Quanto custa ser obeso?

Publicado em 23.09.2010

Muito já se discutiu sobre o quanto a obesidade é prejudicial para a saúde. Mas você já pensou sobre o quanto ela é danosa para a carteira? Com essa dúvida na cabeça, pesquisadores da Universidade George Washington, dos Estados Unidos, resolveram somar todo o orçamento extra que pessoas obesas têm, por uma série de razões: dias de trabalho perdidos por problemas de saúde, redução da produtividade e até gasto adicional de gasolina.

Resultado da conta: por ser uma pessoa obesa, as mulheres têm um gasto adicional de 4.879 dólares por ano, enquanto para os homens esse valor é de 2.646. Isso são apenas os gastos relacionados diretamente à obesidade. Entre pessoas que não são ainda obesas, mas estão acima do peso, as mulheres têm despesas extras de “apenas” 524 dólares, e de 432 dólares para homens.

Para começo de conversa: por que existe diferença entre sexos? Para começar, segundo o estudo sugere, a diferença está no salário. Exatamente, um homem magro não tende a ganhar mais do que um gordo. Mulheres esbeltas, por sua vez, têm muito mais chances de colocação profissional e visibilidade em relação às gordinhas. Com isso, ganham salários maiores – mais prejuízo financeiro para aquelas que estão acima do peso.

Agora, vamos falar de despesas que independem do sexo. Uma delas está relacionada com a própria condição vital das pessoas: os obesos morrem mais cedo. A partir de um cálculo da universidade, chegou-se ao resultado de que uma vida perdida custa para as mulheres 8,35 dólares a mais para a pessoa, por ano que ela deveria ter vivido a mais, e essa taxa fica em 6,52 dólares para os homens.

Outro custo curioso: obesos gastam mais com combustível nos carros. Exatamente: com o aumento do peso do carro graças à massa do motorista, o carro gasta mais gasolina para atingir a mesma aceleração que teria se um indivíduo dentro do peso estivesse lá. Uma estimativa americana calcula que foram gastos, desde 1960, 3.8 bilhões de litros adicionais de combustível devido a pessoas obesas.

Mas o principal gasto, como não poderia ser diferente, está nos gastos médicos. Os obesos gastam US$ 1.400 a mais, por ano, devido a despesas médicas como exames, medicamentos e operações. Isso sem falar em gastos indiretos com dias sem trabalho por licença de saúde, que representa também prejuízo para os empregadores. [msnbc]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. para não ser obeso, é só ter uma alimentação saudável, eu não gosto de gordura, e doces como pouco, e gosto muito de salada lol.

    Thumb up 0

Envie um comentário