Torneiras automáticas são mais sujas do que as manuais

Por , em 3.04.2011

Que ironia, hein? Um estudo da Escola de Medicina Johns Hopkins mostrou que as torneiras automáticas têm maiores chances de serem a residência de bactérias do que torneiras manuais.

Você está se perguntando como, já que as torneiras automáticas ficam imaculadas e as manuais recebem um infame “toque pós-privada” de cada usuário, certo leitor?

Funciona assim: como as torneiras automáticas precisam de mais peças e de mais material, as bactérias teriam mais lugares para se esconder e procriar.

Agora os pesquisadores da John Hopkins esperam que os resultados convençam administradores a remover as torneiras automáticas de clínicas e hospitais.

Mas você, leitor que não é médico, não precisa se preocupar quando for usar a torneira do shopping – segundo os cientistas, as bactérias das torneiras não são perigosas no uso cotidiano. [Gizmodo]

• Macako Babuino:

Quer ficar limpo? Tome um banho de raios gama! Limpo vc vai ficar, ai se vai viver é outro assunto.

• FH:

Essa pesquisa não tem lógica nenhuma ou a matéria foi mal escrita…

A solução é muito simples: não importa o tipo de torneira que você tem, depois de lavar bem as mãos usando bastante sabão, e lavando entre os dedos, debaixo das unhas, etc., use álcool nas mãos de forma abundante, e deixe secar ao vento. Com isto você elimina a maioria das bactérias de suas mãos.

Eu sei por que foi estudo de conclusão de curso de graduação da minha filha, em Enfermagem. Não importa o tipo de torneira, o que manterá as mãos livres de bactérias, e impedirá a contaminação de pacientes por parte de médicos que visitam pacientes é a lavagem das mãos com álcool.

• samuel:

NOSSA TEM ALGUMA COISA ERRADA COM ESSA PESQUISA!
    PORQUE AFINAL A ALTOMATICA EU PENSSAVA COMO NÃO TOCAVA NELA NÃO TINHA TANTAS BACTÉRIAS QUANTO A MANUAL!!!!
    SÓ PRA CONFUNDIR ISSO AI ,em!!!!!!!!!!!!!!!!!

É claro que tem algo errado nessa pesquisa.

{Me lembrou o caso das telas de notebooks que apareceram quebrados aos montes. Resumindo a história, a causa das telas quebradas, que induziram a zilhões de especulações, era porque os seus usuários – agentes de seguro –, ajoelhavam-se sobre os notebooks (para não sujar a calça) para verificar o fundo dos automóveis envolvidos em acidentes.}

Se as torneiras automáticas são de fato mais sujas do que as manuais, a causa deve ser outra. Porque contrariam a lógica.

• Simon Viegas:

Muito evasivo pro meu gosto…

O fato de ter mais mais lugares, não que necessarimante quer dizer que vai haver mais bactérias.

E como o texto sugere, o contato direto provavelmente contaminará muito mais “em um lugar pequeno” do que um processo sem contato “em um lugar maior”.

Outro ponto que deve ser levando em questão é a economia de água… que nem precisa comentar quem é mais eficiente… (inclusive comparando com aqueles com botão com fechamento automático)

-Torneira normal (tem contato e perde tempo ao abrir e fechar, e ao mesmo tempo permite deixar a torneira aberta;

-Toneiro automática com botão (com contato, mas pelo menos fica só um tempo pré-determinado aberto)

-Torneira automática elétrica (creio que é a que matéria se refere, nesse caso não precisa de contato e a água só jorra com o sensor é ativado!!!)

Em fim…

• Indigo:

As bactérias ficam no interior da torneira, em contato com a água.

• Davi:

Mas as automáticas gastam menos água… Então não importa se tem muitas bactérias…

• Cristiano:

Mas e daí????
    Qual o problemas delas terem mais bactérias??????
    O que importa é que nas torneiras automáticas eu não vou encostar e não terei contato com bactérias!!!!!

• yagor ribeiro:

As automáticas continuam mais limpas. mesmo que elas carreguem mais bactérias na sua superfice. E daí? eu não vou tocar nelas mesmo.

• Rodolfo:

Mesmo se elas forem mais fáceis de procriar bactérias, que diferença faz? elas ligam automaticamente sem encostar nela… então isso às torna mais higiências, não? Já as manuais temos que encostar nelas, havendo o contato direto com as bactérias.

Prefiro as automáticas. rs