uma proteína. Schlozman explica que a deterioração do lóbulo frontal poderia ser causada por meio de uma infecção por uma proteína, em particular uma chamada príon. Os príons são proteínas capazes de modificar outras proteínas. Estes compostos são responsáveis, por exemplo, pela doença da Vaca Louca.

O primeiro passo está aí. Contaminar os humanos com um príon que acabe com a nossa moral e limites. Contudo, a transmissão destas proteínas é fácil de controlar. O bicho iria pegar mesmo se algum cientista maluco fixasse o príon a um vírus que se espalhasse rapidamente e levasse o agente contaminante direto ao cérebro dos futuros zumbis. A tarefa, para alegria geral dos humanos, não seria fácil.

Não é fácil, mas tem louco para tudo. O diretor de transplantes e doenças infecciosas do Massachusetts General Hospita, em Boston, Jay Fishman, propõe que se use o vírus que causa encefalite, uma inflamação aguda do cérebro. Tá achando pouco? O cara ainda propõe usar o vírus da Herpes ou o vírus do Nilo Ocidental, causador de uma doença letal disseminada pela picada de mosquitos infectados. A nossa sorte é que ele mesmo admitiu que ligar um príon e um vírus faz parte de um “cenário bem improvável”. Mas vários produtos científicos nasceram de idéias que pareciam improváveis, certo?

Depois da infecção seria preciso controlar o príon para que o cérebro do Zumbi não fique completamente perdido e ele entre em coma. Para isso, Schlozman sugere adicionar sal para induzir alcalose metabólica (perda de ácidos no organismo). Com a alcalose “você teria convulsões, tremores e ficaria igualzinho um zumbi”. É melhor começar a estocar armas, munições e se preparar para a caça no estilo da turma de Zumbilândia. [PopSci]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

53 Comentários

  1. sabe eu já vi muita matéria sobre isso mais eu acredito que isso é possivel com toda essa evolução que esta ocorrendo por ai akgum dia iso pode acontecer e se até quando eu me formar em, ciêntista e os outros ciêntistas nun fazerem isso eu mesmo fasso

    Thumb up 17
  2. Oi Estou aqui pra te perguntar se pode ou se averá isso ? por que eu sou muito curiosa mais adorei beijos flor :*

    Thumb up 6
    • tipo ce for aontecer vaii seer aassim por exemplo uma doeça sem cura a aides vai ser tentando criar um viros para tentar combater e criarar outros efeitos essa e minha suspeita !!!!

      Thumb up 2
  3. Hmm, pra que perder tempo em ficar especulando se podemos ou não criar zumbis humanos. Na verdade isso já existe e e zumbis infelizmente fazem parte de nosso dia a dia e é cada vez mais difícil combate-los ou erradica-los. Trata-se dos usuários de crack.

    Thumb up 26
  4. O mundo jáz no maligno,ele tem calterizado a mente humana e o homem por viver afastado de Deus, esta morto em seus próprios pecados,mais aprouve a Deus enviar seu fllho unigênito para que todo aquele que nele crêia não pereça mais tenha avida eterna João capitulo 3 verso 16, todo aquele que recebelo torna-se seu filho e sendo assim herdará a vida eterna, João cap. 1 verso 12, deixará de um morto vivo e terá vida e vida com abundancia.

    Thumb up 18
  5. pode sim, uma corporaçao ja esta fazendo testes em ratos e macacos e um virus que poderia ser transmitida pelo ar isso e para uso militar dos estados unidos e que poderia deixar as pessoa loucas e ataca uma as outras (nao sei se da pra trasforma em zumbis)so que ainda nao esta em uso ainda estao testando e ainda tb nao existe “a cura” mais pareçe que ja estao fazendo testes em pessoas

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
childabuse
Vítimas de abuso sexual do sexo masculino têm mais dificuldade de lidar com o trauma

Os homens abusados s...

Fechar