A imagem de raio-X do universo revela quase um milhão de objetos de alta energia: ‘Esses são números impressionantes’

Por , em 3.02.2024
Duas versões do Catálogo de Levantamento de Todo o Céu eROSITA (eRASS1) (Direita) o céu de raio-X sobre a Terra (direita) fontes de raio-X. (Crédito da imagem: MPE, J. Sanders para o consórcio eROSITA)

A divulgação inicial das informações do levantamento celestial eROSITA revelou uma perspectiva em raios-X de metade do céu terrestre. Este lançamento inovador inclui quase um milhão de entidades cósmicas que emitem radiação de alta energia, sendo mais de 700.000 delas enormes buracos negros.

O compêndio, batizado de “Catálogo de Pesquisa de Todo o Céu eROSITA (eRASS1)”, foi apresentado na quinta-feira (1º de fevereiro). Ele é reconhecido como o diretório mais abrangente até o momento, apresentando os emissores de energia mais intensos do universo, como explosões de estrelas colossais e núcleos galácticos ativos impulsionados por buracos negros, todos visíveis através da radiação em raios-X. O catálogo também destaca as maiores estruturas do universo – os filamentos da teia cósmica. Essas imensas correntes de gás interligam aglomerados de galáxias.

Desde o seu lançamento em 13 de julho de 2019, a operação de meio ano da eROSITA superou seis décadas de pesquisa astronômica em raios-X, descobrindo um vasto número de fontes de raios-X de alta energia.

Marcando um avanço significativo nos mais de 60 anos de astronomia em raios-X, o eRASS1 está posicionado para abordar mistérios cósmicos fundamentais, incluindo a evolução do universo e as razões por trás da expansão acelerada do espaço.

Complementando os dados do eRASS1, cerca de 50 artigos acadêmicos foram publicados sobre diversos assuntos, somando-se aos 200 artigos existentes que utilizaram as observações da eROSITA.

O objetivo principal da eROSITA é estudar aglomerados de galáxias para entender o papel da energia escura na expansão do universo. Os aproximadamente 250 artigos produzidos demonstram o alcance e o impacto dos dados da eROSITA, que se estendem além deste objetivo inicial.

Descobertas-chave destacadas nesses artigos incluem a identificação de mais de 1.000 superaglomerados de galáxias, a detecção de dois buracos negros que entram em erupção periodicamente e percepções de como as emissões de raios-X estelares afetam a retenção de água e atmosfera em planetas que orbitam essas estrelas.

Mara Salvato, representante do consórcio alemão eROSITA, comentou sobre o vasto impacto científico da pesquisa, enfatizando a importância das publicações da equipe.

O primeiro conjunto de dados da eROSITA, denominado eRASS1, abrange observações feitas de 12 de dezembro de 2019 a 11 de junho de 2020, cobrindo metade do céu terrestre. Neste período, o telescópio detectou aproximadamente 170 milhões de partículas de luz em raios-X, ou “fótons”.

A análise desses fótons levou à identificação de 900.000 fontes de raios-X. Entre elas, 700.000 são buracos negros colossais que alimentam quasares dentro de núcleos galácticos ativos, áreas nos centros de galáxias tão luminosas que ofuscam a luz coletiva de todas as estrelas dessas galáxias.

Os dados do eRASS1 também incluem 180.000 estrelas que emitem raios-X na Via Láctea, 12.000 aglomerados de galáxias e fontes raras de raios-X, como estrelas binárias, remanescentes de supernovas, pulsares e objetos similares.

Andrea Merloni, investigador principal da eROSITA, expressou seu espanto com os dados, observando o número sem precedentes de fontes detectadas em apenas seis meses em comparação com o que as missões emblemáticas como XMM-Newton e Chandra realizaram em quase 25 anos.

O escopo dos dados é igualmente notável, cobrindo múltiplas energias de raios-X em todo o céu. A precisão da eROSITA é destacada em sua capacidade de identificar a origem, o tempo de chegada e a energia de fótons individuais.

Juntamente com a divulgação dos dados, o Consórcio eROSITA também disponibilizou o software necessário para a análise de dados de raios-X e catálogos que vão além das informações de raios-X.

Iriam Ramos-Ceja, líder da equipe de operações da eROSITA, enfatizou seu compromisso em fornecer dados e ferramentas de alta qualidade, com o objetivo de expandir a comunidade global de cientistas que trabalham em astronomia de alta energia e avançar no campo da astronomia de raios-X. [Space]