9 recordes espaciais

Por , em 20.04.2011

Em 12 de abril de 1961, o astronauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a chegar ao espaço; sua nave espacial Vostok completou uma órbita em volta da Terra. Depois de Gagarin, 520 homens e mulheres de 38 países já voaram para o espaço. Confira alguns recordes e histórias incríveis sobre vôo espaciais:

1) Cachorro espacial

Em 3 de novembro de 1957, Laika, um cadelinha, se tornou o primeiro ser vivo lançado em órbita, a bordo da nave soviética Sputnik 2. Laika significa, em russo, “latidor” (cão que ladra). Porém, logo após o lançamento da nave, verificou-se que ela estava destinada a morrer no espaço. As autoridades soviéticas informaram que ela morreu sem dor após uma semana em órbita por causa da falta de oxigênio. No entanto, no Segundo Congresso Sobre Espaço no Texas, EUA, em 2002, Dimitri Malashenkov, do Instituto de Problemas Biológicos de Moscou, da Rússia, relatou que Laika havia morrido na verdade poucas horas depois do lançamento da nave, devido a pânico e superaquecimento.

2) Primeira mulher no espaço

Em 16 de junho de 1963, a ex-operária têxtil Valentina Tereshkova, 26 anos, da União Soviética, tornou-se a primeira mulher a viajar pelo espaço, e a quinta pessoa a entrar em órbita. Ela viajou na nave espacial Vostok 6. Sua chamada para as transmissões de rádio era “Chaika”, russo para “gaivota”. Nikita Khrushchev, líder da União Soviética na época, parabenizou Tereshkova via rádio.

3) Primeira caminhada espacial

O astronauta Alexei Leonov Arkhipovich foi a primeira pessoa a caminhar pelo espaço, quando saiu da nave soviética Voskhod 2 em 18 de março de 1965. Ele ficou fora da nave por pouco mais de 12 minutos, ligado por uma corda de 5,35 metros. Leonov teve dificuldade para entrar novamente na nave, porque o seu traje espacial “inchou” ligeiramente no vácuo do espaço. Ele conseguiu se espremer para dentro da nave “esvaziando” um pouco do ar de seu traje.

4) Primeira caminhada na Lua

Em 21 de julho de 1969, o astronauta americano Neil Armstrong tornou-se a primeira pessoa a pisar na lua. A imagem, tirada por Edwin Aldrin, que acompanhou Armstrong na superfície lunar, mostra o astronauta em Módulo Lunar da nave Apollo. Um terceiro astronauta, Michael Collins, esteve com Armstrong e Aldrin na missão, mas permaneceu em órbita no módulo de comando, enquanto seus colegas de tripulação desceram para a superfície lunar. Cinco outras missões da nave Apollo pousaram na lua entre 1969 e 1972.

5) Maior distância da Terra

A nave espacial Apollo 13, lançada em 11 de abril de 1970, estabeleceu o recorde de maior distância da Terra percorrida pelos humanos: 400.171 km. A missão nunca atingiu a superfície da lua, no entanto. O desembarque teve de ser cancelado depois de um tanque de oxigênio se romper. A foto mostra o astronauta James Lovell em Módulo Lunar.

6) Maior tempo no espaço

O astronauta Valeri Polyakov detém o recorde de passar o maior tempo contínuo no espaço, tendo ficado a bordo da estação espacial soviética Mir por 14 meses (437 dias e 18 horas). Essa foi a sua segunda viagem, com a nave Soyuz TM-18, em 8 de janeiro de 1994, retornando à Terra em 22 de março do ano seguinte, a bordo do TM-20.

7) O astronauta mais velho no espaço

Em 29 de outubro de 1998, o senador americano John Glenn estabeleceu o recorde de pessoa mais velha no espaço. Com 77 anos, ele visitou a Estação Espacial Internacional a bordo do ônibus espacial Discovery. Em 1962, ele foi o primeiro cidadão americano a orbitar a Terra.

