4 Passos para dominar a arte de entrevistas de emprego

Por , em 19.01.2010

Você se sente confortável em uma entrevista de emprego? Pode ser que você seja um dos poucos sortudos que não se incomoda em ser entrevistado, mas a grande maioria das pessoas acha que essa experiência é um verdadeiro pesadelo.

Para ajudar você a se preparar melhor e surpreender o entrevistador, preparamos uma série de dicas preciosas. Confira:

1. Prepare-se para ser espontâneo

É, eu sei. Parece uma contradição. Como você pode se preparar para ser espontâneo? Na verdade você deve se preparar para parecer espontâneo e confiante na entrevista. Ensaie algumas respostas das perguntas que você sabe que serão feitas, para que elas pareçam naturais e para que você não passe aqueles momentos constrangedores, prolongando um “éee”, enquanto seu cérebro dá um branco. A dica é que você escreva perguntas famosas como “por que você acha que se encaixa na vaga?” ou “o que você acha que irá acrescentar à empresa?” em vários bilhetinhos e sorteie as perguntas, como se o entrevistador estivesse perguntando na entrevista. Este preparo em si já dá uma boa confiança.

» 7 Erros comuns ao procurar emprego

2. Planeje com precisão militar

Não deixe a logística da sua vida atrapalhar você. Calcule o tempo que leva para chegar até o local da entrevista sempre com uma grande margem de segurança. Você nunca sabe quando o trânsito vai estar um caos ou quando o ônibus vai atrasar. Chegue no local bem adiantado e tente descobrir por quem você será entrevistado (se já não sabe) a ocupação da pessoa na empresa. Quanto mais informação você tiver disponível, melhor. Pesquise o máximo e leia tudo o que puder sobre a empresa.

3. Controle suas emoções

Nos momentos antes da entrevista, enquanto você estiver esperando, use uma técnica de respiração mais profunda, para aliviar emoções negativas. Então imagine como você gostaria que a entrevista fosse. Veja a si mesmo cumprimentando os entrevistadores, fazendo contato visual, apertando as suas mãos com firmeza e confiança. Caso você tenha as mãos muito suadas, segure uma garrafa de água gelada, mas seque a mão antes de cumprimentar alguém.

» Quando o trabalho atrapalha a vida

4. Mostre seu melhor lado

Durante toda a entrevista é bom se concentrar no que você está falando e na maneira como fala, mas principalmente durante os primeiros minutos isso é de suma importância. A primeira impressão é muito importante? Estudos mostram que os entrevistadores se decidem logo nos primeiros minutos da entrevista, então tenha isso em mente.

[Fonte: Telegraph]

6 comentários

  • Gray:

    “Caso você tenha as mãos muito suadas, segure uma garrafa de água gelada”

    Mas eu já li, aqui mesmo no Hype, que o calor do aperto de mão pode fazer a diferença pra uma boa impressão, por isso acho que uma garrafa gelada não seja uma boa coisa…

    Alias, na minha última entrevista eu esquentei as mãos antes de entrar, por conta disso… Coincidência ou não, consegui o estágio

  • Felipe:

    Boas dicas. Mas vejo que há no mercado (indústria) inumeros entrevistadores despreparados. Há também uma tendência de as entrevistas serem menos formais.

  • Marcos Vinícius:

    Outra dica:
    Manter contato visual por mais de 70% do tempo é muito importante para desenvolver o afeto do entrevistador, digamos que, isso ajudaria para que ele ou ela goste de você.

  • Jeferson Leão:

    Boas dicas… Gostei!!!
    Sempre em que fui intrevistado, busquei antes pensar em quais eram os meus objetivos, o que eu buscava no novo emprego e o que eu faria se estivesse trabalhando na empresa.
    Sempre é bom pensar o pq vc esta buscando esse emprego, quais são os seus objetivos e qual a experiente que vc tem na área de atuação.
    [email protected]

  • gleice:

    uma vez eu fui fazer um entrevista e ouvir a musica que eu masi gosto bem alta e me sentir bem confiante por cima, e a perguntas e respontas foram bem respoundidas estou empregada

  • Valter:

    As dicas são boas, mas a espontaneidade, a confiança em nós mesmos, um sentimento de liberdade, a alegria de mais um dia lindo pra se viver, sem expectativas, sem medos ou preocupações, apenas respirando e observando com a mente livre, aberta, atenciosamente, com certeza é uma chave para abrir qualquer portal.

Deixe seu comentário!