A internet está reprogramando o cérebro dos jovens

Por , em 22.02.2010

Parece que não é só conversa de professores e de pais paranóicos. Os jovens estão perdendo a capacidade de estudar porque a internet está reprogramando seus cérebros, de acordo com cientistas.

Uma pesquisa examinou o impacto da internet em 100 adolescentes, pedindo para que eles respondessem a algumas perguntas fazendo algum tipo de pesquisa na internet. Os cientistas descobriram que os mais novos pesquisavam bem menos que os mais velhos, procurando em metade das páginas que os outros procuravam.

Quando estavam pesquisando um tópico, eles não viam mais de duas ou três páginas, quando havia milhares de páginas disponíveis na web.

Mas, de acordo com os pesquisadores, a maior surpresa foi o tempo em que eles ficavam em cada página – parece que nem os mais jovens nem os mais velhos ficavam muito tempo na mesma página lendo as informações.

Segundo professores universitários, quando calouros entram na faculdade, a primeira coisa que eles perguntam é “o que devemos ler?”. Quando os professores respondem que é um livro a próxima pergunta (sempre seguida de um resmungo) é “quantas páginas ele tem?”. Isso acontece por que, na verdade, eles não lêem um livro há mais de dez anos e estão acostumados a fazer pesquisas na internet, de forma mais dinâmica e menos profunda. [Telegraph]

29 comentários

  • Mirna Cavalcanti de Albuqueque:

    Os artigos aqui são todos excelentes. Informam e proporcionam a troca de idéias as mais variadas: umas pertinentes, outras nem tanto.
    A tecnologia avança – ótimo que assim seja! As ferramentas de busca em muito auxiliam.
    Todavia, não se pode deixar de considerar – sem saudosismo algum – o quanto se aprendia há uns 50 anos. Latim era (e é) fundamental para as linguas neolatinas, como o Francês, o Italiano, o Espanhol, o Romeno e o Português (entre outras que, principalmente do Espanhol e Francês se originaram, formando espécies de dialetos, como o Catalão, p. ex.).
    Ninguém saía do ‘ginásio’ falando Latim, Frances, ou Ingles. Garanto-lhes, todavia, que nossa lingua era bem falada e bem escrita (o que dificilmente ocorre hoje)…

    Para dar-lhes uma idéia da triste situação em que se encontra o Ensino em nosso país: ao abrir a Tribuna do Advogado, não há uma só edição que não contenha anúncios: ” Ensina-se Portugues para advogados”… o que claramente demonstra a falta de conhecimento da língua que, no caso, é a ‘arma’ que nós advogados usamos para combater todas as iniquidades, injustiças, desigualdades sociais, etc.
    Penso: que tipo de escolas frequentaram, como foram aprovados, de que maneira entraram para a faculdade e, acima e além: como conseguiram passar no Exame de ordem?(*)

    A meu ver, existe ‘culpa’, sim: é o Estado, que após as Leis de Diretrizes e Bases, ficou ‘sem diretrizes e sem bases’. As ‘vítimas’ são os alunos. Os que querem realmente estudar, o fazem, mas a obrigatoriedade do Ensino, parece ter-se tornado ‘letra morta’ na Constituição. Quanto mais ignorante um povo é, mais fácil será manipulá-lo…
    Isso é uma lástima, pois o brasileiro é um povo inteligente, curioso, criativo…

    Desculpem-me, sinto que, neste meu ‘desabafo’, saí do que pretendia. Mas valeu a pena.

    Que o governo dê à Educação a atenção que merece e possamos ter um povo desenvolvido intelectualmente ao seu máximo.
    Que a internet seja usada da melhor maneira possível.
    Que os livros todos, principalmente os Clássicos, voltem a ser lidos pelos estudantes!

    Mirna Cavalcanti de Albuquerque
    OAB/RJ 004762

    (*) É bem verdade que o número de reprovados é por demais elevado. Da mesma forma nota-se a flagrante pobreza de conhecimentos necessários para serem bem sucedidos nos exames para preencher cargos na Magistratura: sobram vagas, pois poucos são os aprovados.
    rris:. onl

  • marcus:

    Pff… nego tah criticando a internet na internet. Metalinguagem Sucks

  • squish:

    Creio que seja boa a mudança, de certo modo. Não quer dizer que os jovens estão perdendo a capacidade de estudar mas sim que eles estão se adaptando para utilizar melhor uma ferramenta cada vez mais presente.

