Inédito: robô e homem apertam mãos em primeira missão conjunta

Publicado em 16.02.2012

A NASA construiu um robô para facilitar a vida dos astronautas no espaço.

Na última quarta-feira (15), a máquina cumprimentou seu comandante humano com um caloroso aperto de mão, junto com uma mensagem silenciosa: “Olá, mundo”.

O aperto de mão histórico, inédito para a NASA, foi compartilhado entre o robô humanoide Robonaut 2, e o astronauta americano Daniel Burbank, na Estação Espacial Internacional. “Um ótimo trabalho de programação e engenharia. Um robô muito impressionante”, comentou Burbank.

A mensagem “Olá, mundo” foi dada com as mãos do robô, em língua de sinais americana. A mensagem é uma frase programada e também foi a primeira saudação enviada através do Twitter do robô, @AstroRobonaut.

Robonaut 2, ou R2, como é conhecido na NASA, é um robô de 4,3 milhões de reais projetado para ser um assistente autônomo, que vai ajudar os astronautas com tarefas complexas para manter a estação espacial funcionando corretamente.

O robô foi desenvolvido através de uma parceria da NASA com a fabricante de automóveis General Motors, e é o primeiro robô humanoide a voar no espaço.

“Hoje foi um grande passo para o desenvolvimento de R2″, disse Ron Diftler, gerente do projeto Robonaut 2. “A tripulação e o robô estão trabalhando muito bem juntos e estamos ansiosos para todas as oportunidades que virão a partir desta colaboração”.

Robonaut 2 chegou a estação espacial em fevereiro de 2011, durante o último voo do ônibus espacial Discovery. O robô consiste de um torso, braços e cabeça equipada com câmera. Ele tem cerca de um metro e cinco centímetros de altura e pesa cerca de 135 quilos.

A NASA tem um irmão gêmeo do robô na Terra, para uso em testes. O modelo tem rodas móveis que o permitem navegar por terrenos diferentes.

O próximo teste do Robonaut 2 no espaço será verificar câmeras a bordo do robô. As câmeras montadas em sua cabeça permitem que controladores vejam o que o robô vê, e também podem ser utilizadas pelo próprio robô para verificar o seu trabalho.

Se o Robonaut 2 passar seus testes de visão da câmera, os engenheiros da NASA planejam testar a capacidade do robô de manipular interruptores, botões e realizar outros testes de destreza em um painel que imita os controles usados na Estação Espacial Internacional.

Robonaut 2 tem trazido fama para a NASA. O Twitter do robô, alimentado por engenheiros, tem 52.786 seguidores e está ganhando mais a cada dia.

Vamos rezar para ele não deixar a fama subir a cabeça e se tornar um HAL9000 (o robô do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”), que racionalizava e pode-se dizer que até demonstrava sentimentos, colocando a vida de seus astronautas em risco. Cuidado, Daniel Burbank![MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

19 Comentários

  1. Caraca… os americanos são exibidos mesmo, o trem é duro e quase estático, em que ele poderia ajudar? No peso da estação? Existem robos japoneses muito melhores e mais sofisticados que essa porcaria estática americana q só sabe apertar a mão do astronauta, se ele pelo menos abraçasse tb. Ai mudaria de figura.

    Thumb up 0
    • Ele vai ganhar pernas, daqui a alguns meses (assim espero), para poder fazer caminhadas espaciais.

      Thumb up 0
    • Se vai ser uma “caminhada espacial”, não seria melhor ele ganhar uns foguetes propulsores?

      Thumb up 0
  2. Todas essas fofocas de que os robôs vão nos dominar e tomar nossos empregos é puramente uma ideologia que foi posta em nossas cabeças devido aos filmes americanos. Mesmo que esses robôs não fiquem presos às Três Leis (criadas pelo célebre escritos Isaac Asimov) certamente eles não teriam capacidade mental para nos dominar, pelo menos nos próximos séculos. E se chegarmos a esse ponto de desenvolvimento eles logicamente terão alguma programação que os mantenham escravos da humanidade. Além do mais, que tipo de humano poderia ter emprego nas condições extremas nas quais os robôs podem trabalhar. A tecnologia robótica representa uma revolução, não uma eliminação.

    Thumb up 2
    • você pensa pequeno

      Thumb up 0
    • Ah! esses robôs são bons mesmo! Pena que só têm uma programação…. Roubar, roubar, roubar….

      Thumb up 2
  3. Sou mais o ASIMO da Honda, aquilo sim que é um robo que anda, fala, corre e conversa. Não um boneco duro que não enxerga onde póe a mão.

    Thumb up 0
  4. 4.3 milhões por uma máquina de controle remoto. Isso dai está longe de ser minimamente um robô.
    Bem foi projetado pela GM, que estava com problemas financeiros dados os carros beberrões que fabrica, e o governo EUA estatizou a empresa. Hehehe.
    Já ouvi de robos melhores nas feiras mundo afora.

    Thumb up 0
  5. Isso é muito triste , imagine quando esses robos começar a tomar o lugar dos humanos nos empregos =(

    Thumb up 0
    • muito triste,realmente.
      quando eles começarem a escravizar os humanos!

      eles nunca vão nos substituir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!etc!!!!

      Thumb up 0
    • pois, a era dos substitutos está proximo!!!

      Thumb up 0
  6. Imaginem alguém que estudava o céu a uns 1000 anos atrás, como ficaria impressionado se tivesse conhecimento da tecnologia espacial atual! Eu imagino como poderá ser daqui alguns anos com o avanço. Eu torço para que a tecnologia seja usada mais para o bem, para beneficiar todos!

    Thumb up 2
  7. Sem querer ser engraçadinho, mas pareceu que o robô ia apertar outra coisa ao invés da mão do rapaz.

    Thumb up 1
    • Vc viajou legal.

      Thumb up 4
    • ele tem 1m05 e a câmera está em uma posição desfavorável… :D

      Thumb up 0
    • Equívoco. A ISS foi feita visando humanos no espaço e esse robô indica a decadência do setor pois é muito mais barato botar máquinas no espaço do que humanos e após o pico do petróleo a tendência é piorar hahahahahahaahah

      Thumb up 0
    • e????????

      Thumb up 0

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!