O morcego mais feio do mundo é encontrado no Vietnã

Publicado em 28.02.2012

Nenhuma lista com os animais mais bonitinhos do mundo colocaria o morcego em suas fileiras, mas cientistas vietnamitas descobriram, em 2008, uma espécie que realmente “não se ajuda” no quesito beleza. Na época, eles achavam que se tratava do já conhecido morcego nariz-de-folha (Phyllostomidae), que habita a América Latina. Recentemente, no entanto, descobriram que se trata de uma nova espécie, muito mais rara e ainda mais feia.

Este novo morcego já foi batizado com o nome científico de Hipposideros griffini. Seu nariz é composto por um estranhíssimo conjunto de membranas que ficam expostas como pétalas de uma flor. E as diferenças entre o H. griffini e o velho morcego nariz-de-folha já começaram a aparecer. Enquanto o Phyllostomidae reage violentamente em cativeiro, o novo morcego é geralmente dócil.

O habitat natural do H. griffini são as florestas úmidas do sudeste asiático, e os cientistas explicam que foi mais fácil capturá-lo durante a estação das chuvas, quando havia mais indivíduos. O morcego habita dois parques naturais no Vietnã.

Tal descoberta, conforme explicam os pesquisadores, abre dois novos desafios. O primeiro é estudar mais sobre a vida e os hábitos do próprio Hipposideros griffini. O segundo é apenas uma projeção, mas os cientistas têm esperanças que estas florestas sejam o lar de uma ampla e ainda desconhecida fauna de morcegos. [National Geographic]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

1. apesar de tudo ainda encontramos novas espécie no nosso sofrido e devastado planeta terra

2. Olhando bem, isso não parece um nariz. Parece um órgão deformado e a pele parece ter sido corroída no entorno dos pelos. É estranho…

3. Tadinho… o olhar dele é expressivo. Parece assustado.
    Talvez essa espécie seja resultado de mutação do próprio morcego nariz-de-folha (Phyllostomidae), por exposição a radiação ou mesmo algum elemento químico por décadas seguidas.
    Não vamos nos esquecer que na guerra do Vietnã foi maciço o uso de bombardeios com armas químicas desfolhantes.
    E o que efetivamente foi usado naquela região, só Deus sabe…
    E é um país que está perto das Coréias, India, Russia, China, Iraque, Iran – países que fazem experiências nucleares, enriquecem urânio.
    Pra mim, mutação não é uma hipótese descartável, dada a região onde essa espécie foi encontrada.

4. Não é feio, é somente resultado da evolução considerando que tomou muitas gerações para aprender usar o sonar. :p

• Vc quer falar involução, vc chamar isso de evolução!

5. Tirando o esse belo nariz de pétalas de flores e esses olhinhos que mais parecem bolhas d’água …a cor dele é linda e ele parece ser bem fofinho :)

• Considerando que os animais são guiados puramente por instinto, para as fêmeas tanto faz se eles são feios ou não =)

• A “mulher” dele deve achar ele bunitinho. :p blz é relativa. :) pra cada feio no mundo existe ou pra casar com ele. hehe.
      Brincadeira, o bicho é feio demais. Credo!