Vídeo: veja um pensamento se formando

Por , em 4.02.2013

“Comida!”, (provavelmente) pensou o peixe-zebra, ao ver um saboroso paramécio. Embora não seja possível saber com exatidão o que se passou pela mente do peixe, o fato é que uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Genética do Japão conseguiu capturar o pensamento em vídeo – algo até então inédito.

Graças a uma tecnologia desenvolvida especialmente para esse tipo de monitoramento (um material fluorescente que brilha quando detecta atividades neuronais), o grupo pôde dar um passo adiante no estudo do mecanismo de formação de pensamentos, uma área ainda cercada de dúvidas – a despeito de todos os avanços feitos na neurociência nas últimas décadas.

Naturalmente, o animal não foi escolhido por seu intelecto, mas por outra razão: “O peixe-zebra é um modelo animal apropriado para estudos de imagens (…) porque seu corpo é transparente durante os estágios embrionário e larval”, escrevem os pesquisadores no artigo publicado no periódico Current Biology. Espera-se que, no futuro, animais com estruturas cerebrais mais complexas possam servir de objeto de estudo.[Gizmodo] [Geek-O-System] [Current Biology]