São os filhos que educam os pais

Que os pais influenciam os filhos, é uma consequência óbvia, mas estudos recentes mostram que os filhos também exercem grande influência sobre os pais. A pesquisadora Anette Roest realizou um estudo onde entrevistou famílias no início e no final de um período de dez anos. Neste estudo procurou diferenciar as similaridades entre pais e filhos da transmissão de valores.

O que a pesquisadora descobriu é que certos valores tendem a ser passado pelos pais e outros pelas mães. Pais costumam reforçar o valor do trabalho e mães ensinam seus filhos a exercer o livre-arbítrio. Mas os pais também exercem influência entre si. As mães costumam incentivar em seus companheiros o respeio e também a descontração.

Da mesma forma, os filhos não recebem a influência dos pais de maneira passiva, é uma relação recíproca. O que foi observado é que os filhos, da mesma forma que as mães, influenciam os pais com respeito e diversão. No entanto, Roest não achou nenhuma evidência de que as filhas tenham este tipo de influência, apenas o adolescentes do sexo masculino.

Familiares, através da convivência, automaticamente influenciam uns aos outros, como um sistema de reciprocidade, é um fator de socialização. Isso sigifica que não são apenas os pais que moldam a personalidade do filho, pelo fato de a família não estar isolada da sociedade, os filhos também trazem contribuição de forma independente. [Science Daily]

Deixe uma resposta