Ver pedaços de espuma serem arremessados para fora de um foguete é MUITO LEGAL

Por , em 25.09.2016

A NASA encaixa pedaços de espuma no interior de foguetes propulsores para proteger a parte de dentro deles na hora da ignição. E eles com certeza são legais de se ver quando são soprados para fora de um foguete com 4 milhões de quilos de empuxo.

Esta nova câmera da NASA vai deixar os testes de foguete ainda mais espetaculares

Este vídeo, feito em 28 de Junho nas instalações de teste da Orbital ATK em Promontory, Utah, nos EUA, mostra um teste do mais novo brinquedo da NASA, o Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês). Quando pronto, este foguete enorme vai nos levar para Marte e muito além. Em plena aceleração, ele exerce 4 milhões de quilos de empuxo, o que é mais de 34 vezes o impulso total de um jato 747.

Para evitar que o calor, a poeira e a umidade fiquem dentro do foguete antes que ele entre em ignição, engenheiros instalam um pedaço de espuma no bico. A peça é projetada para ser destruída durante a ignição, e os cientistas da NASA queriam saber se o seu mais recente e mais denso design da espuma está funcionando.

GoPro ganha carona de foguete e o resultado é incrível!

Durante este teste de dois minutos bem sucedido, as temperaturas atingiram mais de 3 mil graus Celsius. Após o teste, alguns pedaços de espuma foram encontrados a uma distância de 450 a 600 metros. O anel de fumaça que você vê saindo do impulsionador é o vapor de água condensado gerado pela diferença de pressão entre o gás do motor e o ar.

Foguete falha em pousar e explode gloriosamente