Por que bebês só começam a caminhar com um ano de idade?

Por , em 22.12.2009

Uma pergunta que sempre foi inquietante para cientistas é por que bebês humanos demoram um ano para começar a dar os primeiros passos, enquanto outros animais ficam em pé quase imediatamente após o nascimento. Pesquisadores acreditavam que isso acontecia porque o desenvolvimento motor do corpo humano é diferente porque nosso cérebro é mais complexo e porque é mais difícil andar sobre duas pernas.

Entretanto, uma nova pesquisa realizada na Universidade de Lund, na Suécia, descobriu que os humanos começam a caminhar praticamente no mesmo estágio de desenvolvimento cerebral de outros mamíferos, desde roedores até elefantes.

Para realizar a descoberta, os pesquisadores Martin Garwicz e Maria Christensson utilizaram um método pouco convencional, considerando o momento da concepção e não o do nascimento como ponto inicial do desenvolvimento motor para a comparação entre vários mamíferos. Isto revelou uma enorme similaridade entre diferentes espécies: “Humanos têm muito mais células cerebrais e cérebros maiores que outras espécies de mamíferos terrestres, mas quanto ao caminhar, o desenvolvimento cerebral é muito parecido com o de outros animais”, explica Martin Garwicz.

De acordo com os pesquisadores, o estudo lança uma luz sobre a crença de que o desenvolvimento humano é único e diferente do de outras espécies. “Nossa pesquisa contradiz esta suposição e lança novas idéias sobre teorias evolucionárias e da biologia”, afirma Garwicz. ”Nossas descobertas se encaixam bem com as similaridades encontradas nos genomas de diferentes animais”, diz o pesquisador. “Embora o produto final ‘humano’ ou ‘rato’ sejam muito diferentes, a pesquisa sugere que os princípios e blocos de construção do desenvolvimento corporal são quase iguais”, explica.

Os pesquisadores da Universidade de Lund compararam 24 espécies de mamíferos, que representam a maior parte dos mamíferos terrestres. Alguns, como os grandes primatas, têm grandes semelhanças genéticas com os humanos, enquanto outros, como os roedores e elefantes, divergiram do caminho evolucionário dos humanos há cerca de 100 milhões de anos.

Apesar desta enorme diferença evolucionária e independente da diferença de tamanho dos cérebros e corpos das espécies analisadas, a comparação mostra que os filhotes de todas as espécies começam a caminhar no mesmo ponto relativo do desenvolvimento cerebral. [Science Daily]

• Adriana Stormowski:

Tambem nao achei clara essa matéria.Quero saber com que idade o bebe pode começar a caminhar

• Gaakura:

A maioria dos mamíferos protege as suas crias, não existe uma idade determinada para que o bebê comece a caminhar.

• Manuel Bravo:

Penso que a capacidade humana de se defender dos seus predadores, devido à sua inteligência, faz com que os filhotes não precisem de aprender a andar rápido, para fugir dos predadores, porcausa da protecção assegurada pelos pais que buscam imediatemente um refúgio para o seu filhote escondendo-o em lugar
    seguro, antes de infrentarem o perigo. Isso é uma coisa que poucos mamíferos fazem.

Não achei bem clara essa matéria!