“Ioga” para bebês: prática bizarra balança, gira e mergulha bebês para cima e para baixo [Atualizado]

Publicado em 28.02.2012

Se eu te contasse sobre um lugar onde os bebês são repetidamente jogados, girados e mergulhados debaixo d’água, você imediatamente me diria que isso é tortura e que deveríamos ligar para a polícia, não?

Mas não é. É apenas uma sessão de “Baby Dynamics” (“dinâmica do bebê”). As pessoas que não estão familiarizados com as rotinas envolvidas nessa prática ficam, geralmente, e muito compreensivelmente, horrorizadas. Especialmente quando os bebês que estão sendo submetidos aos movimentos demonstram óbvio desconforto, choram e até vomitam.

Mas a praticante Lena Fokina simplesmente sorri e afirma que tudo “faz bem” para os bebês. A russa de 51 anos de idade pratica as técnicas de dinâmica do bebê há mais de 30 anos e garante que nenhum dano já foi feito para um bebê que ela tratou. “É muito bom para os bebês e não é perigoso”, diz. “Alguns bebês choram no começo, mas depois eles começam a gostar”.

Considerando como as pessoas são cuidadosas só para segurar bebês em seus braços, é bastante chocante a forma como Lena simplesmente segura um pelo tornozelo ou pulso e o balança.

Novamente, ela insiste que isso não é nada, mas normal. “A maioria das pessoas acha que os bebês jovens só podem ficar na cama, comer e chorar. Mas os bebês nascem com reflexos naturais, que podemos usar para ajudá-los a se desenvolver física e intelectualmente”, explica.

A dinâmica do bebê é destinada a ajudar bebês com problemas esqueléticos ou musculares, e também pode ser praticada com crianças saudáveis. É uma prática milenar que se originou com antigas tribos africanas.

O Dr. Igor Charkovsky, um parteiro russo, adaptou as técnicas para os tempos modernos e mais tarde Lena também seguiu esse caminho. A dinâmica do bebê é oferecida para crianças de até dois anos de idade e são realizados workshops para ensinar os pais a praticar em casa.

Você pode até achar que nenhum pai estaria disposto a fazer isso com seu filho, mas tem louco para tudo. Aparentemente, o método é bastante popular na Rússia e outras partes do mundo.

Lena diz que os adultos podem ser treinados com bastante facilidade, dependendo de suas sensibilidades. Alguns aprendem em apenas uma sessão de treinamento. A chave é adaptar o bebê gradualmente aos vários movimentos. “Mesmo o corpo de uma criança pequena pode se adaptar ao processo facilmente se você levá-lo aos poucos”, diz Lena. “Enquanto o instrutor ou o pai praticar e estudar os ensinamentos do Dr. Charkovsky, a criança vai ficar bem”. E, ela garante, vai começar a gostar depois de algumas sessões.

Lena, que tem um mestrado em Educação Física, é avó e mãe de cinco filhos. Ela começou a prática da dinâmica do bebê com seu primogênito, que tem agora 30 anos. Como todo mundo, ela estava preocupada no começo, mas ver a resposta do seu bebê a encorajou a seguir em frente.

Ela diz que todos os seus filhos passaram pela prática e tiveram excelentes desempenhos na vida, sendo campeões em mergulho livre, equitação e paraquedismo. Não pode haver melhor prova, de acordo com ela.

E você? Acha o método assustador ou acredita no seu potencial? [OddityCentral]

Atualização: Mais um vídeo

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

46 Comentários

  1. Vou dizer viu, cada loucura nesse mundo! Minha gente, isso é tortura, essa louca pode deslocar, ou até mesmo quebrar os ossos desses pobres e indefesos bebês , sem falar até mesmo em alguma ruptura de órgãos internos, eles são muito frágeis … Cadê os direitos ? Pelo amor de Deus…

    Thumb up 21
  2. Bom, não vou criticar só pelas imagens, temos que analisar os dados e estudos, bom, se ela continua a fazer isso até hoje, é porque nada de “ruim” aconteceu, se não ela ja estaria presa, o grande horrer que todos apresentam aqui é o contraste com o custume de vocês, ninguem aqui vê isso com frequencia, ou acha normal, talvez o que ela faça realmente tenha algum valor para os bebes, ajude a musculatura, que, se depois de ser jogado, rodopiado, balançado e todos os movimentos imaginaveis uma criança não tiver uma musculatura bem rigida, não faço mais academia Mas, senti uma ponta de angustia em ver o video, nunca que permitiria fazer com um filho meu, mas, a doido pra tudo..

