10 Coisas que o aquecimento global poderá mudar para sempre

Por , em 27.09.2009

O aquecimento global ocorre desde que nosso planeta existe, mas é possível que a ação esteja aumentando a velocidade deste processo. Estas mudanças podem, em pouco tempo, modificar diversas das coisas que conhecemos atualmente. Confira uma lista de dez coisas que podem acontecer caso o aquecimento global continue a modificar o clima do nosso planeta!

Se este artigo te deixar assustado, porque você não começa a usar mais sua bicicleta, economizar energia e plantar mais árvores?

10. A Grande Barreira de Recifes pode acabar em 20 anos

aquecimento globalEm vinte anos, este espetáculo da natureza, que fica nos mares da Austrália, pode sumir. Charlie Veron, que trabalhava como cientista no Instituto de Ciência Marinha da Austrália, afirma que as emissões de dióxido de carbono devem aumentar, e entre 2030 e 2060 todos os corais de recife devem desaparecer. “Este seria o primeiro colapso de um ecossistema no mundo”, afirma Veron.

9. A floresta amazônica pode se tornar um deserto

aquecimento globalLar de milhões de espécies de plantas, um grande número de animais e fonte de um quinto da água fresca de todo o mundo, a maior floresta tropical do planeta pode se tornar um deserto devido ao aquecimento global e desmatamento. Projeções mais pessimistas acreditam que a floresta inteira pode sumir até 2050.

8. O deserto do Saara pode se tornar fértil

aquecimento globalCientistas acreditam que o deserto do Saara e regiões próximas estão ficando mais verdes devido à maior frequência de chuvas nestes lugares. Se a suposição se confirmar, isso pode revitalizar regiões devastadas pela seca. Esta tendência do fim do deserto é apoiada por modelos climáticos que afirmam que o local era uma savana há 12 mil anos.

7. Furacões e ciclones podem ficar cada vez mais fortes

aquecimento globalFuracões de categoria 5, mais fortes que o Katrina, que destruiu a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, devem ficar cada vez mais comuns. Os furacões têm maior força devido à água do mar mais quente, e modelos sugerem que, com o aquecimento do mar, os furacões devem ficar mais intensos. O aquecimento global também faz com que o nível do mar fique mais alto, causando enchentes intensas.

6. Londres pode ficar submersa em menos de 100 anos

aquecimento globalÁreas urbanas importantes, como Londres, podem acabar embaixo d’água. O aumento dos níveis do mar pode acabar com cidades costeiras, como Londres e Nova York. Cientistas acreditam que com o rápido aumento dos níveis do mar, Londres pode ficar submersa em menos de um século.

5. Os animais podem encolher

aquecimento globalO clima mais quente pode favorecer espécies menores, de acordo com uma pesquisa feita em ecossistemas europeus. Além disso, outra pesquisa, já publicada aqui mostra que ovelhas da espécie Soay, na Escócia, estão ficando menores. Isso ocorre porque os animais não precisam engordar tanto no primeiro ano de vida para sobreviver ao frio, fator que também afeta o tamanho de alguns peixes.

4. Duas mil ilhas indonésias podem desaparecer

aquecimento globalPelo menos 2 mil ilhas de arquipélagos na região da Indonésia devem desaparecer até 2030, em consequência do excesso de mineração e outras atividades que prejudicam o meio ambiente local. A Indonésia já perdeu 24 de suas mais de 17 mil ilhas. Ok, este i
item não é sobre aquecimento global.

3. Aquecimento global pode favorecer o terrorismo

aquecimento globalO aquecimento global pode desestabilizar a economia de países mais pobres, favorecendo migrações em massa e problemas sociais, que muitas vezes causam o terrorismo. O clima pode afetar as atividades econômicas e complicar as condições de vida em muitos lugares, possivelmente aumentando o número de pessoas dispostas a pegar em armas para lutar.

2. Os Alpes podem derreter completamente

aquecimento globalNos últimos anos, a queda de neve tem sido menor, e o gelo em várias montanhas está derretendo. Acredita-se que geleiras derretam até 2050, prejudicando as atividades comerciais como o ski em montanhas nos Alpes Suíços. Recentemente a Itália e a Suíça decidiram redefinir sua fronteira, já que o aquecimento global dissolveu geleiras dos Alpes que marcavam fisicamente a fronteira.

1. As Ilhas Maldivas podem ficar submersas

aquecimento globalO país mais baixo e plano do mundo está vendo as suas ilhas ficarem cada vez menores devido ao aumento dos níveis do mar. Os habitantes das ilhas e os milhares de turistas que visitam o local devem começar a se preparar para o fim do lugar, já que cientistas preveem que em menos de cem anos o local deve desaparecer.

[Fonte: Oddee]

25 comentários

  • Mariane Silva:

    O mundo sempre passou e sempre passará por mudanças, com os humanos aqui ou não.

