5 mitos detonados sobre o corpo feminino!

Por , em 17.06.2010

Historicamente, pesquisas sobre saúde não se focaram tanto nas mulheres quanto nos homens. Mas, atualmente, os cientistas estão mudando esse cenário. Confira cinco mitos sobre o corpo feminino que foram analisados por médicos e outros especialistas:

1. Uma mulher não pode engravidar quando está menstruada:

Segundo ginecologistas estadunidenses “nada é impossível quando se trata de gravidez”. É, sim, mais difícil que a mulher engravide, mas nem por isso não há essa chance. Quando está dentro da mulher o esperma pode “esperar” até uma semana para encontrar um óvulo dando sopa. E a ovulação pode acontecer logo depois ou, em algumas vezes, até durante o sangramento mensal. Logo, não use o calendário como método único de contracepção, pois ele pode falhar.

2. Menopausa acaba com o apetite sexual:

Uma pesquisa, também nos Estados Unidos, mostrou que metade das mulheres americanas na faixa dos 50 anos fazem sexo várias vezes por mês. Apesar de calorões e de outros desconfortos característicos da menopausa poderem, temporariamente, acabar com o clima para as mulheres (como qualquer desconforto, apresentado em qualquer idade), não há uma ligação direta entre a menopausa e a falta de desejo sexual

3. Tomar antibióticos compromete o efeito da pílula anticoncepcional:

As pílulas têm risco de 1% de falhar e, quando a mulher está tomando antibióticos ao mesmo tempo, essa taxa não muda. No entanto, não há pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto que possam afirmar ou negar, com absoluta certeza, se há ou não essa relação. Sabe-se que alguns antibióticos, os prescritos para tuberculose, possuem uma substância chamada rifampina que pode, sim, comprometer o efeito hormonal das pílulas, mas se isso aumenta as chances de gravidez ou se houve uma ocorrência nesse sentido ainda não se sabe.

4. Mulheres e homens precisam da mesma quantidade de sono:

Mulheres precisam, na verdade, dormir mais do que os homens. Um estudo que analisou 6 mil pessoas percebeu que mulheres que dormiam cinco horas ou menos por noite tinham mais risco de desenvolver hipertensão e seus níveis de inflamação eram maiores do que mulheres que dormiam de sete a oito horas. Já nos homens, nenhuma diferença entre a saúde daqueles que dormiam cinco horas ou oito foi notada.

5. Um médico pode dizer se a mulher é virgem:

Dificilmente médicos conseguem diferenciar as virgens das sexualmente ativas. Não basta apenas procurar por um buraco naquela camada na vagina conhecida como hímen porque, na verdade, o hímen vem com um buraco “de fábrica”. Se a vagina fosse realmente “selada” como uma mulher conseguiria menstruar? Aliás, há casos em que as meninas nascem com o hímen realmente fechado e a menstruação fica alojada no útero, causando sérios problemas de saúde. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

31 comentários

  • Miguel DAvila:

    Hímen é um mito. Não existe em nenhuma espécie de primatas. Homens e muitas mulheres acreditam, outros são calados, e no passado a mulher tinha que encenar defloramento. São muitas as formas de dissimulação e encenação, algumas até lamentáveis. Um caso deplorável foi de uma mulher que uma ginecologista deu pontinhos no introito vaginal, e a primeira vez com o noivo, que era para ter sido um momento de linda intimidade e prazer, tornou-se difícil para ambos e doloroso para ela.

  • Marcia De Oliveira:

    Olá pessoal vocês poderiam me tirar uma duvida? 🙂
    É o seguinte hoje cedo aconteceu um deslize da minha parte e do meu marido e vazou, ai eu estou tão aflita,mas na mesma tarde a minha menstruação veio sera q vou ficar gravida?
    Por favor me dão uma ajudinha…OBRIGADA.

    • Marcelo Ribeiro:

      Na dúvida vá na farmácia e peça pela pílula do dia seguinte.

  • gloria:

    Uma das causas de gravides indesejadas mesmo estando tomando a pílula é a diarréia, quem sofre da doenças como Sindrome de colon Irritável, Cronh,cilíaca , intolerancia a lactose, alergias alimentares ,viroses , rotavirus e aquelas mulheres q vivem tomando laxantes p\ emagrecer provocando diarréias constantes, correm o risco de invalidar o efeito do remedio anti concepcional q não é absorvido nos intestinos , é mandado p\ fora c\ os líquidos q o corpo perde nas evacuações.

  • Guilherme de Paula:

    Bem observado, Sergio.

  • Halls:

    Desculpa lanna eu não tinha visto o seu comentario.Mais tá aí reforçando o seu comentario

  • Halls:

    Atenção outra coisa que esqueceram de falar.A virgindade não é só por causa do himen essa história de himen começou antigamente para saber ce a mulher era pura ou não.Mas agora qualquer tipo de sexo oral ou anal a mulher jáh não é mais virgem.vou te explicar o porque.Uma menina pode pode romper o himen apenas andando de bicicleta ou mesmo no gineocologista.ser virgem ou n está na pureza do corpo.tem casos que o homem demorou anos para ce casar com uma mulher virgem mais ela já tinha feito sexo anal e oral com outros.e aí ela é virgem ou não?

