Vídeo: sumidouro abre de repente e engole cinco pessoas na China

Por , em 1.09.2015

Esta filmagem impressionante mostra cinco pessoas sendo engolidas sem nenhum aviso por um buraco sumidouro que surgiu debaixo de seus pés, enquanto estavam esperavam por transporte no ponto de ônibus da cidade chinesa Harbin, capital da província de Heilongjiang, no nordeste do país.

As autoridades locais disseram que quatro pessoas ficaram com ferimentos leves, mas felizmente ninguém foi morto.

O incidente foi capturado por uma câmera de vigilância nas proximidades. Quem passava pela calçada escapou da tragédia por pouco, mas quem estava parado ali não teve a menor chance quando o chão cedeu: em um segundo estavam tranquilos, ignorando o evento geológico prestes a engoli-los, e no próximo estavam em queda livre.

Das cinco vítimas do sumidouro, uma senhora conseguiu agarrar-se a uma tubulação subterrânea para evitar a descida de três metros de profundidade. Após o chão desaparecer, algumas pessoas se aproximam da borda do buraco com cautela, e a senhora agarrando-se ao tubo foi auxiliada.

Qual a causa?

Até agora, ninguém sabe o que causou o colapso do solo. Enquanto o aparecimento de sumidouros pode ser o resultado de atividade humana, tais como mineração e tunelamento, também pode ser uma ocorrência natural.

Buracos naturais são muitas vezes causados pelo processo de erosão – a água torna-se ácida por causa da exposição a dióxido de carbono, e dissolve camadas de rocha por baixo da superfície.

“Uma vez que [a superfície] começa a entrar em colapso, os materiais acima simplesmente são canalizados para dentro”, explica Anthony Cooper, geólogo do British Geological Survey, ao jornal The Guardian.

Sumidouros são um problema comum na China, muitas vezes devido a causas humanas. Estima-se que uma cidade particularmente afetada, Jining, exigirá a evacuação de cerca de 5 milhões de seus habitantes neste século como resultado da atividade de sumidouros, decorrentes da grande mineração na região. [ScienceAlert]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

Deixe seu comentário!