8 ) Primeiro turista no espaço

Em 28 de abril de 2001, o empresário americano Dennis Tito se tornou o primeiro turista espacial, viajando a bordo da nave russa Soyuz TM-32, que atracou na Estação Espacial Internacional dois dias depois. Tito passou 7 dias, 22 horas e 4 minutos no espaço, orbitando a Terra 128 vezes. Ele pagou quase 32 milhões de reais pela viagem.

9) Maior presença humana no espaço

A Estação Espacial Internacional detém o recorde de maior presença humana contínua no espaço. No seu 10º aniversário, no dia 2 de novembro do ano passado, ocorreram 103 lançamentos para a estação espacial. Ela foi visitada por 196 indivíduos de 8 países diferentes: 67 veículos russos, 34 ônibus espaciais da NASA, um veículo europeu e um veículo japonês.

[NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

44 comentários

  • Shanalise:

    Nossa eu queria tanto ir pra estação espacial visitar lá, e ir na lua etc… seria um sonho realizado! *–*

    • Ronaldo Marcucci:

      Você pode realizar o sonho que quiser. Basta conquistá-lo. Já dizia Chorão do Charlie Brown Jr: “O impossível é só questão de opinião.”

  • Antonio Dias:

    MARCOS… A NAVE QUE POUSOU NA LUA, CONHECIDA COMO AGUIA DEIXOU A PARTE INFERIOR QUE DÁ MAIS OU MENOS DOIS TERÇOS DO SEU TAMANHO, INCLUINDO O TREM DE POUSO. ( FICOU NA LUA, ISSO DA UMA IDÉIA DA CORAGEM DESSES HOMENS, TUDO TINHA QUE DAR CERTO, CASO CONTRARIO…MORTE CERTA.)

  • MAURICIA:

    dIZEM Q ATRAZ DA LUA TEM UMA NAVE ESPACIAL DE OVNIS, TALVES SEJA POR ISTO Q NINGUEM VOLTA, VAI Q ESTA NAVE ATACA OS VICITANTES, ACHO Q DEVE SER POR ESTE MOTIVO,,,,

  • claudemir da silva:

    eu também gostaria de ta lá para passar umas ferias

  • Sandro Prass:

    É graças a corrida espacial e aos contínuos trabalhos científicos das agências espaciais que a indústria e o povo do mundo inteiro disfrutam de muitos inventos e confortos que temos. Muitas coisas que utilizamos teve origem na necessidade das egências espaciais (frigideira anti-aderente, tecidos, ligas metálicas, led, baterias, transmissores, . . .
    Que bom!

  • Renata:

    Não é pra desmerecer os feitos da humanidade ou da ciência, Big Bang, é pra lembrar que muita coisa precisa ser feita aqui para evoluirmos de verdade, inclusive no que diz respeito aos direitos dos animais…Conseguimos chegar ao espaço mas não conseguimos o respeito e a tolerância com o próximo e com os animais…Atingir isso seria algo mais útil ainda.Precisamos aprender a conviver e respeitar.
    Porque isso é tão difícil pro homem?

  • Fernando:

    Botão errado =) Mac OsX é tudo ao contrário, pois bem a NASA e mais a força aerea dos EUA tem um projeto pronto para a construção de uma base lunar. Isso consiste em usar um novo tipo de transporte, que se chama ARES, hoje em dia o que se usa mais são os ônibus espaciais, que embora sejam a tecnologia mais recente para exploração espacial, eles não servem para ir até a Lua, assim como o filme Armagedom (Jerry Bruckmeyer films 1998) mostrou dois onibus espaciais dando a volta na Lua para pousar no asteroide, aquilo em termos de engenharia espacial é IMPOSSÍVEL, nossa tecnologia para o espaço é muito limitada, o máximo que um piloto de um ônibus espacil pode fazer é apertar o botão de ignição e torcer pra que não exploda durante o lançamento, e no espaço o ônibus se limita a poucos movimentos devido as altas velocidades e a atração de empuxo da reentrada, para vocês terem noção os ônibus espaciais de hoje utilizam oxigênio liquido que é liberado no espaço(vacuo) e sendo assim eles ultilizam o diferencial de força para movimentar e manobrar a nave.