  • Felipe:

    Para Samuel,

    “O casal tem que ser fiel um ao outro, o homem pular a cerca e causar uma DST na mulher deveria ser considerado um crime.”

    Teria, deveria, poderia. está mesmo disposto a arriscar seriamente a sua saúde prq alguém “deveria” ser fiel? tá de saca né?

    Aí vc arrisca prq a mulher deveria ser fiel. Bem, se ela te contaminar a culpa foi dela, ela estava errada, foi feio, não se faz, é ruim, papai do céu fica triste.

    Ainda assim vc vai ficar doente e talvez de uma maneira irremediável.

    Agora um conselho, olhe pros seus paradigmas, analise o mundo real, releia o seu post e seja honesto com vc mesmo.

    Não seja ingênuo.

    Se vc quer trocar a sua saúde por umas horas de um pouco de prazer a mais por estar sem camisinha, boa sorte, mas não aconselhe isso aqui como se fosse o que “deveria acontecer”.

    Abraços!!!

    P.S.:Obrigado Sílvia.

    P.S.2: Entendi seu ponto Cristina, só quis deixar o alerta.

  • Lanna:

    Na nº 1 seria impossivel

  • Lanna:

    Muito bom o artigo, porém vale ressaltar que:
    A nº 1: Realmente não é possivel a mulher engravidar quando está menstruada, mais é um caso bem dificil, pois quando uma mulher menstrua, ela está limpando o utero, e para que isso ocorra é necessário que o óvulo já esteja morto. E o espermatozoide fica ativo na mulher até 72 horas.
    Nº 2: A mulher na menopausa realmente sente um desconforto maior do que nas outras idades e alguns alegam não sentir mais desejos sexuais, porém existem aquelas que aumentaram seus apetites sexuais.
    Nº3 : Alguns antobióticos diminuem sim a eficaz de um antioconcepcional, por isso que geralmente quando uma mulher vai ao ginecologista eles sempre perguntam antes de receitar algum anticoncepcional, se ela toma algum antibiotico.
    N º 4: Eu já havia lido sobre essa pesquisa , as mulheres que foram pesquisadas eram mulheres casadas e que tinham filhos, então há um gasto á mais de energia. Agora de uma jovem que apenas trabalha e um jovem que apenas trabalha também, precisam da mesma quantidade de sono.
    N º 5:Um pouco absurdo debater sobre isso, porem somente uma análise visual da entrada do canal vaginal poderia fazer uma avaliação sobre isso. O hímen é uma pele que recobre a entrada do canal vaginal ,ele está localizado bem na entrada e existem vários tipos de hímen(um que tem uns pequenos furos, outros com 2 furos , outro com um orificio central e um que o tecido é muito fino na entrada da vaginal e mulher só perde ele se houver parto normal), Nem sempre a presença do himen é sinal de virgindade e nem sempre a falta do himen é final que a mulher não é virgem, visto que muitas mulher já nasceram sem o himen.

    Pauta para nº 5: Vale lembrar que o que seria enfim a virgindade? Existem mulher que possuem o himen intacto e fazem coisas que uma mulher sexualmente ativa nunca faria.

    • a sa:

      Na N º 1, é possível sim, porque se o homem for extremamente saudável o espermatozoide pode sobreviver até 14 dias, se o homem for saudável o espermatozoide sobrevive cerca de 5 á 7 dias e se o homem não come nenhuma verdura ou fruta e a sua dieta dos outros nutrientes for totalmente descontrolada o espermatozoide sobrevive cerca de 1 á 3 dias; e em relação a menstruação no caso se refere a próxima (ou seja, o ovulo que ainda vai vir para o útero)

  • Renan:

    Ótimo artigo! Só uma curiosidade: Na verdade o período que uma mulher se aproxima da última menstruação não se chama menopausa. Chama-se climatério. Menopausa é o nome da ÚLTIMA menstruação. Mas é claro que esta informação não alterou o artigo em si, já que popularmente/erroneamente as pessoas chamam “climatério” de “menopausa”.

  • Source:

    “O casal tem que ser fiel um ao outro, o homem pular a cerca e causar uma DST na mulher deveria ser considerado um crime.” De acordo; sem mais…

  • doop:

    Nossa, cheio de especialistas aqui… Que maravilha… A internet é infestada de pseudo-especialistas…

    Felipe, pq não te calas?

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    O antibiótico é Rifampicina e não Rifampina.