    Thumb up 3
  3. Gente!!! Pelo amor de Deus, essa criatura que está incentivando pais absolutamente malucos a fazer essa terrivel crueldade com os bebês tem que ser presa, ou jogada de um precipicio por várias vezes pra que nao sobre nem um pedacinho dela. Essas cianças estão sendo torturadas e com autorizaçao e concentimento dos pais, e o orgão que se diz protetor das crianças não faz nada por esse abuso. Ela é quem está dizendo que nenhuma criança “tratada” por ela teve algum trauma, mas nao sabemos. As manobras feitas por ela nesses bebês causam dor. Eles dicam de cabeça para baixo por varios minutos, choram e até mesmo vomitam. Ainda tem alguem achando que isso faz bem para o bebê. Como foi dito em um dos comentarios. Para uma criança crescer bem sucedida e ser um atleta ou sei lá o que, nao é preciso ser mergulhada em uma piscina cheia d’agua e nem chacoalhada de um lado pro outro, pa cima e pra baixo. Vamos dizer não a essa pratica “milenar” como diz a tal Criatura acima e fazer com que os orgaos “responsaveis” veja esse tipo de tortura e aplique a medida necessaria.

    Thumb up 17
  4. Essa mulher e um ediota,ela e vaca va fazer isso com sua madrinha,sua besta!!!!ser eu pudesse jogar vc eu jogaria pro inferno eu ti odeio!!!

    Thumb up 11
  5. Só uma dúvida. A sidrome do bebe sacudido não se aplica a esses bebes??

    Tanto se ve bebes que são espancados e tem membros deslocados em virtude da violência sofrida e isso aí chamam de yoga??

    Thumb up 34
    • E quanto e africana ali, bem que ela podia usar um bastão pra fazer suas acrobacias, e não um bebê.

      Thumb up 8
    • é impossível um bebe com menos de dois anos de idade já poder ser considerado sedentário. Tbm em hipótese ajguma acredito que ficar chacoalhando o bebe até seus 2 anos de idade possa determinar que ele não seja sedentário no futuro.

      o que td mundo sabe é que o desenvolvimento físico de um bebe é gradativo. a cabeça de um bebe recém nascido é muito grande pra que ele possa segurar e a coluna ainda não tem uma musculatura forte o suficiente pra se manter alinhada. O que não quer dizer que se necessite fazer algo, pois as próprias africanas, nessa fase, acolhem os seus bebes junto ao corpo enrolados em panos, onde eles dormem tranquilamente com o balanço e o calor do corpo de suas mães.

      mas infelizmente sempre existirão os pais que não tem paciencia pra esperar o filho crescer, andar no seu tempo, falar no seu tempo e ser uma criança normal. sempre existirão os pais que querem que seus filhos sejam o próximo einstein, que exceda as expectativas de qualquer criança de mesma idade e que sejam um troféu pronto pra ser exibido aos demais, quase que com os dizeres “fui eu que fiz”. independente de se isso deixa o filho feliz ou não.

      e se isso é relmente tão bom assim, vamos ver se hj os destaques nos esportes e nas ciências foram sacudidos e jogados pro alto por seus pais. e mais fácij, se são 30 anos de técnica, qual foi efetivamente o resultado disso tudo?? ou o único resultado é assegurar que nunca nenhum bebe se machucou, mas apenas vomitaram…

      Thumb up 22
  6. COMPLETAMENTE RIDÍCULO. OS BEBÊS FICAM ATÉ VERMELHOS SEGURANDO O FÔLEGO.ALGUNS FICAM ROXOS. PARA UMA CRIANÇA SE SAIR BEM NA VIDA, NÃO PRECISA SER JOGADA NEM CHACOALHADA , BASTA QUE ELA TENHA MUITO AMOR, E SEJA EDUCADA NA PRESENÇA DE DEUS.

    Thumb up 44
    • concordo, quer não aconteça nada ainda aos bebes, não admite que seja humano, por mais fisico ou estupido que seja e que alguem se convença de alguma estupidez fisica continuar aceitar algo, existe imensas outras maneiras de o fazer sem ser pelo o que essa pessoa faz.
      Só russos.

      Thumb up 5
    • essa mulher é maior louca..jamais deixaria ela fazer essas barbaridades com o meu filho.. só se eu tivesse doida igual a ela..tadinho do bebÊ!!! ela mereçe q alguem pegue ela e fique chacoalhando ela isso siim.

      Thumb up 18
    • esse seu cometario foi tudo… tbm concordo sinceramente isso deveria ser proibido… tudo que se faz com bebes sem que eles entendam na minha opiniao é crime…

      Thumb up 8
  7. Olha ja vi de tudo nessa internet mais nada me deixou tão chocada como assistir o que essa mulher faz com esses bebe e pior com o concentimento dos pais!!!eu acredito que ela só vai parar depois que ferir ou ate matar algum desses bebes infelismente essa é a mais pura realidade e qndo isso acontecer ai simmmm as pessaoas vão ficar escandalizadas e a justiça vai finalmente fazer alguma coisa!!!!por que nao manda esse video para aqueles que defende o estatudo da criança…ou no pais dela as crianças não direito???pelo visto não mesmo!!!boa sorte para esses anjinhos e que essa lokaaaa não dure muito tempo….

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
CA_BentoCarneiro
Como tornar-se um vampiro sem ser mordido por outro

Para se tornar um va...

Fechar