5 mitos detonados sobre o corpo feminino!
Historicamente, pesquisas sobre saúde não se focaram tanto nas mulheres quanto nos homens. Mas, atualmente, os cientistas estão mudando esse cenário. Confira cinco mitos sobre o corpo feminino que foram analisados por médicos e outros especialistas:
Segundo ginecologistas estadunidenses “nada é impossível quando se trata de gravidez”. É, sim, mais difícil que a mulher engravide, mas nem por isso não há essa chance. Quando está dentro da mulher o esperma pode “esperar” até uma semana para encontrar um óvulo dando sopa. E a ovulação pode acontecer logo depois ou, em algumas vezes, até durante o sangramento mensal. Logo, não use o calendário como método único de contracepção, pois ele pode falhar.
Uma pesquisa, também nos Estados Unidos, mostrou que metade das mulheres americanas na faixa dos 50 anos fazem sexo várias vezes por mês. Apesar de calorões e de outros desconfortos característicos da menopausa poderem, temporariamente, acabar com o clima para as mulheres (como qualquer desconforto, apresentado em qualquer idade), não há uma ligação direta entre a menopausa e a falta de desejo sexual
As pílulas têm risco de 1% de falhar e, quando a mulher está tomando antibióticos ao mesmo tempo, essa taxa não muda. No entanto, não há pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto que possam afirmar ou negar, com absoluta certeza, se há ou não essa relação. Sabe-se que alguns antibióticos, os prescritos para tuberculose, possuem uma substância chamada rifampina que pode, sim, comprometer o efeito hormonal das pílulas, mas se isso aumenta as chances de gravidez ou se houve uma ocorrência nesse sentido ainda não se sabe.
Mulheres precisam, na verdade, dormir mais do que os homens. Um estudo que analisou 6 mil pessoas percebeu que mulheres que dormiam cinco horas ou menos por noite tinham mais risco de desenvolver hipertensão e seus níveis de inflamação eram maiores do que mulheres que dormiam de sete a oito horas. Já nos homens, nenhuma diferença entre a saúde daqueles que dormiam cinco horas ou oito foi notada.
Dificilmente médicos conseguem diferenciar as virgens das sexualmente ativas. Não basta apenas procurar por um buraco naquela camada na vagina conhecida como hímen porque, na verdade, o hímen vem com um buraco “de fábrica”. Se a vagina fosse realmente “selada” como uma mulher conseguiria menstruar? Aliás, há casos em que as meninas nascem com o hímen realmente fechado e a menstruação fica alojada no útero, causando sérios problemas de saúde. [LiveScience]
31 comentários
Hímen é um mito. Não existe em nenhuma espécie de primatas. Homens e muitas mulheres acreditam, outros são calados, e no passado a mulher tinha que encenar defloramento. São muitas as formas de dissimulação e encenação, algumas até lamentáveis. Um caso deplorável foi de uma mulher que uma ginecologista deu pontinhos no introito vaginal, e a primeira vez com o noivo, que era para ter sido um momento de linda intimidade e prazer, tornou-se difícil para ambos e doloroso para ela.
Olá pessoal vocês poderiam me tirar uma duvida? 🙂
É o seguinte hoje cedo aconteceu um deslize da minha parte e do meu marido e vazou, ai eu estou tão aflita,mas na mesma tarde a minha menstruação veio sera q vou ficar gravida?
Por favor me dão uma ajudinha…OBRIGADA.
Na dúvida vá na farmácia e peça pela pílula do dia seguinte.
Uma das causas de gravides indesejadas mesmo estando tomando a pílula é a diarréia, quem sofre da doenças como Sindrome de colon Irritável, Cronh,cilíaca , intolerancia a lactose, alergias alimentares ,viroses , rotavirus e aquelas mulheres q vivem tomando laxantes p\ emagrecer provocando diarréias constantes, correm o risco de invalidar o efeito do remedio anti concepcional q não é absorvido nos intestinos , é mandado p\ fora c\ os líquidos q o corpo perde nas evacuações.
Bem observado, Sergio.
Desculpa lanna eu não tinha visto o seu comentario.Mais tá aí reforçando o seu comentario
Atenção outra coisa que esqueceram de falar.A virgindade não é só por causa do himen essa história de himen começou antigamente para saber ce a mulher era pura ou não.Mas agora qualquer tipo de sexo oral ou anal a mulher jáh não é mais virgem.vou te explicar o porque.Uma menina pode pode romper o himen apenas andando de bicicleta ou mesmo no gineocologista.ser virgem ou n está na pureza do corpo.tem casos que o homem demorou anos para ce casar com uma mulher virgem mais ela já tinha feito sexo anal e oral com outros.e aí ela é virgem ou não?