    O problema é que estamos acelerando o processo.

  • Junior:

    primeiramente a noticia mais estarrecedora para todos, aquecimento global não existe, é jovens, aprendam a ler artigos realmente verdadeiros sem intervenções políticas, o mundo sempre viveu com era de aquecimento atingindo seu pico e depois naturalmente se resfriando, o período que estamos vivendo, o aquecimento global atingiu seu ápice em 99/2000 e agora estamos ano após anos tendo uma diminuição de temperatura, até começar novamente o ciclo de aquecimento, é parece bobo, mas procurem se informar dos dados realmente sobre a média da temperatura terreste, outra, toda aqueles encontros dos presidentes discutindo a diminuição de CO2 no ar para conter o aquecimento global, é apenas uma guerra econômica em outro linguajar, por isso nunca tem acordos bons e EUA nunca aceitam diminuir, pois isso representa retroceder a indústria do país, antes de virem me chingar com mil e umas palavras, olhem a entrevista desse professor http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/12/11/nao-existe-aquecimento-global-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul.jhtm

  • Emanuel Mello:

    Vamos por partes. Os principais impactos ambientais no Brasil são:

    AGROPECUÁRIA: Culpada por 80% do desmatamento na Amazônia, está sem controle, atualmente no Brasil são mais de 205 milhões de cabeças de gado, a Amazônia vai virar bife!!!

    PRÉ-SAL: O Brasil não tem tecnologia nem experiência o suficiente para extrair tal quantidade de petróleo sem contaminar o solo e as águas. Sem contar que o PRÉ-SAL emitirá mais de 1 bilhão de toneladas de co2 na atmosfera.

    PRODUÇÃO DE ENERGIA: No Brasil ainda aderem a energia suja ou destrutiva em abundância, investe migalhas em desenvolvimento e produção de energias renováveis e sustentáveis. Hidroelétricas correspondem à 75% da produção de energia no país. Todos sabem que as Hidroelétricas devastam rios e lagos, contribuindo com a extinção de várias espécies de peixes, e destruindo o ambiente em volta. E o resto, energia derivada da queima de petróleo.

    SANEAMENTO BÁSICO: Mais de 40% das residências no Brasil não tem acesso à esgoto nem água potável. Assim contaminando rios e lagos com esgotos domésticos. O Governo precisará de mais de 40 bilhões de reais para resolver esse problema. E lógico, querendo respostas rápidas e fáceis, vão apelar ao PRÉ-SAL, outro problema ambiental.

    ENTRE OUTROS: INFRAESTRUTURA, ESCASSEZ NA RECICLAGEM, ETC.

  • luana:

    nos jovens somos as principais esperanças para um melhor mundo
    a gente faz a diferença…
    entao vamos fazer mudar,se queremos ver diferença temos que partir pra cima…

  • ana carolina:

    o mundo precisa de nos vamos agir .
    tdo q acontece no mundo e a natureza se revoltando contra nos e no caso o rio de janeiro os morros estao desmoronandos pq construiram casas em cima do lixao somos uns bestas fizemos coisas erradas. se tivesemos cuidado dela nao aconteceria isso vamo ajudar a natureza vamos agir tenho 9 anos e luto por minha vida quero o melhor por isso cuido preservo nao gato agua nao jogu lixo nas ruas e etc.. sou uma otia cidada e nao so eu devo fazer isso assim como eu todos

  • ana carolina:

    oi temos q preservar cuidar e economizar vamos melhorar

  • denilson martins:

    é fazer oque, quem vai pagar o pato sao nossos filhos e netos
    os seres umanos nao amam nen seus filhos pensando somente no seu dia,nossos filhos e netos vao nos cobrar

  • mauricio:

    caramba isso ai e que é o probçema as pessoas falam mas elas mesmo fazem oque nao se pode fazer mas se todo mundo colaborasse com a natureza e fizesse o certo nada disso iria acontecer mas se as pessoas ficarem prejudicando a natureza prejudicando o ar o aquecimento global ira aumentar e todo mundo inteiro ficara mais quente e mais e mais e até a terra nao aguentar e por isso q colaborar com meio ambiente ajuda muito

  • leonardo:

    depois que eu vi isso fiquei
    chocado agora devemos fazer de tudo para que isso não aconteça porque se isso que estiver ai acontecer como será o futuro de nossos filhos
    muito obrigado e que deus nos ajude

  • jailton:

    o poblema disso tudo e que Deus esta voltando não tem outra explicação diante dessas situações global..