    O fato de que eles demoram menos para fazer uma pesquisa online e lendo os sites significa apenas que não os interessa naquele momento aprofundar-se sobre o assunto, sendo mais vantajoso apenas correr os olhos sobre o texto e verificar se ele se relaciona ou não ao tema desejado. Não significa necessariamente que não seriam capazes de ler e compreender o conteúdo se estudassem com mais calma.

    Prova disso? Aplique um teste ao estilo das provinhas da escola sobre os temas apresentados nos sites buscados. Se eles realmente não fossem capazes de estudar, o resultado do teste seria ruim para todos.

  • Rodrigo:

    O problema não é a internete (isso é neofobia recalcada diante de algo muito grande), mas a educação que não evoluiu.

  • Diogo:

    Concordo com a opinião de alguns daqui,eu sempre me preocupei com informação e conhecimento.
    Faço uma faculdade que em minha cidade poucos conhecem e tenho que explicar o que ela estuda.
    Faço Biblioteconomia e estudo informação,escolhe essa faculdade pois gosto de ganha conhecimento e livros infelizmente tenho que dizer que são caros mas tenho alguns e empresto para quem gosta de ler.
    Sou a favor da internet,não somente como meio de pesquisa mais como meio de aprendizado.
    O mais importante é verificar se aquela informação é correta,já que tem muitas informações e poucas são exatas.

  • Luiz Carlos:

    A maioria de vcs esta muito confiante na tecnologia e na continuidade da civilização consumista e capitalista. Não acho correto julgar os jovens e suas atitudes pq são imaturos e despreparados. Adquirem uma falsa confiança achando q não precisam de experiência reais para viver. O tempo molda o individuo, precisamos de esforço e disciplina ou então perdemos os valores básicos q nos fazem evoluir para melhor. E volto a dizer, qdo a energia faltar, o q será deles?

  • Fábio Prudente:

    Professores se acostumaram a considerar a memorização de conhecimentos como única forma de avaliação de desempenho do estudante.

    No passado, quando a informação era escassa, os professores passavam trabalhos sem sentido, sem objetivo, apenas para forçar os estudantes a ler certo número de páginas, e escrever outras tantas.

    Hoje, continuam com a mesma metodologia: pedem que os estudantes escrevam páginas sobre algum tema. O estudante copia o primeiro texto que encontra na internet, e se livra da chatice.

    Se, em vez de pedir páginas escritas, os professores pedissem solução para problemas, ou opiniões sobre algum tema, a história seria outra.

    PS: sou professor.

  • Everton:

    Apenas posso dizer que trabalho com tecnologia, internet, etc desde 96, mais ou menos, e nem por isso deixei de ler livros.
    Acho que leitura é questão de hábito, e isso vem de berço, coisa que os pais devem estimular.
    Mas nada impede que cada faça por si.
    Eu na realidade já deixei de me incomodar por isso, aqui onde trabalho, uma empresa de tecnologia, tem muitos jovens, recém formados que querem trabalhar porém nem aos menos sabem escrever ou tem algo além para oferecer do que somente lhes foi ensinado. Uma lástima, mas também acredito que sempre iremos precisar de bons garis, bons pedreiros, etc..

  • marcos:

    Internet é apenas uma ferramenta, o uso cada um faz o seu. Sou um leitor contumaz, mas confesso que o hiperlink e o google me oferem sempre mais do que eu busco. Fatalmente haverá o dia em que a maioria das pessoas dependerá da net até para chegar em casa. Sempre haverão os usuarios basicos, os medianos e os que extraem o maximo do recurso computacional. Como professor não importo com a origem do material mas cobro a apresentação oral e que saibam responder sobre algo mais que o apresentado. Outro dia dei para uma vizinha uma venerada enciclopedia barsa, meus olhos encheram de lagrimas mas o futuro é INEVITAVEL.
    Sobre os jovens: “o que engorda o porco é o olho do dono”, no caso os pais.

  • José:

    Admirável mundo novo. Leiam Huxley.