    Mas como eu havia dito antes, a NASA tem um projeto pronto para colonização da Lua, a pior parte que seria saber se a Lua possuí água já foi feita, agora só resta mandar toda aquela parafernalha lá para cima, mas o que falta é investimento, após a crise ecônomica mundial no dia 15 de outubro de 2009, o governo americano cortou os gastos e o setor aero espacial foi o primeiro, mas se o governo americano continuar a cortar a verba da NASA estará atrasando algo que será muito importate futuramente, que é a sobrevivencia da humanidade! Não pensem que isso é coisa de Star trek, pra daqui a 150 anos, não, isso é coisa pra daqui a 30 anos! Embora todos pensem que mesmo que os paises façam acordos de não poluíção, ela ainda continua acontecendo, e a humanidade só irá parar quando não houver mais chances para o planeta Terra, e quando esse momento chegar, é bom que haja outro lugar para a humanidade ir.

    O homem hoje fala de “terraformação” de Marte, que seria instalar processadores de atmosfera para fazer que ela consiga dar suporte a vida de plantas, para daí plantar grades florestas para terminar de transformar o CO² de Marte em O², quando na verdade deveria pensar em começar a purificar a atmosfera terrestre. Se a humanidade não investir nisso, a frase de Sthephen Halking será válida em seu pior lado “O futuro do homem é no espaço, pois o planeta Terra não irá suportar a vida daqui a 30 anos”

  • Fernando:

    O homem chegou a Lua em 1969 e desde 1972 ninguém vai ao nosso satélite. O governo dos EUA juntamente com seu orgão a NASA

  • DIEU MERCI DE ANGOLA:

    sera que havera bases militar americana no espaço?????
    coitadinhos dos muçulmanos!! irão sentir a furia do bushismo!!!!!!

  • Alexandre:

    Quanto mais conheco os humanos…mais amo os animais.

  • Leonardo:

    Só uma correção. ASTRONAUTA são os americanos no espaço. COSMONAUTA é o termo que os russos usam.

  • Marcos:

    Olá todos II !
    Pedro Vaz, a bandeira americana tinha umas armações de arame e foi colocada daquele jeito “para dar impressão de tremular”, segundo relatos da época. Agora, o que eu acho mais interessante é a placa com os dizeres “Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez a Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a Humanidade”. A questão é: esta placa foi colocada na Lua para ser lida por quem, já que toda a humanidade sabia da expedição à Lua e do pouso ?
    Abraços a todos !

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Brilhante o comentário do Cristiano M.G ! Parabéns !!
    Só tenho dúvidas sobre o ítem 6, onde o que foi fotografado seriam os restos dos módulos de pouso. Desculpe-me se estou errado, mas penso que o que foi fotografado seriam restos de outras coisas, como o jipe lunar e instrumentos de medições, isto porque o módulo de pouso decolava após a missão para acoplar-se com o módulo de comando, que permanecia em órbita lunar.
    Abraços a todos e Feliz Páscoa !

  • Luiz dos Santos Miranda:

    Gosto muito de manter-me informado sobre os avanços espaciais, mas gostaria de saber porque ainda não voltaram à Lua, pois, a tecnologia de hoje é muito superior à época da 1a viagem.

  • Jessica:

    Que coração tem uma pessoa que faz isso com um cachorro?
    Para atestar que mandou um cachorro à sua morte? Só pode.

  • Genivaldo:

    Concordo com tudo isso acima só que nunca como é conhecido que o homem nunca teve na lua e lhe falta ainda tecnologia para tal evento.

  • CASTELO MABOTE:

    Eu gostaria de viajar para o espaço lunar pelo mwnos uma vez.

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    Ainda acho um mistério o facto de o homem depois de vários anos já não voltar a explorar a lua pelos simples argumentos de não ser viável e ser bastante dispendioso em termos financeiros.

    Porque que a lua é inviável se o homem pouco o explorou, aliás até o nosso próprio planeta continua a ser explorado pelo homem, onde vários fenómenos que cá ocorrem como marés altas, etc estão relacionados com a lua, então não acham que seria mais inviável fazer missões para TITAN tão distante da terra e tão + dispendioso? Aliás só há poucos dias que a nasa consegui fazer 1 mapa detalhado da Lua. Algo estranho está acontecendo…reparem bem na Foto do Neil AMstrong pisando na Lua, vc conseguem ver a Bandeira dos E.U.A voando…? Será que na lua faz tanto vento assim que a bandeira está bem firme…? Não acham estranho não?

