Vacina da influenza aumenta 3x as chances de crianças serem hospitalizadas por gripe

Publicado em 20.05.2009

vacina

A vacina contra a gripe parece não ser efetiva para prevenir a hospitalização infantil por causa da gripe, especialmente para as crianças que sofrem de asma. As crianças que tomam a vacina têm, inclusive, mais chances de serem hospitalizadas. Apesar de ter sido descartado o fato de que a vacinação está relacionada com o desencadeamento da asma, a efetividade da vacina também não foi bem estabelecida.

O Dr. Avni Josh da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota desenvolveu um estudo que visa avaliar a eficácia da vacina TIV em crianças de maneira geral, assim como em crianças com asma, para previnir a internação por motivos relacionados a gripe. Foi conduzido um estudo com crianças de 6 meses a 18 anos avaliadas na clínica, que tiveram gripe, durante um período de dez anos. Foi detalhado quem recebeu a vacina, quem sofre de asma e quem foi hospitalizado.

Eles descobriram que crianças que receberam a vacina, tiveram um risco três vezes mais alto de hospitalização, comparado com crianças que não foram vacinadas. Dentre as crianças asmáticas, teve um risco significantemente maior de hospitalização quando submetidas à vacina do que outras que não foram.

Mesmo estas descobertas, levantando dúvidas sobre a eficácia da vacina, não dão indícios de que ela seja a causa da hospitalização. O Dr. Josh afirma que mais estudos são necessários não apenas sobre a imunogenética, mas também sobre a eficácia de diferentes vacinas em pacientes asmáticos. [Science Daily]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sutia-inteligente-grande
Novo sutiã levanta os seios quando a mulher fica excitada

A empresa Lisca inov...

Fechar