  • El loco:

    Tenho uma idéia para resolver isso. Hoje a meia noite, jogue fora qualquer PC, Notebook ou celular que estiver por perto, pegue um livro e comece a ler.

  • Murilo:

    Meu Professor acabou de me mandar…
    Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando 4 frases:

    1, “Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus.”
    2. “Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.”
    3. “Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.“
    4. “Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura.
    Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases. Então, revelou a origem delas:
    A primeira é de Sócrates (470-399a.C.);
    A segunda é de Hesíodo (720 a.C.);
    A terceira é de um sacerdote do ano 2000 A.C.;
    A quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia, e tem mais de 4000 anos de existência frases.

  • sìlvia:

    Olá, prof.Sílvio.
    Tenho um filho de 16 anos, terceiro ano do ensino médio e futuro professor, e considero simplista dizer que os problemas da educação no nosso país são culpa dos pais, governo, professores ou internet.Meu filho está em colégio particular onde a maioria dos colegas está comprometido com os estudos e com planos para o futuro profissional e os pais presentes, participativos e interagindo com os professores.E televisão é um objeto ultrapassado na maioria das famílias que conheço nem assistem.

  • Murilo:

    Acho que você não entendeu o que eu quis dizer, Prof… deis do tempo de socrates pessoas vivem falando mal dos jovens, sempre acham a juventude ruim quando envelhecem pq os seus conceitos mudam completamente… mas msm assim a evolução está sempre cada vez melhor não é? Não foi somente sócrates que disse algo semelhante aos jovens, mais pensadores famosos tb disseram, mas não consegui encontrar no material que tenho …

  • Orlando:

    Em 10 ou 20 anos a Internet estará online, transportada e ligada em nossos cerebros 24 horas. Não pesquisaremos ou estudarem, “googaremos”.
    Em mais 50 ou 100 anos nossos cerebros serão virtuais e nossos corpos estarão em um estado de animação suspensa, consumindo pouquissima energia, enquanto nossas mentes estarão virtualmente em qualquer parte do sistema solar. Serão centilhões de terabytes de informação disponivel, bilhões de pessoas disponiveis e abertas para se conhecer e nos comunicarmos e trilhões de km´s para navegar, tudo isto ao alcance de todos.

    Isto é inevitavel e o que vemos hoje é um ensaio do futuro. O progresso é inevitavel.

  • Prof. Silvio Ribeiro:

    Meus caros Murilo e Luiz Carlos:
    Sócrates falou tudo e desde o seu tempo a coisa pouco mudou, mas é na juventude que estão as chances de mudanças na sociedade.
    Cabe aos pais (onde eles estão?) e aos professores (coitados) a missão de educar, não acham?
    Como mestres, temos que lutar contra a influência nefasta do cinema, das TVs, da mídia em geral, para tentarmos despertar algum raciocínio aos jovens. Não é tarefa fácil e a maioria dos professores com os quais convivo, não está nem aí.
    Os governos (há séculos) não priorizaram a educação, pois à medida que o povo se instrui, mais se torna seletivo e isso não é bom para os políticos e para a classe dominante.
    A Internet tem sido uma alternativa para a conscientização das pessoas que pensam um pouco. E como tem jovem de boa cabeça neste país!
    Nem tudo está perdido, não, meus senhores.
    A escola é que precisa se adaptar aos novos tempos e os estudantes precisam reivindacar mais, exigindo que o ensino lhes seja adaptado.
    Como professor, já ensinei coisas que os meus alunos NUNCA utilizariam no seu dia-a-dia, uma verdadeira palhaçada obrigatória, mas cumprida por determinação do MEC.
    Os pais e mães, sentam o bundão no sofá e esperam que a escola transforme seus filhos em homens e mulheres de verdade para uma sociedade mais justa e feliz. Ledo engano!
    Silvio

  • Luiz Carlos:

    So uma coisa a dizer…
    Conhecimento não ocupa espaço…
    Tb tem aquela!, no dia em q a energia faltar, o q sera desses pobres jovens on-line?

