“Ioga” para bebês: prática bizarra balança, gira e mergulha bebês para cima e para baixo [Atualizado]

Publicado em 28.02.2012

Se eu te contasse sobre um lugar onde os bebês são repetidamente jogados, girados e mergulhados debaixo d’água, você imediatamente me diria que isso é tortura e que deveríamos ligar para a polícia, não?

Mas não é. É apenas uma sessão de “Baby Dynamics” (“dinâmica do bebê”). As pessoas que não estão familiarizados com as rotinas envolvidas nessa prática ficam, geralmente, e muito compreensivelmente, horrorizadas. Especialmente quando os bebês que estão sendo submetidos aos movimentos demonstram óbvio desconforto, choram e até vomitam.

Mas a praticante Lena Fokina simplesmente sorri e afirma que tudo “faz bem” para os bebês. A russa de 51 anos de idade pratica as técnicas de dinâmica do bebê há mais de 30 anos e garante que nenhum dano já foi feito para um bebê que ela tratou. “É muito bom para os bebês e não é perigoso”, diz. “Alguns bebês choram no começo, mas depois eles começam a gostar”.

Considerando como as pessoas são cuidadosas só para segurar bebês em seus braços, é bastante chocante a forma como Lena simplesmente segura um pelo tornozelo ou pulso e o balança.

Novamente, ela insiste que isso não é nada, mas normal. “A maioria das pessoas acha que os bebês jovens só podem ficar na cama, comer e chorar. Mas os bebês nascem com reflexos naturais, que podemos usar para ajudá-los a se desenvolver física e intelectualmente”, explica.

A dinâmica do bebê é destinada a ajudar bebês com problemas esqueléticos ou musculares, e também pode ser praticada com crianças saudáveis. É uma prática milenar que se originou com antigas tribos africanas.

O Dr. Igor Charkovsky, um parteiro russo, adaptou as técnicas para os tempos modernos e mais tarde Lena também seguiu esse caminho. A dinâmica do bebê é oferecida para crianças de até dois anos de idade e são realizados workshops para ensinar os pais a praticar em casa.

Você pode até achar que nenhum pai estaria disposto a fazer isso com seu filho, mas tem louco para tudo. Aparentemente, o método é bastante popular na Rússia e outras partes do mundo.

Lena diz que os adultos podem ser treinados com bastante facilidade, dependendo de suas sensibilidades. Alguns aprendem em apenas uma sessão de treinamento. A chave é adaptar o bebê gradualmente aos vários movimentos. “Mesmo o corpo de uma criança pequena pode se adaptar ao processo facilmente se você levá-lo aos poucos”, diz Lena. “Enquanto o instrutor ou o pai praticar e estudar os ensinamentos do Dr. Charkovsky, a criança vai ficar bem”. E, ela garante, vai começar a gostar depois de algumas sessões.

Lena, que tem um mestrado em Educação Física, é avó e mãe de cinco filhos. Ela começou a prática da dinâmica do bebê com seu primogênito, que tem agora 30 anos. Como todo mundo, ela estava preocupada no começo, mas ver a resposta do seu bebê a encorajou a seguir em frente.

Ela diz que todos os seus filhos passaram pela prática e tiveram excelentes desempenhos na vida, sendo campeões em mergulho livre, equitação e paraquedismo. Não pode haver melhor prova, de acordo com ela.

E você? Acha o método assustador ou acredita no seu potencial? [OddityCentral]

Atualização: Mais um vídeo

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

46 Comentários

    • Isso usar violência sempre resolve tudo.

      Thumb up 8
    • Falou a justiceira de Olinda! Ah vai se tratar, eu se visse uma coisa dessas, já daria uma bica na lata pra cair e ñ levantar tão cedo. Onde já se viu ficar fazendo isso e dizendo q ajuda na saúde da criança?!Gente mais ALIENADA VIU!

      Thumb up 7
  1. Me surpreendeu o numero de pessoas que não leram toda a matéria ou que não deram a minima e já foram comentar.Então eu vou bater palmas pra todos os pais que deixaram seus filhos sedentários e não pensaram no desenvolvimento físico melhor que poderiam ganhar.Sério gente,tribos africanas faziam esse tipo de coisa e olha a constituição deles…
    Noto que este país ainda é muito conservador de mente fechada para novas idéias.
    Pensem um pouco mais no futuro da especie por favor.As futuras gerações seriam mais fortes com esse tipo de prática,foi isso que a matéria queria passar para vocês.

    Thumb up 17
    • Creio que a musculatura deles não tenha nada a ver com a rotina de caça para alimentação e praticas de lutas em caso de guerras de tribos ao invez de passar o dia em frente ao computado. Tem razão, jogar os bebês pro alto realmente é a causa.