  • Renato:

    Mario, seguindo o seu raciocínio de negar o avanço científico, substituindo algumas palavras, seu comentário poderia ser: não vejo avanço em meu desenvolvimento; com a velocidade que tem o guepardo, comparo minha corrida com a velocidade de um bebê engatinhando.

  • Cássio:

    Já que tem o assunto sobre as viagens a Lua, hoje, 20/04/11 faz 39 anos que a Apollo 16 pousou lá. Muito legal é ler sobre o comandante dessa missão, John Young. Esse homem é uma lenda dos vôos espaciais e é pouco conhecido.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_16

  • anderea:

    todos sabem um nome! a nasa mais quem realmente bons e deviam ser lembrados são união soviética pelo fato de serem os primeiros a levar homem a mulher e cachorro(morto) para espaço! enquanto a nasa levou homem lua e projeto demorou bem mais….que os trés juntos! da união ( n to querendo ser capitalista)

  • Jeane Farias Nogueira:

    Ahhhhh
    Amanhã dia 21/04 acontecerá o 4° encontro de astronomia e astronáutica de Campos do Goytacazes-RJ(minha cidadizinha).
    com a presença de nada mais nada menos que o Astronauta da Missão Apollo 16 Charlie Duke, o Astronauta Brasileiro Marcos Pontes, os Cosmonautas Russos Oleg Kotov, Pavel Vinogradov e palestrantes convidados de 12 países. Ahhh que emoção, Astronomia nunca esteve tão perto de moi(mim).

  • kati:

    tadinha da laika, foi maldade.
    (PROTEJA, CUIDE dos ANIMAIS, são seres vivos muitos dezenas de vezes melhores q muita gente.)

  • Allan:

    Pra vc ver que apesar da russia fazer parte dos “Brics” ela vive mandando gente pro espaço, o Brasil…..nada..rsrs.

  • Marte:

    Humildes observações:

    1. O homem alcançou a Lua, apenas, 70 anos depois da invenção do avião. Se a gente pensar um pouco, isso é extraordinário.

    2. Uma viagem até a Lua não sai barato. Esse é um dos motivos de não se realizarem mais viagens até lá.

    3. Com a tecnologia existente na década de 60, ir até a Lua foi realizar o impossível.

  • Alex:

    Foram sete missões lançadas em direção à Lua, objetivando pousar lá. Destas sete, seis conseguiram pousar com sucesso na Lua, cada uma com dois astronautas. Então foram seis vezes que o homem pousou na Lua, e foram doze os astronautas que pisaram na Lua.

    Quanto a idéia de que fosse tudo uma fraude, é para rir. A NASA não tem como falsificar um pouso na Lua, quanto mais seis pousos, e enganar cientistas do mundo inteiro por mais de trinta anos. Então não é mentira.

  • Alex:

    O homem não volta a lua pq é inviável. É muito dinheiro gasto e lá não tem nada de retorno econômico ou mesmo científico, atualmente. Apesar que a China quer ir.

  • Pio Rambo:

    Interessante a matéria. O mais interessante de tudo isto é que quase toda a tecnologia que nos cerca hoje é fruto de pesquisas para aperfeiçoar, tornar mais leves e baratear as viagens espaciais.
    Comentário interessante o do Carlos. Será verdade?

  • CaMões:

    10º recorde: a mentira mais duradoura do mundo: o homem pisou na lua.

  • Márcio:

    fico imaginando a trabalheira que dá pro pessoal da NAZA ficar tentando esconder as evidencias desta farsa do pouso lunar kkkk a órbita da terra é uma realidade, o homem a alcançou, mas a lua ainda não e tá bem difícil de conseguir. cara é ridículo você se permitir acreditar que o homem foi a lua nesses teco-tecos de ferro sem nenhuma aerodinâmica adequada e tecnologia pìfia, era 1969 a data minha gente que supostamente os EUA chegaram a lua, estamos em 2011 e não retornamos por que ainda não temos tecnologia para isso, pode ser que consigamos em alguns anos, mas ainda não fomos lá.

    o que seria do planeta se não existissem pessoas para questionar as farsas e olhar realmente para os fatos científicos. o foda foi a suposta volta dos astronautas naquela gaiola que mais parecia uma aranha mau feita kkkk SÓ PESSOAS SEM SENSO CRÍTICO E SEM EMBASAMENTO CIENTÍFICO REAL CRÊEM NESTAS COISAS, ACORDEM!!!