  • Murilo:

    Os jovens de hoje gostam do luxo.
    São mal comportados,
    desprezam a autoridade.
    Não têm respeito pelos mais velhos
    e passam o tempo a falar em vez de trabalhar.
    Não se levantam quando um adulto chega.
    Contradizem os pais,
    apresentam-se em sociedade com enfeitos estranhos.
    Apressam-se a ir para a mesa e comem os acepipes,
    cruzam as pernas
    e tiranizam os seus mestres.
    SÓCRATES (470-399 A.C.)

    Fiquem a vontade para falar mal dos jovens, sempre vai ser assim …

  • Chico Lobo:

    Eu também sou professor.

    Mas só leciono para quem de fato quer aprender.

    Se o aluno faz um Copy/Past não vai fazer uma boa sabatina oral, método que eu aplico para entender se o aluno aprendeu com a pesquisa ou não

    Geralmente eu aplico leitura comentada em sala para estimular a consulta e a leitura direta nos livros… Tem dado certo.

  • Manuel Bravo:

    A juventude de hoje tende a fazer da internet, uma espécie de arquivo cerebral paralelo e a idea é: “para que guardar na memória se tenho
    onde ir buscar este tipo de informação quando necessitar?” E isso
    vem já do tempo das primeiras calculadoras de bolso, que substituiram a necessidade de guardar os cálculos na memória.
    A internet transformou-se numa gigantesca ou melhor “terantesca”
    biblioteca onde praticamente se encontra solução para todo tipo
    de problema. Em minha opinião é sempre bom manter o máximo de informação “nos miolos” porque quando as máquinas falham…

  • Prof. Silvio Ribeiro:

    Antigamente alguns dedicados alunos frequentavam bibliotecas, para consulta.
    Hoje, com a Internet a oferecer um universo e uma enxurrada de informações, até eu fico meio perdido… e haja tempo!
    Então, o ctrlC+ctrlV são inevitáveis e os professores estão muito cientes disso.
    Tive um aluno que (pasmem) copiou, imprimiu e entregou o trabalho em espanhol, na cara dura.
    O que falta é um debate gostoso em sala de aula, sobre o tema solicitado como “lição de casa”, unindo o material de todas as pesquisas com a opinião dos alunos.
    É dessa maneira que a discussão fixará o aprendizado ou na pior das hipóteses, definirá quem “copiou/colou” melhor. (rss)

    Silvio

  • julio:

    Por sorte tem aqueles que fogem do lugar comum e acabam tornando-se os verdadeiros líderes nas sociedades. Aqueles que conseguem algo há mais e superam todos os outros. Aqueles que as pessoas comuns costumam chamar de gênios. Aqueles que não ficam presos às espectativas de números e pesquisas. Posso citar o próprio Bill Gates (criador do (r)Windows), Linus Torvalds (criador do Linux), Santos Dumond (criador do avião), entre muitos outros.
    Aqueles que fazem pesquisas superficiais acabam se tornando os usuários que tem que desembolsar dinheiro para poder usufruir das criações destes gênios.

  • Denommus:

    Só não vai deixar de ler livros de verdade, Gabriel. Pelo que você escreveu, é um rapaz inteligente.

    Te sugiro O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan. Leitura obrigatória!

  • Gabriel:

    15 anos (acho que o espaço de comentários não é chat, mas…)

    OBS: sei que tem algum erro ou malcriação no meu texto, se for este o caso.

  • Sam:

    Seja la quantos anos ele tiver, eu não poderia acrescentar mais.

  • Gabriel:

    tenho 15 (acho que o espaço de comentários não é um chat, mas…)

    ….OBS; eu não revi meu texto, sei que tem algum erro (ou malcriação)

  • Everton:

    Quantos anos vc tem Gabriel?

  • Gabriel:

    Essa juventude … mais integrada, mais globalizada, mas organizada, e até segundo pesquisas sociais recentes, mais educada que qualquer outra geração. A tecnologia avançada sem precedentes está de fato alterando a a vida de todos influenciados por ela ( já que tecnologia não é só internet e não fizeram pesquisas com adultos), e ainda não sabemos onde isso irá nos levar. Enfim, acho que são duas questões totalmente diferentes. Então, Bruno, procure justificar suas idéias, antes de falar com toda lábia de velho sábio, que “essa juventude está perdida”.

    ; )

  • Bruno FV:

    Essa juventude tá perdida…

Deixe seu comentário!