      Thumb up 3
    • É lindo o uso da ironia aqui

      Thumb up 1
    • Se isso servisse para desenvolvimento e menos sedentarismo as tais tribos africanas seriam hoje a maior potencia economica!!!kkkkkkkkkkkkkkkkk
      DESCULPA mas existime muitas outras formas de se iniciar atividades fisico-mentais!!!

      Thumb up 6
    • Essa foi a maior porcaria que eu ouvi aqui…

      Thumb up 6
  2. Gente fiquei com pena dos bebezinhos, isso não se faz é loucura imagina se uma criança dessa cai se machuca sofre alguma lesão de tanto ser balançado pra lá e pra cá fiquei com muito medo e dó deles.

    Thumb up 12
  3. O que dá pena é ver tanta gente ignorante comentando em um espaço tão sério!!! Práticas semelhantes existem em vários lugares do mundo… Inclusive entre indígenas sul-americanos. É uma prática milenar!!! E o uso na Rússia já tem décadas… NUNCA HOUVE QUALQUER PROBLEMA!!! Inclusive serve para tratar alguns problemas físicos. A tal Lena possui mestrado em Educação Física e aplicou a técnica em seus próprios filhos!!
    O que faz mal para o cérebro do bebê é ser chacoalhado aos trancos, coisa que não acontece nessa técnica. Muito pior é o que fazíamos até pouco tempo (fazíamos???) quando o recém-nascido era totalmente embrulhado e tinha seus movimentos impedidos justamente no momento em que deveria receber estímulos!!! O que dizer, então, do “acalento” com pequenas chacoalhadas forçando o sono com vertígens em um bebê que não quer dormir??? Vão estudar cambada!!! Ou ao menos ler o texto… Teve uma aqui que perguntou se ela (Lena) gostaria que fizessem isso com os filhos dela!
    Agora a mais engraçada e deprimente foi uma MULHER perguntar se a russa tinha marido… rsrsrs… Muito científica essa opinião!!! rrsrsrs

    Thumb up 27
    • vc nao deve ter filhos né! pois isso é assustador.
      claro q isso tem um fundamento e deve ter seus fins,
      mas nao deixa de ser horrivel e uma mae nao aguentaria ver fazerem isso com seu filho.(a nao ser q fosse essencial para sua saude)

      Thumb up 9
    • Me pergunto na minha ingnorancia se os Japoneses, Americanos Europeus Perdem seu tempo com tais tecnicas….

      Não prescisa ler um texto para chegar a uma conclussão vendo esse s videos, vale lembrar que a Dr. ja aplicou as tecnicas nos proprios filhos, e sabe oq está fazendo, domina com propriedade o assunto, mas existem muitas outras formas de se estimular, movimento, articulações sem que seja fazendo uma criança chorar aos berros!! Ler é presciso?

      Thumb up 9
  4. Eu odiei essa mulher, fiquei muito brava, ela é louca e dá pra ouvir as crianças chorando, é uma pena que as crianças não podem se defender.

    Thumb up 15
    • isso é loucuraaaaaaaaaa..nao sou ignorante só tenho amor pela minha filha…

      Thumb up 7
  5. Deveriam fazer um abaixo assinado contra essa demente aí! o quê ela tem em mente é outra coisa, não é ginástica não…e o pior é quê tem pais antas que entregam o pobrezinho nas mãos dela…não sei quem é pior.
    Se fizerem o abaixo assinado eu assino, com todo gosto de ver essa mulher presa.

    Thumb up 13
  6. Nossa!
    Fiquei de boca aberta olhando essa coisa maluca de jogar um bebezinho pra cima, pra baixo, girar!
    Tenho certeza que eu n’ao iria querer ser este bebezinho!
    Tadinho!!!!!
    Agora, se tem fundamento para o bem estar da crianca?
    Nao sei…

    Mas to achando at[e que [e montagem isso, que [e um bebe de borracha, notem que em algumas partes do v[ideo o bebe nao meche as maozinhas e os bracinhos..

    Assustador!

    Thumb up 10
  7. Estimular?? Estimular o que? Morte, acidente, doenças mentais?? Só se for!
    Jamais eu deixaria alguem fazer isso com meu filho.

    Pelo contrário do que diz na matéria, eu lí num livro que um pediatra disse que não devemos jogar crianças para cima (como tem gente que gosta de fazer pensando que a criança se diverte), porque o cérebro dela ainda é muito sensível e pode descolar da caixa craniana e porque como a moleira é aberta, é muito perigoso aqueles movimentos trazer um trauma irreversível por isso nunca deixei ninguém fazer isso com meu filho! Pode não ser verdade, mas prefiro proteger do que expor ao risco, então nesse caso prefiro acreditar no pediatra do que nessa mulher!