  • Cristiano M. G.:

    Logo logo irão aparecer os pseudo-intelectuais para afirmarem que o governo americano não vale nada, que tenta impôr a Nova Ordem Global, e que eles mentiram sobre a ida do homem à Lua.

    Não confundam a raiva (até justificável) contra os americanos, com o fato inegável de que eles foram na Lua. Contra fatos não há argumentos.
    Tenho certeza que se fosse a União Soviética ou os Chineses que tivessem ido na Lua, não teria tanta gente duvidando…
    Vamos acrescentar alguns fatos à lista:
    1 – Os astronautas deixaram na Lua espelhos refletores, que permitem a medição da distância Terra-Lua, os quais são realizados através de raio-laser direcionados da Terra em direção à estes espelhos colocados na Lua. Imediatamente após o posicionamento destes espelhos pelos astronautas, astrônomos do mundo inteiro puderam utilizá-lo.
    2 – Através da triangulação de rádio (qualquer entusiasta de rádio-amador sabe do que estou falando), você descobre o posicionamento de quem está transmitindo. Se os americanos tivessem mentido, fatalmente os soviéticos teriam desmentido os americanos.
    2 – As rochas lunares!!! Foram 382 quilos de rochas, analisadas por centenas de cientistas no mundo inteiro, que comprovam que seria impossível de falsificá-las na Terra. Um cientista até brincou que era mais fácil e barato ir até na Lua pra pegar as rochas, do que tentar falsificá-las… Note-se que as sondas soviéticas robotizadas (Missões Luna), só conseguiram trazer algumas gramas de rochas lunares… Note-se também que estas rochas conferem com meteoritos vindos da Lua encontrados na Antártica…
    3 – As pessoas acreditam que o homem consegue ir ao espaço, mas não acreditam que foram na Lua… O mais difícil é chegar no espaço!!! Um foguete movido por combustível químico é praticamente uma bomba, em que o astronauta senta em cima e torce pra que dê tudo certo…. O complicado é entrar em órbita (conseguir mais de 28.100 Km/h para escapar da gravidade) e fazer a reentrada depois…
    4 – A União Soviética, na tentativa de ofuscar os americanos, mandou a sonda robótica Luna 15 ao mesmo tempo em que os americanos estavam na Lua. No entanto, a sonda serviu como prova para os soviéticos de que os americanos estavam mesmo por ali. Pela primeira vez na história, americanos e russos cooperaram no espaço – meio a contragosto, mas cooperaram. Para evitar uma tragédia espacial, com a sonda soviética colidindo com a nave americana, as duas agências trocaram dados sobre seus planos de voo. Ou seja: a URSS não apenas ouviu as transmissões de rádio vindas da Lua, mas também acompanhou o voo da Apollo 11.
    5 – A União Soviética, em plena guerra fria, teria feito qualquer coisa pra provar que houve alguma farsa, se realmente os americanos estivessem mentido… Mas, claro, vem os “gênios” da internet afirmarem que nunca existiu guerra fria, apesar das 40.000 ogivas nucleares que os EUA e a URSS possuíam, e o incidente em Cuba, que por muita sorte não ocasionou a 3ª Guerra Mundial…
    6 – Recentemente, a sonda LRO (americana) e a sonda Chandrayaan-1 (indiana) tiraram fotos da Lua, onde se vê claramente os restos dos módulos de pouso das missões Apollo, inclusive dá pra se ver os rastros deixados no solo pelos astronautas…. Mas, claro, os “inteligentes” vão afirmar que é tudo obra do Photoshop….
    7 – Ache UM, eu disse UM cientista, entre 7 bilhões de pessoas do Planeta, que conteste que o homem não foi na Lua. Nem os cientistas comunistas, do alto do ódio dos americanos, tiveram coragem de negar tal fato tão óbvio.
    Por que não voltaram? Simples : Gastar 150 bilhões de dólares pra ver (rever) um monte de rochas????? As missões Apollo tiveram cunho muito mais político-militar, para vencer a União Soviética, do que cunho científico.
    A geração de hoje acha que nos anos 60 e 70 o homem não tinha capacidade técnica para tamanha façanha… Tirando a evolução na área de informática, no resto não ocorreram tantas mudanças… Um foguete do século XXI para levar o homem para a órbita da Terra usa exatamente a mesma tecnologia dos anos 60. Aliás, a Rússia utiliza hoje o mesmo foguete que levou Gagarin ao espaço… O motor de um carro a gasolina continua idêntico aos daquela época (tirando o sistema de injeção, que não faz parte do motor em si). Idem os aviões, tirando os painéis de controle computadorizados…
    Me desculpem pelo longo texto, mas espero que estas informações ajudem a proporcionar uma maior elucidação sobre o assunto.

