É possível transformar humanos em zumbis? Talvez.

Publicado em 20.02.2011

O cenário é sempre o mesmo. Ruas desertas, lixo espalhado, prédios abandonados e um grupo de humanos tenta sobreviver ao extermínio zumbi. Lembrou filmes como A madrugada dos mortos, Extermínio, Resident evil ou a série Walking Dead, certo? Mas, será que é possível criar um vírus maligno que dará início ao Apocalispe Zumbi? Talvez, mas não será fácil para os cientistas.

Um professor assistente de psiquiatria da Universidade de Harvard, Steven C. Schlozman, já andou pensando nisso e até escreveu um livro “A autópsia Zumbi” (The Zombie Autopsies), uma série de excertos de ficção retirados do caderno de anotações do “último cientista mandado ao Santuário das Nações Unidas para estudar uma praga zumbi”. O livro deve dar medo até naqueles acostumados em assistir filmes de seres meio humanos, meio cadáveres, devorando membros arrancados.

Segundo Schlozman, um agente eficiente poderia mirar e desconectar partes do cérebro humano. Desta maneira, o indivíduo manteria algumas capacidades motoras intactas como andar (em câmera lenta) e comer (humanos). Contudo, seu lóbulo frontal, que é responsável pela moralidade, pelo planejamento e por inibir ações impulsivas deixaria de existir.

Para criar estes seres ambulantes que andam por aí grunhindo atrás da próxima refeição seria preciso apenas uma proteína. Schlozman explica que a deterioração do lóbulo frontal poderia ser causada por meio de uma infecção por uma proteína, em particular uma chamada príon. Os príons são proteínas capazes de modificar outras proteínas. Estes compostos são responsáveis, por exemplo, pela doença da Vaca Louca.

O primeiro passo está aí. Contaminar os humanos com um príon que acabe com a nossa moral e limites. Contudo, a transmissão destas proteínas é fácil de controlar. O bicho iria pegar mesmo se algum cientista maluco fixasse o príon a um vírus que se espalhasse rapidamente e levasse o agente contaminante direto ao cérebro dos futuros zumbis. A tarefa, para alegria geral dos humanos, não seria fácil.

Não é fácil, mas tem louco para tudo. O diretor de transplantes e doenças infecciosas do Massachusetts General Hospita, em Boston, Jay Fishman, propõe que se use o vírus que causa encefalite, uma inflamação aguda do cérebro. Tá achando pouco? O cara ainda propõe usar o vírus da Herpes ou o vírus do Nilo Ocidental, causador de uma doença letal disseminada pela picada de mosquitos infectados. A nossa sorte é que ele mesmo admitiu que ligar um príon e um vírus faz parte de um “cenário bem improvável”. Mas vários produtos científicos nasceram de idéias que pareciam improváveis, certo?

Depois da infecção seria preciso controlar o príon para que o cérebro do Zumbi não fique completamente perdido e ele entre em coma. Para isso, Schlozman sugere adicionar sal para induzir alcalose metabólica (perda de ácidos no organismo). Com a alcalose “você teria convulsões, tremores e ficaria igualzinho um zumbi”. É melhor começar a estocar armas, munições e se preparar para a caça no estilo da turma de Zumbilândia. [PopSci]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

53 Comentários

  1. sabe eu já vi muita matéria sobre isso mais eu acredito que isso é possivel com toda essa evolução que esta ocorrendo por ai akgum dia iso pode acontecer e se até quando eu me formar em, ciêntista e os outros ciêntistas nun fazerem isso eu mesmo fasso

    Thumb up 24
  2. Oi Estou aqui pra te perguntar se pode ou se averá isso ? por que eu sou muito curiosa mais adorei beijos flor :*

    Thumb up 8
    • tipo ce for aontecer vaii seer aassim por exemplo uma doeça sem cura a aides vai ser tentando criar um viros para tentar combater e criarar outros efeitos essa e minha suspeita !!!!

      Thumb up 3
  3. Hmm, pra que perder tempo em ficar especulando se podemos ou não criar zumbis humanos. Na verdade isso já existe e e zumbis infelizmente fazem parte de nosso dia a dia e é cada vez mais difícil combate-los ou erradica-los. Trata-se dos usuários de crack.

