30 pessoas com características genéticas únicas

Por , em 28.03.2020

Somos todos únicos. No entanto, a natureza, através da genética, conseguiu diferenciar ainda mais algumas pessoas.

Confira abaixo alguns casos incríveis nos quais uma combinação improvável de genes resultou em algumas características humanas incomuns:

Garotinha nascida com um pedaço de cabelo branco, exatamente igual ao da sua mãe

Essa condição é conhecida como poliose. Quando os melanócitos param de produzir melanina, o cabelo começa a crescer sem o pigmento. Pode ser hereditário ou ocorrer com doenças genéticas como o piebaldismo.

Olhos inacreditáveis

Este garoto tem uma condição genética rara chamada de síndrome de Waardenburg, que ocorre em 1 a cada 40.000 pessoas. As írises diferentes estão entre os sintomas mais comuns da síndrome de Waardenburg, que afeta a pigmentação dos cabelos, pele e olhos. Outros sintomas comuns são alterações na visão e perda auditiva.

Marca de nascença em forma de coração

Muitas pessoas possuem marcas de nascença. Elas são causadas por um crescimento excessivo de vasos sanguíneos, melanócitos e queratinócitos. Algumas desaparecem com o tempo, enquanto outras ficam pelo resto de nossas vidas.

Olhos de cores diferentes

Essa condição é chamada de heterocromia e seus portadores não costumam apresentar outros sintomas. A garota da foto acima é duplamente “rara” – estima-se que só existam cerca de 70 a 140 milhões de pessoas ruivas em todo o mundo. As chances de ter essas duas características incomuns ao mesmo tempo são bem baixas.

Olho albinos

O jovem da imagem tem albinismo, um distúrbio congênito caracterizado pela ausência de pigmento na pele, cabelo e olhos. A cor de seus olhos se deve à falta de melanina.

Íris de duas cores

Essa condição é conhecida como heterocromia setorial, ou seja, a íris possui duas cores.

Vitiligo

O vitiligo é uma condição causada pela falta de melanina e cria manchas na pele. Ocorre geralmente no rosto, mãos, pescoço e vincos da pele.

Nevos melanocíticos congênitos

Nevos melanocíticos congênitos são pintas escuras formadas pelo acúmulo anormal de melanócitos em determinadas regiões da pele. A foto acima mostra Zhang Hongming, que possui uma dessas “pintas” gigantes, e bem peluda.

Síndrome do cabelo impenteável

Parece brincadeira, mas é real: a síndrome do cabelo impenteável afeta apenas cerca de 100 pessoas no mundo. Shilah Madison, da foto acima, é uma delas. De acordo com sua mãe, “sua rotina diária de cuidar dos cabelos é longa e dolorosa. Minimizamos a escovação, a menos que seja realmente necessário”. Isso porque o cabelo da garota quebra na raiz, o que significa que muitos tratamentos devem ser aplicados diariamente.

Polidactilia

Essa condição é caracterizada por dedos extras nas mãos ou nos pés. Um artigo recente publicado no Journal of the American Society of Plastic Surgeons afirmou que 1 a cada 700 a 1.000 pessoas nascem com polidactilia.

Tubérculo de Darwin

Essa condição congênita do ouvido causa uma borda espessa que faz a orelha parecer a de um elfo. Foi detectada em 10,5% da população adulta espanhola, 40% da população adulta indiana e 58% da população estudante sueca.

Distiquíase

Essa condição congênita rara cria duas fileiras de cílios. A segunda pode incluir desde um único cílio até um conjunto completo. Pessoas com essa condição podem não ter nenhum sintoma adicional, mas algumas são mais sensíveis à luz, têm córneas irritadiças ou podem ser propensas a sofrer de conjuntivite.

Coloboma ou corectopia

Essa pode ser uma das duas condições. O coloboma é uma malformação na estrutura do olho que afeta principalmente a íris. É bastante raro, aparecendo em menos de uma pessoa a cada 10 mil nascimentos. Ou pode ser corectopia, uma condição na qual a pupila é deslocada de sua posição no centro do olho. Algumas pessoas podem precisar de cirurgia.

Vitiligo unilateral

Existem dois tipos principais de vitiligo: unilateral (também conhecido como segmentar) e bilateral (também conhecido como generalizado). O unilateral, como o da moça acima, afeta apenas um lado do corpo.

Dedos longos

Essa pessoa provavelmente tem aracnodactilia, uma condição na qual a pessoa nasce com os dedos das mãos e dos pés anormalmente longos e delgados. Infelizmente, essa condição está muitas vezes ligada a outras como a síndrome de Marfan, que faz as pessoas terem braços, pernas, dedos das mãos e pés longos, articulações flexíveis, escoliose e problemas cardíacos.

Cabelo loiro e moreno ao mesmo tempo

Essa pessoa nasceu com cabelo de duas cores. A cor do cabelo é algo que pode tanto mudar ao longo da vida, quanto ao mesmo tempo, como aconteceu com a mulher acima e outros que possuem “pedaços” de cabelo de cor diferente.

Olho claro com um anel caramelo

A cor dos olhos depende da quantidade de melanina. Olhos com altos níveis de melanina absorvem mais luz e resultam em uma cor marrom. Já olhos com níveis menores de melanina absorvem menos luz, resultando em cores como azul e verde. A melanina pode ser distribuída de forma desigual em diferentes partes da íris, o que significa que seus olhos podem parecer uma mistura fascinante de cores diferentes.

Umbigo diferente

O umbigo é uma cicatriz de quando um médico ou enfermeiro cortou seu cordão umbilical logo após o nascimento. As pessoas podem ter umbigos em formas ou padrões diferentes. A maioria das pessoas tem o que chamamos de “umbigo para dentro”. O tipo de umbigo que você possui está relacionado à maneira como o tecido cicatricial se forma. Portanto, se você tem um umbigo “para fora”, isso significa que esse tecido cicatricial está simplesmente aparecendo.

Dedos conectados

Essa pessoa nasceu com os dedos do meio conectados.

Um grande sinal de paz

Essa pessoa também pode ter aracnodactilia.

Coloboma

Esse é um caso de coloboma nos dois olhos.

Úvula

Essa pessoa nasceu com duas úvulas.

Menos um

Essa pessoa nasceu com apenas quatro dedos na mão direita.

Unicílios

Essa pessoa naturalmente só tem cílios em um olho.

Buraco extra

Essa pessoa tem um buraco extra no ouvido.

Dois dedões

Essa mulher nasceu com “dedões duplos”.

Mutação genética rara

Essa mutação genética faz com que as unhas cresçam invertidas. O homem da foto herdou essa característica de sua mãe, que por sua vez herdou de seu pai. Recentemente, sua filha testou positivo para uma imunodeficiência primária e ele descobriu que alterações no gene FOXN1 causam essa condição, juntamente com células T baixas e outros problemas com o timo.

Três dedos

Essa pessoa nasceu com (mais ou menos) três dedos malformados.

Faixa no olho

Essa pessoa possui um “risco” na íris esquerda.

Mais uma com faixa no olho

Mais uma pessoa que nasceu com a íris “marcada”. [TheBoredPanda]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!