20 buracos insanos

Os sumidouros são buracos que parecem surgir do nada, às vezes engolindo carros ou até mesmo casas inteiras. Tanto fenômenos naturais quanto atividades humanas podem desencadear a abertura desses fossos. Eles ocorrem quando águas subterrâneas corroem os sedimentos de rochas abaixo da superfície do solo.

Confira abaixo imagens insanas de alguns desses sumidouros, dos assustadores até os que se tornaram belas atrações turísticas:

Chicago

buracos-sumidouros-1
Na primavera de 2013, um sumidouro de 4,6 metros engoliu três veículos em uma rua residencial no bairro de South Deering, em Chicago, nos EUA. Na imagem, trabalhadores puxam uma caminhonete “engolida” pelo buraco.

Manchester

buracos-sumidouros-2
Um buraco se abriu em Manchester, na Inglaterra, após uma chuva pesada em 14 de agosto de 2015. Pancadas torrenciais de até 20 milímetros/hora levaram o governo a emitir avisos de enchentes na área. A cratera, que começou com cerca de 12 metros de profundidade, continuou a se expandir conforme a chuva caía, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Flórida

buracos-sumidouros-3
Na manhã de 14 de novembro de 2013, um buraco no chão começou a surgir entre duas casas em Dunedin, no estado americano da Flórida. Naquele dia, o sumidouro consumiu a parte traseira de uma das residências. O buraco supostamente cresceu até cerca de 9 metros de largura por 9 metros de profundidade.

Mar Morto

buracos-sumidouros-4
Conforme o Mar Morto, que é quase dez vezes mais salgado do que o oceano, encolhe, buracos gigantes surgem ao longo de suas margens. Todos os anos nas últimas décadas, o Mar Morto tem diminuído cerca de um metro, conforme a água é desviada do rio Jordão, e como resultado da mineração na região. Quando a água salgada do Mar Morto recua, água doce subterrânea vem para tomar o seu lugar. Essas águas subterrâneas dissolvem as camadas de sal, criando essas cavidades gigantes.

Oklahoma

buracos-sumidouros-5
Um buraco enorme se abriu na Rota 62, em Oklahoma City, nos EUA, como resultado de inundações na área. A imagem acima é de 2 de junho de 2013. Em 5 de junho, o buraco tinha cerca de 60 metros de comprimento, 18 metros de largura e 5 metros de profundidade, e cobria uma pista da rodovia estadual.

Maryland

buracos-sumidouros-6
Em 3 de dezembro de 2010, um carro ficou preso em um buraco que surgiu de repente quando um cano de água colapsou em Chevy Chase, Maryland, nos EUA. Ninguém ficou ferido.

Los Angeles

buracos-sumidouros-7
Bombeiros despachados para investigar uma inundação no bairro de Valley Village, em Los Angeles, nos EUA, ficaram presos em um sumidouro em 2009. O buraco supostamente foi o resultado de um tubo de ferro fundido quebrado. Ninguém ficou ferido.

San Diego

buracos-sumidouros-8
Um deslizamento de terra abriu um buraco enorme de 60 por 73 metros em 3 de outubro de 2007 próximo a San Diego, na Califórnia. O deslizamento rasgou o pavimento da estrada Soledad Mountain Road. Seis casas foram danificadas ou destruídas.

Orlando

buracos-sumidouros-9
Um buraco se abriu perto do complexo Woodhill Apartments em Orlando, na Flórida, em 11 de junho de 2002. Ele media 45 metros de largura e tinha 18 metros de profundidade. Supostamente, engoliu árvores, oleodutos e parte da calçada.

Nova York

buracos-sumidouros-10
Um buraco enorme surgiu no Brooklyn, em Nova York, nos EUA, em 4 de agosto de 2015. Vários departamentos de emergência responderam a casualidade, incluindo os bombeiros.

Omã

buracos-sumidouros-11
Sumidouros naturais ocorrem em todo o mundo e podem aparecer de repente ou gradualmente. O Bimmah Sinkhole, acima, está localizado na costa de Omã, na Península Arábica.

Yucatán

buracos-sumidouros-12
Em termos geológicos, um sumidouro acontece como resultado de processos cársticos, ou a dissolução química de rochas carbonáticas. Rochas carbonáticas, como calcário, são porosas, pois contêm orifícios minúsculos que podem absorver água. O excesso de absorção pode fazer a rocha criar um furo na topografia. Este sumidouro tropical fica em Yucatán, no México. Ao longo do tempo, vegetação cresceu em torno da boca do sumidouro.

Yucatán 2

buracos-sumidouros-13
Este sumidouro também está localizado na península mexicana de Yucatán. Buracos cheios de água doce como este são conhecidos como cenotes no México e América Central.

Croácia

buracos-sumidouros-14
Localizado na cidade de Imotski, na Croácia, o “Lago Vermelho” é nomeado por conta da cor marrom-avermelhada do óxido de ferro em suas falésias. O poço, um dos maiores buracos no mundo, possui cerca de 530 metros de profundidade.

Arizona

buracos-sumidouros-15

Este sumidouro, localizado no Monumento Nacional do Castelo de Montezuma, no Arizona, nos EUA, parece um lago. As crateras formadas por sumidouros podem parecer buracos ocos ou se encher com água e tornarem-se lagos ou lagoas, dependendo das condições geológicas da região.

Austrália

buracos-sumidouros-16
Este buraco enorme está localizado em Mount Gambier, na Austrália, e se formou quando águas subterrâneas ácidas corroeram o calcário poroso da área. A região contém muitas cavernas e buracos cheios de água, mas o sumidouro de Mount Gambier foi transformado em um belo jardim de lazer para turistas e o público em geral.

Flórida 2

buracos-sumidouros-17
O Buraco do Diabo em Hawthorne, Flórida, tem cerca de 30 metros de profundidade. Ele é um local popular para nadar e possui um balanço de corda e duas plataformas de salto. Originalmente o local de uma escavação de calcário, o sumidouro tem uma entrada subaquática levando a um sistema de cavernas que poucos mergulhadores se atrevem a explorar.

Arizona 2

buracos-sumidouros-18
Outro sumidouro do Arizona, este recebe o nome sinistro de Cozinha do Diabo por conta de suas paredes vermelhas, que são feitas de arenito. Ele supostamente apareceu no início dos anos 1880, com um segundo colapso histórico em 1989. A grande pedra retangular em direção ao centro do buraco é conhecida como “piano de cauda”.

Kentucky

buracos-sumidouros-19
O Buraco Azul é um sumidouro subaquático localizado em Lost River Cave and Valley of Bowling Green, Kentucky, EUA. Resultado de um sistema de drenagem de calcário que repousa abaixo da região, o buraco é cercado por mitos locais de nadadores desaparecendo em sua superfície sombria.

Guatemala

buracos-sumidouros-20
Essa foto aérea mostra os buracos Melchor de Mencos sobre Petén, na parte norte da Guatemala. Estes cenotes estão localizados perto do Lago Macanche, rodeados por uma espessa floresta tropical. [LiveScience]

Por: Natasha RomanzotiEm: 6.10.2016 | Em Principal, Super listas  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

5 respostas para “20 buracos insanos”

Deixe uma resposta