Como perdi 10kg na internet

Publicado em 24.07.2012

Consegui perder 10kg usando a internet nos últimos seis meses. Me inscrevi no Stickk, um site que ajuda a incentivar sua força de vontade para emagrecer, ou cumprir com qualquer outro objetivo que exija persistência, usando dinheiro como maior estímulo.

A idéia é belissimamente simples e é apoiada por estudos científicos: quando você coloca dinheiro em jogo aumenta drasticamente as chances de emagrecer.

Basta determinar um compromisso com metas semanais de perda de peso e uma penalidade monetária caso não a alcance. Eu me propus a perder meio quilo e apostei 10 dólares que conseguiria fazê-lo. Caso eu não conseguisse cumprir a meta eu perderia 10 dólares a cada semana. Ao completar sete dias um árbitro apontado por você (algum amigo ou parente) avalia se você atingiu sua meta, isto é, olha quanto você está pesando. Caso tenha conseguido você não perde o dinheiro que colocou em jogo, caso contrário o valor será debitado de seu cartão de crédito naquele instante. O dinheiro pode ir para um amigo seu ou um inimigo, assim como para uma caridade ou uma anticaridade (como uma associação de padres devoradores de criancinhas, por exemplo).

Tendo a meta em mãos e o dinheiro em jogo você rebola para descobrir a melhor forma de perder peso. Eu comecei a pegar leve nos carboidratos e foquei minhas refeições em fibras e proteínas. Meu almoço ainda hoje é uma enorme salada com um pedaço de carne. Sem sobremesa. Bebidas apenas sem açúcar. Me alimento muito pouco pela manhã (sem passar fome) e tento pegar leve de noite, que é o horário “calcanhar de Aquiles” para mim. É interessante, pois quando eu pensava em comer algo a mais sempre lembrava que poderia perder a grana. Isto ajudava muito a me conter.

Voltei a nadar duas vezes por semana. O resto da família foi comigo para a academia também e me deram o maior estímulo para não faltar. Ainda estamos firmes.

Como meu árbitro confiava totalmente em minha palavra e não conferiu a agulha da balança nenhuma vez eu comecei, depois de várias semanas, a acumular as metas. Eu dizia para o site que tinha perdido o peso quando não o tinha feito e me prometia que o perderia na semana seguinte. Na maioria das vezes funcionou, mas nem sempre. Nas últimas quatro semanas devo ter ficado acima do peso indicado e ao invés de perder 12kg como era o objetivo para todas as 24 semanas perdi apenas 10kg. De 102 passei para 92kg, quase 10% da minha massa. Ainda um resultado respeitável. Uma única vez perdi o prazo de informar o peso ao site e ele realmente me cobrou os 10 dólares.

Agora quero perder mais 10kg para chegar no peso ideal para a minha altura e estou pensando em ficar mais ambicioso: perder este peso em apenas 10 semanas, isto é, 1kg por semana. Terei que cuidar ainda mais da alimentação — estou considerando esta dieta de restrição de carboidratos — e aumentar meu nível de atividade física. Estou pensando em correr. Como me sinto cansado apenas em pensar nisso talvez ajude fugir de alguns zumbis famintos pela minha carne nos dias em que não vou nadar, para ter um estímulo extra e continuar correndo. Também vou usar um árbitro que me fiscalize mais, alguém que esteja aqui em casa e confira a balança comigo toda a semana.

Será que não estarei exagerando neste objetivo e metas? Sugestões são bem-vindas.

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara) é patologicamente viciado em ficção científica, seriados, filmes e todo tipo de nerdices.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Em quanto estava a sua massa magra, quanto era o percentual de gordura antes e depois? Você fala que perdeu peso, mas não menciona ganhar músculos, só falou da natação. Está praticando outro esporte? Faz musculação, anda de bike, joga futebol?

    Thumb up 1
  2. Sensacional!

    Minha sugestão é fazer mais exercícios! Estou 3x por semana na natação e caminhando para jogar futebol a noite também 3x por semana! (Se quiser jogar conosco avisa, quarta fica longe para você, mas terça e quinta é no centro, a noite). Também temos aquelas boas pedaladas da tarde que fazíamos, dava para retomar.

    Thumb up 3
    • Valeu pelo convite! Vou conversar com a patroa. :D

Envie um comentário

Leia o post anterior:
11
11 aves que você não gostaria de encontrar

Conheça pássaros que...

Fechar