Os 15 mais fantásticos mundos virtuais

Por , em 7.11.2011

Um dos grandes entretenimentos da nossa era, os games nos fazem mergulhar em mundos fantásticos.

Nós nos colocamos na pele de personagens intrigantes para chegar a algum lugar ou objetivo.

Confira algumas das histórias de jogos mais legais já criadas:

1 – Tamriel (Elder Scrolls)

O continente de Tamriel, ambiente dos jogos de Elder Scrolls, existe no mundo fantástico de Nirn. Tamriel é dividido em nove províncias, e outros continentes são citados na série (mas não explorados). No próximo lançamento, Elder Scrolls V será na terra de Skyrim, um país destruído pela guerra civil. A cada novo jogo da série, Tamriel se consolida como um dos mundos fantásticos mais interessantes.

2 – Mushroom Kingdom (Mario)

O Reino dos Cogumelos, o ambiente de vários dos jogos do Mario, é um ícone por suas chaminés, alegres homens maus, abismos sem fundo e um vasto número de castelos onde a princesa pode estar escondida. O colorido e vibrante Mundo dos Cogumelos é um dos mais entusiasmantes de todos os jogos.

3 – Hyrule (Zelda)

A Terra de Hyrule, local de muitas aventuras de Link, é talvez tão famosa quanto seus personagens. Pisar na Terra de Hyrule, em Ocarina of Times, permanece como um dos momentos mais memoráveis dos jogos, e sabendo o quão desejável ela é, não é de se espantar que Ganondorf queira a possuir sempre. Wind Waker prova que mesmo quando Hyrule está inteiramente inundada, continua sendo um ótimo local para explorar.

4 – Pokémon Regions (Pokémon)

Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh, Unova: as cinco principais regiões onde os jogos Pokémon acontecem. Para cada nova região, uma nova geração de pokémon, um novo time de líderes para derrotar e uma nova Elite Quatro para batalhar. Mesmo que as regiões Pokémon não sejam totalmente distintas no jogo (até porque elas estão em um mundo simplesmente chamado de “Mundo Pokémon”), ela ainda assim são um aspecto importantíssimo no jogo.

5 – Albion (Fable)

A terra ficcional de Albion, ambiente para a série Lionhead’s Fable, é um personagem por si só. Com um pouco de Terry Pratchett, pitadas de humor britânico e referências pop contemporâneas, Albion estabeleceu-se como um mundo extremamente importante nos jogos de fantasia.

6 – The Forgotten Realms (Baldur’s Gate & outros)

Os Reinos Esquecidos é um ambiente de Dungeons & Dragons, trazido ao público em jogos como Baldur’s Gate, Icewind Dale e Neverwinter Nights. Descrito como um mundo paralelo ao nosso, os Reinos Esquecidos são um lugar de perigo, magia, violência e bardos viajantes. Apesar de existirem muitos mundos similares, os Reinos Esquecidos é um dos mais notáveis, graças a sua popularidade.

7 – Gaia (Final Fantasy VII)

O mundo de Gaia, ou “O Planeta”, é um híbrido de ficção e fantasia, onde o mundo está em um estado de revolução industrial, corporações crescendo em cidades esfumaçadas e poluídas. Há um elemento de eco ativismo no jogo, com uma clara distinção entre Midgar, a cidade principal, e o interior do mundo, intocado pela tecnologia avançada.

8 – Lordran (Dark Souls)

Lordran, ambiente do recente Dark Souls, é um local melancólico e cruel, assombrado pelos fantasmas dos mortos e moribundos. De vários modos, é uma fantasia pós-apocalíptica, com Londran em estado de ruínas. É uma terra fria e não receptiva que desafia, e de todas as citadas nessa lista, tem, talvez, a atmosfera mais sinistra.

