Porque solidão pode ser fatal

A falta de companhia humana pode fazer mal a uma pessoa, e isso vai além de um simples problema psicológico: pesquisadores da Universidade de Chicago (EUA) afirmam que existe uma relação direta e biológica entre a solidão e a queda da qualidade nos indicadores de saúde.

A lista de problemas que a solidão pode ocasionar, conforme explicam os cientistas americanos, é extensa, incluindo endurecimento das artérias (o que leva à pressão alta), inflamações pelo corpo e até problemas cognitivos, de memória e aprendizagem.

O estudo, feito em parceria com cientistas da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), mostrou que até o sistema imunológico muda com o tempo em pessoas que passam por grandes períodos de solidão.

Alguns genes entram em super atividade em pessoas socialmente isoladas, e a maioria deles está ligada a respostas antivirais e à produção de anticorpos. Isso leva a uma disfunção destas tarefas do organismo, e o corpo perde boa parte de suas defesas naturais.

Isso acontece, segundo os cientistas, porque o corpo humano tem uma capacidade imunológica limitada: ele precisa escolher entre lutar contra ameaças virais ou proteger o corpo contra a invasão de bactérias. Como o solitário tende a ver o mundo como um lugar ameaçador, o corpo foca as atenções contra as invasões externas de bactérias, abrindo caminho para ação dos vírus.

Nesse momento, o problema fica ainda mais intenso. O organismo desprotegido aumenta o risco de desenvolver tumores cancerígenos, infecções e doenças no coração. Em um estágio ainda mais elevado, os hormônios são afetados, e nasce o risco de complicações como um ataque cardíaco fulminante ou um derrame. A solidão joga um papel em todas essas ameaças.

O agravante, no caso da solidão, é um problema cíclico. Quanto maior a solidão de uma pessoa, mais cresce sua tendência a ter uma saúde ruim, e os efeitos dessa saúde tornam o paciente ainda mais isolado.

O motivo deste ciclo é uma consequência natural: a solidão não apenas faz o solitário infeliz, mas também mais inseguro, e o corpo sabe interpretar estes sinais.[LiveScience, Foto]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

31 comentários para “Porque solidão pode ser fatal

  1. Talvez exista predestinação e o equilíbrio do Universo tenha que ser mantido…Rsrsrs…Tipo, imagina se todos fôssemos sociáveis, baderneiros, arruaceiros…Não teríamos eletricidade, lâmpada, lei da relatividade…Ou não, sei lá…

  2. Como tudo na vida é relativo…algumas pessoas encontram a paz e acham que precisam ficar um pouco a sós com os seus pensamentos. Outras preferem o movimento a presença das outras pessoas a todo instante.Acho que estar só é um bom exercício para quem busca um recolhimento uma procura de autoconhecimento, mas ficar muito tempo sozinho já complica um pouco até porque a pessoa pode perder a noção de como interagir,conversar e se divertir no meio de gente.Acho também que o certo é buscar o meio termo como resposta a essa questão.

  3. Todo pensamento e sentimento negativo é degradativo, ele não só baixa a auto-estima e destroi o sistema himunológico devido a falta de estímulo positivo. Ele também compromete o seu lado espiritual, pois as forças do mal aproveita esta ocasião para agravar mais os problemas onde o indivíduo pode chegar até cometer o suicídio.
    Viver junto é melhor porque um estimula o outro, o pensamento positivo está sempre ativo devido a transmição do mesmo e estímulos e respostas.

  4. A solidão é fera..a solidão devora
    É amiga das horas prima-irmã do tempo
    E faz nossos relogios caminharem lentos
    Causando um descompasso no coração….solidão
    (música de Alceu valença)

    Todos sabem que a solidão mata

  5. Para vcs que se sentem sozinhos, existe alguem que se chama JESUS CRISTO ele quer te ajudar, em proverbios na palavra de Deus diz que Deus faz com que o solitário viva em familia, ou seja quando temos a presença de Deus não sentimos mais esse vazio no nosso interior, a solidão não é de Deus porque Ele não criou o homem para que vivesse só, o homem pode nos decepcionar mas Deus nunca, procure uma igreja evangélica mais próxima da sua casa e conheça esse Deus e nunca mais se sentirá só ou a necessidade de estar só.

    1. Ra’-ra’-ra’…sem essa de igreja, ai’ e’ que voce vai ficar sozinho mesmo, pior e’ que no meio de uma multidao. Iludido sempre, o ser humano achando que esta’ na compania de algum deus invisivel, a meio caminho da loucura, isso sim.

      1. Luís, vc está certo em não querer adquirir uma ‘cicatriz nova’ como diz; mas será que se protegendo disso não está também se privando de ser presenteado com algo maravilhoso e extremamente benéfico? Quem não arrisca não petisca. Pense nisso!

      1. Paulo Eduardo, desculpa ter confundido vc com o outro Paulo em outro post; me enrolei e fiz uma confusão danada… como não achei espaço lá pra me desculpar com vc, to fazendo isso aqui nesse post. Desculpe.

      2. Que isso, não precisa pedir desculpa não!! Enganos acontecem!! Apesar que o professor girafales só se enganou uma vez, quando pensou que estava enganado, he he!!

  6. Nao sei porque, se eu não ficar sozinho por agum tempo por dia eu fico mal, eh como se fosse uma necessidade de ficar sozinho e pensar sobre a vida, sem isso minha qualidade de vida cai bastante.

  7. A solidão, como qualquer outra coisa, em excesso pode ser prejudicial, mas em alguns casos ela é necessária. O fato é que o ser humano não nasceu pra viver sozinho, é um animal sociável.

  8. Tenho 24 anos e ainda nunca namorei
    não sei dizer se é bom ou não é
    pois tem vezes que faz falta e outras que até gosto de estar sozinho mas no geral falando da mulheres, em 99,9% das vezes vc precisa ter carro e dinheiro buscam mais um porto seguro e rico não se importando se o cara é bom ou um tremendo de um monstro em todos os sentidos.

    1. Acho q vc esta procurando no lugar errado, mas tbm não queira namorar com mulheres com poder aquisitivo muito acima do seu, pois pode ser embaraçoso ela pagar as coisas pra vc, vc nao poder pagar um restaurante q ela eh acostumada a ir e tal, mas existe um grande numero de mulheres que se importam co muitas coisas a nao ser o dinheiro.

      1. Caro Marco, será que vc não tem frequentado a “praia” errada????? Concordo que tem muita mulher por aí interessada apenas em dígitos na conta bancária e uma infinidade de bens materiais; mas ainda tem mulheres que valem a pena viu. VocÊ vai encontrar. Abraço!

Deixe seu comentário