Estudo mostra como identificar um falso pedido de desculpas

Por , em 13.02.2011

A pesquisa foi realizada para auxiliar juízes e jurados, mas com certeza muitos pais vão tentar aplicar o estudo dos cientistas canadenses. Recentemente, eles descobriram que existem maneiras de verificar se uma pessoa está sinceramente arrependida ou se está apenas fingindo – mas você deve estar presente no momento do pedido de desculpas.

Liderados pelo pesquisador Leanne ten Brinke, da University of British Columbia, aproximadamente 31 estudantes universitários foram convidados a descrever um evento em que se sentiam intensa e verdadeiramente arrependidos, enquanto estavam sendo filmados. Em seguida, os mesmos voluntários deveriam descrever um episódio de traição pelo qual não sentiam nenhum remorso, mas agindo como se o sentissem.

Quando os pesquisadores compararam os dois conjuntos de gravações, eles perceberam grandes diferenças entre as duas situações. Pessoas que não estão realmente arrependidas tendem a mostrar maior oscilação de humor – de arrependido para feliz, por exemplo. As pessoas com remorso sincero, ao contrário, passam por um estágio de humor neutro antes de mostrar qualquer sinal de felicidade. Além disso, quem finge culpa também tende a falar com maior hesitação. Se você ouvir muitos “ahhmm” e “hmmm” entre as palavras, não é um bom sinal.

O objetivo do trabalho foi o de ajudar juízes, jurados e membros de conselhos de liberdade condicional a determinar quem realmente está arrependido. Mas todos nós temos a nossa chance de experimentar as descobertas, não é? [msnbc]

8 comentários

  • Luis Souza:

    Diego está certo: nada como olho no olho pra confrontar a verdade, mas pra isso vc precisa certo preparo pra identificar.

  • Barretti:

    Quem pergunta com má intenção nao merece ouvir a verdade.
    As vz demonstramos coisas ke nem mesmo nos sabemos ke estamos revelando.
    Fike esperto, mtos de nós n conhecemos a si msmo.

  • clarice:

    é mesmo…..

  • @luabr:

    Faz sentido, mas alguns mentirosos, após ler o texto, ficarão mais espertos com esses sinais.
    Apesar de não entender o motivo de pedir desculpas, se não for sincero. Afinal, pedir desculpas era para ser mais um estágio do arrependimento, ou não?

  • EP:

    Eu peço desculpas, mas só se eu acho que estou errado. Pedir deculpas sinceras tira um enorme peso de cima da gente!

  • Washigton Luiz:

    Diego, o olho no olho não resolve muito, a não ser que vc saiba quando alguem está mentindo, quando um individuo é questionado sobre o que fez duas noites passadas.
    Ele deve desviar o olhar, dependendo do lado e direção que ele desviou, ele pode estar criando ou relembrando algo, caso ele não desvie e sua resposta for imediata,é pq ele não estava relembrando uma memória, então ele mente, ele esta escondendo algo.E dependendo de qual lado ele olhe tb não é garantido, temos o “Visual recordado, Visual construído, Auditivo recordado, Auditivo construíd, Cinestésico, Diálogo interno (auditivo digital)-Em que tom de voz você diz algo a si mesmo
    quando verifica que fez um bom trabalho? O que diz para si mesmo quando algo dá
    errado? Quando fala consigo mesmo, de onde vem o som?” vc pode encontrar esse conteudo detalhado no livro “PNL- Programação Neurolingüística”.

  • Washigton Luiz:

    Gostei da materia,existem alguns livros que falam sobre esse assunto: A Psicologia da Mentira, Mentira Avesso da Verdade,Sinais não-verbais da dissimulação inatos ou adquiridos,Persuasão – PNL. Todos tem algo em comum.

  • Diego:

    Nada melhor do que o olho no olho pra mostrar se é uma mentira ou não!
    Pelo mesmo comigo,funciona!

Deixe seu comentário!