9 – Sosaria/Britannia (Ultima series)

A série Ultima, de Richard Garriot, começa em Sosaria, um mundo fantástico que logo foi dividido pela Idade das Trevas (nos primeiros três jogos). Ele ficou conhecido depois como Britannia, devido ao seu imperador, Lord British. Com vários jogos, incluindo nove principais, um MMO de sucesso e ótimas explorações de cavernas, o mundo de Britannia é muito famoso entre os jogadores de RPG.

10 – Sanctuary (Diablo)

O mundo de Sanctuary é habitado por deuses e demônios, onde Céu e Inferno são espaços físicos e a maldade tenta constantemente dominar. Diablo III, que está para chegar, continua a história de Sanctuary, com uma mudança na geografia do mundo, mas ainda oferecendo aos jogadores a chance de revisitar áreas, incluindo a cidade de Tristam.

11 – Ages (Myst)

A série Myst acontece em diferentes eras. Talvez a mais notável seja a era de Riven, que possui um jogo com o mesmo nome, mas o Myst original possui várias delas. Acessadas por livros encontrados pelo jogador, e cada uma contendo desafios para resolver e mistérios para desvendar, Myst é um dos jogos de aventura mais famosos do nosso tempo.

12 – Arcadia/Stark (The Longest Journey, Dreamfall)

Os mundos de Arcadia e Stark formam o ambiente de The Longes Journey. Arcadia é um mundo de mágica e fantasia, enquanto Stark é baseado na ciência e tecnologia. Os dois são icônicos, com um enredo de personagens e alegorias de ambos os gêneros da fantasia e da ficção científica.

13 – Wonderland (American McGee’s Alice)

A versão de American Mcgee para o famoso País das Maravilhas é grotesca e violenta. Com um imaginário de insanidade, luto e horror, está muito longe de ser como a versão da Disney, e um ótimo exemplo de um mundo fantástico sendo adaptado para outro meio novo.

14 – Middle Earth (Lord of the Rings)

Apesar das Terras Médias serem muito maiores do que parecem nos jogos, é inquestionável que é o ambiente fantástico mais famoso de todos. O mundo criado por Tolkien, com homens, anões e elfos, ajudou a dar forma a gerações inteiras de histórias fantásticas. As adaptações para videogame do Senhor dos Anéis podem ser diferentes quanto a qualidade, mas jogos como O Senhor dos Anéis Online, que o deixa livre para fazer sua história nas Terras Médias, são obrigatórios para os fãs da série épica de Tolkien.

15 – Azeroth (World of Warcraft)

Local da maior comunidade de jogadores online do mundo, Azeroth é composto por três continentes, abrigando inúmeras espécies e raças, cada uma com suas tradições e legado. No pacote de expansão Cataclysm, Azeroth foi dividido, modificando suas terras. É essa eterna evolução, riqueza de detalhes e originalidade que possivelmente fazem de Azeroth o melhor mundo de fantasia de todos os jogos.[Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

77 comentários

  • Andressa Lopes:

    Oi me chamo andressa , esstes jkogos são tão legais néh? mais a gente temn que viver no mundo Real n vo trocar a minha vida por um jogo Inutel .. Amo jogar Second Life mais tem que baixar

    • FrancinyeAnderson Rodrigues:

      Viva no mundo real e aprenda a escrever “inutel”

  • Paulo Munir Uequed:

    Britannia leva meus votos.

  • Caio Henrique:

    tá faltando Runescape nessa lista
    O reino de Guilenor

  • PeDrO:

    falto Lineage 2 Goddes of Destruction

  • HAHA você:

    Quando você estiver jogando, vai se lembrar: DA MINHA BENGA BALANÇANDO!

  • eduardo piva:

    colocaria maria em 1°, pessoas que jogam video game desde 1980 sabe que a Mushroom Kingdom é um lugar que fez a historia dos games fantasia pura, zelda e myst é fantastico. falta ai shadow of the colossus, e os lugares de god of ware as as galaxias de star fox. A maioria citada eu desconheço.