Para Samuel,
“O casal tem que ser fiel um ao outro, o homem pular a cerca e causar uma DST na mulher deveria ser considerado um crime.”
Teria, deveria, poderia. está mesmo disposto a arriscar seriamente a sua saúde prq alguém “deveria” ser fiel? tá de saca né?
Aí vc arrisca prq a mulher deveria ser fiel. Bem, se ela te contaminar a culpa foi dela, ela estava errada, foi feio, não se faz, é ruim, papai do céu fica triste.
Ainda assim vc vai ficar doente e talvez de uma maneira irremediável.
Agora um conselho, olhe pros seus paradigmas, analise o mundo real, releia o seu post e seja honesto com vc mesmo.
Não seja ingênuo.
Se vc quer trocar a sua saúde por umas horas de um pouco de prazer a mais por estar sem camisinha, boa sorte, mas não aconselhe isso aqui como se fosse o que “deveria acontecer”.
Abraços!!!
P.S.:Obrigado Sílvia.
P.S.2: Entendi seu ponto Cristina, só quis deixar o alerta.
Na nº 1 seria impossivel
Muito bom o artigo, porém vale ressaltar que:
A nº 1: Realmente não é possivel a mulher engravidar quando está menstruada, mais é um caso bem dificil, pois quando uma mulher menstrua, ela está limpando o utero, e para que isso ocorra é necessário que o óvulo já esteja morto. E o espermatozoide fica ativo na mulher até 72 horas.
Nº 2: A mulher na menopausa realmente sente um desconforto maior do que nas outras idades e alguns alegam não sentir mais desejos sexuais, porém existem aquelas que aumentaram seus apetites sexuais.
Nº3 : Alguns antobióticos diminuem sim a eficaz de um antioconcepcional, por isso que geralmente quando uma mulher vai ao ginecologista eles sempre perguntam antes de receitar algum anticoncepcional, se ela toma algum antibiotico.
N º 4: Eu já havia lido sobre essa pesquisa , as mulheres que foram pesquisadas eram mulheres casadas e que tinham filhos, então há um gasto á mais de energia. Agora de uma jovem que apenas trabalha e um jovem que apenas trabalha também, precisam da mesma quantidade de sono.
N º 5:Um pouco absurdo debater sobre isso, porem somente uma análise visual da entrada do canal vaginal poderia fazer uma avaliação sobre isso. O hímen é uma pele que recobre a entrada do canal vaginal ,ele está localizado bem na entrada e existem vários tipos de hímen(um que tem uns pequenos furos, outros com 2 furos , outro com um orificio central e um que o tecido é muito fino na entrada da vaginal e mulher só perde ele se houver parto normal), Nem sempre a presença do himen é sinal de virgindade e nem sempre a falta do himen é final que a mulher não é virgem, visto que muitas mulher já nasceram sem o himen.
Pauta para nº 5: Vale lembrar que o que seria enfim a virgindade? Existem mulher que possuem o himen intacto e fazem coisas que uma mulher sexualmente ativa nunca faria.
Na N º 1, é possível sim, porque se o homem for extremamente saudável o espermatozoide pode sobreviver até 14 dias, se o homem for saudável o espermatozoide sobrevive cerca de 5 á 7 dias e se o homem não come nenhuma verdura ou fruta e a sua dieta dos outros nutrientes for totalmente descontrolada o espermatozoide sobrevive cerca de 1 á 3 dias; e em relação a menstruação no caso se refere a próxima (ou seja, o ovulo que ainda vai vir para o útero)
Ótimo artigo! Só uma curiosidade: Na verdade o período que uma mulher se aproxima da última menstruação não se chama menopausa. Chama-se climatério. Menopausa é o nome da ÚLTIMA menstruação. Mas é claro que esta informação não alterou o artigo em si, já que popularmente/erroneamente as pessoas chamam “climatério” de “menopausa”.
“O casal tem que ser fiel um ao outro, o homem pular a cerca e causar uma DST na mulher deveria ser considerado um crime.” De acordo; sem mais…
Nossa, cheio de especialistas aqui… Que maravilha… A internet é infestada de pseudo-especialistas…
Felipe, pq não te calas?
O antibiótico é Rifampicina e não Rifampina.
