O começo do universo foi extremamente caótico

Publicado em 6.10.2010

Vocês devem conhecer o que os cientistas chamam de “efeito borboleta”, que significa que, se uma borboleta bater suas asas aqui, no Brasil, isso pode causar um tornado no Texas, Estados Unidos.

Recentemente, cientistas afirmaram que depois do Big Bang, a explosão que mais tarde criou o nosso mundo, o universo estava em caos. E, por caos, eles não querem dizer “bagunça” mas sim que pequenas mudanças podiam causar efeitos em larga escala – o efeito borboleta, por exemplo, seria um sistema caótico.

Segundo esse novo estudo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o caos em nosso universo teria começado cerca de 0,0000000000000000000000000000000000000000001 segundos após o Big Bang. E teria durado um tempo ainda mais curto.

Durante este tempo, o universo se expandiu. E essa expansão, como o próprio universo, foi provavelmente caótica.

Esse período de início do universo não é bem compreendido. Algumas teorias propõem que esta fase inicial caótica foi seguida por um período de rápida expansão, quando o universo dobrou de tamanho mais de 100 vezes dentro de uma fração de segundo.

A ideia do caos é para ser realmente assustadora. Estudos anteriores já haviam sugerido que o caos reinou no universo durante seus primeiros momentos, mas essa nova pesquisa ofereceu o que os cientistas chamam de “argumento férreo” para o caso.

Os estudos anteriores tiveram resultados muito variados, e alguns cientistas sugerem que isso aconteceu por causa do fato de que diferentes observadores tendem a perceber o tempo de forma diferente. Isso significa que diversos cientistas, quando estudam o mesmo problema, podem concluir coisas diferentes.

Porém, os novos cálculos dos pesquisadores brasileiros provam que essa propriedade do universo é absoluta, independentemente da relativa coordenada do observador. Eles se basearam na aplicação de cálculos para os últimos modelos cosmológicos do universo. Se estes modelos se provarem imprecisos, então o universo pode não ter nascido no caos.

Ou seja, segundo os pesquisadores, a principal colaboração da pesquisa é a possibilidade de uma definição universal do caos, ou seja, uma definição que não depende do observador, o que era um problema antigo.

Outra descoberta da pesquisa é que, embora o nosso universo não seja mais caótico, ele pode retornar a esse estado se experimentar um hipotético “Big Crunch”, um Big Bang inverso.

Alguns modelos cosmológicos prevêem que o universo vai continuar se expandindo para sempre, ou irá diminuir gradualmente. Mas também é possível que se expanda, e então reverta o processo e inicie a contração, que seria o “Big Crunch”. Se isso acontecer, o fim do universo, assim como o seu início, não será nada tranquilo. Segundo os pesquisadores, provavelmente também será caótico. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

23 Comentários

  1. “…Ou seja, segundo os pesquisadores, a principal colaboração da pesquisa é a possibilidade de uma definição universal do caos, ou seja, uma definição que não depende do observador, o que era um problema antigo…”

    Comentário: ora, tal definição implica em entender uma “ordem” no caos, o que faz com que o caos não seja mais caos!!!!

    No entando, o caos tornou-se ordem, afinal! Mas a mitologia grega já dizia isso bem antes dos cientístas, né?

    É como diz o ditado: não há nada de novo debaixo do Sol…

    Thumb up 0
    • Não foi Deus (um ser antropomorfico), nem houve uma explosão, mas, sim, uma expansão, que é um conceito diferente!

      Thumb up 3
  2. Evandro, o efeito borboleta não seria exatamente como vc pensou, que aviões poderiam causar problemas em outra galáxias… impossível!!! Emissão de ondas eletromagnéticas sim, poderiam até surtir efeitos lá, mas demorariam algumas centenas de milhõesde anos. O mais provável seria uma explosão de supernova, por exemplo. Os raios gama emitidos lá poderiam causar sérios danos para a vida aqui na Terra.

    Thumb up 2
  3. É incrível como tem pessoas aqui que querem que a ciência responda tudo certo e exatamente nesse momento. Inventa algo que te agrade e acredite nisso, deixem a verdade para as pessoas sérias.