  • Fábio Branis:

    Faltou Algol dos Phntasy Star 1, 2 e 4.
    Uma lista com mundos fictícios de games sem Algol demonstra uma pesquisa mal feita, pois Phantasy Star foi um dos principais games de sua época e é considerado um clássico.

  • Eduardo:

    Ta faltando Minecraft. Melhor jogo dos últimos tempos.

  • Victeron RPG:

    TAQUEPARIL…

    Estavam pedindo pra colocar GTA S.A nessa lista. USHAIUHSIUAHUSUASHAS

    Povinho das dorgas. Já que todos estão citando os jogos que gostam como ‘bom cenário’, tenho que incluir Tibia nesses jogos. Clássico. Quem quiser saber mais sobre o mundo, segue o link do ‘Gênesis’. [Também a Wiki]

    http://www.tibiawiki.com.br/Home

    http://www.tibiawiki.com.br/G%C3%AAnesis

  • Syndrome:

    Tá faltando Rune Midgard, de Ragnarök, e não desmereço de maneira alguma este mundo inspirado em mitologia nórdica…

  • serafim:

    Qualquer garoto que prefira o jogo de garotas, e preciso disponibilizar tempo para lazer, namorar e jogar, estas coisas fasem parte da vida.
    Obs; o que não e normal são os exajeiros, e tenho observado que tem alguns beirando os trinta anos que esqueceram que a adolecencia já se foi há muito tempo e que a vida é dura e cheia de desafius reais.

  • Christian:

    Realmente… Tem varios mundos fodas ai… Como forgoten realms, sanctuary, terra media… Mas colocar Azeroth e não colocar Pan Gu… O mundo de Perfect World eh perfeito como diz o nome!…. E midgard?(ragnarok) Um mundo com varias mitologias e culturas diferentes simplismente foda! XD

  • Indignado:

    EU SEI QUE TUDO QUE EU POR AQUI VCS NÃO VÃO LEVAR A SÉRIO. ESCUTEM A MÚSICA “FILTRO SOLAR” DO PEDRO BIAL. POR FAVOR FASSAM ISSO E TIREM AS CONCLUSÕES SOBRE O QUE VCS ESTAO FAZENDO COM A VIDA DE VCS.

  • Rafel:

    tenho um amigo de 26 anos que faleceu recentemente com AVC enquanto estava dormindo.
    sem namorada, sem vida, sem emprego.
    passava todo o tempo jogando World of warcraft.
    tinha uns 6 ou 7 personagens no nivel maximo com as melhores armas e itens.

    morreu e só viveu dentro desse jogo.
    serviu para alguma coisa isso?

    • Renato:

      Tinha um amigo de uns 20 e poucos anos que faleceu recentemente com um AVC. Teve varias namoradas, trabalho fixo e uma vida cheia de amigos e festas.
      Passava o tempo todo se divertindo com a “galera”. Morreu e viveu “bem” o que tinha pra viver. Serviu pra alguma coisa isso?

    • Fábio Branis:

      Cada um vive a seu modo, e não do modo como o próximo quer que o outro viva.
      A sua felicidade depende do que tu acredita, e a dele dependia do que ele acredita.
      Só isso já basta.

      Lamento pela perda.

  • David:

    Jogo há 26 anos, e ainda não vi cenários mais impressionantes do que os do Senhor dos Anéis online, principalmente as “Minas de Moria”.

    • vicente:

      kkkkkkkkkkk “Jogo há 26 anos” eu só não tenho pena de vc senao eu seria hipócrita, pois eu também ja joguei(4 anos) e não sei se um dia eu volto a jogar. mais isso só torna vc um inútil, lembre-se que vc só tem 1 corpo durante toda sua vida. e ele é a arma mais formidavel que vc pode possuir. não disperdisse ele.

  • Bruno Marques:

    Concordo plenamente com o mundo de FF7 ! E realmente fantástico!