    Thumb up 27
  4. O mundo jáz no maligno,ele tem calterizado a mente humana e o homem por viver afastado de Deus, esta morto em seus próprios pecados,mais aprouve a Deus enviar seu fllho unigênito para que todo aquele que nele crêia não pereça mais tenha avida eterna João capitulo 3 verso 16, todo aquele que recebelo torna-se seu filho e sendo assim herdará a vida eterna, João cap. 1 verso 12, deixará de um morto vivo e terá vida e vida com abundancia.

    Thumb up 18
  5. pode sim, uma corporaçao ja esta fazendo testes em ratos e macacos e um virus que poderia ser transmitida pelo ar isso e para uso militar dos estados unidos e que poderia deixar as pessoa loucas e ataca uma as outras (nao sei se da pra trasforma em zumbis)so que ainda nao esta em uso ainda estao testando e ainda tb nao existe “a cura” mais pareçe que ja estao fazendo testes em pessoas

    Thumb up 5
    • A televisão? Certeza?
      Acho que ta mais pra essa coisinha que você ta usando nesse exato momento rs

      Thumb up 3
  6. Acho que estocar armas não adiantaria, pois o vírus em questão não se espalharia pela mordida, e sim pelo ar. Eu acho ;-(

    Thumb up 8
    • ta assistindo the walking dead d+ mais (eu tmb acho isso porem vc jaah esta infectado mais vc só vai se trans formar quando morrer ou levar um arranhão ou uma mordida do infectado)
      certo dono do site ?

      Thumb up 3
  7. Meu se vcs conseguem criar um zumbi criem uma coisa util no qual possa se combater o crime, se isso aconteçer a humanidade sera exterminada,que tal tdos morrem a felicidade acaba vao virar monstros ambulantes,vai la cria uma aberraçao dessas onde nos vamos morrer se nao souber usar uma arma e n for rapido esperto vai morrer,se souber podera morrer de fome onde vc vai dormir? no chão ??Qual vai ser sua diversão?? ter uma noite de sono tranquila??
    Por que vc nao aprende a usar uma arma e ajuda no combate aos bandidos, por que vc nao ajuda a acabar com as drogas faça algo útil,a vida é algo precioso se vc quer acabar com a sua acabe mas n com a vida dos outros se nao gostarem do que falei vao fundo façam isso mas n acabem com a flicidade dos outros

    Thumb up 22
    • Esses cientistas malucos querem nos matar mesmo!Em vez de criar curas para doenças, como a aids,câncer etc…
      Acabar com a fome e a pobreza;não eles querem acabar com a humanidade,querem criar monstros.
      Mas se um dia acontecer eu me mato na hora!

      Thumb up 6
  8. Caramba hein? Com tanto detalhe assim até pareçe que eles em esse virus estocados na Area 51 pronto pra detonar o Planeta…
    E repito o que outros ja falaram: pk não usam esse conhecimento pra coisa que preste?Já acharam a cura po cancêr ou pra Aids?Me parece mais facil!

    Thumb up 7
  9. pessoal apesar de ser ou nao possivel razer uma pessoa a vida o que importa mesmo e fazer um virus letal para destruir a humanidade se vcs pensa que eu estou brincando estão enganados vou fazer um virus tão forte que nem os cientistas vão descobri a cura vamos ver se eu to brincando ne ha nao adianta se esconde quando eu anunciar

    Thumb up 9
  10. odiei pensei que daria mais nâo da e ai que vcs pensam vou conseguir criar um virus mais não essa bobagem de fazer humano vira zumbi me poupe ne.

    Thumb up 5
  11. Cara bom que eu so viciadao em resident evil 5 eu tenho ate pratica (bom n sei pq nunca matei nenhum zumbi..) em mata zumbi assim sendo de ele vie me cume eu do um golpe de Muay tai nele que ele ia pensa duas veiz antes de incosta a boca sexy sangrando in min … por isso se o zumbi viesse hoje talvez eu me garanteria… desculpe pelo portugueiz..

    Thumb up 8
  12. Não duvido mais de nada,tudo que era ficção está se tornando realidade.

    Thumb up 29
  13. Complementando o que o Eduardo disse, a própria palavra “zumbi” provém desse ritual de vudu haitiano.

