Foto espacial: o Olho de Gato

Publicado em 11.05.2010

A imagem incrível é uma foto tirada da Nebulosa Olho de Gato (que você pode ver em mais detalhes aqui e aqui), uma das mais conhecidas nebulosas do espaço. Sua simetria é incrível, principalmente no meio da nebulosa. As cores são, infelizmente, falsas – parte de um processo feito para revelar as regiões gasosas da nebulosa.

O Nordic Optical Telescope, nas Ilhas Canárias, foi o responsável pela foto. Nebulosas, como essa, são conhecidas por serem a fase final da vida de estrelas como o sol.

Alguns cientistas estimam que essa fase pode durar 10 mil anos, outros acham que pode chegar a 50 mil ou a 90 mil anos. De qualquer forma, nem eu nem você veremos o fim da Olho de Gato. [Nasa]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. Belíssima a NGC 6543 ou Nebulosa do Olho de gato é uma nebulosa planetária na constelação do Dragão. Estruturalmente é uma das nebulosas mais complexas conhecidas

    A NGC 6543 é uma nebulosa de grande complexidade estrutural. Os mecanismos capazes de moldar todas suas formas não são compreendidos com clareza. A porção mais brilhante interior é causada pela interação do vento estelar com o material expulso durante a formação da nebulosa

    Cinemática e morfologia da nebulosa

    Dado que a estrela central apresenta sinais de poder ser um sistema binário, a interação entre ambas estrelas contribui também para moldar as estruturas interiores da nebulosa. Neste caso poderia existir um disco de acreção com material fluindo de uma estrela à outra e com fenômenos de ejeção pelas regiões polares da estrela que está acrescentando material. Estes jorros de ejeção estariam submetidos a movimentos de precessão que poderia contribuir para formar as estruturas em forma de filamento presentes na nebulosa.

    Além da nebulosa interior o halo exterior envolve o sistema numa série de anéis concéntricos formados em etapas planetária, quando a estrela interior estava no ramo asintótica das gigantes vermelhas do diagrama de Hertzsprung-Russell.

    Os anéis estão uniformemente distribuídos como pétalas ,num único mecanismo responsável de sua formação a intervalos regulares. Mais longe ainda um halo de material mais ténue se estende a largas distâncias da estrela.

    - Essa imagem da Olho de Gato,como se estivesse numa bandeja de ouro velho,eu ainda não tinha visto.

    Minha coleção da Olhos de Gato é um tesouro de variações coloridas. Tem a idêntica a uma flor vermelha,outra ,verde rendada é maravilhosa e está como símbolo do Portal do Astrônomo, um site de Portugal,excelente ,onde tem “Imagem do Dia” de mais de cinco anos.Imagina, 5 x 365 imagens belíssimas,com descrições relacionadas.Um tesouro imperdível.

    Thumb up 1
  2. “drop in aircraft”

    Rapaz… não entra nessa discussão… o assunto é muito profundo, mesmo pra filósofos e cientistas de carteirinha… e o pior, se não existe lógica para Deus existir, ainda não existe lógica em outras hipóteses (ditas teorias), e isso quebra qualquer um, né?!

    “Genivaldo”

    Parecestes ser “yehudim”. Tu és (pois pois)?

    Lembrem-se sempre dessa máxima da lógica matemática: “de um argumento falso, pode-se provar qualquer coisa, e esta passa a ser verdade”. O problema está no argumento ser falso.

    Então, não vamos dizer que uma coisa é mentira, se não se pode provar sua opinião.

    Um abraço!

    Thumb up 1
  3. genivaldo meu amigo deus não existe -.-’ , não existe logica pra ele existir

    Thumb up 1
  4. O que mim admira é ver a vida no cosmo, com os irmãos dos inúmeros cosmos que se alegrão na presença do seu Criador e o Eterno ainda trabalha nele. Um ponto pequeno da distancia imensuravel da casa do Pai, deu-nos um lar a TERRA e seus habitantes do mal juntamente com o Pai do MAL o Hasatã e seus seguidores, tentam destrui-la e os habitantes dos homens de bem da Luz. Pois sabe o MAL que terá de devolver a Terra ao seu dono o Eterno que dará por um tempo ao filho YESHUA , que depois de deixar tudo em ordem entre os humanos, então passará para posse do PAI o Eterno D´us Adonai. Espero contar com todos voces. Amém.

    Thumb up 1
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

    Essa foi boa do Chuck Norris, com certeza foi ele mesmo.. quem a explodiu. Sendo que ele atingiu o infinito duas vezes e retornou…
    kkkkkk.

    Thumb up 0
  6. As cores não são falsas, elas apenas foram enquadradas no espectro visivel ao olho humano…

    Não é um problema com as cores, é um problema com os seus olhos, afinal… só vemos 10 milhões de cores, ou seja, somos quase cegos.

    Thumb up 0
  7. Só o chuck norris vai ver o fim da nebulosa..
    até acho que foi ele que deu fim nela…
    hahahahha

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
aromaterapia
Pentágono testa aromaterapia em seus oficiais

E não apenas aromate...

Fechar