Qual foi a mordida mais forte do mundo animal?

Ele pode estar extinto há milhões de anos, mas ainda detém um recorde mundial. De acordo com pesquisadores da Universidade de Liverpool (Inglaterra), nenhum animal na história da Terra foi capaz de superar a mordida do Tiranossauro Rex. De acordo com estimativas por computador, a força da mandíbula do dinossauro chegava a 57.000 Newton, o equivalente à pressão de um elefante adulto sentando no chão.

Estimativas anteriores afirmavam que a mordida do T. Rex não passava de 13.400 N, valor calculado com base na análise isolada dos fósseis. Os pesquisadores britânicos, no entanto, afirmam ter chegado a um valor mais próximo da realidade ao simular o funcionamento da musculatura da mandíbula.

Tal funcionamento, conforme explicam os pesquisadores, se baseia em duas variáveis: a massa do animal e o tamanho dos músculos da mandíbula. Considerando que estes répteis adultos pesavam em média 6.000 quilos e analisando o formato e peso da mandíbula através dos fósseis, eles recalcularam a força de uma mordida do T. Rex.

A título de comparação, os cientistas fizeram uma simulação da mordida de um humano, um jacaré, um Alossauro (espécie de dinossauro com características semelhantes) e até um T. Rex adolescente. E não houve dúvidas: o Tiranossauro Rex tinha mesmo uma mandíbula imbatível. [ScienceDaily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

14 respostas para “Qual foi a mordida mais forte do mundo animal?”

  1. Epa decidam-se quem e quem curtam simplesmente,parece que estao a esquina a espera que alguem cometa um erro pra dar um tiro, quem nao errou que atire a 1 pedra tiremos o positivo criticas construtivas fui

  2. Bom, as vezes leio algumas coisas aqui, e gostaria que o site procura-se mais aprofundar nas ciências dos artigos mencionados, pois alguns parecem copiados do wikipedia, e só! As vezes na preocupação em ter muitos artigos publicados, eles ficam de péssima qualidade, os escritores simplesmente não sabem do que estão falando e escreveram tudo baseado em leituras de internet. Essa é a impressão que fica, vou cancelar minha assinatura de e-mail do site, porque ultimamente está péssimo. Obrigado, espero que melhorem e volto a assinar.

    • Spilberg não dirigiu o terceiro filme, por isso não foi tão bom quanto os outros.

    • A mordida do megalodon concerteza era mais forte que a do T-rex, uma por ele pesar 50 toneladas, quase 5 vezes mais que o T-rex e outra, ele era um tubarão pré histórico, usava sua boca pra tudo, essa pesquisa ai não foi bem feita. :S

      o Espinossauro venceu o T-rex no jurassik park 3. rs

    • Por mais estranho que pareça, a mordida de um Tubarão Branco é RELATIVAMENTE fraca, se compara à mordida de animais de pequeno porte (onças ou até cachorros com mordidas muito fortes) e perdendo para muitos outros animais: crocodilos, hipopotamos, hienas, leões, etc.

    • Proporcionalmente sim. A mordida de um pitbull chega a pesar cerca de uma tonelada. Agora imagine um pitbull com o tamanho de um tubarão e a sua mordida com a força igualada nessa proporção..

    • Valor calculado com base na análise isolada dos fósseis. Os pesquisadores britânicos, no entanto, afirmam ter chegado a um valor mais próximo da realidade ao simular o funcionamento da musculatura da mandíbula.

      Tal funcionamento, conforme explicam os pesquisadores, se baseia em duas variáveis: a massa do animal e o tamanho dos músculos da mandíbula. Considerando que estes répteis adultos pesavam em média 6.000 quilos e analisando o formato e peso da mandíbula através dos fósseis, eles recalcularam a força de uma mordida do T. Rex.

    • Da pra ver que a forma craniana do T-Rex daria uma mordida possante, o desenho aponta um pescoço curto e musculoso, uma cabeça avantajada e enormes encaixes para músculos nas mandíbulas, seria como um pibull de seis toneladas, com seu fucinho curto.

Deixe uma resposta