    Agora, muito pior que essa mulher sem noção são os pais que deixam! Se ela fez nos filhos dela, problema dela! Ela acha que criança é boneco de borracha? Acha que um bebezinho tão pequeno vai se divertir com uma idiotice dessas? Dá vontade de escrever um monte! Tô revoltada! Ela devia ser processada junto com todos os que apoiam ela e todos deviam ser punidos e proibidos de praticar essas maldades com os inocentes que não podem se defender. Fazer isso com uma criança grande que pode dizer se está gostando ou não, se quer parar ou continuar já é errado, quanto mais com um bebe novinho que passa mal e sente terríveis tonturas e não pode fazer nem um gesto pra pedir socorro!!!
    Ai meu Deus dá sabedoria aos seres humanos porque está faltando muita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 18
    • Apoiada!!
      Pesso q Deus de um pouco mais de sabedoria e sensibilidadea essas pessoas q mais parecem robos sem sentimento algum!

      Thumb up 9
  8. Estimular?? Estimular o que? Morte, acidente, doenças mentais?? Só se for!
    Jamais eu deixaria alguem fazer isso com meu filho. Pelo contrário do que diz na matéria, eu lí num livro que um pediatra disse que não devemos jogar crianças para cima (como tem gente que gosta de fazer pensando que a criança se diverte), porque o cérebro dela ainda é muito sensível e pode descolar da caixa craniana e porque como a moleira é aberta, é muito perigoso aqueles movimentos trazer um trauma irreversível por isso nunca deixei ninguém fazer isso com meu filho!
    Agora, muito pior que essa mulher sem noção são os pais que deixam! Se ela fez nos filhos delas, problema dela! Ela acha que criança é boneco de borracha? Acha que um bebezinho tão pequeno vai se divertir com uma idiotice dessas? Dá vontade de escrever um monte! Tô revoltada! Ela devia ser processada juno com todos os que apoiam ela e todos deviam ser punidos e proibidos de praticar essas maldades com os inocentes que não podem se defender. Fazer isso com uma criança grande que pode dizer se está gostando ou não, se quer parar ou continuar já é errado, quanto mais com um bebe novinho que passa mal e sente terr´veis tonturas e não pode fazer nem um gesto pra pedir socorro!!!
    Ai meu Deus dá sabedoria aos seres humanos porque está faltando muita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 7
    • Falta tanta sabedoria que eu envio meu comentário duas vezes

      Thumb up 3
    • E a sempre atuante moderação publica.

      Thumb up 2
  9. Fiquei apavorada essa maluca tem que ser e presa esse tipo de coisa não deveria está acontecendo cadê as autoridades de onde vive essa LOKA. Meu DEUS a que ponto chegamos…

    Thumb up 12
  10. Alguém diz a essa mulher que nem um bebê que ser sacudido e ficar girando no nada.
    Bebê pode fazer hidroginástica, exercícios leves e massagens pediátricas,mas com certeza isso não é ioga de verdade!

    Thumb up 11
  11. Claro que os bebês podem e devem ser estimulados com exercícios, principalmente hidroginástica. Todavia esses malabarismos são arriscados. O bebê pode escapar e se ferir gravemente. Tudo tem limite.

    Thumb up 34
  12. Esta mulher é uma exibicionista imbecil, prepotente e irresponsável, mesmo que isto tivesse algum fundamento se escorrega da mão ou erra um movimento ela pode matar ou aleijar a criança…..DEVERIA SER PROCESSADA e PRESA!!!

    Thumb up 20
  13. E digo mais!!! Ela não gostaria de ser sacudida desse jeito,e ou a pessoa é inteligente ou não é,ficar girando bebês não influencia em nada!! Essa mulher não tem o que fazer mesmo!! Imagine se ela tiver um filho o que vai fazer?? Ela tem é que ser presa e girada para todos os lados umas 2 horas por dia na cadeia pra ver se fica mais inteligente e deixa de ser delinquente!! Ai que óódio!!
    Só vou acreditar que isso faz bem,se alguém me provar com uma explicação científica!

    Thumb up 16
  14. Quando eu vi isso na tv,fiquei com ódio dessa velha sem marido!! (nem sei se ela tem marido :p) Mas só sei que é ridículo fazer isso! A mãe de Einstein não fazia,a mãe de Steve Jobs não fazia e assim por diante. PALMAS!!! Sacudir o cérebro de um bebê faz ele ficar maluco e gostar de ter seu cérebro sacudido!!!

    Thumb up 8
    • Não da nem para assistir uma coisa dessa…

      Thumb up 18
    • Meu Deus O.O’ coitada da criança.. dá agonia assistir esse malabarismo desumano’

      Thumb up 15

Envie um comentário

Leia o post anterior:
CA_BentoCarneiro
Como tornar-se um vampiro sem ser mordido por outro

Para se tornar um va...

Fechar