Se você faz downloads Torrent, possivelmente está sendo monitorado

Por , em 6.09.2012

Em tempos de downloads grátis pela internet, é difícil encontrar alguém que nunca tenha usado o Torrent para baixar músicas, games ou filmes. Mas pesquisadores britânicos alertam: se você usa o BitTorrent, seus arquivos baixados ou disponibilizados nessa rede de compartilhamentos podem estar sendo monitorados.

▪ O que há por trás do problema da pirataria online?

Cientistas da computação da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, analisaram o BitTorrent por três anos. Eles descobriram que a escala de monitoramento é assustadora – desde os arquivos mais populares até os mais incomuns estão sendo espionados. Os conteúdos mais baixados são monitorados dentro de horas. O conteúdo menos popular também é monitorado, embora com menos frequência.

Os pesquisadores identificaram cerca de dez empresas diferentes de monitoramento de conteúdo. Entre elas, a maioria foi identificada como organizações de direitos autorais e de segurança.

▪ Porque os piratas da internet nunca vão perder

A imensa quantidade de informação monitorada inclui onde e quão popular é um conteúdo. Uma grande estratégia de marketing e propaganda. Entretanto, esse não é o único motivo do monitoramento pelas empresas: proprietários de direitos autorais da Europa e dos Estados Unidos têm recolhido endereços de IP fornecidos por empresas de monitoramento e obrigado provedores de internet a entregar os endereços das pessoas que fazem os downloads ilegais.

A briga contra a pirataria é longa, e parece não ter um fim próximo. Muito menos uma solução que agrade ambos os usuários de redes de compartilhamento de arquivos e as empresas. [BBC/MSN]

9 comentários

  • Dinho01:

    Dúvida:Os links magnet não são próprios para evitar esse tipo de monitoramento e por isso estão sendo usados pelo Pirate bay?

  • Espirita:

    RÚSSIA -. Os russos não escondem que o chamado Planeta X ou Nibiru como outras abordagens da Terra e suas conseqüências podem ser catastróficas. no céu há um novo objeto, uma mancha avermelhada antes só observada por astrônomos, mas depois de maio 2012 pode ser visto a olho nu .
    Este seria o escuro planeta Nibiru, a probabilidade da existência deste planeta em nosso sistema solar apenas reconhecido pela NASA em 1982. Desde os sumérios de 5000 anos atrás, eles o chamavam de “disco alado” e argumentam que o aparecimento de Nibiru no céu ameaça causando problemas.
    “A Queda dos asteróides à Terra não é mais relevante, a humanidade espera mais grandes eventos, a abordagem para a Terra de outro planeta, Nibiru irá passar tão perto que terá consequências para toda a humanidade e será catastrófico e que o Planeta X é muito maior que a Terra, pois a atração gravitacional de Nibiru é muito maior.
    Esta abordagem irá ocorrer no final de 2012, quando os planetas vão estar no seu máximo, poderia mudar a rotação da Terra ou inverter pólos, uma nova era glacial, inundações, e o extermínio de toda a vida na superfície do solo 2/3 da humanidade morrerá ou, eventualmente, todos, de acordo com uma teoria do planeta Nibiru é o planeta dos Deuses, répteis nos textos antigos chamavam o Annunaki sumérios traduzido como os descendentes do céu.
    Uma vez a cada 3, 600 anos Nibiru está perto de nosso sistema solar, de acordo com os cálculos deste planeta será visível no final de 2012, um olhar no hemisfério Sudeste (Antártica) e 21 de dezembro de 2012, Nibiru de passagem perto da Terra e no Céu será semelhante a um segundo sol vermelho, coincidentemente ou não, neste dia, a era do calendário maia l esta sabia resumos, bem como a NASA sabe disso também, mas nas aulas de astronomia não dizer nada, nem uma palavra única, uma vez que estive aqui, é proibido de falar sobre a existência de um planeta desconhecido, Nibiru, lembre-se este nome porque está se aproximando, em 1972, Joseph Brady, da Universidade da Califórnia descrubriu que um planeta desconhecido causou perturbação gravitacional no cometa Halley.

    • Ronaldo Morgado Segundo:

      Cara…viajou legal!!! Como estamos em 2020, Nibiru errou o alvo!!! Mas…olha….eu gostaria de saber o que andas fumando?!?!?

  • Fernando Ramos:

    De uma forma geral, não posso ser incriminado por algo que me é oferecido e cuja proveniência não sei qual é.

    Quem oferece é que deve ter o cuidado de oferecer algo legal.
    Eu parto do principio de que quem está a disponibilizar os ficheiros, está a disponibilizar algo legal e com autorização.

    Eu não tenho capacidade para fazer essa avaliação.
    Compete às autoridades fazer essa verificação junto de quem disponibiliza os ficheiros.

    Por outro lado, se as empresas não fossem gananciosas e colocassem preços razoáveis nos seus produtos que vendem, sem a ganancia de ganhar muito em pouco espaço de tempo, talvez a pirataria não tivesse razão de ser.

    • Alice Cunnha:

      Perfeito e, quem pode pagar vai pagar . Essas empresas não vão ficar pobres por isso, até pq os filmes vivem batendo recorde de bilheteria.

  • Raquel Amaral:

    Bom dia Eliza,
    Cuidado amiga qdo baixar seus filmes.
    Vc pode estar sendo monitorada sem saber.
    Vai que te acusam de pirata!!Kkkk!
    Bjo
    Raquel

  • Liel Pires:

    Sei que não é o caso desse tipo de monitoramento, mas na sociedade em que vivemos, onde pessoas querem falar para onde foram, com quem foram e o que estão fazendo, etc, a toda hora para todo mundo, monitorar é o de menos! Seria uma boa esses “monitoradores” criarem um aplicativo com integração com facebook. Ia bombar! “Estou em casa endereço tal, com fulano e acabei de baixar um torrent The_Sims_+_Crack.rar

  • Mateus Garcia:

    Bem, eu raramente baixo por torrents, eu odeio. Acho lento demais e meio confuso, além de não ser confiável, mas quando baixo, uso o uTorrent, será que também estou sendo espionado?

    • Thiago Neves:

      “µTorrent (também conhecido como uTorrent) é um aplicativo cliente para o protocolo BitTorrent distribuído como freeware para Microsoft Windows e Mac OS X” (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%CE%9CTorrent)

      Mateus, como mencionado acima, µTorrent é um cliente de BitTorrent (um programa que usa BitTorrent). bitTorrent é apenas um protocolo para compartilhamento de arquivos.

      Portanto, sim, você também pode estar sendo monitorado, mas não é de se preocupar tanto, pois os provedores de acesso não são loucos de bloquear o acesso de quase 100% dos seus clientes e nem existem tantas vagas assim nas prisões. Alem do mais, é como o Fernando Ramos disse, não temos capacidade de avaliar a legalidade daquele compartilhamento…

      Outra coisa: Download por torrent não é lento não… provavelmente você é que não está procurando pelos arquivos.torrent direito, verifique sempre os seeds e feeds. Quanto maiores, mais compartilhamentos aquele arquivo tem e mais rápido ele vai baixar, podendo chegar ate o seu limite de banda… #fikdik

Deixe seu comentário!