Homens suam mais – e “melhor” – do que as mulheres

Por , em 10.10.2010

Se isso puder servir de estímulo para que você, garota, resolva fazer mais exercícios físicos, pesquisadores da Universidade de Osaka (Japão) afirmam em tom definitivo: as mulheres suam menos que os homens. Mas isso não é necessariamente ruim, explicam eles. Suar mais também traz suas vantagens, embora seja totalmente compreensível que as moças não gostem de passar por isso.

O suor é um mecanismo de controle da temperatura do corpo durante uma atividade física. Pessoas que estão em forma começam a suar com uma temperatura mais baixa, ou seja, antes. Os homens, em geral, começam a suar antes independente de sua condição. Considerando que o suor é um mecanismo que nos impede de superaquecer, isso leva uma vantagem ao time masculino: os homens têm melhor rendimento no exercício, por passarem mais tempo com a temperatura fresca por dentro.

Os pesquisadores de Osaka puseram 37 pessoas, entre homens e mulheres, para pedalar durante uma hora em uma bicicleta ergométrica. Alguns dos voluntários eram pessoas que já se exercitavam regularmente nos últimos seis anos ou mais, enquanto outros eram enquadrados como sedentários. Os pesquisadores mediram, durante os sessenta minutos de exercício de cada participante, a temperatura corporal e a quantidade de suor das principais glândulas envolvidas no processo, incluindo a testa e as coxas.

Mulheres ativas fisicamente apresentaram quase a mesma taxa de suor que os homens sedentários, com uma ligeira superioridade. O resto é dedutível: homens que estavam em forma começavam a suar antes e mais, enquanto o oposto se observou com mulheres que não se exercitavam. A resposta para essa diferença entre os sexos é também dada pelos cientistas de Osaka: o testosterona é quem incita maior atividade nas glândulas sudoríparas. [Live Science]

• josiasfpinto:

Grande parte do sal acumulado em nosso organismo, é eliminado pela transpiração; mais um benefício para quem sua muito!

• Douglas Miranda:

Eu nunca procurei nada a respeito, mas devo ter alguma disfunção, nunca me incomodou, mas ACHO que tenho.
    Luto Kickboxing e pratico vários esportes. Reparo que no final das contas, parece que saí do banho… fico pingando. Enquanto os outros nem soando direito estão.
    Em forma com certeza eu estou. Mas suo mais que a maioria e não sei se é normal… PS: esforço pra isso eu faço!