Gel contraceptivo pode substituir pílula em breve

Por , em 28.10.2010

Recentemente, pesquisadores criaram um gel revolucionário: se uma mulher esfregá-lo em seus ombros, braços, pernas e abdômen todos os dias, ele pode impedi-la de ficar grávida.

O gel funciona da mesma forma que a pílula anticoncepcional tradicional, mas sem os efeitos colaterais de ganho de peso, enfermidades e diminuição do desejo sexual. Ele também é semelhante ao adesivo contraceptivo, mas sem o inconveniente de ser visível e a potencialidade de simplesmente desgrudar e cair.

Os pesquisadores deram o gel a 18 mulheres que o usaram por 7 meses. Os ensaios clínicos mostram que, se usado diariamente, o gel é eficaz no fornecimento de doses dos hormônios estrogênio e progesterona através da pele, que impedem que os ovários liberem um óvulo a cada mês.

Durante os sete meses, ninguém ficou grávida ou teve quaisquer efeitos secundários negativos. O gel também pode ser usado por mulheres que estão amamentando, ao contrário da pílula, que tem níveis hormonais que podem interferir na produção de leite.

Segundo os cientistas, o gel pode aumentar as escolhas das mulheres. Pareceu ser uma alternativa eficaz e potencialmente melhorada a outras formas de contracepção.

Enquanto as mulheres esperam pela liberação do produto no mercado, os homens também podem ter expectativas quanto a alternativas de contracepção masculina. Vários avanços na compreensão da ação do esperma têm aberto as portas para novas formas de contraceptivos masculinos. [NewScientist]

4 comentários

  • TAMYY ROSA:

    Os rapazes estão certos.A materia mais foi uma propaganda,um jeitinho mais facil de vender e iludir as mulheres.Como vamos ter certeza que foi testado em mulheres mais velhas,adolescentes ou mulheres com algum tipo de doença.
    E se o uso continuo fazer aumentar e muito os hormonios,porque nas pilulas estão medidas as quantidades mais eu como mulher posso passar mais ou menos.Não disseram se por um acaso eu esquecer de passar um dia o que acontece,se tem o gel do “dia seguinte”.Podiam pelo menos botar o depoimento de alguma das mulheres ou a identificação de algum dos cientistas que tanto falaram.PRA MIM “GEL” DUVIDOSO.

  • Alice:

    Se isso der certo sera muito prático!

  • Bruno:

    Pelo que eu intendi a utilização deve ser que nem uma espécie de creme.
    Após aplicar espera algum tempo até “secar”.
    Mas realmente ficou faltando detalhes sobre isso.

  • Jorge:

    Não acho muito viável, a matéria não entrou em detalhes, mas pensem comigo, a mina esfrega o gel nos ombros, braços, pernas e abdômen, logo depois toca no parceiro, várias vezes e até sua, entenderam oq quero dizer, não tenho ctz, mas acho que parte do hormônio feminino passaria para o parceiro, quais seriam os efeitos disso a longo prazo?

Deixe seu comentário!