    Thumb up 9
  14. Bem, Genivaldo… espero q não coloquem essas drogass nas drogas dos caras q moram ai perto. Zumbi nóia ia ser cabrero!
    Imagina ele arrancando uma perna tua pra dar uma fumada…

    Thumb up 14
  15. Onde eu resido tá cheio de zumbins cheios de craqueiros e maconheiros e outros tipos de malditas drogas.

    Thumb up 8
  16. “É possível transformar humanos em zumbis?”
    R: Sim, só não deixar uma pessoa dormir por pelo menos 1 semana. A pessoa começará a ter movimentos lentos, atitudes agressivas e, obviamente, a típica cara de zumbi.

    Thumb up 24
  17. eu quero que o mundo acabe em 2012
    (so avaliem se for góticos).

    Thumb up 13
  18. Parabéns pelo comentário Eduardo.
    Sabia q em certas culturas, onde se pratica o vodu, as pessoas enfeitiçadas(?) agem como se fossem zumbis. Não imaginava q fosse dessa forma. Parabéns!

    Thumb up 8
  19. De qualquer forma não iria adiantar essa pesquisa. Pois o máximo que vão conseguir é fazer as pessoas ficarem parecidas com zumbis (eu conheço algumas 0.o), e não as transformar em zumbis, daqueles que já estão mortos e ficam por aí vagando, e vc só consegue eliminar com um HEAD SHOT.
    :D

    Thumb up 10
  20. Zumbis são reais. Na ilha do Haiti, “Feiticeiros” (da crença Vodu/Vudu) fazem um veneno complexo(pó)com o qual paralizam uma pessoa escolhida fazendo o coração e a respiração quase parar. Apesar do indivíduo não perder a conciência nem a visão e audição, qualquer médico daria o atestado de óbito. O sujeito é enterrado vivo. Para a sociedade e para a família está realmente morto(enterrado vivo sem perder a conciência, brrrrr).
    O dito feiticeiro/curandeiro ou o sujeito que comprou a poção(veneno paralisante)vai ao cemitério, desenterra o cidadão já reanimado e em estado de choque por estar preso em um caixão por horas e horas. E passa a ministrar doses menores de certas drogas à comida para que este não se liberte nunca do domínio do mestre. O então drogado (zumbi) é alvo de escravidão braçal se homem ou escravidão sexual se for mulher…para o resto da vida ou enquanto lhe forem dadas as drogas na comida. A pele perde a cor ficando acinzentada,(no haiti a população é negra) não há muita sensibilidade à cortes e ferimentos, não há vontade própria.
    Há casos do mestre morrer, se cansar ou por outro motivo parar de dar a droga na comida. O “zumbi” recobra uma pequena parte da memória pois o cérebro já está extremamente comprometido e passa a andar, meio sem rumo, sem conciência plena, como um drogado em estágio final,normalmente sujo e cheio de feridas, às vezes retorna à cidade aonde é reconhecido como o parente que morreu mas não é aceito, todos têm pavor, pois é um “morto vivo”.
    Casos de zumbis encontrados vagando pelas ruas eram antigamente relativamente comum gerando pânico e silêncio (medo) na população. Pessoas(zumbis)foram relatados nos hospitais psiquiátricos e até saiu um documentário de uma garota encontrada e acolhida pela família, mas nunca mais voltou a ser a mesma jovem de antes. O veneno paralizante principal é a tetradotoxina, o mesmo veneno que existe em certos baiacús servidos no Japão como comida e que casualmente (qdo mal preparado)mata o degustador…Ou será que paralisa e não mata e o japonês é enterrado vivo? Sei lá. Entra na composição certo tipo de sapo venenoso, partes de cadáveres e diversas plantas venenosas.
    Atualmente talvez não exista mais praticantes desta arte de “roubar a alma” feitiçaria. Mas quem vai saber…o Haiti é um país extremamente pobre e rico em crenças do mal e gente mal intencionada…como em todo lugar.

    Thumb up 57
    • já teve algun voluntario ?

      Thumb up 1
  21. Nanatureza existem alguns microorgabnismos que tomam o hospedeiro e o fazem agir meio como zumbi (vejam no link http://www.righthealth.com/topic/Leucochloridium_paradoxum) para que o infectante complete seu ciclo vital. Esse cientista maluco está propondo uma experiência engraçadinha para qual finalidade?
    Já fizeram o suficiente criando os vírus mutáveis HIV, H1N1 e Ebola. Se levarem essa maluquice adiante podem crer que vai ser com finalidade bélica, do tipo extermínio de pessoas “não-afeitas à Democracia” (adivinhem democracia de quem).
    Teoria da Conspiração? Com certeza. Se virem o histórico desses vírus que eu citei acima vão ver certas semelhanças de descobre+teoriza+divulga+descobre que é mortal=vende remédios por uma fortuna.