  • Clement:

    Sou da opinião que a salvação ou estabilização planetária depende sim da preservação dos ecossistemas!
    Caso contrário:
    -Haverá sempre repressões dos mais poderosos economicamente ou artificialmente situados sobre os que tem o espírito ligado com a natureza.
    -Mais cedo ou mais tarde o homem vai compreender que dinheiro é algo relativo e vulnerável, pois o que mais vai passar a ter valor é algo que o Brasil ainda tem: natureza preservada. Assim sendo todos serão atingidos.
    Agora este momento atual nosso é só uma fachada que durará mais alguns anos, no máximo 20 anos…

  • Wanderson:

    É interessante como a humanidade se transformou em um câncer em poucos séculos que a natureza está se preparando para varrer da face da terra se não mudarmos de estratégia e rápido,pois tsunamis estão crescendo e ficando maiores e mais frequentes,furacões também estão seguindo a mesma regra,lugares antes férteis e prósperos estão virando desertos,sem falar que a água potável da terra está acabando,putz,tanta coisa…

    É bom que nós acordemos de vez pois o problema do meio ambiente é pior do a ameaça de terrorismo no mundo.Se não despertarmos,seremos pegos de súbto enquanto temos nossas cabeças cheias de princípios mecanicistas e automatistas.Quando isso acontecer será a vitória triunfante do materialismo e da falta de fé na humanidade.

  • Bruno Mangilli:

    Excelente post e como todos nós já sabemos , precisamos “frear” esse aquecimento global. Precisamos cada vez sermos mais sustentáveis.

    Interresante o n° 8 , do deserto do Saara.

  • F:

    Esse artigo deveria virar comercial e ser exibido no horário nobre entre o JN e a novela das “20:00”. Quem sabe assim as pessoas vejam, acordem e, reparem no que está por vir caso não mudem seus modos de vida. Melhor ainda se fosse exibido como “horáriro eleitoral obrigatório”, assim tomaria todos os canais.

  • Peter Limer:

    Tem duas pragas neste mundo são :- Seres humanos e gafanhotos,ninguém até hoje sabe pra que serve ( GAFANHOTOS ) & ( HUMANOS) ,POIS TEM 5,300,000,000 milhões de seres humanos e não tem isso nem nas histórias de pragas de GAFANHOTOS no mundo. Vc é humano? Vc serve pra que?quem se beneficia de vc? Se vc morrer a natureza agradece ! Seu cínico e egoísta.
    ……..
    Sugestão ao Editor desta página, deixe á disposição a nova ortografia aí prá nóis.

  • Peter Limer:

    Na melhor das ” IPÓTESES ” ! Pelo menos eu não vou estar mais por aqui.O ser humano vai criar CÃES para alimento no lugar dos Bovinos , suínos e Ovinos semelhante a Índia e a China neste momento. Os Judeus com suas armas nucleares voltarão ao Egito que deverá estar fértil á essas alturas do campeonato .

  • Gustavo B.:

    É por isso que eu falo , ser humano são poucos que prestam!
    Destroem o meio onde vivem e se auto-destroi!
    Eu fico P da vida se pensar muito nisso!

    PROTEJAM A NATUREZA
    PROTEJAM OS ANIMAIS
    ECONOMIZE ÁGUA
    ECONOMIZE ENERGIA

    Viva mais “verde”!

  • Pedro:

    tá malugo dá doiidão oodoborogodo londres hein…

  • lindoilson:

    que dizer-lhe que e sempre uma prazer ler suas informaçoes. e que você tem superado a editora Abril, sendo muito mais eficiênte do que a (Super interessante).desejo muita boa sortea vocês.

  • Betty Cires:

    Muito triste e assustador ao mesmo tempo. Espero que matérias assim sirvam como alerta e também como incentivo para ocorram ações mais consistentes, evitando o pior.

  • Eduardo Luiz:

    Seria interessante guardar esta repotagem para nova leitura em 2030… Será que acontecerá tudo isso mesmo? Coloco minhas dúvidas.

  • José Antônio:

    Nossa. Devemos tomar conciência disso agora, o aquecimento global se não contido agora trará consequências de todos os modos para a humanidade. Pena que os capitalistas e incoerentes não enxergam isso, não querendo gastar seus lucros estratoféricos com uma fonte de energia a produção menos poluidora ou, se não, totalmente limpa. É uma pena que os grandes não se preocupem com isso [fingem que se preocupam, mas não estão nem aí], quando a humanidade acordar com certeza já será tarde demais.

  • ira:

    Infelismente perderemos muito do paraiso terrestre,se não todo
    ele,mas tambem é certo que não sabemos cuidar de nossa casa terrena.
    A inversão e subversão dos valores morais estão nos levando ao
    desastre global.
    Talvez seja a lição que precisamos para melhorar espiritualmente,
    somos seres espirituais passando por experiencia terrena.

  • Carol:

    É, realmente está na hora de nós repensarmos algumas atitudes…

  • Bruno FV:

    O problema é que nós falamos demais e fazemos pouco, algumas vezes nada.

    Eu tenho otimismo que o planeta se estabilize o suficiente, mas sou pessimista no quesito do ecossistema ser salvo.

Deixe seu comentário!