A Nº 5 é relativa, pois há os hímens complascentes, aqueles que se esticam durante o ato sexual não sendo rompido, portanto dá sim para o médico dizer que a mulher não é mais virgem com certeza, pela obsevação do hímem rompido, mas não dá para garantir que ainda é virgem, pois obviamente nenhum médico iria testar o hímem íntegro para ver se é complascente ou não. Mas um médico só diz em que estado se encontra o hímem e se há vestigios ou não de esperma na cavidade uterina, que em caso positivo seria certeza da não virgindade. Visto nos compendios de Médicina Legal
FELIPE:
Vc está coberto de razão.Com certeza camisinha se deve usar sempre! O assunto da matéria acima estava relacionada com a eficácia do anticoncepicional quando tomada junto com antibióticos, e a minha iniciativa de responder ao tópico, foi de alertar, como farmaceutica a questão acima, e não fazer apologia ao sexo sem camisinha.
Fico imaginando qual mulher com tuberculose teria ânimo suficiente para fazer sexo!
É como falar que um cara em coma deve evitar caminhadas longas…
Samuel concordo cara, mas tipo é foda arriscar gravidez, mesmo com o aticoncepsional há possibilidades. Por via das duvidas eu minha namorada só transamos com camisinha e fazemos o uso do anticonsepsional também.
PS- Sexo com camisinha não é menos prazeroso acho q simplismente menos “romantico” e intimo!
Joze tu é uma besta mitologica!
Não gostei desta materia, eu matei minha mulher pensando que ela tinha perdido a virgindade com otro, intão qué dize q talvez o medico se enganou?
Muito interesante a matéria porem quando eu casei eu desconfiava da minha esposa não ser mais virgem porem todos
colegas meus falavam que a mulher se não sangrace não éra virgem com éssa matéria eu descobrí que as coisas não éra bem como eu penssava .
Obrigado tirei minha duvida.
Com ou sem camisinha, sexo é bom… O que não vale é arriscar a saúde.
Felipe, já transou com e sem camisinha fera ?
O casal tem que ser fiel um ao outro, o homem pular a cerca e causar uma DST na mulher deveria ser considerado um crime.
Agora se o casal for fiel um ao outro, o sexo sem camisinha pode propiciar muito mais prazer.
“Homens traem”?
Generalizações são burras. “Me inclui fora dessa”.
Tenho muito orgulho de ter relações apenas com o meu amor.
Cristina, ele não afirmou “com certeza”, pois houve uma objeção:
“Sabe-se que alguns antibióticos, os prescritos para tuberculose, possuem uma substância chamada rifampina que pode, sim, comprometer o efeito hormonal das pílulas”[…]
E Felipe, concordo contigo brow, esse negócio de confiar só em anticoncepcional não vai livrar ninguém das doenças que podem ocorrer. Anticoncepcional, só em caso da camisinha falhar. Agora, é uma boa para as pessoas de casais “fixos” que sabem que o parceiro não possuem nenhuma DST, usando apenas para evitar filhos indesejados, mas uma vez vindo esses filhos, desejados ou não, SOU CONTRA O ABORTO!!!
Vlws ^^
Cristina
Falar simplesmente que não aceita uma coisa não faz ela deixar de ter validade. Apresente publicações indexadas sobre estudos que mostram que há sim perda de eficiencia com o uso de antibióticos e não apenas falácias de amostra anedótica e “Cum hoc ergo propter hoc” .
Felipe, parabéns pelo comentário!
Cristina,
Pelo amor de deus, esqueça anticoncepcionais e use camisinha!!! Independentemente de ser casada ou não, afinal de contas, homens traem e nem sempre usam camisinha.
Está pensando em engravidar? Obrigue o sujeito a fazer (e faça vc tbm) novos exames de sangue, e faça sexo sem camisinha somente com o intuito de engravidar e após isso volte a usar camisinha sempre!!!
Filhos não são o único “problema” que se pode conseguir transando sem camisinha.
Entre anticoncepcionais e camisinha, escolha camisinha sempre. Deixe os anticoncepcionais pra quando a camisinha estourar, o que pode acontecer.
Abraços!!!
Muito legal a materia.Mas gostei o mito numero 5… interessantih =3
Dizer q um antibiótico (alguns deles)não diminuem a eficácia do anticoncepcional,é uma afirmativa mto seria!Existem SIm os antibioticos q diminuem a eficacioa deles, não só os p tratar a tuberculose.Pode ate se dizer q os mecanismos farmacocineticos q ocorrem entre um antibiotico e um antconcepcional ainda nao foram totalmente esclarecidos, mas dizer q nao afetam sua éficácia, sou totalmente contra!Principalmente por ter estudado o assunto e conviver diretamente com casos reais de mulherers q engravidaram no periodo de alguma doença, em q usaram antibióticos.