  • Doidêra:

    Lembro-me muito bem dos gráficos surreais do mundo fantástico de Shadow Of The Beast, muito popular no Amiga, SNES e Mega Drive.
    Aquele mundo com seus seres era coisa muito louca mesmo, quem conheceu o game pode confirmar.

  • 3dx:

    vontade de ter todos os jogos até do mario

  • Fernando:

    aaah velho para, esqueceram do Kingdom Hearts! Do warfare 3! Legend of mana! por Deus!

  • Simon:

    Shadow of the colossus e ICO, duas obraas de artes ermmm quer dizer jogos

  • Duck:

    Muito bacana está matéria: Azeroth, Sanctuary e Forgotten Realms…Faltou o mundo de Arcanum e O Universo de HomeWorld e até MidgardRune se é que vcs me entendem…

  • BFFA:

    O melhor MMORPG Metin2…

  • Simon:

    nao acredito q vcs não citaram shadow of colossus pqp……..

    • BFFA:

      Metin2 falta isso…

  • Rafael Rosa:

    Lordran, realmente assustador e fantástico ao mesmo tempo!

  • Danilo M.:

    aquele jogo da Alice é simplismente fantástico!!

  • Mazzarin:

    Lineage 2 tambem eh fantastico!

  • António Toscano:

    Eu ZEREI Alice Madness Return ^o^!

  • Guilherme Euripedes:

    Faltou o ai o mundo de Midgard, cenário do MMORPG Ragnarok.

    Um mundo enorme com características de diversas mitologias mundiais, com cenários baseados inclusive no Brasil.

    Palmas.

  • alan:

    Faltou tbm mirrodim e pyrexia de magic, ou a lua de final fantasy 4

  • André:

    Vc tão mesmo falando sério que acham o mundo de Mário “fantástico” perto dos outros 14?

    • CASTOR:

      mais é um classico

  • Gui Melo:

    Essa lista foi feita por um moleque de 11 anos? Muitos jogos ai eu concordo como WOW, mario é épico, mas muito ai são bons, mas não os melhooores, GOD OF WAR, ASSASSINS CREED tem cenários muito mais fodas que muitos daí. Pokemon…pf..para vai.

    • Cira:

      A lista não diz respeito a “gráficos” de jogos e sim a MUNDOS fantásticos. Entendeu??

    • Fanatico:

      Acho que você e quem não entendeu a materia. Assassin´s Creed e ambientado no oriente medio da epoca das Cruzadas e na Italiana renacentista, já God of War e na Grecia antiga com uma conotação mitologica. Agora a materia fala de mundos de fantasia criados a partir do zero.

  • Leandra:

    Faltou Shadow of Colossus msm =/. Jogo fantástico esse viu…

    Da lista, os que mais me entusiasmam são Hyrule, Wonderland e Gaia.

    Acho que o mal dos videogames é nos fazer notar como a realidade é chata XDDDDD

  • criancinha:

    KD o GTA SA?

    • CASTOR:

      concerteza faltou o GTA SA … e que tbm não deixa de ter um lado RPG … 3 cidades gigantes com dezenas de municipios rurais … nego querendo te matar só pq a sua blusa é verde … muito foda

    • Gui Melo:

      qualquer jogo da rockstar tb, Bully, Red dead redemption, vem até com mapa de tão foda.

    • Maykon:

      Faltou GTA SA mesmo!

  • Marcio J. Nichetti:

    Artigo interessante, mas faltou um dos principais MMORPG jogados no Brasil e que possui um mundo de cenários fantásticos: Perfect World

  • EltonPaes:

    Quem entra no mundo dos MMORPG está selado seu destino em entrar num mundo sem volta, vc perde amigos, namoradas… este é um dos jogos mais viciantes que existe, é uma droga, uma droga boa apenas para mentes fortes!
    WOW!

    • vicente:

      concerteza é uma droga amigo. pesquise sobre virtude e vc vai ver que jogos não são tão legais como vc pensa.

  • Tony:

    Cadê Starcraft?