    Thumb up 20
  22. deveriam pesquisar o Carlão meu vizinho….. cara estranho tá alí…..eita sksksksks

    Thumb up 12
  23. Existe um livro brasileiro de ficção científica que trata EXATAMENTE DISSO!

    Achei muito legal ele ter comentado ai sobre os Príons, pois o livro fala exatamente sobre eles. Legal que o livro então realmente é baseado em fatos reais.

    Pra quem se interessar, procurem “Príons: Ameaça Invisível” – Muito bom.

    Thumb up 14
  24. “Garanto que tem gente torcendo pra acontecer ‘-’”

    Eu sou um… Muhuhahaha!

    Thumb up 23
    • serio eu tmb
      (naum pelo fato de querer que as pessoas morram mais sim pelo fato das pessoas acreditarem em mim quando eu digo que isso pode acontecer as pessoas olha para mim e riem da minha cara eu nun aguento mais isso eu quero que isso aconteça mesmo para as pessoas vere como é bom acreditar e outra sabendo que a outra est´pa certa)

      Thumb up 1
  25. Fujam para as montanhas….

    Agora, momento conspiração:

    Google = Umbrella….. kkkkkkkkkkk

    Thumb up 20
  26. Por incrível que possa parecer,creio que já chegaram a “fórmula”,costumo comparar os usuários de CRACK como zumbis:não comem,não bebem,só sobrevivem em função do “vício”,não nem nenhuma auto-estima e nem sentimento por ninguém,matam até os pais para se satisfarem,diante disto acho que não falta mais nada,se inventarem algo pior,aí creio eu,estaremos no apocalipse.

    Thumb up 22
  27. Exatamente, concordo com o yagor!!

    Aproveitem e inventem tbm a cura pra morte, pra fome, pra todas as doenças, pro analfabetismo, pra ignorância e principalmente pra preguiça, que foi o que motivou o Yagor a postar um comentário preguiçoso destes.

    “Inventem”. É mole?

    Melzinho na chupeta todo mundo quer, vai vc inventar alguma coisa, Yagor!

    PS: pros menos perspicazes, sobre concordar com o comentário do Yagor, eu estava sendo sarcástico.

    Abraços

    Thumb up 11
  28. Só omitiram um detalhe na matéria. Na mitologia Zumbi eles são mortos que retornam, “walking deads”. Transformar vivos em zumbis já é uma ideia terrivel, mas ressuscitá-los…

    Thumb up 2
  29. Se acham a pesquisa tao inutil, porque nao façam algo mais util, ao inves de exijir qe outros façam por vc?

    Thumb up 33
  30. Acho engraçado quando alguém faz um comentário para o autor do post ou para o blog como se ele que fosse responsável pela pesquisa.

    Hehehhe

    “Coisa inutil, inventem algo que melhore nossa qualidade de vida.”

    Achei muito ignorante esse comentário. Um comentário repreendendo uma pesquisa que ele nem entende do que se trata, e exigindo ainda que “inventem” algo que melhore sua qualidade de vida.

    Thumb up 36
  31. AFF, só devem estar de sacanagem, quantas pessoas passando fome, dormindo na rua, sem uma vida digna, e o povo querendo “transformar” pessoas em zumbi, ah qual é, vamos fazer algo que mude o mundo para melhor!!!

    Thumb up 9
  32. Que coisa mais inútil. Mas se um dia eles encontrarem a fórmula de criar zumbis… pow, vai que essa fórmula cai em mãos erradas.

    Thumb up 9
  33. Que coisa mais inútil. Mas se um dia eles encontrarem a forma de criar zumbis… pow, vai essa fóruma cai em mãos erradas. :P

    Thumb up 8
  34. Se neguinho usasse todo esse conhecimento pra coisa que presta, acho que teríamos menos problemas no mundo!
    Boa matéria, nunca tinha ouvido falar nisso!!!

    Thumb up 49

Envie um comentário