  • marcos:

    faltou o primeiro politico espacial…

  • Antonio Dias:

    GOSTARIA QUE ALGUEM ME EXPLICASSE, QUAISC RITÉRIOS DETERMINAM QUE UM COMENTARIO PRECISA MODERAÇÃO.
    OU TALVEZ EU NÃO SAIBA O QUE SIGUINIFICA ESTA MODERAÇÃO?????????????

  • Antonio Dias:

    A FALTA DE INTERESSE PELA LUA, PRECISA DE UMA EXPLICAÇÃO,…
    ASSIM COMO A VIAGEM A LUA ESTÁ REPLETA DE PONTOS DE INTERROGAÇÃO ????????????????????????????????????????????

  • Mario:

    não vejo avanço nem um, com a grandeza que tem o universo eu comparo o alcance do homem até agora com a altura que uma pipa alcança.

  • Edson Carlos:

    Muito interessante a história da humanidade na conquista do espaço, grandes descobertas foram feira no campo da ciência, mas uma coisa me deixa um pouco de incompreençâo o porque de o homem não retornar a lua, depois de 1969, ja que a técnologia estar bastante avançada.

  • AuJr.:

    Soviéticos: os pioneiros dos recordes!

  • Bruno Juncklaus:

    Boa Carlos uhaeuaeuh

  • Marcelo Constante:

    O nome do primeiro ser vivo a ser enviado para o espaço, a cadela russa, se chamava kudriavka que quer dizer crespinha em russo, laika é tão somente o nome da raça da mesma.

  • big bang:

    Isso mostra do q a humanidade é capaz, do q somos feitos! O verdadeiro valor das pesquisas e da ciência! O fascinante espaço q nos cerca! Linda a foto da estação espacial internacional!!! Já já vem um falar da cadelinha e q estão jogando dinheiro fora com tanta gente passando fome na terra… Patético…

  • summer:

    meu… cadê os brasileiros na história!!!? kk

  • Lucas Soares:

    Fascinante a ciências e suas descobertas.

    Gostei muito de ter lido Natasha, por mais que o tempo passe pessoas, fatos e acontecimentos marcantes ficarão em nossas memórias…

    Parabéns!!!

  • Carlos:

    Há uma estória sobre Neil Armstrong:

    Após dizer a famosa frase “este é um pequeno passo para mim, mas um gigantestco salto para a humanidade”, ao saltar da escadinha do módulo lunar, ele resmungou: “Good luck, Mr. Gorski”.

    Durante anos, se perguntado, ele não daria resposta sobre a frase. Mas, após saber da morte de Mr. Gorski, ele explicou.

    Quando era criança, seus pais eram vizinhos dos Gorski, na cidadezinha onde moravam.
    Um dia, ele estava jogando bola, quando a bola correu e foi parar junto à uma janela dos Gorski.
    Ao se aproximar, ele ouviu a mulher, Mrs. Gorski, dizer, zangada:

    ” Do you want oral sex ? You will get oral sex when the kid next-door steps on the moon ! ”

    Bem, ele pisou …

Deixe seu comentário!