    • CASTOR:

      starcraft é legal, mais não se enquadra aqui mesmo

  • joaozinho:

    world of warcraft é oque tem o melhor mapa. (Y)

  • Renan C Teixeira:

    World of warcraft é o melhor, incontestavelmente! Esse vai ter a versão em portugues BR, se preparem dia 29 de novembro.

  • CASTOR:

    World of Warcraft deve ser irado mais pena que é do tipo que quanto mais vc fica na frente do PC, mais vc evolui no game … logo quem tem mais tempo atoa na frente do PC vai ser o melhor no game
    jogos do tipo DOTA … alem de ser online as partidas duram 1 hora em media
    é viciante e é RPG … mais não chega a ser ridiculo

  • Louiw:

    cade o universo de MASS EFFECT ???

  • Arthur:

    Cadê os mundos de HALF LIFE?????

  • x:

    dark fucking souls !!!! zerei 2 vezes. 80 horas jogando. kkkkkk

  • Nivek:

    Pow tibia é revolucionário!!!! CADE???? Auahauhauhau

  • Denzel:

    faltou o shadow of colossus :X

    • Gui Melo:

      Melhor cenário de todos!

    • Mazzarin:

      Faltou Shadow of the Colossus, melhor cenario de todos (2x)

  • Matheus:

    Shambala em Uncharted 2, quem já jogou sabe que Uncharted 2 não recebeu quase todos os títulos de jogo do ano de 2009 sem nenhum motivo.

  • Nik:

    Deixaram muitos mundos de fora aí, mas to esperando por Skyrim também. o/

    A propósito quanto aos comentários 3 comentários abaixo desse. Existem sim, pessoas FANÁTICAS por jogos que fazem loucuras baseadas nos mesmos… MAS NÃO SE DEVE GENERALIZAR. Um jogo violento pode induzir uma mente jovem e confusa a fazer algo bem doentio mas é pra isso que existe bem na capa dos jogos a idade certa para se jogar (coisa que 99% ignoram).

    E eu já fiz movimentos de espada na praça! Mas só para mostrar pros amigos como derrotei um no Soul Calibur… 😀

  • Gustavo J C. S.:

    Concordo com o Igor… jogo desde pequeno e nunca fiz movimentos de espada na praça (que coisa mais ridícula de se pensar) é parecido com pensar que FPS’s online estimula a violência dos jovens de hoje.

  • Jonatas:

    Não tenho o hábito de jogar, praticamente nunca joguei esses jogos aí, quando muito o supermário… Mas esses cenários são simplesmente fantásticos. Temo que a evolução de cenários 3d e realidade virtual deixe os usuários muito alienados, sem noção de realidade aqui, fazendo movimento de espadas em praças públicas… E isso não é uma brincadeira, é uma possibilidade bem real.

    • igor:

      Não acho, uma coisa interessante eh que geralmente as pessoas que falam isso não jogam, eu jogo desde pequeno e nem por um segundo perco a noção da realidade, bem como vários amigos meu q são gamers, em contrapartida ando de bicicleta, jogo bola faço natação, canoagem as vezes, surfo, jogo bola pratico meditação emfim procuro sempre estar em contato com o mundo e a natureza.

    • Jonatas:

      Claro claro, jogadores levam vida normal conheço muitos. Eu não quis generalizar, me referi a malucos viciados que as vezes até matam por influencia mental dos jogos, gente já de cabeça fraca.

