4 curas do “senso comum” que absolutamente não funcionam

Por , em 21.06.2016

Qualquer um que passa um bom tempo na internet já se deparou com curas milagrosas extremamente simples, que poderiam te livrar de condições comuns como o resfriado até graves como câncer. Parece impossível que alguém acredite que os cientistas são tão burros que não repararam no poder inacreditável de coisas como a vitamina C, mas isso ainda acontece.

Então, fique esperto e confira abaixo 4 curas que não funcionam de verdade:

4. Vitamina C e câncer

curas milagrosas que nao funcionam 4
A vitamina C definitivamente não cura câncer. Claro que ela tem seus benefícios para nossa saúde, mas certamente não tem o poder de sarar condições graves como tumores. Estudos científicos feitos ao longo de cerca de 40 anos já provaram isso para além de qualquer dúvida, visto que nem um caso de sucesso foi relatado – somente em uma pesquisa, a vitamina pareceu abrandar o ritmo do crescimento celular uma vez, com uma super dose intravenosa.

Então por que muitas pessoas ainda pensam isso? Provavelmente por conta de um cara chamado Linus Pauling. Um verdadeiro gênio durante boa parte de sua carreira, apesar de ter ganho dois prêmios Nobel, ele resolveu, um dia, escutar um outro médico não tão confiável que lhe disse que 3.000 mg de vitamina C por dia iria fazê-lo viver mais 25 anos. Linus acreditou tanto nisso que chegou a escrever livros sobre o assunto, enquanto ingeria até 18.000 mg da vitamina por dia.

A necessidade diária de vitamina C para afastar o escorbuto é de 60 mg. Felizmente, solúvel em água como ela é, se você ingerir uma dose excessiva, vai uriná-la e não deve sofrer nenhum dano. Mas esse “nenhum dano” tem um limite que não pode ser superior a cerca de 2.000 mg por dia. Mega doses de vitamina C podem e vão causar efeitos colaterais como diarreia, pedras nos rins, azia, cólicas e vômitos.

Linus afirmou que a vitamina C era uma cura para o câncer e tinha o salvado do câncer de próstata, até o dia em que ele morreu de câncer de próstata. Ou seja, ninguém deveria pensar levar suas afirmações a sério depois disso, mas aparentemente o cara ainda é influente graças à internet e os absurdos que ela possibilita. Muitas páginas falam da milagrosa “Terapia Pauling”, e você não deveria nem perder seu tempo de ler sobre isso, ainda não ser que esteja escrevendo um artigo sobre as maiores besteiras já faladas no mundo.

3. Equinácea e gripe

curas milagrosas que nao funcionam 3
Na década de 1960, um suíço estava viajando por toda a América e, em Dakota do Sul, descobriu a equinácea, um gênero de plantas herbáceas conhecidas como “flor-de-cone” ou “flor-roxa-cônica”. Segundo ele, os nativos americanos locais explicaram que usavam esta erva sagrada para prevenir e curar doenças como o resfriado.

Agora, 50 anos depois, você pode apostar que alguém está fazendo milhões de dólares vendendo suplementos de saúde que na verdade não fazem nada por sua saúde, conforme concluiu o periódico científico New England Journal of Medicine, usando coisas como revisão por pares e testes duplo-cegos. Não há evidências de que a equinácea tenha qualquer efeito sobre o resfriado.

E, no entanto, se você digitar “equinácea” no Google, vai encontrar um milhão e meio de páginas afirmando seus milagres, não só para curar resfriado, como também para ajudar o seu sistema digestivo, dores de cabeça e tudo o mais. Enquanto algumas pessoas chamam isso de medicina alternativa, está mais para alternativa àquela que funciona.

2. Zinco e gripe

curas milagrosas que nao funcionam 2
Tendo em vista que suplementos de zinco são uma indústria de sucesso, as pessoas definitivamente acreditam que este metal faz alguma coisa pela sua saúde. É principalmente comercializado como uma forma de aliviar sintomas de resfriado. Como ele faz isso não fica tão claro. Talvez seja porque o zinco é um metal e o resfriado é causado por um vírus, então o zinco esfaqueia o vírus até a morte e seu nariz para de escorrer.

Mas isso é só uma ideia. O que a ciência realmente sabe é que alguns estudos indicam que o zinco pode diminuir a duração de um resfriado, mas não pode impedir um ou afetar os sintomas. O problema é que o metal também é famoso por causar náuseas. Ou seja, não vale a pena tomar seus suplementos para ter um dia a menos de resfriado.

Além disso, a maior preocupação é que, aparentemente, o zinco também pode destruir completamente o seu sentido de olfato, um efeito colateral possível do qual 130 pessoas já se queixaram para a Administração de Drogas e Alimentos dos EUA, o equivalente a uma espécie de ANVISA do país norte-americano. Vários sprays nasais à base de zinco para resfriados e outros produtos parecidos foram retirados do mercado por conta disso. Em alguns casos, os danos causados foram permanentes.

Considerando-se que a aplicação mais comum de zinco é a galvanização, há uma boa razão para pensar se você realmente precisa disso em seu corpo. Ele é usado para fabricar ligas metais fortes e brilhantes. Você quer isso em seus pulmões e sei lá mais onde?

1. Desinfetante para as mãos e proteção contra germes

curas milagrosas que nao funcionam 1
Não é bom abusar do desinfetante para as mãos. Claro, ele mata os germes, mas apenas se for de um tipo que contém álcool suficiente, e nem todos têm. Verifique a etiqueta. Se tiver menos de 60%, é a mesma coisa que lavar suas mãos com uma margarita, e os germes ficarão felizes em nadar em um drink desses.

O problema maior é que uma substância comum nestes produtos é o Triclosan, um agente antibacteriano que pode te fazer mais mal do que bem. Além de ser um composto que pode levar à formação de bactérias resistentes aos antibióticos (o que tem o potencial de exterminar a humanidade!), o próprio Triclosan entra em sua corrente sanguínea e pode, talvez, causar câncer, alterar seus níveis hormonais e provocar alergias, infertilidade ou problemas neurológicos.

Outro problema desses sabonetes e desinfetantes é que eles não costumam cheirar a qualquer coisa diferente de bebida alcoólica, mas como as pessoas não acham isso interessante, os fabricantes os perfumam. A maioria desses perfumes são o resultado de ftalatos, que você pode acabar ingerindo uma vez que usa as suas mãos cheias de desinfetante para comer alguma coisa. Pelo menos um estudo mostrou que as mulheres que foram expostas a muitos ftalatos deram à luz a crianças com aberturas anais erradamente posicionadas, o que definitivamente não parece uma coisa boa. [Cracked]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Ivan Zacaron Vitorassi:

    “está mais para alternativa àquela que funciona.” Ali essa frase foi esclarecedora rsss

Deixe seu comentário!