    Sim, são teorias, teorias, e teorias, até que alguém acha evidências irrefutáveis e prova sua teoria, e ela vira fato científico.

    Só fico pensando se as pessoas acham que inventaram o PC de primeira, ou descobriram a cura para a varíola na primeira tentativa. Por que seria assim, de primeira, para com o universo ?

    Thumb up 4
  4. não estou com tempo para ler tudo, mas até onde li deu pra intender algumas coisas e acabei ficando com uma grande duvida.

    por exemplo: se no efeito borboleta uma borboleta bate as asas aqui pode causar um tornado no texas, fico imaginando se nossos aviões, bombas, e etc estão causando desastres em outras galaxias. talvez seja esta a mensagem que eles andam tentando nos trazer. eles mandam os seus herois atravessar galaxias para chegarem quase mortos na hora de nos trazer as noticias, mas quando chegam, com quem falam? o que podem fazer sem nos enlouquecer? ta ai as minhas duvidas. por favor comentem ai sobre o meu comentario.

    obrigado!

    Thumb up 2
  5. A biblia nos ensina, em primeiro lugar respeito as coisas sagradas, nesse caso não usar blasfêmea contra Deus, e depois que Deus não sente prazer em destuir, mas não pode tolerar impenitentes, pessoas que buscam defintivamente se satisfazer sem levar em conta os resultados do comportamento.

    Thumb up 3
  6. Bolas de fogo, raios e trovões, capetas e afins, levem o joão paulo para o inferno e queime-o. hehehe

    Seu “deus” te ama, mas é capaz de fazer isso com você.

    Thumb up 6
  7. A questão Cesar, que ate agora analizei como se perde tempo para nada, Deus deve tirar gargalhadas das perdidas científicas, olha que no inicio de minhas postagens eu dizia cegamente que o comportamento aqui na nossa galáxia se mostrava diferente de outras, passado longas datas, isso foi defendido pela HS de que as leis da física não se aplica de forma uniforme no universo, o que pra mim ja era óbvio, depois falaram da descoberta de outros planetas que podiam sustentar vida pelas caracteríscas que apresentava, uma postagem de uma pessoa do sexo feminino estava empolgada com esta descoberta, ai eu disse a a ela o seguinte, enquanto não trouxerem de lá uma folha verde não existe nenhum motivo para comemoração, e ainda assim se ele estiver muito longe daqui, será apenas um oásis perdido o homem com suas asas de cera não poderá voar ate lá, logo vem a notícia que essa descoberta pode ser mera ilusão. Me paresce melhor acreditar em Deus como única alternativa ou desistir de tudo.

    Thumb up 3
  8. powww valeu por lembrar, já tava esquecendo de assistir “the big bang theory”…
    ^^

    Thumb up 4
  9. É, João Paulo, isto “cança” mesmo…

    Melhor é inventar alguma coisa que te agrade e ficar com isto mesmo, não é?

    Thumb up 12
  10. _Quantas teorias desgastantes, e se ouver isso ou aquilo há haverá contração! a não poderá acontecer a espanção, qual o propósito de tudo isso? será que é levar alguem a loucura? ou simplesmente falta do que fazer? teorias, teorias e la vai mais teoria, cança só de ouvir teorias sem fundamentos, pois eles mesmos não estão seguros do que realmente pensam, pra que perder tempo com algo que nunca pode ser provado?

    Thumb up 1
  11. ta passando como funciona o universo no discovery as sextas feiras (10 da noite eu acho). Lá explicaram como foi o big bang

    Thumb up 6
  12. Meu, caótica é minha casa. Com a simples chegada da minha sogra isso aqui vira um verdadeiro caos, é velho esparramado pra tudo que é lado. O fedido do marido dela resolve se esparramar no meu sofá, a velha resolve comprar um monte de buginganga no 1,99, tá certo que quando ela for embora ela leva mas até ir fica um monte de sacolinha pela casa. O verdadeiro caos.

    Thumb up 4
  13. O universo pode ate ter passado pela fase caotica,mas nós não,ainda nem começamos direito =p

    Thumb up 12

Envie um comentário