    • Daniel:

      Ahhh só vou dizer uma coisa sobre esses q matam dizendo ser influência de jogos…

      Existe algo em um julgamento q vc ao invés de ir para prisão, vai para uma clínica de saúde mental, isso ocorre qdo é alegado insanidade, e claro q na maioria dos casos q dizem ser influência de um jogo, é apenas para se safarem da prisão…

      Pq vc falar q algo em comum com a maioria como filme, novela… não terá tanto crédito qto os jogos, q ainda são discriminados pela maioria das pessoas… ainda mais no nosso país… ^_^

    • Jonatas:

      Muito engraçado teu Avatar… É verdade, acho que os jogadores de plantão não apreciaram muito meu comentário, mas tudo bem.
      Realmente qualquer coisa pode servir de inspiração aos malucos, filmes e novelas, mas nos jogos você não é um espectador, é um agente.
      Mas totalmente imparcial, não deviam proibir nem os jogos violentos, quem não tem a cabeça vulnerável pode jogar tranquilamente sem se deixar levar. Eu sou grande fã da realidade virtual e trabalho com tecnologia 3d, o Blender, uma revolução também aplicável aos jogos. E não esqueça também que o que é apenas jogo, pra entreterimento, também tem todos os recursos pra treinamento militar, treinamento de pilotagem e outras coisas mais…

    • EltonPaes:

      Jonatas vc é um nerd de carteirinha em cara PQP!

    • Jonatas:

      Discordo EltonPaes. Tenho vida social ativa, esposa e nenhum vício, seja em videogame ou em bibliotecas, mas tudo bem. Pense o que quiser.

    • Daniel:

      Valeu… meus amigos gostam tb dos avatares q crio, trabalho na área de Designer, atualmente uso Maya 3d(O mesmo programa usado nos efeitos especiais do filme Piratas do Caribe e na criação de jogos)…

      Não é q não apreciaram, mas foi mto generalizado, pois se eu vejo um filme q eu gostei mto, com certeza eu irei contar para um amigo e tentar passar a emoção q tive qdo vi, até provavelmente fazer gestos enquanto falo…

      Qdo eu e mtos amigos assistimos Cavaleiros do Zodíaco na antiga Manchete, nos encontrávamos na praça onde moro, q é uma cidade de interior, e fazíamos gestos, movimentos de tudo q vimos no desenho, mas não pensando em matar e olha q na época a maioria tinha 20 anos(eu tinha 14)…

      Jogo desde o Atari, hj na maioria, jogos violentos… e sou uma pessoa calma, até demais como falam meus amigos…rssss

      Não negativei e nem positivei seu comentário… só comentei pq vi q faltou ser mais específico… abraço e boa semana… ^_^

    • Ciro:

      Quanto mais você fala garoto, mais merda sai. Ninguem mata por ser viciado em game ou por não acreditar em Deus, mata pq é uma besta. É bem mais facil jogar a culpa em um game do que assumir que o cara mato por problemas familiares/educacionais, etc.

    • Matheus:

      Dai já é gente louca.
      Jogo um pouco, mas nunca trocaria uma partida de futebol, uma corrida com amigos aos sábados, um churrasco, ou qualquer coisa do tipo por um jogo de vídeo game.
      Mas conheço muita gente que vê a realidade virtual como algo para fugir da real realidade, principalmente japoneses, não entendo o porque, mas muita gente não gosta da vida, prefere ver uma árvore em uma telinha do que ver, tocar, sentir o que é uma árvore de verdade.

    • Jonatas:

      Sim, me referi as pessoas que se deixam levar, é claro. Muita gente joga e leva uma vida normal, gente de bem. Eu não quis generalizar, me referi aos malucos, que jogam video game e depois entram num cinema atirando pra todo o lado.

    • CAIPIRÃO:

      -Tô contigo Mateus;Não troco minha vidinha boa com um campinho que tá um tapete e o churrasquinho com o pessoal daquí e minha paisagem verdadeira que tem até uma cachoeirinha pra curtí as ‘caipirinhas lindas’que moram nas redondezas….’Êita vida mais ou menos”’…

    • fulano de tal:

      cara, se pra ti esta é uma possibilidade real, eu tenho medo de ti

  • Akira:

    Faltou o mapa de Fallout 3!

  • FOUR:

    outro jogo muito bom

    br.ikariam.com

    ñ vão se arrepender

Deixe seu comentário!