  • Raton:

    A Nº 5 é relativa, pois há os hímens complascentes, aqueles que se esticam durante o ato sexual não sendo rompido, portanto dá sim para o médico dizer que a mulher não é mais virgem com certeza, pela obsevação do hímem rompido, mas não dá para garantir que ainda é virgem, pois obviamente nenhum médico iria testar o hímem íntegro para ver se é complascente ou não. Mas um médico só diz em que estado se encontra o hímem e se há vestigios ou não de esperma na cavidade uterina, que em caso positivo seria certeza da não virgindade. Visto nos compendios de Médicina Legal

  • Cristina:

    FELIPE:
    Vc está coberto de razão.Com certeza camisinha se deve usar sempre! O assunto da matéria acima estava relacionada com a eficácia do anticoncepicional quando tomada junto com antibióticos, e a minha iniciativa de responder ao tópico, foi de alertar, como farmaceutica a questão acima, e não fazer apologia ao sexo sem camisinha.

  • Matreiro:

    Fico imaginando qual mulher com tuberculose teria ânimo suficiente para fazer sexo!
    É como falar que um cara em coma deve evitar caminhadas longas…

  • bruno:

    Samuel concordo cara, mas tipo é foda arriscar gravidez, mesmo com o aticoncepsional há possibilidades. Por via das duvidas eu minha namorada só transamos com camisinha e fazemos o uso do anticonsepsional também.
    PS- Sexo com camisinha não é menos prazeroso acho q simplismente menos “romantico” e intimo!

  • EU MESMO:

    Joze tu é uma besta mitologica!

  • Joze:

    Não gostei desta materia, eu matei minha mulher pensando que ela tinha perdido a virgindade com otro, intão qué dize q talvez o medico se enganou?

  • ODAIR:

    Muito interesante a matéria porem quando eu casei eu desconfiava da minha esposa não ser mais virgem porem todos
    colegas meus falavam que a mulher se não sangrace não éra virgem com éssa matéria eu descobrí que as coisas não éra bem como eu penssava .
    Obrigado tirei minha duvida.

  • Cristina:

    Com ou sem camisinha, sexo é bom… O que não vale é arriscar a saúde.

  • samuel:

    Felipe, já transou com e sem camisinha fera ?
    O casal tem que ser fiel um ao outro, o homem pular a cerca e causar uma DST na mulher deveria ser considerado um crime.
    Agora se o casal for fiel um ao outro, o sexo sem camisinha pode propiciar muito mais prazer.

  • Miguel:

    “Homens traem”?

    Generalizações são burras. “Me inclui fora dessa”.
    Tenho muito orgulho de ter relações apenas com o meu amor.

  • Edinei Júnior:

    Cristina, ele não afirmou “com certeza”, pois houve uma objeção:
    “Sabe-se que alguns antibióticos, os prescritos para tuberculose, possuem uma substância chamada rifampina que pode, sim, comprometer o efeito hormonal das pílulas”[…]

    E Felipe, concordo contigo brow, esse negócio de confiar só em anticoncepcional não vai livrar ninguém das doenças que podem ocorrer. Anticoncepcional, só em caso da camisinha falhar. Agora, é uma boa para as pessoas de casais “fixos” que sabem que o parceiro não possuem nenhuma DST, usando apenas para evitar filhos indesejados, mas uma vez vindo esses filhos, desejados ou não, SOU CONTRA O ABORTO!!!

    Vlws ^^

  • Affirma:

    Cristina

    Falar simplesmente que não aceita uma coisa não faz ela deixar de ter validade. Apresente publicações indexadas sobre estudos que mostram que há sim perda de eficiencia com o uso de antibióticos e não apenas falácias de amostra anedótica e “Cum hoc ergo propter hoc” .

  • sìlvia:

    Felipe, parabéns pelo comentário!

  • Felipe:

    Cristina,

    Pelo amor de deus, esqueça anticoncepcionais e use camisinha!!! Independentemente de ser casada ou não, afinal de contas, homens traem e nem sempre usam camisinha.

    Está pensando em engravidar? Obrigue o sujeito a fazer (e faça vc tbm) novos exames de sangue, e faça sexo sem camisinha somente com o intuito de engravidar e após isso volte a usar camisinha sempre!!!

    Filhos não são o único “problema” que se pode conseguir transando sem camisinha.

    Entre anticoncepcionais e camisinha, escolha camisinha sempre. Deixe os anticoncepcionais pra quando a camisinha estourar, o que pode acontecer.

    Abraços!!!

  • john:

    Muito legal a materia.Mas gostei o mito numero 5… interessantih =3

  • Cristina:

    Dizer q um antibiótico (alguns deles)não diminuem a eficácia do anticoncepcional,é uma afirmativa mto seria!Existem SIm os antibioticos q diminuem a eficacioa deles, não só os p tratar a tuberculose.Pode ate se dizer q os mecanismos farmacocineticos q ocorrem entre um antibiotico e um antconcepcional ainda nao foram totalmente esclarecidos, mas dizer q nao afetam sua éficácia, sou totalmente contra!Principalmente por ter estudado o assunto e conviver diretamente com casos reais de mulherers q engravidaram no periodo de alguma doença, em q usaram antibióticos.

Deixe seu comentário!